Giovanni Antonione Sereno

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Pessoas

Giovanni Antonione Sereno

#440327 | Beatrizdovale | 05 abr 2022 16:04

Boa tarde caros Confrades,

Preciso de ajuda para encontrar mais informações sobre Giovanni Antonione Sereno* (meu tetravô). Esta é uma pesquisa que se tem mostrado difícil, pois encontro vários erros de registo. Mas eis o que sei:

Giovanni terá nascido em 1836 na freguesia de São Columbano em Biandrate, Italia, filho de Giovanni Antonione com Maria (ou Guillia, enventualmente Maria Guillia) Sereno. Casou em Silva Escura, Sever do Vouga com Maria da Conceição Ribeiro, filha de João Joaquim Pereira d'Assumpção e Rita Carneira, a 24 de maio de 1873. Por altura do casamento Giovanni trabalhava nas Minas da Malhada.

Tiveram 3 filhos:
Adelaide Antonione Ribeiro (n. Silva Escura, 28 de Dezembro de 1972 - f. Provesende,19 de janeiro de 1931) foi casada e teve pelo menos uma filha de nome Corina
João Antonione Sereno (n. Bonfim, Porto 3 de Agosto de 1874 - f. Cerca de 1922) foi casado com Laura Augusta de Carvalho, tiveram 5 filhos
Helena Maria Antonione Ribeiro** (n. Covas do Douro 3 de abril de 1877- f. Provesende 1 de junho de 1962) Casada com Arthur Vilela, tiveram 13 filhos, entre eles Maria da Conceição Vilela (n. 4 de setembro de 1899 - f. 3 de junho de 1980), minha bisavó.

Giovanni terá falecido no Porto, no inicio do seculo XX, possivelmente assassinado, ou assim conta a historia familiar.

Giovanni tinha pelo menos um irmão Delmiro, que esta sepultado no cemitério de Sizzano - Novara, Italia

*Nos registos paroquiais apenas escrevem Antonione Sereno, sendo que ele também assina sempre Antonione Sereno. Soube por informação "oral" que o primeiro nome era Giovanni !
**A Helena Maria foi batizada apenas como Helena. Helena Maria era o nome da madrinha, mas nos assentos de casamento e batismo dos vários filhos por vezes aparece Maria Helena, Helena Maria ou mesmo Helena da Conceição.

A quem tiver informações adicionais fico muito agradecida!

Cumprimentos a todos

Beatriz do Vale

Resposta

Link directo:

Giovanni Antonione Sereno

#440332 | mila1000 | 06 abr 2022 10:25 | Em resposta a: #440327

Beatriz,

Bom dia.

Escreva para a igreja, solicite o batismo de Giovanni com dados que possui (ano nascimento e filiação)

http://www.arcidiocesi.vc.it/vicarie/robbio/biandrate-parrocchia-san-colombiano/


Parrocchia Di San Colombano.


Igreja católica em Biandrate, Itália
________________________________________
Endereço: Piazza della Chiesa, 7, 28061 Biandrate NO, Itália
Telefone: +39 0321 838286
Província: Novara


Boa sorte.

Mila

Resposta

Link directo:

Giovanni Antonione Sereno

#440385 | Beatrizdovale | 10 abr 2022 11:10 | Em resposta a: #440332

Bom dia Mila,

Obrigada pela dica, já escrevi para lá e aguardo resposta.

Cumprimentos,

Beatriz

Resposta

Link directo:

Giovanni Antonione Sereno

#440504 | tmacedo | 16 abr 2022 09:44 | Em resposta a: #440327

Cara confreira,

Por mero acaso abri este tópico e vi menções a freguesias que conheço bem. Como já teve a ajuda de que necessitava, desculpe-me por lhe colocar uma questão.

O seu antepassado trabalhava em minas como refere. A mulher era natural de Provesende. No assento de baptismo em Covas do Douro (freguesia vizinha de Provesende) da filha Helena os pais são ditos "industriais".

Sabe a razão de terem ido viver para Covas do Douro ?
A que "industria" se dedicavam ?

Perdoe-me a curiosidade.

Com os melhores cumprimentos,
António Taveira

Resposta

Link directo:

Giovanni Antonione Sereno

#440668 | Beatrizdovale | 24 abr 2022 11:55 | Em resposta a: #440504

Bom dia caro António,

Pouco sei sobre este senhor ou a sua familia para dizer a verdade. Contava a minha avó que ele tinha vindo para Portugal com um irmão e que era engenheiro, teria trabalhado na construção da ponte ferroviária da Régua, mas os registos parecem contradizer isso, referindo sempre minas. Inclusive no batismo do filho João (em Bonfim, Porto) diz que ele era mineiro. Não sei por isso a que industria se referem ai...

Não sei também porque terá ido para Covas do Douro, a verdade é que é difícil traçar o seu percurso em Portugal, uma vez que mudava de sitio constantemente.

A minha avó também contava sobre este senhor ter sido assassinado no porto... mas sobre isso também nada tenho. Talvez não tenha sido no porto ou talvez eu esteja a procura nas datas erradas...

Espero ter satisfeito a sua curiosidade.

Com os melhores cumprimentos,
Beatriz do Vale

Resposta

Link directo:

Giovanni Antonione Sereno

#440673 | tmacedo | 24 abr 2022 15:06 | Em resposta a: #440668

Boa tarde Beatriz do Vale,

Obrigado pela sua resposta. Intrigava-me o que poderia fazer alguém que trabalhava em minas em Covas do Douro. Sendo a origem familiar da mulher na freguesia vizinha de Provesende perguntava-me se isso poderia justificar a vinda dos seus antepassados para Covas do Douro.
E, industriais de quê ?
Em Covas do Douro havia algumas minas em finais do século XIX. Seria para a sua exploração que foram para lá ?

Depois desta sua mensagem tenho uma outra opinião. A ponte ferroviária da Régua, que refere, nunca chegou a ser concluída. É obra do estado Novo, há menos de 100 anos.
Mas, o que há de comum entre uma ponte ferroviária (referida na tradição familiar) e as minas ?
As linhas férreas. Estou convencido que ele instalaria linhas férreas. Na freguesia de Covas do Douro, junto ao rio Douro, nesse período, final do 3.o quartel do século XIX, instalaram-se cerca de 5 Km de linha férrea na ligação entre a Régua e o Pinhão. A ligação da Régua ao Pinhão foi inaugurada em 1880.

Cumprimentos,
António Taveira

Resposta

Link directo:

Giovanni Antonione Sereno

#440679 | Beatrizdovale | 24 abr 2022 22:11 | Em resposta a: #440673

Boa noite Antonio,

Muito obrigada por partilhar a sua opinião comigo!
Nunca me tinha ocorrido essa ligação entre as minas e as pontes ferroviárias!
Já me tinha apercebido que era difícil a ponte da régua ter sido construída pelo meu antepassado, dado que ele teria 100 anos quando a mesma foi inaugurada, mas sempre me perguntei se a minha avó não estaria a fazer confusão com do Pinhão que é de 1906, e que sim é uma construção Eiffel (outra das coisa que a minha avó sempre referia).

Mas essa teoria que partilha comigo faz todo o sentido, obrigada!

Cumprimentos,
Beatriz do Vale

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 04 mai 2024, 00:05

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen