É possível obter registros da saída do Porto de Leixões?

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

É possível obter registros da saída do Porto de Leixões?

#445135 | wnascimentow | 07 jan 2023 03:20

Estou tentando obter informações do avô de minha avó, para que ela possa iniciar os processos de cidadania. Temos poucas informações sobre ele pois quando minha avó nasceu ele já havia falecido.
Porém encontrei no arquivo nacional de imigração no Brasil algumas informações sobre ele, o nome era Feliciano Augusto, chegou ao Brasil no dia 04 de fevereiro de 1908 com 22 anos então suponho que ele tenha nascido em 1886. Ele saiu do Porto de Leixões, existe alguma lista de passageiros onde eu possa tentar encontrar mais informações sobre sua família?
Um outro detalhe é que no museu da imigração o nome é apenas Feliciano Augusto, porém em seu registro de óbito no Brasil o nome é Feliciano Augusto Pinto, e infelizmente não consta informações sobre sua filiação.

Resposta

Link directo:

É possível obter registros da saída do Porto de Leixões?

#445144 | mila1000 | 07 jan 2023 14:52 | Em resposta a: #445135

Que tal mais dados?

Nome de sua avó, data e local do nascimento, filiação.

Se sua avó souber onde os pais se casaram, também ajuda.


Onde e quando faleceu Feliciano?





Na chegada em 1908 consta o ultimo local da residência, que apesar da caligrafia , creio que seja Mansores. Consta também Antonio Augusto Oliveira , também pedreiro, e, residente na mesma freguesia.


Volte ao tópico com mais informações.


Mila

Resposta

Link directo:

É possível obter registros da saída do Porto de Leixões?

#445145 | mila1000 | 07 jan 2023 15:39 | Em resposta a: #445135

Localizei a freguesia de Maçores, Torre de Moncorvo, Bragança. Fui pesquisar os nomes de Feliciano e do tal Antonio que aportaram em 1908 no porto em Santos.

Tive sorte ao localizar passaportes no nome deles, mas, o Feliciano Augusto tem como apelido Dinis.

PASSAPORTE DE FELICIANO AUGUSTO DINIS
1907-10-02
Filho de: António Joaquim Dinis e de Ana Maria;
Natural de: Maçores-Maçores-Torre de Moncorvo;
Idade: 22 anos;
Literacia: sabe escrever;
Estado Civil: solteiro(a);
Profissão: Jornaleiro;
Destino: Brasil.

Passaporte 436
Imagem147.tif
https://digitarq.adbgc.arquivos.pt/viewer?id=1289828



PASSAPORTE DE ANTÓNIO AUGUSTO DE OLIVEIRA
1908-01-04
Registo n.º19
Filho de: Bernardo Tomás de Oliveira e de Clara de Jesus Sampaio;
Natural de: Maçores-Maçores-Torre de Moncorvo;
Idade: 33 anos;
Literacia: sabe escrever;
Estado Civil: casado(a);
Profissão: Jornaleiro;
Destino: Brasil.


Passaporte 19
Imagem 91.tif
https://digitarq.adbgc.arquivos.pt/viewer?id=1289829




Caberá a sua pessoa verificar no registo de nascimento de sua avó, o nome dos avós dela, quem sabe sejam os mesmos dos pais de Feliciano.





Não há como afirmar se o Feliciano do passaporte acima é quem procura.

Resposta

Link directo:

É possível obter registros da saída do Porto de Leixões?

#445146 | mila1000 | 07 jan 2023 16:09 | Em resposta a: #445135

O que chegou em 1908 é de Maçores, mas, no livro foi escrito Massores...

Para a cidadania de sua avó, terá que pesquisar o nascimento dela, o casamento dos pais, pois, tudo tem que estar certo.



Não tenho documento, apenas, a informação
Paroquia de São Martinho
Batismo numero 5 em 15/03/1885 Feliciano Augusto
Obteve cédula em Moncorvo 21/1/1926 . Deve ter regressado à Portugal, e, imigrou uma segunda vez_

Resposta

Link directo:

É possível obter registros da saída do Porto de Leixões?

#445152 | wnascimentow | 07 jan 2023 22:42 | Em resposta a: #445146

Obrigado pelas informações.
Ele se casou no Brasil, com Francelina de Abreu e tiveram uma filha em São Paulo, nascida em 1924, essa foi minha bisavó. Estou procurando sua certidão de nascimento para confirmar os nomes de seus avós.
A única coisa que ainda não consegui encontrar a explicação é para o apelido "Pinto", que é o nome que minha avó informou. Irei ao cartório onde minha bisavó nasceu essa semana para obter mais informações.

Resposta

Link directo:

É possível obter registros da saída do Porto de Leixões?

#445153 | wnascimentow | 07 jan 2023 22:46 | Em resposta a: #445135

Sobre seu falecimento, o que descobri até o momento é que foi no ano de 1945, na cidade de Caieiras, em São Paulo.

Resposta

Link directo:

É possível obter registros da saída do Porto de Leixões?

#445155 | ADB | 08 jan 2023 00:28 | Em resposta a: #445153

Se só descobriu isso sobre o óbito como é que sabe que nele consta Pinto? Foi alguém que lhe disse?

E o casamento? Também tem a filiação, tem de o localizar. Antes de fazer o pedido deveria ter-se esforçado em tentar localizar os documentos que tivessem mais informações, como a naturalidade (pode não constar) e a filiação.

Quando tiver mais dados, informe aqui por favor.

PS: já agora, gostaria que se identificasse, ok? Não gosto de não tratar as pessoas pelo nome.

Cumprimentos,

Filipe

Resposta

Link directo:

É possível obter registros da saída do Porto de Leixões?

#445156 | mila1000 | 08 jan 2023 01:44 | Em resposta a: #445135

Vi que no óbito consta a idade de 70 anos, logo nasceu em 1875. O português que aportou em 1908 nasceu em 1885, dando uma diferença de 10 anos.



Filhos do casal:

Elvira batismo 448 em 27/9/1914 na santa efigenia nascida em 28/7/1914 consta que o pai é portugues
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:939F-KL8T-H?i=59&personaUrl=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A66GN-12P6


Benedita Pinto filha nascida em Mairiporã no dia 22/05/1930 . Casou em 29/07/1950 no cartório em Caieiras.

Pedro Antonio Pinto nascido em Parnaiba 29/09/ 1921 ,e, casou em 29/12/1947 no cartório acima

Hortencia Pinto nasceu Sta Efigenia em 13/01/1916,casou em Jundiai em 8/7/1933 ( o pai tinha a idade de 58 anos e a mãe 44 anos)
batismo 152 na nossa senhora da na lapa em 1/6/1916 onde
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:939F-KFZ1-N?i=16&personaUrl=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A66Y8-KX5J


Feliciano deve ter casado no cartorio Sta Efigenia ou Santa Cecilia entre 1908 e 1916 , consta no batismo das filhas


Boa sorte.


Mila

Resposta

Link directo:

É possível obter registros da saída do Porto de Leixões?

#445157 | wnascimentow | 08 jan 2023 02:19 | Em resposta a: #445135

O nome de minha avó, filha de Feliciano era Cecília Pinto de Almeida, nascida em Caieiras em 05 de março de 1924. Estou buscando ativamente por sua certidão de nascimento para encontrar os nomes de seus avós, dessa forma será mais fácil identificar se é realmente este Feliciano que chegou em 1908.

Em novas buscas nos arquivos de imigração encontrei uma família que chegou ao Brasil em 1912 com quatro pessoas, entre elas uma chamada Feliciano, com 13 anos. O pai se chamava Antonio de Souza Pinto e a criança tem registro de Sabrosa. Ainda irei procurar mais a respeito desse outro Feliciano para saber se existe possibilidade de que seja ele.

A propósito, meu nome é Wendel. Não notei que não havia me identificado. Obrigado!

Resposta

Link directo:

É possível obter registros da saída do Porto de Leixões?

#445158 | wnascimentow | 08 jan 2023 03:00 | Em resposta a: #445135

De acordo com as datas de nascimento dos filhos do casamento creio que já posso descartar a possibilidade de ser esse que aportou em 1912. Acredito que o que vai ajudar a melhorar a busca será mesmo os dados de filiação na certidão de minha avó Cecília.

Obrigado,
Wendel.

Resposta

Link directo:

É possível obter registros da saída do Porto de Leixões?

#445159 | wnascimentow | 08 jan 2023 03:29 | Em resposta a: #445135

Minha avó me confirmou que todos os nomes que a Mila mencionou eram realmente de irmãos da Cecília. Agora resta encontrar mais dados sobre o Feliciano em si. Obrigado a todos pela ajuda, acredito que estamos mais perto de encontrar as informações necessárias.

Obrigado,
Wendel.

Resposta

Link directo:

É possível obter registros da saída do Porto de Leixões?

#445160 | mila1000 | 08 jan 2023 11:48 | Em resposta a: #445135

Wendel,

Se deseja saber o nome dos avós de Cecilia, solicite ao cartório o registo civil em inteiro teor de 5/3/1924. Pode ser que não esteja em Caieiras, mas, em Santana de Parnaiba. Pode fazer isso em qualquer cartório, basta nome da pessoa, data de nascimento, cidade, e, filiação. Demora de 3 a 5 dias.
Ela faleceu em 01/06/2016 em Caieiras, era casada com Francisco de Almeida


Escolástica Pinto nasceu em 26/7/1917 Juqueri
Avos Michelina Maria de Abreu e Luiz Pedro de abreu
Avós Manuel Jose Barbosa e Maria Jose de Almeida (???)


Onorival de Almeida , filho de Cecilia, nascido em 4/4/1958 caieiras neto de joao de almeida barbosa e zarda ou jarda maria de jesus ///Feliciano augusto pinto e francelina de abreu

Noelma nascida 16/10/1954




Maria de Santa Fé filha de Manuel jose barbosa e maria jose de almeida , nascida Santana Parnaiba
julho de 1919 caieiras bairro de Santana de Parnaiba

Converse com sua avó, pergunte se conheceu alguma Maria de Santa Fé ...


Solicite pesquisa do casamento de Feliciano e francelina nos cartórios que mencionei ontem. Sem documentos ,dificil chegar ao que busca.


Mila

Resposta

Link directo:

É possível obter registros da saída do Porto de Leixões?

#445162 | wnascimentow | 08 jan 2023 12:40 | Em resposta a: #445135

Mila,

Já solicitei a certidão de Cecília, acredito que em poucos dias devo tê-la em mãos. Minha avó é a Noelma, filha de Cecília, irei perguntar se ela conheceu alguma Maria de Santa Fé.
Sobre os registros de casamento, irei entrar em contato com os cartórios amanhã e solicitar a busca. Enquanto isso estou buscando nos registros da Igreja Católica.

Obrigado,
Wendel.

Resposta

Link directo:

É possível obter registros da saída do Porto de Leixões?

#445180 | wnascimentow | 08 jan 2023 23:08 | Em resposta a: #445135

Conversando com minha avó consegui obter as seguintes informações:

Ela não conhece Maria de Fé, mas pela filiação ter os apelidos Almeida e Barbosa já podemos descartar vínculos com Feliciano, pois são de outra parte da família.

Miquelina era mãe de Francelina e escolástica irmã de Francelina.

Ela também comentou que sua mãe (Cecília) falava que Feliciano recebia muitas cartas de um irmão com o nome Manoel/Manuel, de Portugal. Não tenho detalhes sobre o nome completo de Manoel, mas por ter vivido e possivelmente falecido em Portugal, seria uma possibilidade encontrar a filiação na certidão de óbito de Manoel? Caso tenham o mesmo apelido o nome seria Manoel/Manuel Augusto Pinto.

De qualquer forma, essa semana terei a certidão de nascimento de Cecília e com isso ficará mais fácil a busca.

Volto com mais informações.
Wendel.

Resposta

Link directo:

É possível obter registros da saída do Porto de Leixões?

#445181 | ADB | 08 jan 2023 23:15 | Em resposta a: #445180

Wendel

Esqueça esse irmão, mesmo com o nome (que não sabe, e Augusto não é apelido mas nome próprio, ele pode ser só Manuel, Manuel José, sabe-se lá) é impossível localizar o óbito dele, teria de saber onde e quando. Claro que teria a filiação.

Concentre-se nos documentos do Brasil, acabará por encontrar a filiação.

Filipe

Resposta

Link directo:

É possível obter registros da saída do Porto de Leixões?

#445190 | wnascimentow | 09 jan 2023 13:08 | Em resposta a: #445135

Olá, fiz algumas ligações para procurar pela certidão de Cecília mas ainda não encontrei, porém encontrei de sua irmã, Hortência, e nessa certidão constam os dados de filiação, que são:

Manuel José Barbosa
Maria José de Almeida

Achei estranho o fato do nome dos pais não ter o apelido “Pinto”, que Feliciano tem. Isso é algo comum?
De qualquer forma, entrei em contato com o cartório de Santa Cecília e solicitei a busca da certidão de casamento de Feliciano e Francelina, para confirmar se as informações estão corretas e obter a data de nascimento de Feliciano.

Volto com mais informações.
Wendel.

Resposta

Link directo:

É possível obter registros da saída do Porto de Leixões?

#445191 | ADB | 09 jan 2023 15:17 | Em resposta a: #445190

Olá Wendel

Pode ser possível a não existência do apelido Pinto nos pais. Pode vir de algum dos avós, do padrinho ou até não haver explicação para tal.

É melhor aguardarmos pelo casamento dele, até por causa da idade.

O nome dos pais é muito comum, o que não vai ajudar na pesquisa, até porque não se sabe a freguesia de naturalidade. Veremos.

Filipe

Resposta

Link directo:

É possível obter registros da saída do Porto de Leixões?

#445192 | ADB | 09 jan 2023 16:18 | Em resposta a: #445191

Olá novamente

Numa base de dados de passaportes aparece o seguinte:

177452 Feliciano Augusto Torre de Moncorvo Torre de Moncorvo Manuel José Barbosa &bnsp; Trabalhador 35 Rio de Janeiro Solteiro

É possível que seja ele, só falta o nome da mãe para confirmar.

Filipe

Resposta

Link directo:

É possível obter registros da saída do Porto de Leixões?

#445198 | mila1000 | 09 jan 2023 19:47 | Em resposta a: #445135

Wendel,

Acredito que seja o batismo de Feliciano Augusto, não entendi o nome dos avós maternos.

batismo 9 26/02/1871 Freguesia Lousa, Torre de Moncorvo, Bragança

neto paterno de Antonio Barbosa e Antonia Pinto Fernandes
materno ??

81.tif

https://digitarq.adbgc.arquivos.pt/viewer?id=1216352



Mila

Resposta

Link directo:

É possível obter registros da saída do Porto de Leixões?

#445203 | ADB | 09 jan 2023 20:20 | Em resposta a: #445198

Wendel

Aí está! A Mila, sempre no seu melhor, localizou o batismo.

O Pinto vem, portanto, da avó paterna! Os avós maternos são Sebastião de Almeida e Maria José.

Boa sorte!

Filipe

Resposta

Link directo:

É possível obter registros da saída do Porto de Leixões?

#445217 | wnascimentow | 10 jan 2023 02:00 | Em resposta a: #445135

Muito obrigado por toda a ajuda, Filipe e Mila! Cheguei a pensar que jamais conseguiria tais informações, visto que minha avó, Noelma sequer conheceu Feliciano. Estou muito feliz com isso.
Agora preciso solicitar uma cópia dessa certidão de baptismo em inteiro teor e juntamente com o restante da documentação enviar tudo para a Conservatória.

Onde exatamente devo solicitar a certidão de baptismo de Feliciano?

Obrigado!
Wendel.

Resposta

Link directo:

É possível obter registros da saída do Porto de Leixões?

#445221 | ADB | 10 jan 2023 12:50 | Em resposta a: #445217

Olá Wendel!

Arquivo Distrital de Bragança.

Cumprimentos,

Filipe

Resposta

Link directo:

É possível obter registros da saída do Porto de Leixões?

#445410 | wnascimentow | 23 jan 2023 11:39 | Em resposta a: #445135

Olá!

Voltei depois de alguns dias pois obtive a certidão de casamento de Feliciano. Fiquei com uma dúvida com relação ao batismo encontrado pois a certidão de casamento é do ano de 1912 e lá está declarado que ele tinha 37 anos, o que faria com que seu ano de nascimento fosse 1875, não 1871, como no batismo encontrado. Me pergunto se pode ter sido algum erro e se isso pode ser um problema. A filiação pude confirmar como Manual José Barbosa e Maria José de Almeida, conforme já havia obtido anteriormente.

Obrigado!
Wendel.

Resposta

Link directo:

É possível obter registros da saída do Porto de Leixões?

#445411 | ADB | 23 jan 2023 12:50 | Em resposta a: #445410

Olá Wendel!

Não estranhe, essas divergências nas idades são normais, seja porque as pessoas mentiam por necessidade, outras, sem estudos, nem sabiam que idade tinham ao certo.

Em princípio não haverá qualquer problema.

Cumprimentos,

Filipe

Resposta

Link directo:

É possível obter registros da saída do Porto de Leixões?

#445430 | wnascimentow | 24 jan 2023 18:15 | Em resposta a: #445135

Obrigado Filipe.

Agora o único documento que resta para que eu possa fazer a transcrição do casamento e depois solicitar a nacionalidade de minha avó é a certidão de nascimento de Francelina, que apesar de estar no Brasil e em São Paulo, ainda não consegui encontrar. Imaginei que no casamento de Feliciano e Francelina estaria sua data e cartório de nascimento, mas infelizmente a única informação que está lá é a idade de 23 anos e o ano do casamento que é 1912.
Com isso estou buscando registros do ano de 1889, porém ainda não encontrei nada. No registro de casamento de um dos filhos do casal, Hortencia, existe uma menção ao local de nascimento de Francelina porém não consegui ler, o registro está no Family Search: https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3Q9M-CSDZ-SQ83-4?view=index&personArk=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A6X84-98M8&action=view&groupId=TH-909-65102-117243-25

Vocês poderiam me ajudar a entender o que está escrito no local onde diz "nascida em", logo após o nome de Francelina?
Além disso, alguma outra dica para me ajudar a encontrar essa última certidão?

Obrigado novamente,
Wendel.

Resposta

Link directo:

É possível obter registros da saída do Porto de Leixões?

#445434 | ADB | 24 jan 2023 22:10 | Em resposta a: #445430

Olá Wendel

"neste estado".

Cumprimentos,

Filipe

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 19 abr 2024, 22:04

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen