Ajuda a ler documento «Autos de justificação de Flávia Maria de Jesus Saldanha»

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Direito | Famílias | Pessoas

Ajuda a ler documento «Autos de justificação de Flávia Maria de Jesus Saldanha»

#440809 | jmgoncalvesmiranda | 02 mai 2022 17:10

Caros confrades,

Ao pesquisar sobre famílias de Eixo, Aveiro, deparei-me com um documento microfilmado no site da Torre do Tombo intitulado «Autos de justificação de Flávia Maria de Jesus Saldanha, viúva de Sebastião Dias de Carvalho, filha de Manuel Monteiro de Carvalho e de Mafalda Maria de Jesus, natural de Arouca, e seus filhos Maria, Pulquéria e José, naturais de Eixo, Aveiro». O documento pode ser acedido aqui:
https://digitarq.arquivos.pt/details?id=4214406

Tive dificuldades na leitura do documento, mas penso ter conseguido extrair algumas informações, apesar de, quer o título, quer o «âmbito e conteúdo» expostos no site estarem formulados de forma confusa. O casal Flávia Maria de Jesus Saldanha e Sebastião Dias de Carvalho tinham três filhos à data do documento: Maria, Pulquéria e José (que sei ser José Maria de Saldanha, casado com Clara Cândida Perpétua da Maia). O título sugere que Flávia Maria seria natural de Arouca e filha de Manuel Monteiro de Carvalho e Mafalda Maria de Jesus, mas não o consegui confirmar lendo o documento.

Sei também que Sebastião Dias de Carvalho nasceu em Eixo, Aveiro, a 22.04.1726, e morreu em Eixo, Aveiro, a 02.03.1786, filho de João André de Carvalho e de Luísa Dias. Tenho já os assentos de baptismo e de óbito. Todavia não encontrei ainda o assento de casamento de Sebastião Dias de Carvalho com Flávia Maria de Jesus Saldanha.

Peço aqui ajuda aos confrades para decifrar o documento. Qual o seu âmbito? Que outras informações será possível retirar deste extenso documento? Data e local de nascimento de Flávia Maria de Jesus Saldanha, ou o nome e naturalidade dos pais? Data e local do casamento com Sebastião Dias de Carvalho? Data e local de nascimento dos três filhos?

Muito obrigado desde já,
João Miranda

Resposta

Link directo:

Ajuda a ler documento «Autos de justificação de Flávia Maria de Jesus Saldanha»

#441137 | jmgoncalvesmiranda | 25 mai 2022 15:46 | Em resposta a: #440809

Caros confrades,

Reitero o pedido de ajuda para decifrar o documento «Autos de justificação de Flávia Maria de Jesus Saldanha», cuja ligação aqui deixo novamente:
https://digitarq.arquivos.pt/details?id=4214406

Muito agradecia se algum confrade experimentado em paleografia e no estudo deste tipo de documentos me ajudasse a interpretar o documento, que julgo poder ser crucial para a continuação do meu estudo acerca das famílias de Eixo, Aveiro.

Muito obrigado e com os melhores cumprimentos,
João Miranda

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 25 abr 2024, 18:21

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen