Ao Marcos Filgueira - descendentes de Francisco Ca

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias

Ao Marcos Filgueira - descendentes de Francisco Ca

#19098 | ítalo | 29 mar 2002 13:50

Senhor Marcos Filgueira, saudações.
Há algum tempo correspondemo-nos neste mesmo GeneaPortugal acerca duns Morais Valcacer ancestrais meus. Disse-me o senhor descender de Francisco Camello Valcacer e Ana da Silveira. Pergunto: terá o nome dos filhos deste Francisco Camello? Algum deles assumiu o sobrenome Morais Camello? Há pouco descobri que descendo de João de Morais Camelo, natural de São João do Cariri, na Paraíba.
Agradeço qualquer informação.
Cordialmente, Ítalo Moraes Rocha Guedes.

Resposta

Link directo:

RE: Ao Marcos Filgueira - descendentes de Francisco Ca

#19117 | Filgueira | 29 mar 2002 23:09 | Em resposta a: #19098

Caro Ítalo,

No Inventário de Ana da Silveira realizado em 1671,constam os seguintes filhos:

F1.Francisco Camelo Valcacer c.c.Catarina Vasconcelos, nascida em 1625. Pais de:
N.Catarina c.c. Jeronimo Cavalcanti de Albuquerque
F2.Domingos da Silveira
F3.Isabel Cardosa
F4.Miguel Camelo
F5.Duarte Gomes da Silveira
F6.Jeronimo da Silveira Valcacer

As duas seguintes não constam do inventário

F7.Ana da Silveira c.c. Antonio de Holanda Vasconcelos
F8.Catarina Teodora Valcacer c.c.João do Rego Barros que governou a Paraiba,pais de:
N.João Gomes do Rego Barros que foi para o Piauí, do qual eu descendo através dos Castelo Branco e Burlamaqui.

Abraços

Marcos Filgueira

Resposta

Link directo:

RE: Ao Marcos Filgueira - descendentes de Francisco Ca

#19118 | ítalo | 30 mar 2002 00:12 | Em resposta a: #19117

Caro Marcos Filgueira, agradeço-lhe muito as informações. Desejo-lhe boa Páscoa.
Cordialmente, Ítalo Moraes Rocha Guedes.

Resposta

Link directo:

RE: Ao Marcos Filgueira - descendentes de Francisco Ca

#19151 | ítalo | 31 mar 2002 14:50 | Em resposta a: #19117

Pergunto-lhe, onde está o Gregório Valcacer de Morais? Será ilegítimo? Agradeço informações.
Cordialmente, Ítalo Moraes Rocha Guedes.

Resposta

Link directo:

RE: Ao Marcos Filgueira - descendentes de Francisco Ca

#19152 | Filgueira | 31 mar 2002 16:00 | Em resposta a: #19151

Caro Ítalo,

Como você poderá ver em uma das menssagens anteriores, Gregório é irmão e não filho de Francisco Camelo Valcacer.

Abraços,

Marcos Filgueira

Resposta

Link directo:

RE: Ao Marcos Filgueira - descendentes de Francisco Ca

#19201 | ítalo | 02 abr 2002 02:11 | Em resposta a: #19152

Caro Marcos Filgueira,
Peço desculpas por incomodá-lo novamente, mas creio que possui informações para mim valiosas sobre estes meus ancestrais. Em uma mensagem anterior os pais da citada Ana da Silveira são dados como Domingos da Silveira e Margarida Gomes da Silva. Pergunto: será este Domingos irmão de Duarte Gomes da Silveira, instituidor do Morgado do “Salvador do Mundo”? Se afirmativo, quero crer que no documento em questão, creio que o senhor o conhece, o nome da esposa de Domingos da Silveira é Serafina de Moraes. Poderia o senhor me tirar estas dúvidas? Novamente me desculpo pelo incômodo mas aproveito para agradecer se me puder ajudar :-).
Cordialmente, Ítalo Moraes Rocha Guedes.

Resposta

Link directo:

RE: Ao Marcos Filgueira - descendentes de Francisco Ca

#19362 | Juliana Areias | 06 abr 2002 03:40 | Em resposta a: #19117

Olá, Marcos,
Através de contato com Ítalo, tomei conhecimneto deste forum e das suas informações contidas nele. Pesquiso tb os ascendentes e descendentes de Francisco Camelo Valcacer. A minha linha de descêndência vem através de Antônio d'Azevedo Maia (o português)de Jardim do Seridó e em 2000, através de pesquisa in loco nas paróquias de Seridó, Caicó e Natal, conseguimos as certidões que mostram a linha direta de meu marido, Rogério Teixeira da Mata à José d'Azevedo Maia, filho do Português Antônio. Daí, ficou fácil: usando as mesmas fontes de pesquisa que você conhece ("No roteiro dos azevedos e outras famílias..." e "Velhas famílias do Seridó") é que chegamos ao Capitão Francisoc Camelo Valcacer, através do seu filho Gregório.
Foi surpresa para mim saber que Gregório, assim como mais duas filhas (fora, obviamente, o considerado filho Bastardo Pedro) não estarem presentes no inventário de Ana da Silveira esposa do Capitão. Você tem cõpia deste documento? Onde o conseguiu? seria Possível nos enviar, via scaner, fax, correio? (Moramos na Nova Zelândia agora). Recentemente, escreveram-me dizendo que o livro "A Família Nobrega no Nordeste Brasileiro" também contém informações sobre os "Camelo Valcácer". Justamente, por estarmos fora do Brasil, nosso acesso à este livro se torna impossível. Você já conhece esse livro, ou teria como acha-lo e pesquisar?
Achei bastante interessante sua suposição da ascendência do Capitão e sua "avó" Catarina Valcácer. Gostaria de saber o que lhe leva a acreditar nela e se você possui mais detalhes da vida destas pessoas,( principalmente DATAS e locais ou qualquer outras informações que nos possibilite desenvolver melhor a hierarquia das gerações fundamentando assim a sua suposição.
Você descreve também que Jorge Camelo e Isabel Cardosa) tiveram os seguintes filhos:
"6. N... c.c João Tavares
6. Ana de Morais c.c Antônio de Holanda Vasconcelos
6. Jorge Camelo (solteiro e tinha 25 em 1594 qdo de sua confissão se refere ao "Tio" Sebastião Morais)
6. Francisco Camelo Valcacer"

Gostaria que você me elucidasse algumas coisas nessas informaçõea:
1) Você diz que nas suas fontes de pesquisa ora se diz que o Capitão era filho e ora neto de Jorge. Você já experimentou dar alguma estimativa de datas de nascimento(ou tem algum dado real), montando as gerações , que possibilite definir melhor se ele seria filho ou neto?
2)Tem certeza desses nomes Ana de Morais c.c Antônio de Holanda Vasconcelos? Pois, eu possuia o dado de que esse Antônio era casado com Ana da Silveira (2a) FILHA do Capitão Francisco camelo Valcácer e Ana da Silveira.
3)Esse Jorge Camelo (filho) foi o que esteve no tribunal da inquisição em 1594 e falou de seu tio Sebatião. O nome dele era Jorge mesmo ou Sebastião (2o), pois num outro trecho de seus relatos, você tinha dito que era Sebastião.
4) Se o nome do filho de Jorge(1o) era mesmo Jorge(2o), não seria possível então que o Capitão Francisco Camelo Valcácer fosse filho deste segundo jovem, explicando assim o porque da confusão de hora se considerar o capitão como filho e ora neto de Jorge? Ou essa hipótese nâo tem fundamento já que você descreve o Jorge(2o)como solteiro e tinha 25 em 1594 (quer dizer que nascera em 1569?).

Enfim, gostaria imensamente que você me respondesse essas minhas dúvidas e me informasse de qualquer outra novidade não contida ainda nesses seus relatos. Principalmente, sinto falta de poder localizar essas pessoas todas melhor no tempo em que viveram. Por isso que lhe peço encarecidamente, que me forneça qualquer tipo de DATAS, locais e acontecimentos que você disponha, que pudesses nos ajudar a desvendar esses mistérios da forma mais científica possível.
Aguardo ansiosa a sua resposta!!!!!
Obrigadão desde já e desculpe o incômodo!!!!
Juliana Areias:-)

Resposta

Link directo:

RE: Ao Marcos Filgueira - descendentes de Francisco Ca

#19363 | Juliana Areias | 06 abr 2002 03:52 | Em resposta a: #19152

Olá, Marcos!
Novamente lhe escrevo, pois sempre soubera que Gregório fosse filho do Capitão Francisco Camelo Valcácer (ainda que não esteja no inventário de sua mãe), os livros "No roteiro dos Azevedos..." e "Velhas famílias do Seridó" afirmam isso. Procurei, mas não achei nas suas mensagem anteriores onde está descrito que ele fosse irmão e não filho.
Você poderia me elucidar mais essa dúvida?
Obrigada desde já!
Juliana Areias :-)

Resposta

Link directo:

RE: Ao Marcos Filgueira - descendentes de Francisco Ca

#19364 | Juliana Areias | 06 abr 2002 04:00 | Em resposta a: #19098

Olá, "Primo" Ítalo!

Essa mensagem é só para lhe agradecer pelo seus emails (alias, vc recebera o último que lhe mandei essa semana?) e por me dar a oportunidade de participar desse forum. Já vi que você enviou a Marcos uma nova questão, desta vez sobre os pais de Ana da Silveira. Também lhe enviei hoje duas mensagens solicitando esclarecimentos sobre alguns pontos dos escritos dele, que não batem bem com as informações que eu tinha.
Vamos assim progredindo em nossas pesquisas.
Obrigadão mais uma vez e mantenha contato!!!
Prima Juliana Areias :-)

Resposta

Link directo:

RE: Ao Marcos Filgueira - descendentes de Francisco Ca

#19369 | Filgueira | 06 abr 2002 11:39 | Em resposta a: #19362

Cara Juliana

1.Infelizmente nada mais posso acrescentar ao que já postei nos dias 25/07/2001 e 29/03/2002 em resposta ao Ítalo.Lá estão as minhas razões e as fontes de onde tirei as informações.
2.Adauto Ramos e Zilmar Ferreira Pinto, paraibanos,ambos do Inst.Paraibano de Genealogia e Heraldica,publicaram em 1995 o "Processo do Pio Legado de Ana da Silveira 1671 - 1847" de que possuo as anotações referentes aos descendentes, que já postei neste forum.
3.Não tenho acesso ao trabalho sobre a familia Nóbrega mas não acredito que tenha mais informações que as que já temos.
4.É comum nos nobiliarios, haver confusão de nomes e descendencias que só poderão ser esclarecidas através de fontes primarias, como esse inventário citado, que merece maior credibilidade.O trabalho do tabelião Sebastião de Azevedo Basto é bem o exemplo disso, necessitando em alguns casos de uma verdadeira exegese para entender o ele quer dizer, daí o cuidado em utilizar suas informações.

De qualquer forma, aos poucos vamos nos acercando da verdade sobre esses nossos ancestrais.

Abraços

Marcos Filgueira

Resposta

Link directo:

RE: Ao Marcos Filgueira - descendentes de Francisco Ca

#19398 | ítalo | 07 abr 2002 02:18 | Em resposta a: #19364

Cara prima, fico feliz que tenha também se juntado ao fórum do GeneaPortugal. Verá que com paciência e perseverança conseguirá valiosas informações aqui. Creio que descobri recentemente algo que talvez esclareça a questão do cargo de Governador de índios imputada a Pedro Valcacer e acredito ter motivos para crer que ele não fosse índio. Enviarei brevemente estas informações para você.
Seu primo Ítalo.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 21 mai 2024, 10:01

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen