leitura de registo de casamento , folhadela , vila real

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Bibliografia | Eventos | Famílias | Informática

leitura de registo de casamento , folhadela , vila real

#440149 | maria alexa | 24 mar 2022 22:24

Caros confrades

Venho pedir ajuda na leitura do registo de casamento referente a JOSÉ RODRIGUES MOREIRA e MARIANA DE FIGUEIREDO , na freguesia de Folhadela, concelho de Vila Real em 1767 ( principalmente a segunda parte do registo.

https://digitarq.advrl.arquivos.pt/viewer?id=1095275 tif 80

Desde já o meu muito obrigada.

Maria Alexandra Sampaio Montenegro

Resposta

Link directo:

leitura de registo de casamento , folhadela , vila real

#440160 | AntonioGonçalves | 25 mar 2022 11:28 | Em resposta a: #440149

Prezada Maria Alexandra!

A minha leitura possível :


- Aos oito dias do mês de Maio de mil setecentos e sessenta e sete, corridos os banhos na forma do Sagrado Concilio Tridentino e Constituição deste Arcebispado de Braga Primaz e eu Padre José Correia de S. Tome, pároco em esta igreja de Santiago de Folhadela, comarca de Vila Real, lhe dei o sacramento do matrimonio que em minha presença e das testemunhas baixo assinadas em face da igreja contraíram JOSE RODRIGUES MOREIRA, filho legitimo de João Rodrigues e de sua mulher Antónia Moreira, do lugar de Folhadela, desta freguesia, com MARIANA DE FIGUEIREDO, filha legitima de António Rodrigues e sua mulher Domingas de Figueiredo, do lugar de Vila Nova, desta freguesia e receber por procuração nela contraente, Bernardo Matos Teixeira, do lugar de Vila Nova e foi por ela estar muito mal de doença grave e temer se que morresse sem se receber (depois ha umas palavras que não decifro) Francisco Moreira, (que poderá ser um Padre paroquiano) por ordem do Reverendo Doutor Vigario Geral de Vila Real Manoel de Matos Coelho (depois fala das benções por Miguel Teixeira de Abreu) foram testemunhas muitas pessoas que presentes estavam especialmente Miguel Teixeira de Mancilha, José Botelho Correia, Manoel Teixeira de Mancilha, Bernardo Teixeira de Matos, todos de Vila Nova desta freguesia e Manoel Teixeira, do lugar de laige, freguesia de S. Salvador de Macelos e para constar fiz este termo o Padre José Correia de S. Tome

Nota : Resumindo, no que era difícil não ajudei muito, mas no meu entender, diz respeito aos formalismos religiosos que não terão relação direta com os dados genealógicos, mas a curiosidade mantêm-se, pode ser que com equipamento adequado, se possa fazer melhor leitura.

Resposta

Link directo:

leitura de registo de casamento , folhadela , vila real

#440167 | maria alexa | 25 mar 2022 21:24 | Em resposta a: #440160

Caro António Gonçalves

Grata pela sua generosa ajuda.

Maria Alexandra

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 28 mar 2024, 14:36

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen