Disparidade em datas e apelidos
Este tópico está classificado nas salas: Pessoas
Boa noite.
Surgiu-me aqui uma dúvida com datas e apelidos que passo a explicar:
Parti da certidão de nascimento da minha Bisavó Floriana que conheci e da qual sabia a data e local de nascimento. (Benquerenças, Castelo Branco https://digitarq.adctb.arquivos.pt/viewer?id=1034452, imagem 28).
Na sua certidão de nascimento diz que é filha de António Vaz
e Joanna Mendes, neta paterna de Sebastião Ventura e Maria Vaz, e neta materna de António Jorge e Maria Mendes.
Posteriormente encontrei o registo do casamento de António Vaz e Joanna Mendes (Benquerenças, Castelo branco, 1882) onde se confirmam os nomes e apelidos dos pais mas não faz menção aos avós.
A primeira disparidade nas datas aparece no registo de casamento onde diz que António Vaz tinha 26 anos, logo teria nascido por volta de 1856. Acabei por encontrar o seu registo de nascimento em 1854.
Depois o meu maior problema encontra-se em Joanna Mendes porque não estou certo de ter encontrado o registo de nascimento correto.
No registo de casamento diz que ela tinha 24 anos, logo teria nascido por volta de 1858.
Percorri o livro de nascimentos de Benquerenças entre 1956-59 e não encontrei nenhum registo. Passei para o livro anterior entre 1849-1856 (https://digitarq.adctb.arquivos.pt/viewer?id=1034410) e encontrei um registo que aparenta ser o dela (o nome completo do pai é o correto e o primeiro nome da mãe também) no ano de 1856 (imagem 91).
No entanto o ano não é o correto (mas o de António Vaz também não era) e a mãe tem o apelido Martins em vez de ter o apelido Mendes (como aparece no registo de casamento e no registo de nascimento da minha bisavó)
Posto isto tenho muitas dúvidas em relação ao registo de nascimento que encontrei para Joanna Mendes. Há alguma forma de ter certeza?
Link directo:
Boa noite,
Não é nada raro as pessoas usarem diferentes apelidos ao longa da sua vida. Muitas vezes, antes de casarem constam com um, depois de casarem passam a usar outro(s) e às vezes, no óbito, constam ainda com outro(s). É sempre necessário verificar bem todos os elementos. Isto acontecia porque muitas vezes iam buscar um, ou mais, nomes da sua própria ascendência!
Muito provavelmente encontrou os seus antepassados - e repare que, muitas vezes, nem eles sabiam bem que idade tinham! - e tantas outras, o Padre enganava-se na idade dos nubentes pois... muitos dos registos não eram feitos no próprio dia.
Aconselho-o a procurar registos de irmãos da sua bisavó. Aí irá encontrar as «diferentes versões» e pode tirar as dúvidas.
Cumprimentos e boas pesquisas,
Luís
Link directo:
Muito obrigado pela ajuda.
Fiz o que me disse. Comecei à procura de irmãos da minha bisavó e encontrei logo o registo de uma irmã.
O nome do pai e da mãe estão bem, o nome dos avós paternos estão bem, o nome do avô materno está bem, e para baralhar mais as coisas o nome da avô materna neste caso tem o apelido Antunes.
Sendo assim é o 3º apelido que encontro para a senhora. Vou tentar descobrir mais irmãos e ver quantos apelidos a senhora tinha. Ver se com mais informação consigo ter certezas.
Cumprimentos,
Tiago
Link directo:
Boa tarde Tiago,
Muito certamente encontrará esses nomes na sua ascendência, através da sua bisavó! Continue a procurar os diversos nomes e recue, para ver se os mesmos nomes constam da sua ascendência. Por vezes as pessoas iam buscar nomes a duas ou três gerações atrás! Chamam-se «variantes onomásticas» e, em genealogia, é muito comum. Por vezes é um autêntico «quebra-cabeças»!
Boas pesquisas!
Cumprimentos,
Luís
Link directo:
Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 nov 2024, 16:24