Origem dos "de Oliveira Borges" de Joinville/Araquari/São Francisco do Sul

Este tópico está classificado nas salas: Brasil | Famílias

Origem dos "de Oliveira Borges" de Joinville/Araquari/São Francisco do Sul

#445010 | aliceborges | 29 dez 2022 12:57

Bom dia, tudo bem?

Meu nome é Alice. Há alguns anos venho fazendo a busca da minha árvore genealógica por curiosidade (já não tenho como pedir cidadania pela distância que tenho dos meus antepassados), e a minha grande curiosidade era de onde veio o sobrenome "de Oliveira Borges".

Sou neta de Antonio Raimundo Borges, já falecido, que residia em Joinville. O sobrenome dele foi reduzido pois era homenagem ao avô dele, Antonio de Oliveira Borges (casado com Anna Bertolina da Costa), pois os pais não queriam que ele tivesse Junior no nome.

Conforme fui buscando, cheguei a seguinte linha:

Antonio de Oliveira Borges (meu tataravô)

Resposta

Link directo:

Origem dos "de Oliveira Borges" de Joinville/Araquari/São Francisco do Sul

#445012 | aliceborges | 29 dez 2022 13:08 | Em resposta a: #445010

Por algum motivo o post foi cortado na publicação. Continuação:

Antonio de Oliveira Borges (meu tataravô) - Salvador de Oliveira Borges - Constantino de Oliveira Borges - João de Oliveira Borges - Manoel Gomes Galhardo (antepassado de 8a geração).

Nada atesta o porquê da mudança de sobrenome. Conforme fui buscando, encontrei vários posts neste site sobre a família Galhardo, mas somente sobre o relacionamento dele com a primeira esposa, Vicência, e não com a segunda esposa cujo minha família descende, Leonor Lemes Cerqueira.

Meu marido levantou a hipótese de que pode ter sido devido ao Tratado de Tordesilhas, cujo fez varias famílias esconderem seus sobrenomes, porém, o sobrenome Galhardo é português, então não faria muito sentido.

Caso alguém tenha curiosidade sobre a família descendente da segunda esposa, recomendo o artigo "O sargento-mor José de Oliveira Borges" (http://hemeroteca.ciasc.sc.gov.br/blumenau%20em%20cadernos/1996/BLU1996011-012.pdf - página 26), que logo no começo cita Manoel Gomes Galhardo e que Leonor Lemes é sua segunda esposa, e na página 32 fala de seu filho João de Oliveira Borges e seus filhos, tendo Constantino de Oliveira Borges na listagem (este possui vários documentos disponíveis na internet devido a disputa de terras em Joinville).

Não encontrei nada que fale do porquê da alteração de sobrenome ainda, e o alto número de artigos sobre a familia Galhardo neste site veio a me fazer postar aqui na busca desta informação. Desde já, agradeço!

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 14 mai 2024, 23:15

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen