Procuro Informações sobre Manoel Gomes - prior em Capinha, Fundão

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Cargos | Regiões

Procuro Informações sobre Manoel Gomes - prior em Capinha, Fundão

#440789 | PDinis | 01 mai 2022 11:36

Bom dia,

Estou à procura de informações sobre um padre que julgo ser meu antepassado e que foi prior em Capinha, Fundão no início do século XVIII.

A informação que tenho é a seguinte:

- seguindo pela linha paterna o meu apelido Dinis, cheguei a José Diniz de Oliveira, filho de Marcos Oliveira, de Serzedas e de Isabel Maria, de Capinha;
- não encontrei o registo de baptismo de José Diniz de Oliveira mas encontrei vários outros que me parecem ser irmãos e irmãs, também filhos de Marcos Oliveira e Isabel Maria;
- na maioria destes registos (encontrei pelo menos 7 filhos / filhas), a avó materna é Ignez Maria, de Castelo Branco; mas o avô paterno é descrito de maneira diferente, ora como "Incógnito" ou "Não se pode mencionar por justa causa", o que me pareceu um pouco "suspeito". No registo mais recente (o baptismo da filha mais nova de Marcos Oliveira) o nome do avô paterno já aparece como Manoel Gomes;
- recuando um pouco para trás, à procura do baptismo de Marcos Oliveira, encontrei um registo muito interessante que diz que ele é filho do actual (à época) Pároco de Capinha, o Prior Manoel Gomes;
- este Padre assinou vários registos de baptismo, casamento e óbito em Capinha entre 1711 e 1739

Parece-me portanto que poderei ser descendente deste Prior Manoel Gomes, que era natural de Torres Vedras. No entanto, como não tenho mais nenhuma informação - nomes dos pais, idade, etc. - torna-se muito complicado procurar nos registos de Torres Vedras.

A minha questão é se existe algum documento que me possa ajudar a encontrar mais informações sobre o Prior Manoel Gomes. Enviei um email à Diocese da Guarda, mas não obtive resposta. Como não moro em Portugal, também não posso neste momento dirigir-me lá. Tentei procurar em registos de Inquirições de Génere, mas não encontro especificamente os da região da Guarda - pelo que li neste fórum, nunca foram disponibilizados pela Diocese da Guarda? Também não sei como posso perceber se este padre foi ordenado na zona da Guarda ou se terá vindo da região de Torres Vedras já ordenado - e nesse caso teria de procurar documentos eclesiásticos da região de Torres Vedras, que nem sei se existem.

Se alguém tiver alguma informação que me possa indicar onde eu posso procurar mais informações deste tipo, agradeço imenso qualquer ajuda.

Obrigada e cumprimentos,
Patricia Dinis

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 27 abr 2024, 21:05

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen