Frederique/Frederico/Federique em Ligares (Freixo-de-Espada-à-Cinta, Bragança) e Almendra (Pinhel/Fo

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas | Regiões

Frederique/Frederico/Federique em Ligares (Freixo-de-Espada-à-Cinta, Bragança) e Almendra (Pinhel/Fo

#442059 | sergiorgreis | 16 jul 2022 21:40

Prezados,

Tudo bem? Meu nome é Sérgio e esta é a minha primeira postagem no Geneall (acompanho o fórum há alguns anos, mas só me inscrevi agora).

Estou desenvolvendo a árvore genealógica da minha família. Meus avós paternos e tios migraram de Portugal para o Brasil na década de 1950. Neste momento, estou tentando avançar na construção do lado paterno da minha avó paterna. O pai dela se chamava Luis Inácio Frederique, e nasceu em Deilão (Bragança) em 1890. Cada irmão dele nasceu em um local diferente (ainda não sei se achei todos): Baldomero (n. 1878) é de Avelanoso, Vimioso, Bragança; Francisco (n. 1885) é de Ligares, Freixo-de-Espada-à-Cinta, Bragança; Marcellina (n. 1887) é de Carrazeda-de-Ansiães, Bragança. Sei que Baldomero e Francisco foram do Exército.

Os pais de Luis Inácio e irmãos eram António Joaquim Frederique e Isabel Maria Clara. Ambos nasceram em 1849 em Ligares. Eles se casaram em 1877 em São Julião. António Joaquim era empregado fiscal. António teve um irmão, José Candido Frederico, nascido por volta de 1854 em Ligares (não encontrei o batismo dele). José Candido se casou em Ligares com Luiza do Carmo Gallas em 1886. Aparentemente, vários dos filhos deste casal migraram para os Estados Unidos, e alguns para o Brasil (se estabeleceram, contudo, no Rio de Janeiro, e não em São Paulo, como meus antepassados diretos).

Os pais de António Joaquim e José Candido eram José António Federique (ou Frederico, a depender do registro) e Isabel de Jesus Fernandes. É aqui que as coisas ficam um pouco mais complicadas, ao menos no caso de José António. Até agora eu só encontrei o óbito dele (1879, Ligares, com 60 anos). Não está claro pra mim onde ele nasceu, nem onde ele e Isabel teriam se casado. O registro de batismo de António Joaquim está na página m0052.tif deste livro de Ligares, e é o documento que contém mais informações sobre este momento da família: https://digitarq.adbgc.arquivos.pt/viewer?id=1197425

Não está claro p/ mim se José António nasceu em Ligares ou em Almendra (Guarda). Eu já tentei encontrar algo sobre os pais, Federique Antonio (?) e Maria dos Santos, mas não tive sucesso até agora. Felizmente, já consegui avançar um pouco na família de Isabel de Jesus (nascida em 1822 em São Martinho de Maçores, filha de José Manuel Fernandes Fidalgo e de Joanna das Neves).

Peço ajuda, se possível, para avançar no ramo Frederique/Frederico/Federique (??). Alguém já se deparou com minha família em suas pesquisas?

Muito obrigado pela atenção e me desculpe pela mensagem longa!

Com os melhores cumprimentos,

Sérgio Guedes Reis

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 07 jul 2024, 10:32

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen