Registos paroquiais do concelho de Vila Nova de Famalicão

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos

Registos paroquiais do concelho de Vila Nova de Famalicão

#438829 | averseda | 25 jan 2022 16:08

Agradecia informação onde posso encontrar os seguintes registos que a Torre do Tombo, o Arquivo Distrital de Braga e a Arquidiocese de Braga não me sabem informar
1. Calendário
• Batismos entre 1783 e 1838 - 55 anos de registos e anteriores a 1631 (na Madeira existem registos do século XVI)
• Casamentos - anteriores a 1631 e entre 1730 e 1848 (118 anos de registos)
• Óbitos - entre 1790 e 1837 - quase 50 anos de registos
2,Pedome
• Batismos - entre 1746 e 1849 - mais de cem anos de registos
• Casamentos - entre 1748 e 1805 - mais de 50 anos de registos
• Óbitos - entre 1748 e 1799 - mais de 30 anos de registos
3. Vilarinho das Cambas .
• Batismos - não existem antes de 1678
• Casamentos - não existem antes de 1680
Onde se realizavam estas cerimónias? Em que paróquias? Onde estão os registos?

4. Requião
• Batismos - entre 1778 e 1858 - 80 anos de registos
• Casamentos - entre 1725 e 1842 - quase 120 anos de registos

Sem obter essa informação não sei como continuara minha árvore genealógica neste ramo da árvore

Obrigado

Resposta

Link directo:

Registos paroquiais do concelho de Vila Nova de Famalicão

#438837 | lpamorim2 | 25 jan 2022 20:36 | Em resposta a: #438829

Incrível! Ainda agora estava a pesquisar em Pedome e deparei-me com a falta dos livros da segunda metade do século XVIII. Vim pesquisar ao fórum e encontro esta mensagem de hoje.
Subscrevo a questão que coloco também aos restantes confrades.

Obrigado,

Lopo PA

Resposta

Link directo:

Registos paroquiais do concelho de Vila Nova de Famalicão

#438841 | vmo1234 | 26 jan 2022 05:24 | Em resposta a: #438829

Prezados confrades,

Esses livros, infelizmente, não mais existirão. Não sei a causa de várias freguesias de Vila Nova de Famalicão terem falhas graves em seus registros paroquiais, mas essas freguesias mencionadas não são casos isolados nesse concelho. Várias outras também possuem falhas, como é o caso de Joane e Pousada de Saramagos, onde viveram antepassados meus, e onde também tive minhas pesquisas prejudicadas.

Cumprimentos, Vinícius.

Resposta

Link directo:

Registos paroquiais do concelho de Vila Nova de Famalicão

#438848 | averseda | 26 jan 2022 16:42 | Em resposta a: #438841

Meu caro Vinícius

Efetivamente parece que ao mais alto nível - Tombo e Arquivo Distrital de Braga já me disseram não saber e a Arquidiocese de Braga diz andar a consultar as paróquias para ver se me pode informar - ninguém sabe o que se passou o que custa a acreditar pois deve haver algures um protocolo das mudanças destes arquivos das paróquias para as entidades civis que os receberam.


Quem ao nível do Estado superintende sobre estes Arquivos e a Torre do Tombo para ser questionado também? E na ausência de resposta da Arquidiocese sobre ela?

Será que despareceram mesmo? Será que outras entidades que não as do Estado não terão essa informação - particulares ou empresariais ?


Até onde fomos para obter a resposta tão definitiva e triste que o Vinícius dá ; eu estou disposto a sozinha ou com quem queira trabalhar sobre este ponto continuar à procura de respostas que me ajudem a fazer a minha árvore e ajudar também outros a fazer as suas árvores.

Além do protocolo de passagem dos arquivos existirão seguramente registos daquelas épocas que nos darão as pistas sobre o que se passou; onde pesquisar? Eu estou disponível para fazer esse trabalho de pesquisa desde que me ajudem a dar algumas pistas para procurar

Mais de 100 anos de falta de registos? sem qualquer explicação? Como podemos admitir ?


Que cidadania é esta?

Cumprimentos Fernando Dias Santos

Resposta

Link directo:

Registos paroquiais do concelho de Vila Nova de Famalicão

#438850 | abribas | 26 jan 2022 17:42 | Em resposta a: #438848

Não sei a quem pode pedir responsabilidades por isso.
Os registos paroquiais não são registos civis, que só passaram a existir a partir do final do sec XIX, e só mais organizadamente com a republica no inicio do sec XX os antigos livros paroquiais passaram a ser (bem) guardados nos arquivos públicos.
Antes disso, e penso que apenas após o concilio de Trento em 1545, é que a igreja passou a tomar nota dos batismos, casamentos e óbitos. Esses livros eram guardados na própria igreja, expostos aos fungos e à humidade...
Penso que em Espanha grande parte dos livros paroquiais ainda se encontram nas igrejas, o que dificulta muito as pesquisas e, além disso, muitas dessas paroquias espanholas não permitem a microfilmagem o que inviabiliza o acesso online. Estão ainda pior que nós!

Resposta

Link directo:

Registos paroquiais do concelho de Vila Nova de Famalicão - Calendário; Pedome; Requião e outros

#439371 | averseda | 15 fev 2022 17:37 | Em resposta a: #438850

Prezados confrades

Eu francamente não entendo como falham tantos anos de registos e ninguém sabe de nada como estou a constatar também consultando o Arquivo Distrital de Braga; não receberam registos, não perguntaram porquê, não se estabeleceu um processo de pesquisa para os localizar e as conclusões a que chegaram? Não há documentação de suporte a tudo o que foi feito ? Se tivéssemos acesso a essa informação seria bom pois;

- Ou realmente víamos que não há mais nada a fazer ou

- Ficavam pistas para fazer o que ainda não foi feito

Será assim tão difícil a nível do Arquivo Distrital de Braga e/ou da Arquidiocese da Braga e/ou das paróquias respetivas nos fornecerem acesso a esse histórico?

Não há tanta gente a precisar desta informação como eu? E que está à espera há mais de 100 anos durante o qual nada se fez ou se se fez é pelo menos por mim desconhecido?

Que diligências já foram feitas por Geneall? Se as fez pode dizer a todos os subscritores o que fez e o que concluiu?

Agradeço com bastante interesse a ajuda que me me / nos puderem dar


Cumprimentos

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 12:19

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen