Quinta das Sete Fontes, em Coimbra

Este tópico está classificado nas salas: Património | Regiões

Quinta das Sete Fontes, em Coimbra

#19093 | Portuguez | 28 mar 2002 20:29

Alguém sabe informação sobre a Quinta das Sete Fontes, que existia ainda na freguesia de Santo António dos Olivais, em Coimbra, na 2ª 1/2 do sc. XIX? Obrigado.

Resposta

Link directo:

RE: Quinta das Sete Fontes, em Coimbra

#21537 | Portuguez | 17 mai 2002 23:47 | Em resposta a: #19093

Resovi puxar este topico outra vez, porque ao fds há mais gente que possam saber.

" [Moderador] [Regras] [Ajuda] [Registe-se] [Alterar Dados]
Fórum de Genealogia

TODAS AS SALAS Passos Perdidos

Arquivos
Bibliografia
Brasil
Cargos Direito
Eventos
Famílias
Formação Genética
Heráldica
Hispânia
Informática Património
Pessoas
Regiões
Títulos

Todos as SalasArquivosBibliografiaBrasilCargosDireitoEventosFamíliasFormaçãoGenéticaGeralHeráldicaHispâniaInformáticaPassos PerdidosPatrimónioPessoasRegiõesTítulos por Tópicopor Autor

Este tópico pertence à(s) Sala(s): Património Regiões
Nota: para visualizar todas as mensagens deste tópico na mesma página utilize o modo expandido
Mensagens neste tópico Autor Data
• Quinta das Sete Fontes, em Coimbra Portuguez 28-03-2002, 20:29

Quinta das Sete Fontes, em Coimbra

Alguém sabe informação sobre a Quinta das Sete Fontes, que existia ainda na freguesia de Santo António dos Olivais, em Coimbra, na 2ª 1/2 do sc. XIX? Obrigado.

Resposta

Link directo:

RE: Quinta das Sete Fontes, em Coimbra

#21751 | jpn | 21 mai 2002 21:44 | Em resposta a: #19093

A qinta das Sete Fontes ainda existe,hoje em dia so resta a casa e jardins que pertencem aos herdeiros do Exmo.Sr.Conde de Fijô.Se necessitar mais informaçao tenho relativa facilidade.
Cumprimentos
Joao Pedro Norton

Resposta

Link directo:

RE: Quinta das Sete Fontes, em Coimbra

#21778 | Portuguez | 22 mai 2002 00:04 | Em resposta a: #21751

Caro João Pedro Norton
Obrigado! Fui ver e no ANP encontrei o 3º Conde nascido e a viver na quinta. O 2º Conde vem como nascido em 1877, sem mais (embora eu pense que talvez na mesma quinta). A minha dúvida é: Verifiquei com surpresa no assº de baptismo de meu Tio Avô Salvador Duarte de Figueiredo e Faro Themes que meus Bisavós Alexandre de Figueiredo, e Maria Fortunata Guedes Themes eram paroquianos e viviam na quinta das Sete Fontes, em Coimbra, no ano de 1871, embora minha Bisavó tenha ido ser mãe deste filho junto da sua própria Mãe, em Vilar Seco. O filho mais velho, Arnaldo Juzarte de Figueiredo e Faro Themes (dou os nomes todos dos dois irmãos por não terem aindo podido ser rectificados aqui, no GP) nascera em Avô em 1870, constando os pais como aí residentes. Minha Avó nasce em Avô em 1875, um ano antes de seu Pai morrer, ano em que consta serem residentes e paroquianos ali, em Avô, também.
Procuro portanto descobrir se eventualmente, já pai do primeiro filho, meu Bisavô Alexandre, de frágil saúde, teria tentado ir recomeçar os estudos em Coimbra, e a quem pertenceria a quinta nesse ano. Nesse sentido, tendo eu infelizmente deixado de ter família em Coimbra há alguns anos atrás, muito lhe agradecia se perguntasse se no referido ano de 1871 a quinta já pertencia à família Fijô, se sabem se alguma vez esteve alugada no passado, ou a quem a compraram caso tenha sido adquirida posteriormente aos anos 70 do sc. XIX.
Gratos Cumptos.
Alexandre Tavares Festas

Resposta

Link directo:

RE: Quinta das Sete Fontes, em Coimbra

#21806 | jpn | 22 mai 2002 15:41 | Em resposta a: #21778

A Quinta das Sete Fontes segundo parece foi adquirida pelo Sr.Anibal de Lima, sogro do 3º Conde de Fijô no principio do seculo.Vou tentar saber mais promenores.
Um abraço
João Norton

Resposta

Link directo:

RE: Quinta das Sete Fontes, em Coimbra

#21855 | Portuguez | 23 mai 2002 17:21 | Em resposta a: #21806

Caro João Norton
Obrigado pela maçada. Cá fico à espera.
Abraço
ATF

Resposta

Link directo:

RE: Quinta das Sete Fontes, em Coimbra

#81921 | LAF | 16 jan 2005 09:41 | Em resposta a: #21855

Apesar do tópico ser de 2002...

Sobre Quinta das Sete Fontes:
Outros tempos ou velharias de Coimbra, Augusto d'Oliveira Cardoso Fonseca, 1850 a 1880, Lisboa, 1911, pp. 119 a 122.

Resposta

Link directo:

RE: Quinta das Sete Fontes, em Coimbra

#81940 | Pedro França | 16 jan 2005 16:29 | Em resposta a: #81921

Caríssimos:

Foi com alguma surpresa que tropecei neste tópico porquanto me era totalmente estranho. À data da sua inauguração eu ainda não era membro do Fórum da GP.
Reparei agora também, que não houve grande saída em termos de respostas lançadas pelo meu primo Alexandre Tavares Festas, mas, devo dizer que há uns anos atrás, publiquei um artigo intitulado, sob o nome de autor - Pedro da França Machado:
"Os perpétuos guardiães da Sé Velha, de Coimbra: o deão Luís Pereira de Melo", in: Munda, Coimbra: GAAC, nº 33, Maio de 1997, p. 13-18.
Aí dou corpo à história da quinta das Sete Fontes desde o séc. XVII, graças ao Deão e Cónego da Sé Luís Pereira de Melo, a que não são estranhos outros dois cónegos da Sé - Bernardo Pereira de Sampaio (irmão) e António Saraiva do Amaral (tio), todos sepultados na Sé, e da família dos Saraivas Sampaios, morgados de Freches/Trancoso.
Sei que ao entrarmos no séc. XIX esta família ainda existia em Coimbra mas já com pouco esplendor.
A ligação com a ascendência de meu primo do lado Figueiredo Themes não a tenho estudada; é possível que ela tenha vindo a ser proprietária da quinta por compra e não por herança. Sei que o Sr. Delmino-Aníbal Lima havia adquirido por compra essa quinta (entre outros prédios de cariz senhorial) no séc. XiX/XX, e tal prédio veio a integrar o dote de sua filha, D. Leopoldina de Lemos Teixeira da Silva Lima, quando em 1927 casou com o 3º conde de Fijô.
Hoje, partilhas feitas, os proprietários da casa/quinta das Sete Fontes (com armas dos Fijôs), são D. Maria José Mendonça (minha colega de Faculdade) e marido, sobrinha materna (ela), do 4º Conde José Luciano de Castro Teixeira Lima Corte Real, falecido solteiro, sem geração.
Espero que este aditamento contribua para alguma coisa mais.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Quinta das Sete Fontes, em Coimbra

#81941 | Pedro França | 16 jan 2005 16:30 | Em resposta a: #81921

Caríssimos:

Foi com alguma surpresa que tropecei neste tópico porquanto me era totalmente estranho. À data da sua inauguração eu ainda não era membro do Fórum da GP.
Reparei agora também, que não houve grande saída em termos de respostas lançadas pelo meu primo Alexandre Tavares Festas, mas, devo dizer que há uns anos atrás, publiquei um artigo intitulado, sob o nome de autor - Pedro da França Machado:
"Os perpétuos guardiães da Sé Velha, de Coimbra: o deão Luís Pereira de Melo", in: Munda, Coimbra: GAAC, nº 33, Maio de 1997, p. 13-18.
Aí dou corpo à história da quinta das Sete Fontes desde o séc. XVII, graças ao Deão e Cónego da Sé Luís Pereira de Melo, a que não são estranhos outros dois cónegos da Sé - Bernardo Pereira de Sampaio (irmão) e António Saraiva do Amaral (tio), todos sepultados na Sé, e da família dos Saraivas Sampaios, morgados de Freches/Trancoso.
Sei que ao entrarmos no séc. XIX esta família ainda existia em Coimbra mas já com pouco esplendor.
A ligação com a ascendência de meu primo do lado Figueiredo Themes não a tenho estudada; é possível que ela tenha vindo a ser proprietária da quinta por compra e não por herança. Sei que o Sr. Delmino-Aníbal Lima havia adquirido por compra essa quinta (entre outros prédios de cariz senhorial) no séc. XiX/XX, e tal prédio veio a integrar o dote de sua filha, D. Leopoldina de Lemos Teixeira da Silva Lima, quando em 1927 casou com o 3º conde de Fijô.
Hoje, partilhas feitas, os proprietários da casa/quinta das Sete Fontes (com armas dos Fijôs), são D. Maria José Mendonça (minha colega de Faculdade) e marido, sobrinha materna (ela), do 4º Conde José Luciano de Castro Teixeira Lima Corte Real, falecido solteiro, sem geração.
Espero que este aditamento contribua para alguma coisa mais.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Quinta das Sete Fontes, em Coimbra

#81997 | Nuno | 17 jan 2005 10:28 | Em resposta a: #81921

Caro LAF,

Agradeço-lhe a informação em nome do meu primo Alexandre Tavares Festas, cujo email é atavaresfestas arroba hotmail ponto com .

Cumprimentos,

Nuno Calheiros Ponces

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 28 abr 2024, 20:07

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen