Dúvidas leitura: Dos. Gonçalves e Antónia Machado. Casamento Em St. Mª do Souto, Guimarães, 1665

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Pessoas | Regiões

Dúvidas leitura: Dos. Gonçalves e Antónia Machado. Casamento Em St. Mª do Souto, Guimarães, 1665

#442173 | NISGM | 22 jul 2022 12:42

Viva,

Estou com alguma dificuldades na leitura das terras e lugares deste assento: https://archeevo.amap.pt/viewer?id=183393&FileID=130046&recordType=Description

É o casamento de Domingos Gonçalves e Antónia Machado, na freguesia de Santa Maria do Souto, Guimarães, a 27.01.1665, vem na imagem 13.

E ambos os noivos me parecem viúvos, mas não tenho a certeza. Dos pais não consigo ler, nem dos nomes dos viúvos.


Atentamente, nuno de m.

Resposta

Link directo:

Dúvidas leitura: Dos. Gonçalves e Antónia Machado. Casamento Em St. Mª do Souto, Guimarães, 1665

#442174 | NISGM | 22 jul 2022 13:26 | Em resposta a: #442173

Viva,

Mais uns acrescentos: Diria que o noivo é da freguesia do Casal do Soutelinho, que ignoro onde seja.
E que a noiva é de São Pedro de Gominhães, uma das freguesias de Guimarães.

Atentamente, nuno de m.

Resposta

Link directo:

Dúvidas leitura: Dos. Gonçalves e Antónia Machado. Casamento Em St. Mª do Souto, Guimarães, 1665

#442175 | jpm2353 | 22 jul 2022 15:35 | Em resposta a: #442174

Boa tarde,

Aqui vai a minha leitura:

À margem:
Domingos Gonçalves, de Soutelinho com Antónia Machada

Aos 27 dias do mês de Janeiro de 1665 anos, em minha presença, ?no arco? desta igreja se receberam com palavras de presente Domingos Gonçalves, viúvo meu freguês, do casal de Soutelinho, com Antónia Machada, viúva da freguesia de S. Pedro de Gominhães, por marido e mulher na forma da Santa Madre Igreja precedendo primeiro os três banhos na forma do Sagrado Concílio Tridentino e constituição deste Arcebispado, e por nada haver impedimento como me constou por certidão do Abade de Gominhães André de Carvalho se receberam assistindo eu como seu pároco no tal adro?, de que foram testemunhas o P.e Matias Soares, ao presente morador nesta freguesia e Salvador da Costa, morador do? Pombal e João? Fernandes, de Soutelinho e Domingos Fernandes, da Fonte e António Gomes solteiro e o ?...? de Domingos Gomes, sapateiro e outras muitas pessoas que estavam presentes assim desta freguesia como de Gominhães e por verdade o assino em Sta. Maria do Souto dia e era ut supra
Abade João Gomes Pereira


Cumprimentos,
JM

Resposta

Link directo:

Dúvidas leitura: Dos. Gonçalves e Antónia Machado. Casamento Em St. Mª do Souto, Guimarães, 1665

#442176 | PP | 22 jul 2022 16:22 | Em resposta a: #442173

Caro confrade JM,

Salvo melhor opinião, aqui fica o meu contributo:

«(...) se receberam assistindo eu como seu pároco no tal Acto (...);
«(...) António Gomes soltr.º capatr.º ofesial de» (solteiro, sapateiro oficial de) (...);
«(...) Salvador da Costa, morador de «Pomval»[sic] (Pombal; atual Rua de Pombal).

Cordiais cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

Dúvidas leitura: Dos. Gonçalves e Antónia Machado. Casamento Em St. Mª do Souto, Guimarães, 1665

#442203 | ADB | 23 jul 2022 00:52 | Em resposta a: #442176

Caro Nuno

Só para acrescentar que Casal de Soutelinho é um lugar da freguesia em questão e não uma freguesia.

Cumprimentos,

Filipe

Resposta

Link directo:

Dúvidas leitura: Dos. Gonçalves e Antónia Machado. Casamento Em St. Mª do Souto, Guimarães, 1665

#442209 | NISGM | 23 jul 2022 11:40 | Em resposta a: #442175

Viva,

Muito Obrigado pela transcrição.

Perfeito.
Atentamente, nuno de m.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 25 abr 2024, 10:12

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen