Dúvida - O Painço é um sobrenome ou só uma forma que algumas pessoas eram conhecidas? Vila Cova

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas | Regiões

Dúvida - O Painço é um sobrenome ou só uma forma que algumas pessoas eram conhecidas? Vila Cova

#438856 | Antonio Appolinário | 27 jan 2022 01:28

Caros amigos do Geneall,

Hoje peço ajuda para tirar uma dúvida sobre como alguns dos meus antepassados eram chamados, tenho em minha árvore genealógica no ramo materno de minha mãe três antepassados, todos homens vale ressaltar, que eram conhecidos por o Painço, eu até pouco tempo achava até graça porque pensava que se tratava de um apelido por características físicas, tamanho, cor de pele ou de cabelo pois pesquisei rapidamente e vi que tem haver com uma espécie de milho, pois bem, fazendo buscas de parentes na web me deparei com pessoas que também era chamadas por Painço e ai veio a dúvida, será que os meus antepassados carregavam o Painço em homenagem a algum parente mais antigo ainda?
Se alguém souber de onde vem e se realmente tem alguma família em Portugal com o sobrenome Painço, fico muito agradecido.

Os meus antepassados que eram chamados por Painço eram:

Manoel José Gomes (1780/1790) o seu neto José Luís Gomes e o seu filho António José Gomes todos naturais de Vila Cova.

Mais uma vez quero agradecer a todos pela atenção e ajuda.
Cordialmente
Antonio Appolinário
antoniojappolinario@hotmail.com

Resposta

Link directo:

Dúvida - O Painço é um sobrenome ou só uma forma que algumas pessoas eram conhecidas? Vila Cova

#438871 | Jorge Resende | 27 jan 2022 19:31 | Em resposta a: #438856

Presumo que fosse alcunha ...

Resposta

Link directo:

Dúvida - O Painço é um sobrenome ou só uma forma que algumas pessoas eram conhecidas? Vila Cova

#438872 | Vasco Briteiros | 27 jan 2022 22:11 | Em resposta a: #438856

Ê o nome de uma planta.Pode consultar um dicionário de português.
Vasco/ Porto

Resposta

Link directo:

Dúvida - O Painço é um sobrenome ou só uma forma que algumas pessoas eram conhecidas? Vila Cova

#438873 | heinrich | 27 jan 2022 23:38 | Em resposta a: #438856

Boa noite!
Não conheço ninguém com esse apelido, mas uma das origens dos apelidos é a alcunha. Sanhudo, Bravo, Preto, Golias, Cabeça de Vaca, Barbudo, Barbado, Bocanegra, etc. são tudo alcunhas. Mas há pior - Merda-Seca, Rabo d'Asno, Cabrão. Recordo-me de, nas minhas pesquisas, ter passado por uma freguesia onde toda a gente tinha alcunhas, de alcunho, dizia o padre. Maria Dias, de alcunho a pega, Manuel Francisco, de alcunho o bispo, Domingos Gonçalves, de alcunho o limpo, e assim por diante.
Cumprimentos,
AC

Resposta

Link directo:

Dúvida - O Painço é um sobrenome ou só uma forma que algumas pessoas eram conhecidas? Vila Cova

#438874 | Advisor | 28 jan 2022 07:34 | Em resposta a: #438873

Painzo en gallego, es el nombre de una gramínea utilizada en grano en la alimentación del ganado y aves, y en verde como forraje. En algunas zonas de Galicia se le llama ”millo miúdo”. Advisor

Resposta

Link directo:

Dúvida - O Painço é um sobrenome ou só uma forma que algumas pessoas eram conhecidas? Vila Cova

#438879 | heinrich | 28 jan 2022 13:47 | Em resposta a: #438874

Exactamente! Aqui também é chamado milho miúdo, e era com que se fazia o pão antes de chegar o milho das Américas.
Cumprimentos,
AC

Resposta

Link directo:

Dúvida - O Painço é um sobrenome ou só uma forma que algumas pessoas eram conhecidas? Vila Cova

#438880 | heinrich | 28 jan 2022 13:57 | Em resposta a: #438856

Também se chamava pão de passarinho.

Ac

Resposta

Link directo:

Dúvida - O Painço é um sobrenome ou só uma forma que algumas pessoas eram conhecidas? Vila Cova

#438936 | Antonio Appolinário | 30 jan 2022 23:45 | Em resposta a: #438871

Caro Jorge Resende,

É o que eu acredito, mas quando vi outras pessoas também chamadas por Painço e algumas no sobrenome fiquei em dúvida.

Resposta

Link directo:

Dúvida - O Painço é um sobrenome ou só uma forma que algumas pessoas eram conhecidas? Vila Cova

#438937 | Antonio Appolinário | 30 jan 2022 23:48 | Em resposta a: #438872

Olá caro Vasco Briteiros,


Sim, pesquisei e vi que se tratava de um tipo de planta

https://www.conquistesuavida.com.br/noticia/o-que-e-painco-4-motivos-para-passar-a-consumi-lo_a11815/1

Resposta

Link directo:

Dúvida - O Painço é um sobrenome ou só uma forma que algumas pessoas eram conhecidas? Vila Cova

#438938 | Antonio Appolinário | 30 jan 2022 23:58 | Em resposta a: #438873

Caro Heinrich,

Sim, tem várias pessoas que carregam o lugar de nascimento, Braga, Coimbra, Porto e algumas na segunda grande guerra receberam apelido de um nome de planta, Pereira, Moreira, Oliveira, mas Painço não conheço e no caso dos meus antepassados acredito que deva ser por característica física, mas muito obrigado.
Cordialmente
Antonio Appolinário
antoniojappolinario@hotmail.com

Resposta

Link directo:

Dúvida - O Painço é um sobrenome ou só uma forma que algumas pessoas eram conhecidas? Vila Cova

#438939 | Antonio Appolinário | 31 jan 2022 00:00 | Em resposta a: #438874

Olá caro Advisor,

Foi o que eu encontrei em minhas pesquisas, uma espécie de milho miúdo

https://www.conquistesuavida.com.br/noticia/o-que-e-painco-4-motivos-para-passar-a-consumi-lo_a11815/1

Cordialmente
Antonio Appolinário
antoniojappolinario@hotmail.com

Resposta

Link directo:

Dúvida - O Painço é um sobrenome ou só uma forma que algumas pessoas eram conhecidas? Vila Cova

#438940 | Antonio Appolinário | 31 jan 2022 00:03 | Em resposta a: #438880

Caro Heinrich,

Isso não sabia

Grato

Resposta

Link directo:

Dúvida - O Painço é um sobrenome ou só uma forma que algumas pessoas eram conhecidas? Vila Cova

#438949 | heinrich | 31 jan 2022 12:08 | Em resposta a: #438856

Segue este anexim do séc. XVII:

O homem d' Entre Douro e Minho
Calça de pau, veste de linho
Come pão de passarinho
Bebe vinho de enforcado
Traz o porco encangado
Foge dele como do diabo

Há variantes.
Cumprimentos,
António Caetano

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 25 abr 2024, 12:17

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen