Cavaleiro da Graça e Devoção da Ordem de Malta
Este tópico está classificado nas salas: Direito | Títulos
Por curiosidade, quais são os critérios atualmente utilizados em Portugal pela Ordem de Malta para aceitar alguém como cavaleiro da Graça e Devoção?
Cumprimentos,
João Coutinho
Link directo:
Para se ser cavaleiro da graça e devoção da O.M. tem de se provar que na varonia do avô paterno há pelo menos 200 anos de sangue nobre, sem quebras.
Susana Bentes
Link directo:
A regra geral para este grau é a seguinte:
Árvore Genealógica indicando os Avós, na varonia da linha do Avô Paterno, provando que esta linha é de Família Nobre há pelo menos 200 anos, a contar da data de nascimento do Candidato, e ainda Mãe de Família Nobre ou de posição social digna durante pelo menos 3 gerações.
NFA
Link directo:
Caro NFA,
O que consistiria em nobreza para a Ordem de Malta? Alguém com nobreza civil? Um cavaleiro da Ordem de Cristo? Alguém com o avô materno fidalgo de solar?
Link directo:
Tendo presente o livro PRIVILÉGIOS DA NOBREZA E FIDALGUIA DE PORTUGAL de Luiz da Silva Pereira Oliveira, 2ª edição de 2002, Fac-simile da 1ª edição 1806, o que distingue resumidamente entre a Nobreza natural e a Nobreza civil, a primeira é hereditária, e de linhagem, a segunda é Politica, serviços prestados à Casa Real.
RespostaLink directo:
Caro NFA,
Muito obrigado pela sua resposta. Já li o tal livro, nesta mesmíssima edição, que muito me interessou. Admito que minha duvida/curiosidade parte um tanto do meu caso, que seria o seguinte:
Minha varonia tem cerca de duzentos e cinquenta anos de nobreza, partindo de um oficial do exército, que tinha a mãe nobre (com uma quebra de varonia, no entanto) e o pai com nobreza civil.
Tal linhagem entraria no critério da Ordem de Malta?
Link directo:
Caro João Coutinho,
Nobreza Civil com varonia de 250 anos enquadra-se, porém tem que apresentar provas, documentação, para análise do processo de candidatura (ex. FSO, COXº, etc.)
NFA
Link directo:
Caro NFA,
Acabei pegando esse tópico e me interessou um bom tanto. Neste meu caso, tenho um hexavô na varonia que é capitão de tropa de cavalos em 1730, um pentavô na varonia que recebe o hábito de Cristo em 1820. Tenho todos documentos (o decreto do D. João VI passando a carta do hábito ao meu pentavô, os documentos do Conselho Ultramarino sobre meu hexavô) e até registrei armas recentemente junto ao INP, justamente por esta linha. Sinto perturbar o senhor, mas meu caso se enquadraria?
Com os meus melhores cumprimentos,
Daniel Lôbo.
Link directo:
Caro Daniel Lôbo,
Para não ocorrer asneira, só analisando tendo como regra geral os 200 anos a contar com a data do seu nascimento, conforme já referido.
Toda a documentação suporte é fundamental para o processo de candidatura.
Melhores cumprimentos,
NFA
Link directo:
Caro NFA,
Uma última pergunta: como alguém se candidata?
Sinto muito por lhe maçar com perguntas, mas é (muito) raro encontrar alguém bem informado.
Meus melhores cumprimentos,
Daniel Lôbo.
Link directo:
Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 13 nov 2024, 08:09