Processo de Justificação de Nobreza

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Heráldica | Pessoas

Processo de Justificação de Nobreza

#1908 | GML | 24 jan 2001 20:40

Encontrei um processo de justificação de Nobreza do Capitão Manuel Fernandes do Campo da Gama em que se declara que o dito Capitão poderá usar brasão de armas dos seus apelidos.

Onde poderei encontrar a Carta d'Armas correspondente? Na Torre do Tombo?

Obrigado

Resposta

Link directo:

RE: Processo de Justificação de Nobreza

#1909 | Vasco Jácome | 24 jan 2001 22:03 | Em resposta a: #1908

Caro GML

Essa carta de armas vem no “Archivo Heráldico” de Sanches de Baena, com o nº 1883, mas aí diz-se que era só dos Gamas.
Quanto ao seu paradeiro, tanto quanto sei, eram remetidas ao armigerado, pelo que é natural que se encontre na posse dos seus descendentes. É possível que na Torre do Tombo exista o seu registo oficial no Cartório da Nobreza, livro IV, fl. 217 (se é que há lá este tipo de documentação).

Cumprimentos,

Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Processo de Justificação de Nobreza

#1911 | GML | 24 jan 2001 23:37 | Em resposta a: #1909

Caro Sr. Vasco Jácome,

Agradeço-lhe muito a sua informação. Acho muito curioso que as armas deste capitão sejam as dos Gamas. Tal como eu, Manoel da Gama era descendente de André Afonso e de Gracia da Gama, do sítio do Monte, na Madeira. Ora se bem sei, o facto de lhe terem sido concedidas as armas dos Gamas do Continente revelam a existência de parentesco entre as duas famílias, ou não será necessariamente assim?

No entanto, não encontrei ainda nenhuma referência a esta ligação, nas obras da especialidade...nem sequer na obra de Luiz Peter Clode sobre as famílias que passaram á Madeira.

Agradeço mais uma vez a sua mui preciosa colaboração.

Com os melhores cumprimentos,

Guilherme Maia de Loureiro

Resposta

Link directo:

RE: Processo de Justificação de Nobreza

#1916 | JCC | 25 jan 2001 11:04 | Em resposta a: #1911

Infelizmente os reis de armas nem sempre cumpriam as suas obrigações e muitas armas de mercê nova foram atribuidas como se de armas de familia se tratasse.

Ainda não li a carta em referência mas se, como diz o Vasco Jácome, as armas atribuidas são as de Gama, sem diferenças, então a situação ainda é mais chocante já que essas armas apenas poderiam ser usadas pelo chefe da linhagem. Se forem com diferença, então essa situação está resolvida restando apenas o facto de o rei de armas poder ter atribuido armas apenas baseado no apelido e não na linhagem, como deveria ter sido. Ou optar por umas armas de Mercê Nova.

Como disse no inicio esta situação é, infelizmente, frequente: um individuo chamado, por exemplo, Sousa, pede carta de armas e zás!, sem que pertença à família, lá está ela com as armas dos Sousa do Prado....

Um abraço

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Processo de Justificação de Nobreza

#1919 | GML | 25 jan 2001 12:38 | Em resposta a: #1916

Agradeço o seu esclarecimento. O que acontece no processo de justificação de nobreza deste capitão é que o relacionam com os Gama Pereira, da Sé, Madeira, talvez justificando com isso a concessão das armas desta família.

Se estes seriam aparentados com os do Continente, não sei...mas vou tentar saber!

Agradeço uma vez mais a sua ajuda.

Gui Maia de Loureiro

Resposta

Link directo:

RE: Diferença: uma brica de azul com...

#1925 | GML | 25 jan 2001 21:35 | Em resposta a: #1916

Estive hoje na Torre do Tombo onde encontrei o registo da Carta de Brasão de Armas concedida a Manoel Fernandes Campos da Gama.

As armas concedidas são as dos Gama com "elmo de prata aberto guarnecido de ouro (...) e por diferença uma brica azul com um farpão de prata."

O texto da carta inclui o seguinte : "quarto neto de André Affonso, Moço de Camâra do Senhor Rei Dom João o terceiro, e de Garcia da Gama; os quais seus pais, avós e mais ascendentes que foram pessoas nobres da Família do apelido de Gama, que neste Reino são Fidalgos de Linhagem, Cota de Armas e de Solar conhecidos (...) para memória de seus progenitores se não perder, e clareza da sua antiga, lhe mandasse dar uma Carta de Brasão de Armas das ditas famílias para delas também usar na forma em que as trouxeram e foram concedidas aos ditos seus progenitores."

Significará este texto que seria conhecida a relação de André Affonso e/ou Garcia da Gama com os Gamas do continente? Ou este este seria um texto padrão de todas as CBA's?

Achei ainda curioso encontrar no processo de Habilitação para o Santo Ofício de Manuel da Gama, uma referência clara a uma segunda linha de descendentes de André Afonso, que segue até ao netos de António Ferraz; deste descende, por legítima varonia, João Ivens-Ferraz, meu 4º avô.

Amanhã lá estarei para continuar esta pesquisa, mas esperarei atentamente por uma apreciação do texto que aqui deixo.

Um abraço,

Gui Maia de Loureiro

Resposta

Link directo:

RE: Diferença: uma brica de azul com...

#1927 | rafael mião | 25 jan 2001 22:31 | Em resposta a: #1925

Caso não conheça aconselho-o a ler "Cartas de Brasão de Armas "e também "O Juizo da Nobreza.A Corporação dos Reis de Armas" da autoria do Senhor Marquês de São Payo ,publicados na Revista -Armas e Troféus -do prestigioso Instituto Português de Heráldica;ano de 1960 -Tomo I -Maio-Agosto -n.º 3,que é muito importante para as suas dúvidas...
Cumprimentos Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Diferença: uma brica de azul com...

#1928 | Vasco Jácome | 25 jan 2001 22:43 | Em resposta a: #1925

Caro Guilherme Maia de Loureiro

Depois de ler bastantes genealogias e informações sobre Cartas de Armas, fico com a mesma ideia de João Cordovil Cardoso: no séc. XVIII parece que havia a ideia de que todas as pessoas do mesmo apelido tinham a mesma origem e entroncavam na família que possuía as respectivas armas. Indivíduo que atingisse determinado destaque social e tivesse testemunhas que declarassem que seus pais e avós viviam à Lei da Nobreza, se tratavam com cavalos e criados, não cometeram crimes de Lesa Majestade, etc, tinham o caminho aberto a terem Carta de Armas. Esta era constituída pelas armas dos seus apelidos ou algo próximo disto. Só talvez a partir de meados do séc. XIX surgiram as mercês-novas, que eram novas Armas (“desenhos” novos). Assim, de facto, a atribuição de determinadas Armas não é sinónimo automático de parentescos ou de entroncamento na respectiva linhagem medieval. É claro que alguns entroncavam efectivamente.
Por regra, estas Cartas de Armas incluíam sempre uma determinada diferença (um pequeno desenho, num canto do escudo), a menos que o armigerado provasse, ou pelo menos alegasse, que era o chefe dessa linhagem, o que era raro.
Como vê a de Manuel da Gama, também a tinha, só que Sanches de Baena não refere diferenças na sua obra, pelo que não a pude mencionar!

Cumprimentos,

Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Novos dados...

#1941 | GML | 26 jan 2001 19:28 | Em resposta a: #1928

Agradeço mais uma vez a vossa colaboração.

Hoje estive na Torre do Tombo, onde reli rapidamente o processo de justificação de nobreza de Manuel Fernandes Campos da Gama. De facto, o que se argumenta no dito documento, é que Gracia da Gama seria da Família de Lourenço da Gama Pereira (já que este assistiu ao casamento de Pedro Gonçalves da Gama, como testemunha).

Ao procurar informações sobre esta família, encontrei uma Genealogia Manuscrita com este título. Encontra-se imediatamente a seguir ao título dos Gamas do Almirante, e o primeiro membro mencionado é Lourenço Vaz da Gama. Seria este Lourenço filho de um qualquer Vasco da Gama, nome muito comum na família do Almirante?

Agradecia que me enviassem qualquer informação que me ajude a completar este puzzle!

Um abraço

Gui Maia de Loureiro

Resposta

Link directo:

RE: Processo de Justificação de Nobreza

#2572 | LAV | 09 mar 2001 17:10 | Em resposta a: #1916

E que mal pergunte os processos de justificação de nobreza serviam apenas para alcançar uma carta de brazão? Depois tinha de se pedir?

Obrigado

Luiz de Albuquerque Veloss

Resposta

Link directo:

RE: Processo de Justificação de Nobreza

#7998 | fsomr | 17 ago 2001 15:13 | Em resposta a: #1908

Alguém sabe onde está a documentação referente a cartas de armas dadas no Brasil?

Resposta

Link directo:

RE: Processo de Justificação de Nobreza

#10026 | WPereira | 30 set 2001 08:55 | Em resposta a: #7998

Para uma primeira pesquisa seria bom que entrasse em contato com a Coordenação de Acesso a Informação do ARQUIVO NACIONAL BRASILEIRO através dos endereços de que disponho abaixo, ou através de seu site na rede.
rua Azeredo Coutinho, 77 - Centro CEP:20230-170 Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Tel/fax: (021) 242-5494
acesso@arquivonacional.gov.br

Resposta

Link directo:

RE: Processo de Justificação de Nobreza

#259032 | vmpg | 21 jul 2010 14:55 | Em resposta a: #1911

Olá
Guilherme M.L.
gostaria de falar consigo,
se poderr dar-me o seu telm, ou endereço eletronico agradeço.
victor graça
victor_graca@hotmail.com
obrigado

Resposta

Link directo:

RE: Processo de Justificação de Nobreza

#284423 | fsomr | 10 ago 2011 20:13 | Em resposta a: #259032

Alguém sabe onde está a documentação referente a cartas de armas dadas no Brasil?

Resposta

Link directo:

RE: Diferença: uma brica de azul com...

#284428 | cardosodoamaral | 10 ago 2011 22:02 | Em resposta a: #1928

Caro Confrade Vasco Jácome
Tropecei sem querer neste tópico e como me despertou a curiosidade dei uma vista de olhos.
Observei a sua resposta para o autor deste post e fiquei com a pulga atrás da orelha e se não me leva a mal perguntaria o seguinte, se assim o entender e for possível:
- como é que posso procurar uma carta de brasão de armas dada em 29 de julho de 1830, a Dr. João Peixoto da Silva Meneses Alarcão(é meu tetravô)?
Um Confrade teve a amabilidade uma vez de me fornecer o seguinte como referência, mas como sou leigo na matéria , estou novamente a pedir ajuda
""""Portugal-Dicionário Histórico, Corográfico,Heráldico,Biográfico,Bibliográfico,Numismático e Artístico, Volume I, pág. 118
Alarcão (João Peixoto da Silva Meneses de).
n.
f.
Pertencente a esta família distinta; só se sabe que usava do seguinte brasão, concedido por decreto de 29 de Julho de 1830: Um escudo esquartelado, no primeiro quartel as armas dos Peixotos, no segundo as dos Silvas, no terceiro as dos Menezes, no quarto as dos Alarcões.
Transcrito a partir de Manuel Amaral"""
Poderá ser a partir daqui?
Que outras opções tenho para saber como era o desenho do brasão?
Grato por tudo
Saudações cordiais
Adelino Cardoso do Amaral

Resposta

Link directo:

RE: Diferença: uma brica de azul com...

#284507 | cardosodoamaral | 12 ago 2011 09:54 | Em resposta a: #284428

Caro Confrade
Reitero a minha pretensão/dúvida.
Acrescentaria o seguinte:
Dirigi-me ao Caro Confrade, porque me pareceu entendido e solicito. Queira desculpar-me o atrevimento, mas ponho à consideração de todos os Confrades e Confreiras que me saibam responder sobre o assunto pretendido.
Não me leve a mal o abuso
Grato por tudo
Saudações cordiais
Adelino Cardoso do Amaral

Resposta

Link directo:

RE: Diferença: uma brica de azul com...

#284508 | clcastro | 12 ago 2011 10:19 | Em resposta a: #284428

Caro Adelino,


Com os dados que tem é fácil pedir a reprodução do registo da CBA que procura, embora não conste o desenho mas constará a descrição completa do brasão. Isto é coisa para custar 2,00€.



Um abraço,


César de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Diferença: uma brica de azul com...

#284540 | cardosodoamaral | 12 ago 2011 16:02 | Em resposta a: #284508

Caro César Castro
Mais uma vez em meu socorro. Bem haja.
É incrível como existem sempre Confrades prontos a ajudar e isso neste Fórum mais que visto.
A minha participação com algum evento por aqui, é diminuta ou mesmo nível zero.
Já agora Caro César, para onde poderei pedir isto?
A minha pretensão liga-se a Dr. João Peixoto da Silva Meneses Alarcão, baptizado em Sabugosa e por lá residiu.
Grato mais uma vez por tudo e disponha
Saudações cordiais
Adelino Amaral

Resposta

Link directo:

RE: Diferença: uma brica de azul com...

#284547 | clcastro | 12 ago 2011 17:05 | Em resposta a: #284540

Caro Adelino,



Envie um e-mail à Torre do Tombo (departamento de reprodução) com os dados que dispõe. Não deve demorar mais de 15 dias.




Cumprimentos,


César de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Diferença: uma brica de azul com...

#284561 | cardosodoamaral | 12 ago 2011 19:35 | Em resposta a: #284547

Caro César
Grato por tudo
Respeitosos cumprimentos
Adelino Amaral

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 10:17

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen