Ajuda "Fernandes Pereira" de Braga, freguesia de São Vitor e Angola

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Pessoas | Regiões

Ajuda "Fernandes Pereira" de Braga, freguesia de São Vitor e Angola

#438172 | ngrosso | 24 dez 2021 12:49

Boa tarde, procuro a família "Fernandes Pereira" ou apenas "Pereira" da freguesia de São Vitor, Braga, por volta de 1910 ou antes. (Eu sei, não é fácil).

Eis o que encontrei no registo da minha avó materna:
Filiação: José Fernandes e Maria Olinda Pereira

O que sei:
- Penso que o meu bisavô se chamaria "José Fernandes Pereira", apesar de não dizer no registo, pois os filhos que conheço têm Pereira de apelido;
- Consta que o José Fernandes foi para uma guerra em Angola e, de lá, trouxe a minha bisavó "Maria Olinda";
- Consta que o José Fernandes e a Maria Olinda Pereira tiveram 22 filhos, mas apenas tenho conhecimento de 2 dos mais novos: "Maria de Lourdes Pereira" registada a 15 de Dezembro de 1930 em Braga, e "Amélia" (dados desconhecidos).

Muito difícil de encontrar, já procurei nos registos de casamento de 1890 a 1911 e não encontro (é possível que tenham casado em Angola), mas visto que, reza a história, que deixaram tantos filhos, com certeza há alguém que me possa ajudar... Espero!

Resposta

Link directo:

Ajuda

#438174 | ADB | 24 dez 2021 17:54 | Em resposta a: #438172

Caro(a) ngrosso (gosto que as pessoas assinem as mensagens para tratá-las pelo nome)

Se é difícil ou não, só se pode saber quando obtiver mais informações.

Assim, tem de começar pelo nascimento dos filhos do casal. Como só tem conhecimento de uma, Maria de Lourdes (que deve ser a sua avó, certo?), tem de pedir uma cópia simples do nascimento dela à Conservatória do Registo Civil de Braga.

Lá irá ficar a saber de onde eram naturais os pais dela, que idade tinham quando ela nasceu, e o nome dos avós. Só a partir daí é que deve procurar os respetivos batismos de José e Maria Olinda (se ela for natural de Angola será difícil).

Quanto ao Pereira, já pensou que o apelido possa vir dela e não do José? É que não havia regra para a ordem dos apelidos a colocar nos filhos, podendo os pais escolher aqueles que quisessem e a ordem dos mesmos. Pereira Fernandes seria mais lógico mas, a sua avó tem apenas Pereira. Todos os outros também não tinham o Fernandes? Ou uns tinham e outros não? Como disse, não havia regra e tudo pode acontecer.

Depois diga alguma coisa.

Votos de um Santo e Feliz Natal.

Cumprimentos,

Filipe

Resposta

Link directo:

Ajuda

#438175 | ngrosso | 24 dez 2021 20:31 | Em resposta a: #438174

Boa noite, Filipe!

Sou a Natália, passarei a assinar, não esquecerei! Obrigada!

Obrigada, irei então pedir à Conservatória do Registo Civil de Braga se têm a informação, eu procurei e encontrei o assento de óbito da "Maria de Lourdes Pereira" (minha avó, sim), e nas anotações laterais até estão escrito os números de documento e de assento de nascimento - espero que isso os ajude a encontrar mais depressa!

Oh, que curioso, não sabia que não havia "regras" quanto aos apelidos, e julguei mesmo que o último apelido seria sempre da parte do pai.... A minha avó Maria de Lourdes mudou-se de Braga para Lisboa em cerca de 1967, pelo que o contacto com os restantes irmãos perdeu-se e, como faleceu nova, apenas ficaram as memórias do que ela contou à minha mãe (Natália, como eu) não havendo oportunidade de conhecer o resto da família nem os seus nomes...

É pela minha mãe que ando nestas investigações, pois ela não conhece de todo as suas origens (apenas os nomes dos pais) e espero ajudá-la! :)

Muito obrigada, Filipe!
Um feliz Natal para si e para os seus!

Natália

Resposta

Link directo:

Ajuda

#438178 | ADB | 25 dez 2021 22:09 | Em resposta a: #438175

Boa noite Natália!

Agradeço a compreensão, é sempre bom tratarmo-nos pelo nome.

Uma vez que até tem o nº do assento de nascimento, será mais fácil e rápido de localizar.

A escolha dos nomes, na época, era um pouco aleatória. Uns já faziam o que normalmente se faz hoje, com um (ou mais) apelido da mãe e outro (ou mais) do pai. Depois havia aqueles que só tinham o do pai, fosse por escolha ou porque a mãe não tivesse (por exemplo, uma Maria Josefa). Outros punham o apelido do pai aos filhos homens e o da mãe às filha mulheres. Outros podiam ainda ter apenas o da mãe, apesar de não ser o mais comum. A escolha dependia também do estatuto social dos progenitores, se um deles fosse de uma família de linhagem ou com algum tipo de "importância", esse apelido iria prevalecer porque era o mais "forte". Finalmente (espero não me estar a esquecer de mais nenhum) temos a opção pelos apelidos dos padrinhos. Sei de um caso curioso de um senhor que pôs a todos os filhos os apelidos dos padrinhos. Assim, um era Silva, outro Costa, outro Sousa ... Obviamente, nem pareciam irmãos uns dos outros!

Depois diga alguma coisa.

Continuação de Boas Festas!

Filipe

Resposta

Link directo:

ERRATA Ajuda "Fernandes Pereira" de Braga, freguesia de São Vitor e Angola

#438245 | ngrosso | 30 dez 2021 16:35 | Em resposta a: #438172

Depois de pedida a certidão de nascimento de "Maria de Lourdes Pereira", concluí que deve ter havido um mal entendido quando se fez o assento de óbito (que era o documento que eu possuía, com o nome dos pais dela). Assim, o nome dos pais (da Maria de Lourdes Pereira) não são José Fernandes nem Maria Olinda Pereira, mas sim:

- Francisco José Pereira, natural de Maximinos, Braga - nascido cerca de 1844
(pais de Francisco José: José Pereira e Maria da Conceição)

- Maria Olinda Pereira, natural de São José de São Lázaro, Braga - nascida cerca de 1889
(pais de Maria Olinda: José Olindo e Francisca Tereza)

- Francisco José e Maria Olinda, casados, residentes em São Vitor, Braga em 1930.

Continuo com a dúvida quanto à naturalidade da Maria Olinda Pereira, devido a histórias contadas de ser de Angola, coisa que ainda terei de investigar. E também quanto à possível carreira militar de Francisco José, talvez terei de investigar no Arquivo Histórico Militar também...

Sendo assim, irei abrir novo tópico pois o "Fernandes" estava incorrecto.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 17 set 2024, 06:52

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen