Leitura de casamento em Pernambuco

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Brasil | Famílias | Pessoas

Leitura de casamento em Pernambuco

#445150 | joaobriantigeneall | 07 jan 2023 21:20

Tenho um registro do meu ramo familiar que não leio bem, por estar o livro muito deteriorado. Deixo-o abaixo:

O Casamento de João Batista [Sora?] com [?] [Lélis?] e Vasconcelos, filha de [?] Noronha Menezes Peixoto e de [?] de Ornelas Pessoa e Vasconcelos. Ocorreu em Recife aos 14.10.1837, com registro na ferguesia do Santíssimo Sacramento.

Link: https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:939K-C9GF-D?i=335&wc=MHN5-1WP%3A371209401%2C373252701%2C373610401&cc=2177293

Caso se confirme o a dúvida acerca do "Lélis", a nubente há de ser D. Maria Francisca de Lélis Pessoa e Vasconcelos, casada com João Batista, "francês de nação", filha de Camilo de Lélis de Noronha e de D. Caetana Teresa de Ornelas Pessoa e Vasconcelos. Logo, suponho, o nome completo do pai seria Camilo de Lélis de Noronha e Menezes Peixoto.

Agradeço também caso alguém possua uma boa hipótese acerca da grafia do sobrenome de João Batista que, penso, seria o francês que consta em outros registros.

Atenciosamente,

João Brianti

Resposta

Link directo:

Leitura de casamento em Pernambuco

#445163 | mila1000 | 08 jan 2023 13:02 | Em resposta a: #445150

Caro João,

Creio que possua o batismo da Maria, mas, a leitura do casamento está muito dificil.

16/3/1823
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:939K-7H93-SB?i=136&personaUrl=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A6X9Z-L8SH


Mila

Resposta

Link directo:

Leitura de casamento em Pernambuco

#445171 | joaobriantigeneall | 08 jan 2023 19:46 | Em resposta a: #445163

Cara Mila,

Agradeço muito por este registro. Com as outras informações que tenho, tal como a cronologia, creio ser muito provável que essa Maria seja a mesma que se casou com o francês João Batista, e se chamaria Maria Francisca de Lélis Pessoa e Vasconcelos. Todos os outros registros que possuo de Camilo de Lélis de Noronha e Menezes Peixoto datavam do final da década de 1820, quando comecei a procurar no livro da freguesia do Santíssimo Sacramento (neles, constava, apenas, "Camilo de Lélis de Noronha"). Sei que ele foi Alferes de Caçadores e faleceu prematuramente antes de 1842 (sendo o mesmo do casamento, agora sei que antes de 1837).

Esse é o ramo de José Coelho de Drummond e de D. Mariana de Ornelas Pessoa e Vasconcelos, que se aparentam com o meu ramo dos Pessoas pelo bisavô de Mariana, o Capitão Brás de Araújo Pessoa, todos referidos na Nobiliarquia Pernambucana. Contudo, apesar da relativa distância no parentesco, os sucessivos entroncamentos entre ramos distintos acabaram por consituir, de fato, a continuidade de uma só família Pessoa até os princípios do século XIX.

Agradeço novamente pela ajuda.

Atenciosamente,

João Brianti

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 16 abr 2024, 12:00

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen