Registo de Partida de famílias destacadas para a Índia Portuguesa no séc. XVIII e XIX

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Bibliografia | Cargos | Direito | Eventos

Registo de Partida de famílias destacadas para a Índia Portuguesa no séc. XVIII e XIX

#443123 | Paulo S. Ramunni | 13 set 2022 07:54

Caros amigos da genealogia,
Alguém me sabe dizer se há em algum sítio registos dos cidadãos, ou militares, que partiram para a Índia Portuguesa (Goa, Damão e Diu), no Séc. XVIII e XIX? Grande parte dos homens da minha família Teles Pereira na Índia, foram militares, por isso o primeiro deles talvez tenha sido destacado como militar, ou com funções administrativas.
O meu nome é Paulo Ramunni, nascido e a viver em Portugal, desde 1968.
Gostaria de lhes pedir ajuda para o impasse aonde agora me encontro, relativo a alguns dos meus longínquos antepassados. A avó da minha avó Maria de Lourdes Fernandes (minha Tetravó, portanto), nascida em Damão, por volta de 1849, foi Petornilla Camila Telles Pereira (https://www.geni.com/people/Petornilla-Petornila-Fernandes/60000001...).
Depois de me debater por algum tempo no emaranhado que são as árvores compiladas no GENI daquela região e no acesso aos registos locais, finalmente, consegui os documentos comprovativos desta minha relação familiar com os Telles (Teles) Pereira .
Através do livro "Os Luso-Descendentes da Índia Portuguesa", de Jorge Forjaz e José Francisco de Noronha, consegui "subir" um pouco mais na árvore, até João Teles Pereira, o meu 7º avô casado com Guiomar Velim. Nesse mesmo livro, consta que o seu filho Vitorino Teles Pereira, casado com Catarina Rosa de Saldanha, nasceu em Lisboa, cerca de 1760.
Alguém, por favor, pode orientar-me no sentido de conseguir obter mais informação sobre este ramo da minha família em Portugal? Onde devo procurar? A quem me devo dirigir? Conhecem alguma família de nome Teles Pereira de Lisboa? E Velim?

Muito Obrigado.
Melhores Cumprimentos,
Paulo
P.S. Detenho alguns documentos comprovativos desta relação familiar.

Resposta

Link directo:

Registo de Partida de famílias destacadas para a Índia Portuguesa no séc. XVIII e XIX

#443133 | saintclair | 13 set 2022 16:13 | Em resposta a: #443123

-
....Sempre lhe vai abrir os horizontes.
https://geneall.net/pt/forum/13998/os-vice-reis-da-india/#a14286
Sc.

Resposta

Link directo:

Registo de Partida de famílias destacadas para a Índia Portuguesa no séc. XVIII e XIX

#443142 | Paulo S. Ramunni | 13 set 2022 17:52 | Em resposta a: #443133

Boa Tarde,

Muito obrigado pela sua resposta. No entanto, não encontro lá qualquer referência aos nomes que mencionei da minha família: Teles (Telles) Pereira, Velim, De Saldanha...
Pode dizer-me aonde viu essa relação, por favor.

Melhores Cumprimentos,
Paulo

Resposta

Link directo:

Registo de Partida de famílias destacadas para a Índia Portuguesa no séc. XVIII e XIX

#443143 | saintclair | 13 set 2022 18:05 | Em resposta a: #443142

-
Caro Confrade;
Foi nestes Links.
https://geneall.net/pt/forum/13998/os-vice-reis-da-india/#a13998https://geneall.net/pt/forum/13998/os-vice-reis-da-india/#a13998

Sc.

Resposta

Link directo:

Registo de Partida de famílias destacadas para a Índia Portuguesa no séc. XVIII e XIX

#443147 | Paulo S. Ramunni | 13 set 2022 21:45 | Em resposta a: #443143

Sim, precisamente... Não encontro lá referências nenhumas a alguma pessoa de nome Teles Pereira ou Velim...

Cpts,
Paulo

Resposta

Link directo:

Registo de Partida de famílias destacadas para a Índia Portuguesa no séc. XVIII e XIX

#451558 | tiagograca02 | 25 dez 2023 15:31 | Em resposta a: #443123

Olá, o meu nome é Tiago Graça e a família Teles Pereira é a minha família, que veio da Índia atualmente vivemos em Lisboa, a minha avó chama-se Cândida Maria de Fátima Teles Pereira

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 23 abr 2024, 16:25

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen