Busco povoações ou freguesias de nome Trancoso

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Brasil | Famílias | Regiões

Busco povoações ou freguesias de nome Trancoso

#444375 | @mlutcampo | 25 nov 2022 06:14

Caros Pesquisadores.
Estou buscando lugares de nome Trancoso, creio até que seja uma pequena povoação. Já me informaram que existe uma povoação de nome Trancoso na Freguesia de Alvarenga, Arouca, Aveiro, mas lá não encontrei meu tio avô Francisco Nena. Também não o encontrei em Trancoso, Guarda. A única informação que tenho é que nasceu em Trancoso, Portugal. Vi no Family Search que tem pessoas de apelido Nena em Aveiro, Santarém, Porto. Se alguém puder me ajudar a encontrar lugares de nome Trancoso em Portugal serei muito grata.

Resposta

Link directo:

Busco povoações ou freguesias de nome Trancoso

#444382 | miguel monteiro | 25 nov 2022 17:33 | Em resposta a: #444375

Olá

Em Portugal, Trancoso, só na freguesia de Alvarenga, concelho de Arouca e na freguesia de S.João dos Montes, concelho de Vila Franca de Xira. Depois há o concelho de Trancoso constítuido por 43 freguesias. Se não souber a freguesia, têm de procurar em todas

Boa Sorte

Resposta

Link directo:

Busco povoações ou freguesias de nome Trancoso

#444383 | Jorge Resende | 25 nov 2022 21:59 | Em resposta a: #444375

ALGUMAS QUESTÕES:
NENA NASCEU EM QUE ANO?
EMIGROU PARA O BRASIL?
CASOU ONDE QUAN DO E COM QUEM?

LEU ESSA INFORMAÇÃO DE TRANCOSO ONDE?

CUMPRIMENTOS
JORGE RESENDE

Resposta

Link directo:

Busco povoações ou freguesias de nome Trancoso

#444385 | Jorge Resende | 25 nov 2022 22:10 | Em resposta a: #444375

aPENAS POR CURIOSIDADE... HOUVE NOS ANOS 30 UM JOGADOR DE FUTEBOL NO BRASIL COM O MESMO NOME...
http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=830399&pesq=%22FRANCISCO%20NENA%22&pasta=ano%20193&hf=memoria.bn.br&pagfis=7475

Resposta

Link directo:

Busco povoações ou freguesias de nome Trancoso

#444394 | @mlutcampo | 26 nov 2022 05:14 | Em resposta a: #444383

Boa noite!
O que sei sobre Francisco Nena:
Casou com minha tia avó Barbara de Jesus em 24 de junho de 1922 (primeiro casamento dela).
Faleceu em 18 de abril de 1924. No atestado de óbito diz que faleceu com 34 anos e assim suponho que nasceu em 1890 ou 1889. Nesse atestado diz que é de Trancoso, Portugal.
Quando pesquiso em Trancoso na Guarda não encontro ninguém com sobrenome Nena, que parece ser mais comum em Aveiro. Estou tentando conseguir a certidão de casamento deles. Já soube que o processo de casamento desapareceu em um incêndio do cartório há muitos e muitos anos atrás.
Não consegui o cartão de imigração dele e ainda não consegui saber quando veio para o Brasil. Estou pesquisando as listagens dos navios até a data do casamento dele mais ainda não encontrei nada. Por isso achei que podia ser interessante saber onde tem localidades de nome Trancoso em Portugal. Muito grata pelo seu interesse. Busco sempre sugestões para fazer uma pesquisa menos as cegas.

Resposta

Link directo:

Busco povoações ou freguesias de nome Trancoso

#444395 | @mlutcampo | 26 nov 2022 05:16 | Em resposta a: #444385

Interessante! Esse sobrenome Nena não é muito comum aqui. Francisco Nena viveu em São Paulo.

Resposta

Link directo:

Busco povoações ou freguesias de nome Trancoso

#444396 | @mlutcampo | 26 nov 2022 06:02 | Em resposta a: #444382

Boa noite, Sr. Miguel Monteiro
Que bom saber que não tem tantas localidades Trancoso para pesquisar. Pelos dados que tenho, meu familiar nasceu em 1889 ou 1890 e nem todas as freguesias do Concelho de Trancoso chegam até essas datas. Vou pesquisar as freguesias que tem esses arquivos de nascimento. Só por curiosidade, é possível ver em algum mapa a localidade Trancoso da freguesia de São João dos Montes?
O que acho mais estranho é que nas minhas buscas nos assentos de batismos ainda não me deparei com ninguém com apelido Nena. Fico pensando se em algum momento não houve um erro na escrita desse nome. Será possível? Muito obrigada pelas suas informações e sugestões.

Resposta

Link directo:

Busco povoações ou freguesias de nome Trancoso

#444400 | miguel monteiro | 26 nov 2022 12:07 | Em resposta a: #444396

Olá

S. João dos Montes, fica no concelho de Vila Franca de Xira, 20Km a nordeste de Lisboa.
O mais natural é ser do concelho de Trancoso, distrito da Guarda.
Não conheço ninguém de apelido Nena, o mais comum, é Neno.
Boa sorte
miguel monteiro

Resposta

Link directo:

Busco povoações ou freguesias de nome Trancoso

#444401 | Jorge Resende | 26 nov 2022 12:47 | Em resposta a: #444375

Ajude mais um pouco!!!! Casou em 1922 onde???????? Morreu onde?????
Gostaria de ver esses 2 documentos, pode ser????
Jorge Resende

Resposta

Link directo:

Busco povoações ou freguesias de nome Trancoso

#444402 | mila1000 | 26 nov 2022 15:05 | Em resposta a: #444375

mlutcampo,

Identifique-se, pois, até agora não sabemos com quem estamos trocando mensagens.

Incendio em qual cartório? Quando ?

Ao casar Francisco informou a idade de 27 anos, que seu batismo foi em São Pedro de Trancoso, em 24 de Fevereiro de 1893.
A dispensa matrimonial está na estante A, gaveta 17, numero 210 na Curia de SP. Era costume apresentar o batismo ou o passaporte como documento, além de testemunhas.


Acho que a idade está errada, pois, deveria ter dito 29 anos em 1922. Se faleceu em 1924, não poderia ter 34 anos, ou seja, um mistério sua idade.

Terá que pesquisar vários anos, isso se o batismo for onde ele informou.

Boa sorte


Mila

Resposta

Link directo:

Busco povoações ou freguesias de nome Trancoso

#444403 | saintclair | 26 nov 2022 15:19 | Em resposta a: #444402

https://geneall.net/pt/forum/?fs=%40mlutcampo+&fr=&ft=a

Resposta

Link directo:

Busco povoações ou freguesias de nome Trancoso

#444404 | mila1000 | 26 nov 2022 15:53 | Em resposta a: #444375

Francisco Nena
- filho de Francisco Nena e Barbara de Jesus
-nasceu em 11/setembro/1923 e seu registo foi no cartório em Santana


Os pais casaram na Igreja Santana SP 24/06/1922
imagem 60
esqueci de copiar o link ...

Resposta

Link directo:

Busco povoações ou freguesias de nome Trancoso

#444405 | @mlutcampo | 26 nov 2022 16:18 | Em resposta a: #444375

Boa Tarde Sra. Mila, Sr. Jorge Resende e todos que têm me ajudado!
Desculpem se não me apresentei melhor antes. Sou Maria Lúcia Tavares de Campos , sou de Santos, moro em Niterói RJ , onde vim ser professorar na universidade local (UFF), de origem totalmente portuguesa e busco estudar a história da minha família.
O que até agora sabia sobre esse tio avô é que casou na cidade de São Paulo, no Cartório de Santana, que disse não ter o processo de casamento deles, por motivo de incêndio há muitos anos atrás. Estou tentando receber cópia da certidão de casamento, realizado em 24 de junho de 1922. O óbito de Francisco Nena foi registrado nesse mesmo cartório.
Eu tinha ficado em dúvida quanto ao ano de falecimento de Francisco Nena, que consta do atestado de óbito. Eu li 18 de abril de 1924, mas vejo que o ano pode ser 1927 e aí as datas estariam de acordo com que a Sra. Milla encontrou na Cúria. É que minha tia Bárbara, viúva de Francisco Nena casa novamente em 21 de maio de 1927 com Francisco Ribeiro no mesmo Cartório de Santana de São Paulo.
É possível anexar documentos aqui no Fórum? Se for possível eu poderia enviar essa atestado de óbito.
Eu nunca pesquisei documentos na Cúria de São Paulo. Entrei no site deles agora e vi um link para os arquivos da Cúria, mas só encontrei um email de contato. É possível fazer pesquisa online nos arquivos deles? Com podem ver ainda estou engatinhando, mas gosto demais de fazer essas pesquisas e também gosto muito de aprender. Muito obrigada por tudo. Muito atenciosamente

Resposta

Link directo:

Busco povoações ou freguesias de nome Trancoso

#444407 | @mlutcampo | 26 nov 2022 16:42 | Em resposta a: #444404

Sra Mila
Esse foi o único filho que tiveram. Eu ainda o conheci, era um primo muito amigo da minha mãe.
Finalmente encontrei o caminho dos arquivos paroquiais!!! Procurei na Igreja de Santana e fui direcionada para o Family Search. Que maravilha! Já encontrei a imagem 60.
Sra. Mila, muito, muito obrigada pelos seus ensinamentos. Agora já vou conseguir pesquisar alguns batizados que estavam um pouco difíceis. Um excelente fim de semana.

Resposta

Link directo:

Busco povoações ou freguesias de nome Trancoso

#444409 | mila1000 | 26 nov 2022 19:37 | Em resposta a: #444375

Sra Maria Lucia,

A Dispensa Matrimonial do Casamento deve solicitar à Curia de SP atraves de e-mail ou pessoalmente.
Terá que mencionar o nome dos noivos, filiação, data do casamento e a igreja, bem como estante A, gaveta 17, numero 210, A Curia cobra pelas fotocópias do processo.

Quanto ao filho, o ideal seria confirmar o nome dos avós paternos no registo civil.

Na arvore do filho Francisco consta fonte de Cherubini, se não me falha a memória. Tem algum familiar com tal apelido?


Mila

Resposta

Link directo:

Busco povoações ou freguesias de nome Trancoso

#444410 | Jorge Resende | 26 nov 2022 21:07 | Em resposta a: #444375

https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3Q9M-CSDG-99PJ-J


Em 1948 casou o filho Francisco, nascido em 1923

Resposta

Link directo:

Busco povoações ou freguesias de nome Trancoso

#444417 | @mlutcampo | 27 nov 2022 05:55 | Em resposta a: #444409

Boa noite Sra. Mila
De fato existe uma árvore e a Sra. Adelaide Cherubini é a sogra de Francisco Nena (o filho). Quem está fazendo a árvore não colocou nada sobre Francisco Nena. Tentei um contato via Family Search com Marcel Querubini que está fazendo a árvore, mas ele não respondeu às minhas mensagens.
Estou aguardando a certidão de inteiro teor do casamento de Barbara e Francisco Nena. Vamos ver quais os dados que coincidem com o que já temos. Caso fique confuso ainda, vou apelar para Cúria. Mas já vou pedir a certidão de nascimento do filho Francisco Nena.
Segundo o cartório de Santana, eles se casaram em 24-06-1922. Ele faleceu em 18-04-1923. As idades declaradas não são coerentes.
Já procurei em São Pedro de Trancoso nos anos: 1889, 1890, 1891, 1892, 1893 e não o encontrei.
Engraçado que não encontrei ninguém com apelido Nena.
No registro de matrimonio da igreja, a Tia Bárbara disse que também foi batizada em São Pedro de Trancoso, mas foi na paróquia de Vale de Mouro, onde ela nasceu.
Ou a data de nascimento dele não está correta ou a freguesia não é a que ele declarou.
Com calma e muita observação chegaremos lá.
Muito obrigada pela sua ajuda e paciência.
Maria Lucia
Tenho que buscá-lo em outras freguesias também

Resposta

Link directo:

Busco povoações ou freguesias de nome Trancoso

#444418 | @mlutcampo | 27 nov 2022 05:58 | Em resposta a: #444410

Boa noite, Sr. Jorge Resende
Na certidão de casamento de Francisco Nena não consta nada sobre os avós. Vou pedir a certidão de nascimento dele para confirmar o nome dos avós.
Muito grata
Maria Lucia

Resposta

Link directo:

Busco povoações ou freguesias de nome Trancoso

#444432 | miguel monteiro | 27 nov 2022 16:01 | Em resposta a: #444417

Olá

A paróquia de Vale de Mouro foi extinta (desconheço a data) e anexada à paróquia de Tamanhos, no mesmo concelho.

Resposta

Link directo:

Busco povoações ou freguesias de nome Trancoso

#444437 | Jorge Resende | 27 nov 2022 17:06 | Em resposta a: #444375

Pode-se nascer em S.Pedro de Trancoso e ser-se batizado noutra freguesia... No caso de Bárbara isso aconteceu, creio...

Resposta

Link directo:

Busco povoações ou freguesias de nome Trancoso

#444440 | @mlutcampo | 27 nov 2022 20:02 | Em resposta a: #444432

Boa tarde!
Muito obrigada pela informação.
Maria Lucia

Resposta

Link directo:

Busco povoações ou freguesias de nome Trancoso

#444441 | @mlutcampo | 27 nov 2022 20:10 | Em resposta a: #444437

Boa tarde, Sr. Jorge Resende
Eu tenho me deparado com muitas informações erradas nas declarações dos meus antepassados. Levei um ano para descobrir o lugar correto onde meu avô materno nasceu. Ele sempre declarava que nasceu em Vale do Mouro, onde seu pai nasceu, mas finalmente consegui confirmar que ele nasceu no lugar da mãe em Pinhel. Por isso, as vezes essas buscas dão bastante trabalho.
Muito obrigada pelas observações.
Maria Lucia

Resposta

Link directo:

Busco povoações ou freguesias de nome Trancoso

#445108 | olivais | 05 jan 2023 00:07 | Em resposta a: #444375

Não sei se entretanto teve novidades de qual a Trancoso que procura, mas posso dizer com elevado grau de certeza que o sobrenome Nena não existe nem existiu em Trancoso, Alvarenga, Arouca.

O mais provável, quer pela muito maior dimensão/população do Concelho de Trancoso, Guarda, quando comparado com os lugares de Trancoso em Alvarenga e Vila Franca, quer pelos antepassados em Pinhel (perto de Trancoso, Guarda), que o antepassado que procura seja de Trancoso, Guarda, não necessariamente da freguesia de Trancoso, mas de outras desse concelho

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 07 mai 2024, 05:10

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen