Fidalgos e Morgados de Vila Real e seu termo - Cabraes de São Paio

Este tópico está classificado nas salas: Bibliografia | Famílias

Fidalgos e Morgados de Vila Real e seu termo - Cabraes de São Paio

#442036 | Stanley de Souza | 16 jul 2022 05:05

Salve!

Consultando a obra "Fidalgos e Morgados de Vila Real..." o título Cabraes de São Paio (Vol. 4, p. 78), encontrei o Dr. Francisco Maria Cabral de S. Payo, casado em Folhadela no dia 30/10/1837 com D. Delphina da Conceição Teixeira de Magalhães Peixoto (nº 5, p. 80). Os dados relativos ao casamento conferem com o registo consultado no sítio do ADVR.

O Dr. Francisco Maria era filho do Dr. José António Dias de S. Payo, que se casou com Leonnor Anna Pereira Cabral. Este casal é ascendente dos meus filhos e o casamento encontra-se no link https://digitarq.advrl.arquivos.pt/viewer?id=1097683 (imagem m0180).

Conforme a dita obra, José António seria filho de ANTÓNIO JOSÉ DIAS DE S. PAYO e de D. MARTA JOAQUINA BOTELHO DE LACERDA, e Leonnor Anna seria filha de ANTÓNIO CAETANO PEREIRA CABRAL e de MARIA BERNARDA DE SOUZA PEREIRA DE CARVALHO.

Ocorre que pelo casamento de José António e Leonnor Anna, eles seriam filhos de JOSÉ FRANCISCO DIAS PARADA e MARIANNA DE SAMPAIO (ele); e JOSÉ FERREIRA PEREIRA CABRAL e FRANCISCA TERESA DIAS.

Estou eu confundindo os "Josés" e "Leonores", ou trata-se de um erro por parte de Júlio A. Teixeira?

Com os melhores cumprimentos,

Stanley Savoretti de Souza
Brasil

Resposta

Link directo:

Fidalgos e Morgados de Vila Real e seu termo - Cabraes de São Paio

#442063 | maria alexa | 17 jul 2022 00:13 | Em resposta a: #442036

Olá Stanley

Não sei se já nos cruzamos por aqui.

Eu também sou descendente do casal Dr. José António Dias de S. Payo, que se casou com Leonor Ana Pereira Cabral. Aliás ainda tenho esse Sampaio no meu nome.
O Dr. José bacharel em direito, nasceu em 1773 em Vila Real ,filho de José Francisco Dias Parada, nascido em 1746 na freguesia de Santiago de Folhadela e de Mariana de Sampaio nascida em 1742 em Parada de Cunhos, possuo registos.
Leonor Ana nasceu em Mateus cerca de 1769 e casou com o Dr José em 1793 . Era filha de José Ferreira Pereira Cabral e de Francisca Teresa Cabral,. Estes dados estão no registo do casamento deles em 1793 como refere. eu sou descendente duma filha deles Leonor Ana Luísa de Sampaio Pereira Cabral nascida em 1799 que casou com José Ferreira Botelho ( meus trisavós ).
Possuo também o assento de óbito do Dr José que morreu em Espanha em 1827, mas foi posteriormente registado em Portugal, aliás documento muito interessante.
Tenho encontrado alguns erros em obras referidas aqui por outros participantes. Inclusive os pais do meu antepassado José Ferreira Botelho , estão mencionados como não tendo descendência, o pai casou e morreu no mesmo ano pouco antes do filho nascer, não houve preocupação em procurar descendência após a morte do pai . Logo eu não existo !
Se é erro ou grande coincidência de nomes não sei, mas opto pela primeira hipótese.
cumprimentos

Maria Alexandra Meneses Sampaio Gonçalves Montenegro

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 abr 2024, 21:46

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen