Familia Cunha de Covas do Douro, Sabrosa, Vila Real, Portugal.

Este tópico está classificado nas salas: Brasil | Famílias | Genética | Pessoas | Regiões

Familia Cunha de Covas do Douro, Sabrosa, Vila Real, Portugal.

#444603 | maria2019 | 06 dez 2022 21:24

Procuro por conhecedores desta família. Sabe-se que Antonio Cunha veio para o Brasil sózinho em 1913, com 17 anos.

Resposta

Link directo:

Familia Cunha de Covas do Douro, Sabrosa, Vila Real, Portugal.

#444604 | ADB | 06 dez 2022 22:13 | Em resposta a: #444603

Olá Maria

Pretende a certidão de batismo dele para efeitos de nacionalidade?

Indique, por favor, o nome dos pais e, se souber, a data (dia e mês) do nascimento dele.

Cumprimentos,

Filipe

Resposta

Link directo:

Familia Cunha de Covas do Douro, Sabrosa, Vila Real, Portugal.

#444685 | maria2019 | 12 dez 2022 14:21 | Em resposta a: #444604

Agradeço pela atenção.
Sim a busca é pela certidão de batismo. Aqui se diz que era filho de Antonio Cunha e Marianna Botelho mas o Arquivo Distrital de Covas do Douro diz que não existe tal documento. Fizeram as buscas por 10 anos e só encontra-se o nascimento de duas filhas a saber Clara e Ermelinda.
Marianna Botelho foi casada a primeira vez com Faustino Maio e em 1881 tiveram um filho Antonio.
Uma filha de Faustino Maio e Marianna Botelho chamada Maria das Dores teve um filho em 1896 que chamou de Antonio.
O Antonio Cunha que procuramos se dizia ter nascido em 1899.
No desembarque que encontramos a chegada dele diz que chegou com 17 anos em 1913.
Não estou conseguindo localizar o passaporte dele que dizia ter tirado um ano antes e que um padrinho seu o havia levado para a Espanha e depois disso que beio para o Brasil.

Resposta

Link directo:

Familia Cunha de Covas do Douro, Sabrosa, Vila Real, Portugal.

#444686 | saintclair | 12 dez 2022 14:44 | Em resposta a: #444685

-
http://www.remessas.cepese.pt/remessas/mod/itsdatabase/view.php?id=10
https://www.cepese.pt/portal/portal/pt/bases-de-dados/emigracao/res_pesq_titulares
Paroquia Covas Douro, não é o arquivo Distrital, esse chama-se; Arq. Dist. Vila Real.
https://tombo.pt/f/sbr02
Sc.

Resposta

Link directo:

Familia Cunha de Covas do Douro, Sabrosa, Vila Real, Portugal.

#444687 | ADB | 12 dez 2022 15:24 | Em resposta a: #444686

Olá Maria

"Aqui se diz ...". Como assim? Não há documentos que o comprovem? Pode colocá-los aqui?

Indique as datas de nascimentos das duas irmãs dele.

Tem a certeza que esse é o desembarque dele? Há muitos nomes iguais. Era necessário saber o nome do padrinho para se procurar o passaporte.

Tem de ajudar mais para que possamos ajudá-la.

Cumprimentos,

Filipe

Resposta

Link directo:

Familia Cunha de Covas do Douro, Sabrosa, Vila Real, Portugal.

#444692 | mila1000 | 12 dez 2022 16:54 | Em resposta a: #444603

Maria,

casamento Antonio Cunha e Maria Anna Botelho 1888
4.tif
https://digitarq.advrl.arquivos.pt/viewer?id=1076360


Clara
18.tif
https://digitarq.advrl.arquivos.pt/viewer?id=1076141


Antonio 18/07/1896
filho de Maria das Dores Maio, neto faustino maio (falecido) emarianna botelho
60.tif
https://digitarq.advrl.arquivos.pt/viewer?id=1076141



Antonio, filho de Antonio e mariana nada encontrei



Mila

Resposta

Link directo:

Familia Cunha de Covas do Douro, Sabrosa, Vila Real, Portugal.

#444703 | maria2019 | 12 dez 2022 21:59 | Em resposta a: #444692

Mila, este é o Antonio, filho de Faustino Maio e Marianna Botelho
https://digitarq.advrl.arquivos.pt/viewer?id=1076137
TIF 57

O desembarque aqui no Brasil/ Santos, está no dia 12/01/1913. ANTONIO CUNHA, Porto de Saída...Vigo...Resid. local Covas....idade 17 anos. Destino São Simão.
Desculpa não estou conseguindo copiar e colar aqui.

Resposta

Link directo:

Familia Cunha de Covas do Douro, Sabrosa, Vila Real, Portugal.

#444704 | maria2019 | 12 dez 2022 22:08 | Em resposta a: #444686

Saintclair,
Hj pedi buscas no Remessa.CEPESE baseada em dois ID encontrados.
Acreditamos ter lido todos os livros da igreja deste período.
Só, ainda não conseguimos encontrar o passaporte que segundo a história foi tirado pouco depois do assassinato Antonio Cunha (nome igual) casado com a Marianna Botelho por um seu padrinho......conforme contado no início....

Obrigada

Resposta

Link directo:

Familia Cunha de Covas do Douro, Sabrosa, Vila Real, Portugal.

#444705 | maria2019 | 12 dez 2022 22:17 | Em resposta a: #444687

Filipe, o desembarque está certo pelos detalhes que os mais velhos contam que ele contava
O desembarque aqui no Brasil/ Santos, está no dia 12/01/1913. ANTONIO CUNHA, Porto de Saída...Vigo...Resid. local Covas....idade 17 anos. Destino São Simão.
Desculpa não estou conseguindo copiar e colar aqui.

As duas irmãs são: Clara nasc 9/2/1891 TIF 18
Ermelinda 24/1/1894 TIF 40
José Augusto nas. 24/2/1889 e óbito 13/9/1890
Podes ter certeza q o q sabemos está sendo colocado aqui e agradecemos imensamente a ajuda de vcs.

Resposta

Link directo:

Familia Cunha de Covas do Douro, Sabrosa, Vila Real, Portugal.

#444710 | ADB | 12 dez 2022 23:49 | Em resposta a: #444705

Ok, vamos partir do princípio de que esse desembarque é o dele. Assim sendo, pela idade, ele teria de ser de 1895 ou, no máximo, janeiro de 1896, porque depois ainda não teria os 17 anos. Seria, então, 1 ano mais novo que a Ermelinda. A propósito, não tem nenhum documento dele onde consta a data de nascimento completa?

Ora, não aparecendo o batismo dele, há duas hipóteses: ou foi batizado noutra freguesia ou, sendo em Covas do Douro, pode ter havido esquecimento do Pároco em lançar o assento no livro. Quando assim acontece, costuma ser aberto um processo para justificação de batismo, sendo o assento lançado nesse ano. Se isso aconteceu, será entre 1895 e 1913 pois, para viajar, ele tinha de apresentar o assento de batismo.

Não chegou a responder à minha questão do porquê "Aqui se diz ...", quanto à filiação dele. Essa filiação consta dos documentos dele? Em quantos e quais? No casamento também? Foi onde, quando e com quem?

Filipe

Resposta

Link directo:

Familia Cunha de Covas do Douro, Sabrosa, Vila Real, Portugal.

#444711 | maria2019 | 13 dez 2022 00:29 | Em resposta a: #444710

Pois bem.....chegou em 12/01/1913 em Santos e foi para São Simão. Por lá ficou alguns anos aina estamos descobrindo qual fazenda e se havia registro.
Casou em Itajobi/SP/BR em 23/08/1924. Ao Cartório foi apresentada as declarações solicitadas na época p/ a hab. do casamento. (Estamos solicitando o desarquivamento dessas declarações). Não dá certo copiar e colar aqui a certidão de casamento. Mas diz sim na certidão que é filho de Antonio Cunha e Mariana Botelho e que é nascido em 23/07/1899.
O óbito https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3Q9M-CSC2-P397-L?cc=2765317&cat=2656322
20/08/1963 em Catanduva/SP/BR
Em 1966 foi pedido uma retificação de nome com elação a este óbito. Foi pedido o levantamento desta retificação junto à este Forum.
Aqui se diz......sempre que ele é filho do casal citado porém o Arquivo Distrital de Covas já afirmou duas vezes lá não existir este filho e reafirma a existência das duas filhas Clara e Ermelinda. Tbém achamos este filho que nasceu e faleceu logo.
Por aqui existe muitos casos do Padre perder o papel do batizado mas por ai não sabemos;

Resposta

Link directo:

Familia Cunha de Covas do Douro, Sabrosa, Vila Real, Portugal.

#444712 | maria2019 | 13 dez 2022 00:33 | Em resposta a: #444710

Completando....não foi localizado ainda nenhum documento físico que ele tenha trazido que possa ajudar a comprovar tal nascimento e filiação.
A história contada por ele e repassada pelos filhos vai se fazendo verdadeira uma vez que encontramos o assassinato do pai em 1910 em Covas do Douro.

Resposta

Link directo:

Familia Cunha de Covas do Douro, Sabrosa, Vila Real, Portugal.

#444713 | mila1000 | 13 dez 2022 09:42 | Em resposta a: #444603

Maria,
Informe tudo que sabe . Dificil auxiliar com dados pela metade.

Se Antonio casou em Itajobi, procure saber se casou no religioso, pois, era preciso apresentar certificado de batismo, ou, preencher documento mencionando a freguesia e a igreja onde isso ocorreu.


Vi que uns filhos foram registados em Catanduva, no ano de 1947.

Nascimento filho Anselmo cunha 29/07/1947 catanduva nascido 29/07/1931
Filho antonio cunha (antonio cunha e maria botelho) e maria figueira (Manoel olimpio figueira e Cristina gouveia)
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3Q9M-CS8W-J3C5-D?personaUrl=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A6JYQ-3KB2
filha Lourdes Cunha 1/6/1947 (nascida em 1/1/1935)

https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3Q9M-CS8W-J3HB-D?personaUrl=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A6JY7-KBB1
sebastiao cunha 7 /12/1947 nascido em 7/12/1938
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3Q9M-CS8W-J3H1-Z?personaUrl=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A6JY3-2RS1

antonia cunha nasceu 28/03/1944 registo em 16/03/1947
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3Q9M-CS8W-J3HT-F?personaUrl=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A6JY9-L74G




Se a mulher Maria Figueira era portuguesa, sabe dizer de onde?







olhe este link , reonhece algum nome ?
https://www.familysearch.org/search/record/results?count=20&q.givenName=cristina&q.spouseGivenName=manoel%20olimpio&q.spouseSurname=figueira&f.collectionId=2765317



Sendo Antonio e Maria portugueses, devem ter feito registo de imigrante, pois, teriam menos de 60 anos na década de 30.




Volte ao tópico com alguma informação.



Mila

Resposta

Link directo:

Familia Cunha de Covas do Douro, Sabrosa, Vila Real, Portugal.

#444715 | ADB | 13 dez 2022 12:01 | Em resposta a: #444713

Maria

Faça o que a Mila lhe disse. Se não tiver sucesso, tente consultar (caso tenha oportunidade de ir a Vila Real ou conheça alguém que vá) o inventário por morte do pai, ou pedir cópia (pode ser caro):
https://digitarq.advrl.arquivos.pt/details?id=1209014

Lá constarão os herdeiros e suas idades, pode ser que lhe dê alguma pista do António.

Relativamente à hipótese do assento de António estar em falta, que é ainda viável, há a hipótese dele ter sido batizado noutra freguesia. Os pais eram jornaleiros e podiam ter mudado a sua residência, apesar de mais tarde terem regressado. O fato de não aparecer mais nenhum filho do casal após 1894, deixa antever essa possibilidade.

Boa sorte.

Filipe

Resposta

Link directo:

Familia Cunha de Covas do Douro, Sabrosa, Vila Real, Portugal.

#444717 | maria2019 | 13 dez 2022 13:36 | Em resposta a: #444713

Bom dia à todos que aqui estão dispondo seu tempo para me ajudar e muito agradecida.
Mila, achei um tanto ríspido o seu "Volte aqui com alguma informação". Acho desnecessário repetir a cada tópico todas as mesmas informações.
Não tenho a experiência que vocês tem em pesquisas por isso estou aqui pedindo ajuda. Ajuda é o que estou pedindo e não para pesquisarem por mim. Se vcs me derem uma linha de raciocínio eu busco.
Como já citei o que existe por aqui já levantamos tudo..... O FOCO É ENCONTRAR ESSE NASCIMENTO. SE NÃO ACHO O NASCIMENTO NÃO SEI QUEM É O TAL PADRINHO E NÃO CONSIGO ACHAR O PEDIDO DE PASSAPORTE.
Não vejo necessidade em levantar a vida da esposa lá na Ilha da Madeira se o foco é Covas do Douro. Mesmo assim da esposa e de todos os filhos já temos mas o foco desde o começo não é esse.
A partir do momento que o Arquivo Distrital de Covas do Douro nega a existência lá de tal certidão ficamos meio sem foco para continuar.......esse foi o motivo que nos trouxe aqui no grupo pedir ajuda.
Seguindo a linha de raciocínio que o amigo Filipe colocou é um caminho a buscar.....
Agradeço todas as dicas que puderem me dar e façam perguntas que possam nos levar a alguma pista... mas não podemos perder o foco da ajuda que estou aqui pedindo.

Resposta

Link directo:

Familia Cunha de Covas do Douro, Sabrosa, Vila Real, Portugal.

#444724 | saintclair | 13 dez 2022 14:08 | Em resposta a: #444717

-
"Acho desnecessário repetir a cada tópico todas as mesmas informações."
...Ainda reclama?...
Sc.

Resposta

Link directo:

Familia Cunha de Covas do Douro, Sabrosa, Vila Real, Portugal.

#444725 | maria2019 | 13 dez 2022 14:10 | Em resposta a: #444715

Filipe,
Já pedimos na Junta De Covas orientações para pedir esse inventário. A resposta foi que constam do inventário apenas as duas filhas. Sendo assim não podem fornecer tal documentação.
Estamos seguindo sua ideia em pesquisar nas freguesias/aldeias vizinhas. Estamos fazendo buscas. Obrigada pela dica.

Resposta

Link directo:

Familia Cunha de Covas do Douro, Sabrosa, Vila Real, Portugal.

#444726 | maria2019 | 13 dez 2022 14:13 | Em resposta a: #444724

Desculpa se não fui clara. Não estou reclamando de jeito nenhum. Apenas não quero encher vcs de informações desnecessárias. Mas se acham importante repito sim e agradeço mais uma vez a ajuda de todos.
Por favor, não estou aqui para fazer nem criar polêmicas, apenas pedir ajuda.
Obrigada

Resposta

Link directo:

Familia Cunha de Covas do Douro, Sabrosa, Vila Real, Portugal.

#444736 | saintclair | 13 dez 2022 16:58 | Em resposta a: #444726

-
Nestas coisas, a lealdade é fundamental; verifica-se que
foi a Confreira Mila que se chegou à frente, aliás assim
como em outros tópicos. Não estou aqui a defender a
visada, a mesma sabe-se defender:[ a propósito o que nos
últimos tempos se verifica, é que quem ajuda voluntariamente,
parece que tem obrigação de "apaparicar" quem solicita ajuda.]
https://geneall.net/pt/forum/191184/familia-cunha-de-covas-do-douro-sabrosa-vila-real-portugal/#a444717
Sc.
-

Resposta

Link directo:

Familia Cunha de Covas do Douro, Sabrosa, Vila Real, Portugal.

#444747 | ADB | 13 dez 2022 23:11 | Em resposta a: #444736

Olá Maria

Bem, aconteceu o que eu "temia", a filiação que consta do casamento dele só pode estar errada. Se assim não fosse, o António tinha de constar como herdeiro no inventário do pai.

Quando falou em "Aqui se diz ..." fiquei logo com a pulga atrás da orelha. Se "se diz" é porque não se tem a certeza, apesar de mais tarde dizer que consta do casamento essa filiação.

Será que é aquele António, filho da Maria das Dores Maio, e neto da Mariana? Ou outro que nada tenha a ver com essa família? O caso complicou-se bastante e acho que a solução do mesmo terá de passar por documentos brasileiros, muitas vezes pouco fiáveis e com informações erradas. Terá de tentar consultar o processo de casamento mas, não me parece que ele anexasse a certidão de batismo com uma filiação e depois no assento de casamento tivesse outra. Muito estranho!

Há brasileiros que têm em sua posse (como conseguiram não sei) cópia do passaporte (1ª folha, não o processo completo). Tente saber onde isso pode estar arquivado para obter uma cópia. Peça, também, uma busca no Arquivo Nacional pelo "Certificado de Inscrição no Consulado", documento que tem a filiação, data de nascimento e normalmente a freguesia.

Se precisar enviar cópia dos documentos, eu posso contatá-la através do "utilizador" (maria2019), se o desejar e permitir.

Filipe

Resposta

Link directo:

Familia Cunha de Covas do Douro, Sabrosa, Vila Real, Portugal.

#444750 | maria2019 | 13 dez 2022 23:49 | Em resposta a: #444747

Filipe agradeço muito sua atenção e ideias para buscas.
Hj pedimos para desarquivar o q existe no cartório com relação ao casamento.
Também um processo de correção de nome no óbito.
Ele não era eleitor o q dificulta mais ainda. Mas com calma chegamos lá.
Não encontramos aquela ficha da imigração.
Estamos tentando contato com a fazenda onde trabalhou primeiro para ver se existiu um registro.
Entramos em alguns grupos do Facebook na região de Covas do Douro quem sabe encontramos algum parente por lá.
Este também é um trabalho meu de voluntária e fico feliz em poder contar com vocês.
Que bom que entendeu qdo digo "Aqui se diz...." Pq acho que de fato confirmado só qdo encontrarmos o real documento.
Anotamos todas as possibilidades indicadas aqui e se tivermos algum caminhar com a história postarei aqui.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 25 abr 2024, 22:45

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen