E quando já não há mais livros de batismo/casamento no arquivos.pt ou TT?

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos

E quando já não há mais livros de batismo/casamento no arquivos.pt ou TT?

#444688 | dnloreto | 12 dez 2022 15:54

Boa tarde!

Tenho estado, por curiosidade, a construir a minha árvore genealógica, tendo começado por procurar os assentos de batismo dos meus bisavós (e um avô nascido antes de 1900) e depois procurando a ascendência. Tenho tido razoável sucesso e ainda não terminei.

No entanto, nalguns ramos, deparei-me já com o "fim" pelo facto de nem no arquivos.pt nem no tombo.pt haver livros mais antigos, ficando a minha pesquisa parada no início do séc. XVIII ou a meio do séc. XVII.
Há alguma forma de continuar a procurar o passado?

Obrigado pela atenção! Cumprimentos,
DNLoreto

Resposta

Link directo:

E quando já não há mais livros de batismo/casamento no arquivos.pt ou TT?

#444690 | saintclair | 12 dez 2022 16:07 | Em resposta a: #444688

-
Concilio de Trento, foi a partir daqui que ficou determinado os Reverendos Padres. Curas, vigários, etc. iniciarem os registos.
Ainda houve muita resistência etc. e só passados 100/150 anos, realmente a coisa começou a funcionar,
se bem que a menos de 9o%.
Verifico que o seu apelido é Loreto, existe uma igreja em Lisboa, Srª Loreto, que tem livros de assentos
paroquiais. Em tempos, faziam marcações para a respectiva consulta.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Conc%C3%ADlio_de_Trento
Boa sorte
Sc.

Resposta

Link directo:

E quando já não há mais livros de batismo/casamento no arquivos.pt ou TT?

#444987 | Conde | 26 dez 2022 20:29 | Em resposta a: #444688

Depende das zonas e das famílias: Se tiveram padres há inquirições de genere, se forem cristãos-novos há processos de genere, se tiverem prazos dá para avançar por aí, se tiverem sido agentes contra as heresias podem ter habilitações de genere na Inquisição para familiares, comissários, notários etc. para as Ordens militares, para leituras de bacharéis... Há muitas fontes para continuar. Mas isto requer um "curso" de formação.

Resposta

Link directo:

E quando não há mais livros de batismo/casamento no arquivos.pt ou TT?

#444989 | saintclair | 26 dez 2022 22:34 | Em resposta a: #444690

:#444690 | saintclair | 12 Dez 2022 16:07
Rectificação;
Verifico que o seu apelido é Loreto, o que leva a crer que tenha raízes naqueles emigrantes italianos que viveram e trabalharam em Lisboa e assim sendo, há a igreja; Srª Loreto,que tem livros assentos paroquiais.
Sc.

Resposta

Link directo:

E quando já não há mais livros de batismo/casamento no arquivos.pt ou TT?

#445065 | dnloreto | 03 jan 2023 11:43 | Em resposta a: #444688

Muito obrigado aos Srs Conde e SaintClair pelas vossas respostas!

Quanto ao meu apelido "Loreto", infelizmente não tem linhagem, foi agregado por devoção à Nª Srª de Loreto. Assim que a possibilidade de explorar os registos italianos não se justifica. Para já, tanto do lado materno como paterno, todos os meus ancestrais se concentram nas Beiras.

Tentarei saber mais sobre as "habilitações de genere", já que tenho três padres identificados em dois ramos distintos.

Mais uma vez agradeço a vossa atenção e resposta!

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 abr 2024, 15:40

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen