Missão Impossível??

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Informática | Pessoas

Missão Impossível??

#438009 | borgesrui | 10 dez 2021 18:16

Caros confrades

Não vá dar-se o caso de algum dos membros deste fórum terem uma solução digital milagrosa para "limpar" o assento e torná-lo minimamente legível venho solicitar ajuda para conseguir pelo menos ter uma pista para locais de naturalidade e o nome dos pais dos noivos Bento de Oliveira e Inês da Silva - assento em cima à direita do folio.

https://digitarq.arquivos.pt/ViewerForm.aspx?id=4811057
Tiff 117

Antecipadamente grato por algum toque de magia.
Cumprimentos
Rui Borges

Resposta

Link directo:

Missão Impossível??

#438081 | Jacinto Silva | 14 dez 2021 23:00 | Em resposta a: #438009

Viva caro Rui Borges

Parece-me uma situação quase impossível de solucionar através da leitura direta do documento e como não conheço outra solução, o que me ocorre dizer é o seguinte.
Nos registos paroquiais da freguesia(s) de batismo dos filhos deste casal e numa janela cronológica aceitável, eu procuraria batismos de pessoas nascidas com o nome “Bento” e “Inês” e compararia os nomes dos respetivos progenitores, com os “contornos” ou “vestígios percetíveis” dos nomes (borrados) no documento.
Eventualmente não solucionará o problema completamente, mas com um pouco de sorte progredirá um pouco mais na descoberta dos dados que pretende.

Com os melhores cumprimentos.
Jacinto Silva

Resposta

Link directo:

Missão Impossível??

#438083 | ADB | 14 dez 2021 23:16 | Em resposta a: #438081

Caro Rui

Eu colocaria a questão ao Arquivo, pedindo-lhes para consultarem o original, caso o estado de conservação o permita. Há casos em que se consegue ler o conteúdo do original, até porque toda a "confusão" que se vê na imagem pode ser agravada pelo verso da folha, que a digitalização acaba por captar.

Quanto à dica do Jacinto, eu só a seguiria em último caso e, mesmo assim, correndo um risco muito grande. São nomes comuns e curtos, o que não deixa uma grande margem para ter o mínimo de certezas quanto à sua filiação. Não sendo possível a leitura do original, eu esqueceria esse ramo, até porque não deverá conseguir recuar muitas mais gerações. É como se fossem uns filhos de pais incógnitos, ficam os ramos cortados por aí. Mas a decisão é sua.

Cumprimentos,

Filipe

Resposta

Link directo:

Missão Impossível??

#438086 | borgesrui | 15 dez 2021 09:51 | Em resposta a: #438009

Caros Jacinto e Filipe

Agradecido a ambos pela vossa amável contribuição e sugestões.
Na verdade e em "desespero" já tinha tentado a abordagem ao problema recomendada pelo confrade Jacinto e após passar a "pente fino" os assentos de batismo da freguesia identifiquei um assento de uma Inês filha de Catarina da Silva e António Alvares, o qual tem todos os requisitos para ser o referente à minha Inês da Silva, menos a certeza absoluta que me daria a garantia que necessito para seguir em frente (neste caso para trás...) nessa linha. Do meu Bento de Oliveira não tive sucesso.

Relativamente à sugestão do confrade Filipe parece-me ser uma excelente forma de abordar o tema (confesso que não me teria lembrado pois imaginei sempre que a digitalização fosse feita de forma a fornecer a melhor imagem e a legibilidade possível - todos conhecemos casos em que são disponibilizadas várias digitalizações / versões do mesmo folio para facilitar leituras). Vou ver o que consigo do Arquivo respetivo.

Grato mais uma vez
Cumprimentos

Resposta

Link directo:

Missão Impossível??

#438092 | heinrich | 15 dez 2021 17:28 | Em resposta a: #438009

Ao primeiro dia do mês de Maio de 1686 eu o Prior abaixo assinado à porta desta igreja de São ...
lugar do Sameiro (?) recebi por marido e mulher na forma do Sagrado Concílio Tridentino e Constituição deste Arcebispado a Bento de Oliveira filho de ... de Magalhães (?) e de sua mulher ... Ribeira com Ignes da Sylva filha de João (?) da Sylva e de sua mulher Mariana (?) ...

É bastante difícil
Cumprimentos,
AC

Resposta

Link directo:

Missão Impossível??

#438095 | ADB | 15 dez 2021 19:17 | Em resposta a: #438092

Caro Rui

Teoricamente, a digitalização deveria ser feita com esse cuidado mas, quando frente e verso da folha têm a chamada tinta ferrogálica, é praticamente impossível fazer milagres. A tinta transparece para cada um dos lados da folha e, como não é possível colocar algo a meio delas, nada há a fazer. Entre 2 folhas pode-se colocar uma folha de papel ou um cartão, entre um frente e verso, não, como é óbvio.

Assim, resta a esperança de que o original se leia melhor porque não transparecerá tanto o verso da folha. Tente, não perde nada com isso. Se conseguir, diga alguma coisa.

Cumprimentos,

Filipe

Resposta

Link directo:

Missão Impossível??

#438125 | borgesrui | 18 dez 2021 23:10 | Em resposta a: #438092

Caro confrade AC

Muito grato pela sua amável contribuição.
Cumprimentos

Resposta

Link directo:

Missão Impossível??

#438126 | borgesrui | 18 dez 2021 23:12 | Em resposta a: #438095

Caro Filipe

Vou tentar a ajuda junto do arquivo. Não deixarei de partilhar aqui os resultados caso os obtenha.
Cumprimentos
Rui Borges

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 abr 2024, 08:14

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen