Significado "da Igreja"

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Pessoas | Títulos

Significado "da Igreja"

#441993 | ruipontecosta | 13 jul 2022 10:26

Bom dia,

Encontrei um possivel membro da minha familia do seculo XVI que vem descrito como Gaspar Dias "da Igreja" (de Arganil). A minha questao é: O que significa este "da Igreja"?

Podem ver aqui na pagina 6 deste documento:
http://catalogorbca.cm-arganil.pt/pacwebv3/capas/MFN%2033374.pdf

Ha tambem um registo de baptismo do seu filho Gens com o mesmo apontamento (ultimo do lado direito):
https://pesquisa.auc.uc.pt/viewer?id=31778&FileID=29081

Agradecia qualquer possivel clarificaçao.

Com os melhores cumprimentos,
Rui

Resposta

Link directo:

Significado

#441995 | ruipontecosta | 13 jul 2022 11:40 | Em resposta a: #441993

De salientar que este Gaspar Dias era mercador em Arganil, por isso presumo que a sua ligaçao a igreja seria outra que nao a de padre.

Resposta

Link directo:

Significado

#442000 | j.lilaia | 13 jul 2022 18:29 | Em resposta a: #441993

Julgo que será apenas uma indicação do lugar de residência: Perto ou junto do lugar onde estava situada a Igreja.

Repare que no registo está escrito: "Gaspar Dias, o da Igreja". Seria certamente uma forma de o diferenciar de algum homónimo que por ali residiria.

Cumprimentos

João Clímaco Lilaia

Resposta

Link directo:

Significado

#442024 | ruipontecosta | 15 jul 2022 08:58 | Em resposta a: #442000

Sim, é uma boa possibilidade, sei que existiu um outro Gaspar Dias (este da Costa), pelo que faz sentido distinguir. Mas tendo em conta que este deu nomes religiosos aos filhos (Baltazar, Gens), penso que tambem é possivel que tenha estado ligado a igreja de outra forma.

Cumprimentos,
Rui

Resposta

Link directo:

Significado

#442025 | tmacedo | 15 jul 2022 10:41 | Em resposta a: #442024

Caro confrade Rui Ponte Costa,

Não se iluda com outras hipóteses. O mais comum nesses tempos eram os nomes dados terem algo a ver com a religião tal a importância que tinha nas suas vidas. Para mais quando o nome era dado ... no baptismo.

A sugestão do nosso confrade Lilaia tem, certamente, mais de 99% de probabilidades de ser a interpretação correcta.

Cumprimentos,
A. Taveira

Resposta

Link directo:

Significado

#442073 | acota | 17 jul 2022 17:27 | Em resposta a: #441993

Caros confrades,

Tenho um exemplo de uma antepassada que usava Maria Antónia da Igreja, natural de Amares, Freg. de São Vicente do Bico, proprietária e moradora no Lugar de Igreja da dita freguesia e por isso fora conhecida por Maria Antónia da Igreja para se distinguir provavelmente de outra Maria Antónia da mesma idade e da mesma freguesia.
Este é um caso em que Igreja era toponimia, mas haverá outros que serão por devoção , por serem filhos da “Igreja”, filhos de Padres, Monges , freiras etc ou por serem expostos na Roda da Igreja.


Votos de um Santo Domingo,
João Paulo Gaspar

Resposta

Link directo:

Significado

#442079 | ruipontecosta | 18 jul 2022 11:02 | Em resposta a: #441993

Muito obrigado a todos pela clarificaçao. Ha registos de um outro Gaspar Dias (mercador), por isso talvez a distinçao seja em relaçao a este. No entanto ate agora o unico Gaspar Dias que tenho em registo desta altura era de Avo (nao de Arganil), o que sugere que haveria mais do que um ao mesmo tempo em Arganil.

Cumprimentos,
Rui

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 25 abr 2024, 16:37

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen