Procuro Maria Rodrigues, de Linhares (16XX)

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Pessoas

Procuro Maria Rodrigues, de Linhares (16XX)

#443775 | skinner87 | 19 out 2022 19:17

Caríssimos,

Venho mais uma vez solicitar a vossa ajuda na localização de uma pessoa.

Procuro por Maria Rodrigues, moradora em Linhares (Celorico), casada com Manuel Fernandes.

Não tenho mais informação direta sobre Maria, mas sim sobre o seu filho José Rodrigues, que casou com Catarina Gonçalves a 19 de junho de 1709 (https://digitarq.arquivos.pt/viewer?id=4802855, tif 6).

Sei que a informação não é muita, mas qualquer coisa que me possa ajudar, agradeço.

Obrigado,

Bruno

Resposta

Link directo:

Procuro Maria Rodrigues, de Linhares (16XX)

#443776 | ADB | 19 out 2022 19:32 | Em resposta a: #443775

Caro Bruno

Penso já lhe ter dado a dica na altura. Tem de localizar o batismo do filho e, depois, o casamento dos pais.

Se o casamento não aparecer em Linhares é porque a noiva pode não ser de lá. Assim, é importante ver o batismo dos outros eventuais filhos que tenham tido, para ver de onde eram os padrinhos.

Boas pesquisas.

Filipe

Resposta

Link directo:

Procuro Maria Rodrigues, de Linhares (16XX)

#443785 | skinner87 | 20 out 2022 09:14 | Em resposta a: #443776

Olá Filipe,

Sim, é verdade, e eu segui esse conselho mas infelizmente não consegui encontrar - ou por culpa própria, porque não sou o mais hábil a conseguir perceber os registos, ou porque os registos estão algo danificados, ou simplesmente porque o registo não existe.

Já aconteceu eu não conseguir encontrar e alguém aqui do fórum conseguir, daí o pedido de ajuda.

Estou novamente a ver os registos, mas já me estou a afastar dos anos mais prováveis.

Obrigado, Bruno

Resposta

Link directo:

Procuro Maria Rodrigues, de Linhares (16XX)

#443789 | ADB | 20 out 2022 14:14 | Em resposta a: #443785

Olá Bruno

Bom, a verdade é que nem toda a gente tem queda para ler este tipo de letra. Realmente, há páginas em que a tinta também prejudica a leitura mas, os assentos que procura não estão nessas (bem, o José um pouco).

Segue o batismo do José: https://digitarq.arquivos.pt/viewer?id=4802824 42.tif

E o casamento dos pais: https://digitarq.arquivos.pt/viewer?id=4802824 200 e 201.tif

Cumprimentos,

Filipe

Resposta

Link directo:

Procuro Maria Rodrigues, de Linhares (16XX)

#443804 | skinner87 | 21 out 2022 10:12 | Em resposta a: #443789

Olá Filipe,

agradeço mais uma vez a ajuda e a disponibilidade demonstrada, tem sido incansável!

Assumo que dificilmente encontraria o registo de José com esta grafia.

Aproveito para pedir ajuda no que está escrito em ambos os registos.

No de José, percebo que é filho legítimo de Manoel Fernandes e de Maria Rodrigues, e a data será 27 de Abril de 1684, certo?

Quanto ao registo de casamento, Manoel Fernandes é filho de António Fernandes e Izabel Lopes, moradores em Linhares, casaram a vinte e (?) de Julho de 1679.

Maria Rodrigues é filha de Diogo ... (será Fernandes?) e Anna Rodrigues, já defunta, moradores em Linhares.

Obrigado mais uma vez,

Agora vou para a luta para encontrar o registo de Maria Rodrigues ou o casamento de Diogo e Anna.

Cumprimentos,

Bruno

Resposta

Link directo:

Procuro Maria Rodrigues, de Linhares (16XX)

#443806 | ADB | 21 out 2022 12:50 | Em resposta a: #443804

Olá Bruno

Sempre que se pode, tentamos ajudar.

Sim, a data do José é essa.

A do casamento não sei, é uma abreviatura estranha e não consigo decifrar o 20 e (...). Os pais dele eram moradores em Figueiró da Serra.

O pai dela é realmente Fernandes, estando escrito a seguir "jeiva" (é o que parece). Talvez alguma alcunha, não sei.

Boas pesquisas.

Filipe

Resposta

Link directo:

Procuro Maria Rodrigues, de Linhares (16XX)

#443808 | skinner87 | 21 out 2022 14:38 | Em resposta a: #443806

Obrigado novamente Filipe,

Cumprimentos,

Bruno

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 01 jun 2024, 13:21

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen