Neto, Leitão, Almeida e Moreira

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Neto, Leitão, Almeida e Moreira

#440312 | ricardo canedo | 03 abr 2022 23:09

No ano passado, quando investiguei a minha árvore genealógica, descobri que o avô paterno do meu avô materno não era Leitão, como todos of filhos dele. A esposa dele é que era. Ele era Neto. Chamava-se António Neto. A esposa dele chamava-se Clementina Mendes Leitão. Pergunto-me porque é que os filhos deles tinham o sobrenome da mãe como último nome. Alguém aqui sabe qualquer coisa sobre esses meus trisavós e qual seria o parentesco deles?
Para além disso, a esposa do pai do meu avô materno era filha de Joaquim de Sousa Almeida e Delfina Moreira. Alguém sabe alguma coisa sobre eles?
Todos eram de Valongo, pelo que sei.

Resposta

Link directo:

Neto, Leitão, Almeida e Moreira

#440329 | nicolau botelho | 05 abr 2022 20:04 | Em resposta a: #440312

Boa tarde,

Penso que para o puderem ajudar, terá de ser mais preciso, nomeadamente em relação a datas, locais de nascimento, casamento, etc...

Em relação à questão dos apelidos, até (creio) inícios do séc. XX, o 1º apelido era o do pai e o 2º o da mãe.
Por exemplo, o filho do João Correia e da Maria Lopes seria Manuel Correia Lopes e não, como atualmente, Manuel Lopes Correia (no fundo, seguíamos o mesmo costume dos espanhóis).

Acresce que durante séculos, pelo menos até início do séc. XX, as regras eram pouco rígidas em relação à adoção dos apelidos. Ou seja, podia-se usar só o do pai, só o da mãe, alterar a ordem, etc...

Nas famílias da nobreza, com senhorios, morgadios, capelas, etc, era usual essa prática. Creio até que nalguns casos, para suceder num morgadio, era necessário usar os apelidos do instituidor, mesmo que não fossem os apelidos dos seus pais.

Assim, se atualmente existe, apesar de tudo, alguma liberdade, antes do século XX as regras eram muito menos rígidas.

N. Botelho

Resposta

Link directo:

Neto, Leitão, Almeida e Moreira

#440340 | ricardo canedo | 06 abr 2022 23:28 | Em resposta a: #440329

A minha avó materna disse-me que o costume era
que as raparigas tinham o sobrenome da mãe enquanto os rapazes tinham o sobrenome do pai. Foi o caso com todas as tias dela.

Resposta

Link directo:

Neto, Leitão, Almeida e Moreira

#442691 | ricardo canedo | 19 ago 2022 17:54 | Em resposta a: #440312

@Jorge Resende Dada a sua ajudar em https://geneall.net/pt/forum/190822/ant-nio-ferreira-de-sousa-crespo/?20220716151657#a442040, talvez também me possa ajudar aqui? Estaria muito agradecido.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 19 abr 2024, 12:36

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen