Rebello de Magalhães, de Cortiço(F.Algodres)

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Rebello de Magalhães, de Cortiço(F.Algodres)

#19053 | 2910 | 27 mar 2002 18:58

Procuro informações sobre a ascendência do meu 8º avô o Abade de Chãs de Tavares, João Rebello de Magalhães, natural da freg. de Cortiçô (Fornos de Algodres). Este teve de Maria do Amaral, natural da vila das Chãs (Mangualde) um filho natural, chamado José Caetano, casado nas Chãs a 26/7/1756 com Bernarda do Amaral, filha de João de Amaral e Maria de Cerqueira, neta paterna de Manuel de Amaral e Brites João, neta materna de João de Cerqueira e Ana da Fonseca.
Apenas sei que o dito Abade tinha por sobrinhos “o Doutor João Rebello de Magalhães e Mello e Dona Teresa Caetana de Magalhães “.

Agradeço desde já todas as informações

Óscar Caeiro Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Rebello de Magalhães, de Cortiço(F.Algodres)

#19059 | magalp | 27 mar 2002 20:50 | Em resposta a: #19053

Caro Óscar

Vou vasculhar no q. tenho aqui à mão sobre os Magalhães. Título q. me chama natualmente à atenção... mas tenho pouca coisa nessa região.
Entratnto os meu parabéns por não enjeitar os avós clérigos! Já somos dois... o nosso Luís até "achou" dois puprpurados seguidos, comuns ao meu Pai e minha Mãe. Ficava-me pelos discretos padres de Vila Garcia e Braga...
cmptos.
M.Mafalhães

Resposta

Link directo:

RE: Rebello de Magalhães, de Cortiço(F.Algodres)

#19062 | 2910 | 27 mar 2002 21:44 | Em resposta a: #19053

Caro Manuel Magalhães
Desde já agradeço a sua vontade em ajudar-me, nesta linha "abençoada " que ainda não aprofundei.

Abraços
Óscar Caeiro Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Rebello de Magalhães, de Cortiço(F.Algodres)

#19089 | 2910 | 28 mar 2002 18:56 | Em resposta a: #19053

Acrescento que o Abade João Rebello de Magalhães era irmão do Doutor Caetano José de Magalhães, de Dona Bernarda de Magalhães, e de Dona Teresa.

Agradeço desde já todas as informações

Óscar Caeiro Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Rebello de Magalhães, de Cortiço(F.Algodres)

#21377 | 2910 | 15 mai 2002 23:37 | Em resposta a: #19089

Caro Manuel Magalhães
Como não tenho o Felgueiras Gaio gostaria de saber se esta minha gente, nomeadamente os Teixeira e Delgados do Porto, estão mencionados na dita obra.

Agradeço toda a ajuda prestada
abraços

REBELO DE MAGALHÃES do Cortiçô

1-TOMÉ REBELO DE CAMPOS, natural de Corticô, casou com ANA DE MAGALHÃES, nascida na Quinta de Sá. Filho :


2-JOÃO REBELLO DE MAGALHÃES, natural e morador na freg. de Cortiçô (Fornos de Algodres). Na habilitação para o Santo Oficio de seu neto diz que ele pertence a uma família de “cristão velhos e limpos de toda a infecta nação pessoas nobres que sempre viveram de suas fazendas sem que tivessem oficios nem ocupação alguma “.
Casou a 25/6/1645 com Dona BERNARDA TEIXEIRA DA SILVA DELGADO, nascida em 1629 na cidade do Porto, filha de Doutor Roque Teixeira da Silva, licenciado em Leis, advogado e conhecido homem das letras na cidade do Porto, onde foi Juiz dos Orfãos e de sua mulher (casados em 1625 na freg,. da Senhora da Victória) Maria dos Anjos Delgado Pinto, moradores na Rua de S.Domingos de frente a Nossa Senhora do Pé da Cruz, na dita cidade do Porto, neta paterna de António Teixeira e Ana André, neta materna de Fuleando? Delgado e Águeda Lopes. Filhos nascidos em Cortiçô :

3-Ana Isabel de Magalhães, bapt. a 17/4/16??, casou com José de Albuquerque Pimentel, nascido na vila de Fornos de Algodres, filho de Lourenço da Fonseca, natural da dita vila e de sua mulher Micaela de Vasconcelos, natural de Gouveia. Filho :

4- Doutor Caetano José de Magalhães, nascido em 1695, em Fornos de Algodres. Filho herdeiro da casa de seus pais, Sr. de vários morgados e capelas, Bacharel em Leis pela Universidade de Coimbra, Juiz de Fora do concelho de Azurara da Beira, foi também Corregedor em Portalegre, F.S. Oficio, por carta de 1073/1721. Teve de Maria da Fonseca, moça solteira da freg. de Chãs de Tavares, um filho natural chamado Manuel da Fonseca, bapt. na dita freg. a 2/6/1723.


3-João Rebello de Magalhães, que segue


3- Dona Bernarda de Magalhães, bapt. a 14/8/1674, faleceu nas Chãs a 8/10/1735, não fez testamento mas nomeou “por ela sei irmao Joam Rebello de Magalhans “

3-Dona Teresa Bernarda de Magalhães, bapt. a 1/6/1676, casou em 1707 com José de Abreu, filho de José de Abreu e D.Antónia de Mello, pais do “ Doutor João Rebello de Magalhães e Mello e Dona Teresa Caetana de Magalhães “.

3-António, bapt. a 5/6/1677 “foi seu Padrinho Don António morador em Santar sobrinho do Sr. Bisppo Dom Joao de Mello Bispo de Viseu”.

3-Francisco Rebello de Magalhães, bapt. a 31/7/1679, foi reverendo.

3-Manuel, bapt. a 16/8/1682, padrinhos Tomé Rebello Pinto e Dona Catarina filhos de Manuel Pinto Rebello.

3-Domingos, bapt. a 30/4/1685, padrinhos o Reverendo Alberto Coelho vigário de Algodres e D.Isabel de Magalhães religiosa no convento da Encarnação de Lisboa por procuração.



3-JOÃO REBELLO DE MAGALHÃES, bapt. a 26/9/1672, foi Reverendo Abade da freguesia de Chãs de Tavares (Mangualde) natural da freg. de Cortiçô (Fornos de Algodres), falecido a 24/5/1744, com todos os sacramentos, sendo enterrado dentro da igreja “junto ao arco do cruzeiro”, no seu óbito refere que não encontraram o testamento . Este teve de LUZÍA MARIA DO AMARAL, moça solteira, nascida a 22/12/1704 na vila das Chãs de Tavares, onde viria a falecer na pobreza a 23/1/1776, nomeando seu filho José Caetano. Filha de Manuel do Amaral, natural das Chãs e de sua mulher Bernarda Henriques, natural da Quinta do Jordão, freg. de Castelo de Penalva, moradores que foram nas Chãs. Filho natural :

4-JOSÉ CAETANO, casado nas Chãs a 26/7/1756 com BERNARDA DO AMARAL DE CERQUEIRA, filha de João de Amaral e Maria de Cerqueira, neta paterna de Manuel de Amaral e Brites João, neta materna de João de Cerqueira de Carvalho e de Ana João da Fonseca. C.g.


Óscar Caeiro Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Rebello de Magalhães, de Cortiço(F.Algodres)

#21448 | AC | 17 mai 2002 00:03 | Em resposta a: #21377

Caro Óscar Caeiro Pinto

Também não tenho o NFP, mas vou tentar ver na bibliografia que possuo.

Um abraço

António Cabral

RDD47485@MAIL.TELEPAC.PT

Resposta

Link directo:

RE: Rebello de Magalhães, de Cortiço(F.Algodres)

#252902 | LProjecto | 09 abr 2010 17:41 | Em resposta a: #21377

Caro Óscar Caeiro Pinto,

Sirvo-me deste tópico já velhinho, por considerar que se relaciona com o mesmo, para solicitar alguma pista que permita descobrir a ascendência dos seguintes indivíduos:

- Caetano de FIGUEIREDO, b. 30.5.1726 - Tragos, Chãs de Tavares, filho de Caetano de FIGUEREDO e de Úrsula de FIGUEIREDO, ambos de Tragos. Foi seu padrinho de baptismo o abade João Rebelo de Magalhães.

Aquela Úrsula parece-me ser a mesma que foi baptizada em Chãs de Tavares 8.11.1702, filha de João Rodrigues e de Ana de Almeida, tendo como padrinhos de baptismo, Francisco e Úrsula, sobrinhos do Reverendo Padre.

Já agora, aproveito a oportunidade para lançar mais alguns elementos da mesma zona sobre os quais ficarei grato por algum informação adicional:

- Eufémia do AMARAL, b. 25.3.1707 - Vila Mendo, filha de Manuel Luís e de Clara Jorge do AMARAL, b. 12.8.1679 em Vila Mendo, casados nessa mesma freguesia a 6.1.1707, sendo ela filha de Domingos jorge e de Ana Jorge (suponho que desta viria o Amaral), casados a 10.5.1677 em Abrunhosa-a-Velha. Embora o assento de casamento destes últimos não refira a filiação, pelas relações de parentesco reveladas a partir dos apadrinhamentos, tudo indica que Ana Jorge era irmã de Esperança do Amaral, que casou em Vila Mendo a 26.1.1682 com João Baptista, filho de Domingos Rodrigues e de Maria Mateus. Esperança do Amaral era filha de António de Abrantes e de Maria Jorge, ambos de Vila Mendo, e aí casados a 2.3.1658, sendo ele filho de Francisco de Abrantes e de Brásia (Francisca ou de Figueiredo), e ela filha de Domingos João e de Ana Jorge.

João Baptista e Esperança do Amaral foram pais de outro João Baptista que casou a 27.1.1710 com Natália de Albuquerque filha de Domingos Nunes e de Paula de Albuquerque.

Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

Abrantes e Amaral - Abrunhosa / Vila Mendo

#277791 | LProjecto | 05 jun 2011 22:51 | Em resposta a: #252902

Caros Confrades,

Relanço o tópico...solicitando alguma informação sobre os indivíduos que seguem:

- Caetano de FIGUEIREDO, b. 30.5.1726 - Tragos, Chãs de Tavares, filho de Caetano de FIGUEREDO e de Úrsula de FIGUEIREDO, ambos de Tragos. Foi seu padrinho de baptismo o abade João Rebelo de Magalhães.

Aquela Úrsula parece-me ser a mesma que foi baptizada em Chãs de Tavares 8.11.1702, filha de João Rodrigues e de Ana de Almeida, tendo como padrinhos de baptismo, Francisco e Úrsula, sobrinhos do Reverendo Padre.

Já agora, aproveito a oportunidade para lançar mais alguns elementos da mesma zona sobre os quais ficarei grato por algum informação adicional:

- Eufémia do AMARAL, b. 25.3.1707 - Vila Mendo, filha de Manuel Luís e de Clara Jorge do AMARAL, b. 12.8.1679 em Vila Mendo, casados nessa mesma freguesia a 6.1.1707, sendo ela filha de Domingos jorge e de Ana Jorge (suponho que desta viria o Amaral), casados a 10.5.1677 em Abrunhosa-a-Velha. Embora o assento de casamento destes últimos não refira a filiação, pelas relações de parentesco reveladas a partir dos apadrinhamentos, tudo indica que Ana Jorge era irmã de Esperança do Amaral, que casou em Vila Mendo a 26.1.1682 com João Baptista, filho de Domingos Rodrigues e de Maria Mateus. Esperança do Amaral era filha de António de Abrantes e de Maria Jorge, ambos de Vila Mendo, e aí casados a 2.3.1658, sendo ele filho de Francisco de Abrantes e de Brásia (Francisca ou de Figueiredo), e ela filha de Domingos João e de Ana Jorge.

João Baptista e Esperança do Amaral foram pais de outro João Baptista que casou a 27.1.1710 com Natália de Albuquerque filha de Domingos Nunes e de Paula de Albuquerque.

Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

Rebello de Magalhães, de Cortiço(F.Algodres)

#381024 | portingal | 15 mai 2017 12:00 | Em resposta a: #21377

Prezado Óscar Caeiro,

Este Tomé Rebelo de Campos (ou do Campo) deverá ser o TRC filho de Domingos Dias Homem, de Freixo, Serrazes SPS (fº de Diogo Diniz Homem) e de sua mulher Maria do Campo, talvez casados em Serrazes (onde Tomé possivelmente nasceu).
Maria do Campo era fª de Simão do Campo Coelho e de Isabel Rebelo. Valerá a pena consultar a Diligência de Habilitação para o SO de Bernardo Rodrigues Fornelo, em especial as páginas 10 e 11.

http://digitarq.dgarq.gov.pt/viewer?id=2345047

Saudações,

Carlos da Fonte

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 abr 2024, 13:39

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen