Família Guerra Bordalo

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Família Guerra Bordalo

#443696 | VascoTavares | 16 out 2022 13:03

devido a descender de membros da família guerra bordalo de Escalhao, Figueira de Castelo Rodrigo decidi investigar mas queria saber se existe ligação direta a Sebastião Rodrigues de Guerra que veio para Portugal e os seus descendentes radicaram se ali na zona, alguém me pode ajudar?
cumprimentos,
Vasco Tavares

Resposta

Link directo:

Família Guerra Bordalo

#443697 | miguel monteiro | 16 out 2022 13:36 | Em resposta a: #443696

Boa Tarde

Também sou descendente dos Guerra Bordalo, mas não sei como ajudar.
De qualquer forma, se pesquisar por Sebastião Guerra no FamilySearch, vai encontrar vários, na Escalhão do século XVII.
Cumprimentos

miguel monteiro

Resposta

Link directo:

Família Guerra Bordalo

#443701 | jaboo | 16 out 2022 19:37 | Em resposta a: #443696

Caro Vasco Tavares,

Eu estudei os Bordalos do concelho de Figueira de Castelo Rodrigo por serem colaterais meus pelo ramo dos Bordalos. Existiram vários ramos "Guerra Bordalo" naquela zona possivelmente com diferentes origens "Guerra" pois existiram muitos casamentos entre Guerras e Bordalos ao longo dos sec XVI-XVIII. Mas que eu saiba, o antepassado Guerra mais remoto dos Bordalos de Escalhão que eu consegui identificar foi um "Domingos Guerra", cristão-velho, curtidor, nascido ~1580, cuja neta foi Maria Rolim, "a Bordala" de alcunha, antepassada dos Bordalos que tinham fama de cristãos-novos naquela região. Existiu outro ramo Bordalo no concelho, que eram cristãos-velhos, mas estes eram descendentes de meu antepassado André Bordalo, do Souto de Penedono. No sec XIX os 2 ramos uniram-se quando Antonio Francisco Guerra Bordalo (de Almendra), descendente do ramo Bordalo cristão-velho, casou em 1885 com Maria do Rosario Soares Bordalo, de Figueira de Castelo Rodrigo, descendente do ramo Bordalo "cristão-novo".
Cumprimentos
João Braz

Resposta

Link directo:

Família Guerra Bordalo

#443702 | saintclair | 16 out 2022 20:49 | Em resposta a: #443701

-
---
"Em 1492, os monarcas espanhóis, Fernando e Isabel, emitiram o Decreto de Alhambra, expulsando os judeus dos reinos de Castela e Aragão. Dezenas de milhares de judeus procuraram refúgio na fronteira com Portugal.

Um padre português, Andrés Bernáldez, observou à época como os refugiados "caminhavam pelas estradas e pelos campos com grande dificuldade e desgraça, com alguns deles caindo, alguns deles morrendo, outros nascendo e todo cristão sentia pena de eles."

No pico deste influxo, estima-se que até um quinto da população inteira de Portugal seja judia. Ruth - que nasceu na aristocracia católica, mas depois se converteu ao judaísmo - descreve a crise dos refugiados: "Todos os bairros judeus estavam transbordando por causa de todas essas pessoas que vinham sem parar".

Em 1495, Manuel 1º ascendeu ao trono de Portugal. Embora primeiro visto como amigável para a população judaica, ele queria se casar com a filha de Fernando e Isabel, a Infanta de Aragão. Como parte do contrato de casamento, os governantes espanhóis insistiram que o mandatário português adotasse as mesmas restrições para os judeus de Portugal.

Em 5 de dezembro de 1496, Manuel 1º ordenou a expulsão de todos os judeus que não se convertessem ao catolicismo. Alguns partiram, mas quando a política entrou em vigor, Manuel hesitou e até tentou retardar a partida dos judeus.

"Ele era muito ambíguo sobre isso", diz Ruth. "Sabia que muitas das finanças de Portugal estavam em mãos judaicas - como portos, negócios e a construção das caravelas que ajudaram na descoberta do Novo Mundo. Ele não queria que os judeus fossem embora, por isso ele encenou conversões forçadas."
---
...Foi o que originou o povoamento de; Bragança, Miranda Douro, Mirandela, Figueira Castelo Rodrigo,
entre dezenas de vilas e Cidades Portuguesas que fazem fronteira com ESPANHA.
---
https://www.bbc.com/portuguese/geral-48440404
Cumprimentos
Saintclair
-

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 17:56

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen