Cirne/Cyrne do Bunheiro

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Genética | Pessoas | Regiões

Cirne/Cyrne do Bunheiro

#444406 | Derano | 26 nov 2022 16:31

Caros confrades,

Gostaria de saber se alguém tem alguma informação sobre a origem da família Cirne do Bunheiro e a sua ligação com os Cirne mais antigos do norte de Portugal e da região do Porto.
Os Cirne do Bunheiro mais antigos que encontrei são Joam Rodrigues Cirne e Domingos Nunes Cirne.
Joam Rodrigues Cirne casou-se com Mariana Matheus no dia 21 de setembro de 1702 no Bunheiro com quem teve vários filhos. Joam é filho de um tal Joam Rodrigues e de uma tal Maria Manoel mas não sei qual dos dois transmitiu o sobrenome Cirne.
Quanto a Domingos Nunes Cirne, casou-se com Maria Andre no dia 20 de Janeiro de 1713 no Bunheiro com quem teve vários filhos. Domingos é filho de um tal Paschoal Nunes e de uma tal Catharina Lopes. Desta vez também não sei dizer quem lhe deu o sobrenome Cirne.
Se alguém tiver informações sobre seus antepassados ​​e suas ligaçãos com os primeiros Cirne, agradeço que me responda neste fórum ou neste e-mail derano159@gmail.com se tiver documentos ou tiver perguntas a me fazer.

Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

Cirne/Cyrne do Bunheiro

#444644 | Abale | 09 dez 2022 01:59 | Em resposta a: #444406

Bom dia,

Há um erro com Domingos Nunes Cirne, confundiste-o com outro Domingos Nunes que também foi casado com uma tal Maria André na mesma época. O Domingos Nunes Cirne que procuras casou-se duas vezes, a primeira vez com Catharina André no dia 1 de Março de 1699 e uma segunda vez com Maria André no dia 9 de Janeiro de 1718.
Este Domingos Nunes Cirne é irmão de Maria Manoel, a mãe de Joam Rodrigues Cirne. Ambos são filhos de um certo André Nunes e de uma certa Madalena Manoel. Maria Manoel Nunes Cirne nasceu no dia 11 de setembro de 1661 ou 11 de Outubro de 1663 e faleceu no dia 13 de Novembro de 1685. No acto do terceiro casamento do seu marido Joam Rodrigues Fadegas do dia 21 de Setembro de 1687, podemos ver que ele foi casado com Maria Manoel durante seu segundo casamento e que ela é filha de André Nunes e de Madalena Manoel. Tudo isto explica porque está escrito no acto de casamento de 19 de Outubro de 1747 de Manoel Nunes Cirne filho de Domingos Nunes Cirne com Domingas Rodrigues Cirne filha de Joam Rodrigues Cirne que são consanguíneos de segundo e terceiro grau.
André Nunes e Magdalena Manoel casaram-se no dia 28 de Outubro de 1657. André nasceu no dia 21 de Setembro de 1742 e Madalena no dia 3 de Agosto de 1742.
Acho que o nome Cirne vem de André porque a família de Magdalena é um pouco mais conhecida, principalmente por parte do avô paterno que era irmão de Simão Fernandes Ruela, padre da Capela São Simão do Bunheiro. No entanto, é possível que o nome venha de sua mãe Magdalena Manoel. Não tenho informações adicionais sobre sua mãe Magdalena nem mesmo sobre os pais de André Nunes que são um certo André Nunes e uma certa Maria Rodrigues. Também desconheço a ligação entre os Cirne do Bunheiro e o resto da família mais ao norte.

Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 mar 2024, 07:39

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen