Procura de Antonio Alves da Silva natural de Porto,PT

Este tópico está classificado nas salas: Brasil | Famílias | Genética | Pessoas | Regiões

Procura de Antonio Alves da Silva natural de Porto,PT

#445477 | Celsoguimaraesfll. | 28 jan 2023 23:06

Aos confrades do Geneall,
Venho ver como consigo mais dados de genealogia do meu trisavô que nasceu em Porto mas somente tenho esse registro de passaporte que desembarcou no Rio de Janeiro em 8-10-1817
Antonio Alves da silva ,31 anos, naturalidade Porto, destino Rio grande, data do registro 08/10/1817,, códice 0422,volume 01,folha 28 v, numero do registro de passaporte 0157

Aguardo alguma informação,

Celso Guimarães Filho trineto de Antonio Alves da Silva

Resposta

Link directo:

Procura de Antonio Alves da Silva natural de Porto,PT

#445478 | ADB | 29 jan 2023 00:34 | Em resposta a: #445477

Caro Celso

Vai desculpar-me mas, já andou cá com este pedido e, pelo que vejo, continua sem localizar dados que provem que esse registo de passaporte é o do seu trisavô. Existem centenas, senão milhares, de pessoas com esse nome, nada prova que é ele. E mesmo que seja, falta o nome dos pais e naturalidade (freguesia).

Procure, como já lhe foi dito, o casamento dele. Lá constará a filiação e, possivelmente, a freguesia onde foi batizado. Sem isso nada feito. É pior que jogar na lotaria ...

Cumprimentos,

Filipe

Resposta

Link directo:

Procura de Antonio Alves da Silva natural de Porto,PT

#445480 | mila1000 | 29 jan 2023 15:36 | Em resposta a: #445477

Dia 13/05/1865 batismo de Boaventura no municipio Rio Novo. Isso consta no familysearch


No jornal Rio Grandense ,no ano de 1849, Boaventura Ferreira da Silva é considerado cidadão brasileiro
http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=764892&pesq=%22boaventura%20ferreira%20da%20silva%22&pasta=ano%20184&hf=memoria.bn.br&pagfis=79

No Cepese há ID de um Boaventura Ferreira da Silva, filho de Antonio Alves da Silva, 13 anos, destino Pernambuco, natural de Vila do Conde , Porto.

Boa sorte.

Resposta

Link directo:

Procura de Antonio Alves da Silva natural de Porto,PT

#445488 | Celsoguimaraesfll. | 29 jan 2023 22:30 | Em resposta a: #445480

Caros Confrades Filipe e Mila.

Este registro de passaporte do Antonio Alves da Silva é uma prova que pode ser esse meu antepassado.Porque o destino era Rio Grande.Pela historia que montei com registros dos filhos do Antonio Alves onde alguns nasceram em Rio Grande e outros em Povo Novo.
Mila esse registro no CEPESE não pode ser Pernambuco pois o filho do Antonio Alves, meu bisavô Boaventura Ferreira da Silva nasceu em Pelotas em 1828 e consegui na Curia Diocesana de Pelotas.
Filipe eu tenho dificuldade de ver o casamento do Antonio Alves da Silva porque ele casou com Marcelina que era parda e nao consegui registros de outros filhos do Antonio Alves da Silva.
Fiz uma pesquisa no ARQUIVO HISTORICO do RS mas os portugues nesta ocasião tinham livre acesso ao Brasil, e portanto nao tem documentos mais detalhados como de outros imigrantes ao RS como italianos, alemães, franceses e outros.
No Cepese ja tentei mas a Mila nao forneceu o numero do ID deste Antonio Alves da Silva.
Somente indo a Portugal que talvez eu possa conseguir esses dados de genealogia.
Não quero cidadania portuguesa somente queria descobrir a genealogia do ANTONIO ALVES DA SILVA

Resposta

Link directo:

Procura de Antonio Alves da Silva natural de Porto,PT

#445496 | ADB | 30 jan 2023 16:11 | Em resposta a: #445488

Caro Celso

Vamos por partes:

1 - a Mila enganou-se, esse Boaventura é filho de António José da Silva.

2 - é por ela ser parda que é mais difícil localizar o casamento? Ou há casamento ou não há. Ou eles não eram casados mas apenas juntos?

3 - a Mila não lhe forneceu o ID porque não existe registo de passaporte relativo a essa pessoa.

Há duas bases de dados: uma de portugueses entrados no Brasil (1808-1842), onde ele deveria aparecer mas, nada aparece com esse nome. A outra, tem registos posteriores a 1834. Nesta, aparecem alguns registos, que podem ser ou não o seu trisavô.

8863 António Alves Da Silva Crestuma Porto Sem Indicação Sem Indicação Sem Indicação 13 Rio Grande do Sul Solteiro

61688 António Alves Da Silva Gaia Gaia Incógnito Rosa Alves Negociante 71 Rio Grande do Sul Casado

223777 António Alves Da Silva Gaia Porto Manuel Domingues da Silva Águeda Alves de Sousa Familiar 11 Rio Grande do Sul Solteiro

428808 António Alves da Silva Vila Nova de Gaia Vila Nova de Gaia &bnsp; Rosa Alves Negociante 57 Rio Grande do Sul Solteiro

Segue o link do CEPESE para pesquisas que queira efetuar: http://www.remessas.cepese.pt/remessas/mod/page/view.php?id=9

Como pode ver, já há pelos menos dois homónimos (filiações diferentes e, o 1º, nem tem filiação), ambos com destino a Rio Grande do Sul. E isto se ele inicialmente desembarcou lá, pode ter desembarcado noutro local e depois mudar-se para Rio Grande.

Não sei se adianta alguma coisa pedir mais informações ao CEPESE, o Sr. é que sabe se vale a pena pagar pelas informações, que são poucas mais para além das que aparecem.

Não adianta vir a Portugal sem mais dados. Sem a filiação e a freguesia, é impossível localizar algum António. E antes que fale sobre a filiação dele, continua por provar a que a genealogista lhe forneceu, aparentemente sem provas. Faltando o casamento e o óbito, não vejo onde é que ela a conseguiu. Há que ter muito cuidado com os genealogistas. Como em todas as profissões, muitos serão pessoas pouco sérias, aproveitando-se da inocência dos seus clientes que confiam no seu trabalho. Se ela lhe provar, com documentos, a filiação, então tudo bem. Mas até lá, desconfie.

Esforce-se por tentar localizar o óbito e, principalmente, o casamento (se é que houve casamento). Os outros filhos não adiantarão de muito mas, servem para completar a sua genealogia.

Boa sorte. Qualquer coisa, disponha. Estamos aqui para ajudar.

Cumprimentos,

Filipe

Resposta

Link directo:

Procura de Antonio Alves da Silva natural de Porto,PT

#445516 | RafaelMF | 31 jan 2023 14:08 | Em resposta a: #445477

Caro Celso

Verifiquei as fontes anexas na árvore de António Alves da Silva (FamilySearch). Em pelo menos dois assentos de batismo de seus filhos, consta como avós paternos Manuel da Silva e Maria Alves.

Perceba que são nomes muito comuns: António filho de Manuel da Silva e Maria Alves.

Para ter uma noção da dificuldade em encontrar o local de nascimento apenas com esses nomes, deixo aqui outro António Alves da Silva, natural do Porto e residente na mesma província de Rio Grande (atual estado do Rio Grande do Sul).

https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:6NV6-LDT1

Portanto, não é possível afirmar que o passaporte seja do seu antepassado, apenas pelo facto de que se dirigia ao Rio Grande.

Até mesmo a pesquisa automática do FamilySearch indica um possível António, nascido a 13 de Janeiro de 1786, em Vila Nova de Gaia, Madalena (PT-ADPRT-PRQ-PVNG09-001-0004_m0025.tif), filho de Manuel da Silva e de Maria Alves.

Ou seja, recomendo centrar seus esforços na busca do assento de casamento, que ocorreu entre 1828 a 1836, considerando as datas de nascimento dos filhos (o primeiro batizado como filho natural e os demais, legítimos).

Cumprimentos

RafaelMF

Resposta

Link directo:

Procura de Antonio Alves da Silva natural de Porto,PT

#445522 | ADB | 31 jan 2023 16:13 | Em resposta a: #445516

Caro Celso

Estou eu aqui a colocar em questão a genealogista, nomeadamente no que respeita à filiação do António, quando o Celso já me podia ter dito que em alguns dos filhos são mencionados os avós! Assim não pode ser, estamos a perder tempo desnecessário.

Procure o casamento, como disse o Rafael, posterior ao nascimento do Boaventura, que nasce como filho natural de mãe solteira.

Cumprimentos,

Filipe

Resposta

Link directo:

Procura de Antonio Alves da Silva natural de Porto,PT

#445557 | Celsoguimaraesfll. | 01 fev 2023 19:08 | Em resposta a: #445477

Caros Confrades.

Fiz muitas pesquisas no Family Search lendo registro por registro mas nao achei nenhum casamento de Antonio Alves da Silva com Marcelina Ferreira.Não consegui saber que oficio ele tinha quando chegou ao Brasil em 1817 porque tenho informações que naquela epoca os portugueses tinham livre acesso ao Brasil.O consul somente dava um visto de entrada mas nao tinham tantas exigencias como imigrantes de outras nacionalidades como Italiano, Alemão,Frances, e outros.
Porisso que venho aqui ver onde poderia descobrir algum dado de genealogia.
Ja fui pessoalmente a Rio Grande e Pelotas localizar nas arquidioceses e nao tive sucesso de algum registro de casamento, obito, etc.
Aqui unico local que conseguirei alguma coisa

Resposta

Link directo:

Procura de Antonio Alves da Silva natural de Porto,PT

#445606 | Celsoguimaraesfll. | 02 fev 2023 23:38 | Em resposta a: #445516

Rafael esse Antonio Alves da Silva que nasceu em 13-1-1786, Vila Nova da Gaia, Madalena,Porto PT nao achei no family search conforme sua descrição. Esse codigo PT-ADPRT-PRQ-PVNG09-001-0004_moo25.tif nao seria nos Arquivo Distrital de Porto?

Resposta

Link directo:

Procura de Antonio Alves da Silva natural de Porto,PT

#445607 | Celsoguimaraesfll. | 03 fev 2023 00:01 | Em resposta a: #445606

Rafael achei mas um Antonio Alves no Tombo com esse registro que passaste antes pode ser que seja meu antepassado mas vou ter que transcrever.
Obrigado no momento

Resposta

Link directo:

Procura de Antonio Alves da Silva natural de Porto,PT

#445608 | ADB | 03 fev 2023 01:00 | Em resposta a: #445607

Caro Celso

Com nomes tão curtos, nada garante que um António, filho de determinado casal, seja o seu antepassado.

Já vi casos de pessoas que colocam na árvore assentos de pessoas que não são os seus antepassados e, este, é mais uma prova. Quem o lá pôs não se esforçou a pesquisar mais, colocou-o lá e pronto (talvez também não tivesse a freguesia e, ao 1º que lhe apareceu ...).

Duas coisas em relação a esse assento de Madalena:

1 - a mãe é Maria Alves de Jesus de Carvalho, o que por si só já deixava grandes dúvidas, pois a mãe do seu é só Maria Alves.

2 - esse António faleceu pouco depois de ter nascido (8 meses), conforme pode ver aqui: https://pesquisa.adporto.arquivos.pt/viewer?id=502868 tif 12.

Como vê, com um assento de óbito facilmente desmontei uma árvore feita por alguém. Essa pessoa já tem um ramo de família errado, que não é o dela.

Com os nomes curtos que tem e um distrito ou concelho para procurar, só por muita sorte vai localizar o que pretende. Ou insiste nas pesquisas feitas no Brasil ou dificilmente chegará a alguma conclusão.

Boa sorte.

Filipe

Resposta

Link directo:

Procura de Antonio Alves da Silva natural de Porto,PT

#445613 | RafaelMF | 03 fev 2023 11:06 | Em resposta a: #445607

Celso,

O assento foi apenas para demonstrar como é praticamente impossível encontrar o seu antepassado apenas com os nomes dos pais.

Assim como é impossível afirmar que o passaporte encontrado é de seu antepassado, somente por ter como destino o RS.

Sem a freguesia, encontrará dezenas, quiçá centenas, de Antónios que poderiam ser o seu antepassado.

Consta que ele era natural do Porto, mas do município, do distrito ou da Diocese?

Os elementos que possui são rasos e os nomes muito comuns.

Recomendo rever os livros paroquiais do RS, tentar localizar outros filhos e até assentos em que ele consta como padrinho, pois poderá haver indicação de parentesco.

Boa sorte.

R.MF

Resposta

Link directo:

Procura de Antonio Alves da Silva natural de Porto,PT

#445639 | Celsoguimaraesfll. | 04 fev 2023 10:40 | Em resposta a: #445477

Prezados confrades RMF e Filipe,
Sim concordo com voces que os dados são poucos porque justamente na epoca de 1786 que Antonio Alves veio para o Brasil, não havia um controle pois os portugueses tinham livre acesso para entrar no Brasil e principalmente no RS onde os portugueses eram poucos devido o RS ser antes da Espanha.
E tambem eu pesquisei no Tombo varias freguesias mas faltou essa freguesia de Vila Nova da Gaia, concelho de Madalena que aparece um Antonio Alves da Silva que nasceu em13-1-1786.Estou transcrevendo esse registro para ver se consigo identificar como seu do meu antepassado.Nao sei se é ele realmente como voces tem muita experiencia e eu somente sou pesquisador. Na arvore de genealogia que tenho de uma historiadora do RS tambem informa nomes com poucos detalhes mas é que eu tenho.É dificil realmente porisso que ainda venho pesquisando.Obrigado pela suas respostas.

Resposta

Link directo:

Procura de Antonio Alves da Silva natural de Porto,PT

#445644 | ADB | 04 fev 2023 15:35 | Em resposta a: #445639

Caro Celso

Parece que eu escrevo chinês, não? Esse António, de Madalena, faleceu com 8 meses!!! (já lhe tinha dito e enviado o link). Esqueça esse.

É ao contrário, a freguesia é Madalena, concelho de Vila Nova de Gaia. Como já lhe foi dito, poderá ter de ser pesquisado não só o concelho do Porto mas todos os outros também (concelhos, além do Porto e Vila Nova de Gaia, há mais 15. Não sei quantas são mas, no distrito do Porto poderão existir entre 300 a 500 freguesias). E como também já foi dito, não há a certeza de que essa entrada em 1817 seja a do seu trisavô, logo, o ano aproximado de nascimento pode não ser 1786. O registo de passaporte dele não existe e no CEPESE há alguns homónimos a ir para o mesmo local. Alguns podemos excluir pela diferente filiação mas, outros não referem a filiação, não se sabendo portanto se é ele ou não.

Filipe

Resposta

Link directo:

Procura de Antonio Alves da Silva natural de Porto,PT

#445670 | Celsoguimaraesfll. | 05 fev 2023 01:33 | Em resposta a: #445477

Parece que eu escrevo chinês, não? Esse António, de Madalena, faleceu com 8 meses!!! (já lhe tinha dito e enviado o link). Esqueça esse.- Resposta do Celso=Neste link que voce passou eu vi no Tombo e nao no Arquivo Distrital de Porto nao confere que tenho e nao vi no registro que ele faleceu com 8 meses. Veja a transcrição que fiz=Antonio filho legitimo e Manoel da Silva e sua mulher Maria Alves do lugar de aquim(neste local) desta freguesia de Santa Maria Madalena, neto paterno de Antonio da Silva e sua mulher Maria Angelica ambos desta freguesia e neto materno de Manuel Alves e sua mulher Domingas de Almeida ambos desta freguesia, nasceu aos 13 dias do mês de Janeiro de mil setecentos e oitenta e seis e foi batizado por mim, foram os padrinhos Manoel Oliveira e Maria Alves de Carvalho, foram testemunhas Antonio da Silva e Rosa Ferreira.E para constar assento que assinei .Pde Manuel Rovis.

É ao contrário, a freguesia é Madalena, concelho de Vila Nova de Gaia. Como já lhe foi dito, poderá ter de ser pesquisado não só o concelho do Porto mas todos os outros também (concelhos, além do Porto e Vila Nova de Gaia, há mais 15. Não sei quantas são mas, no distrito do Porto poderão existir entre 300 a 500 freguesias). Resposta do Celso= Nao entendo pois no registro transcrito acima aparece Santa Maria Madalena em 1786.

E como também já foi dito, não há a certeza de que essa entrada em 1817 seja a do seu trisavô, logo, o ano aproximado de nascimento pode não ser 1786. Resposta do Celso= Olha eu vi no Arquivo Nacional esse registro de passaporte datado em 1817 sim, pois pedi ao Arquivo Nacional do Rio de Janeiro e localizei no Fundo de Policia da Corte-Periodo 1817-1818-Policia de Legitimações de Passaportes.Antonio Alves da silva ,31 anos,naturalidade Porto, destino Rio grande, data do registro 08/10/1817,, códice 0422,volume 01,folha 28 v, numero do registro de passaporte 0157-
Antonio Alves da Silva, natural de Porto , Portugal, de idade 31 anos,estatura média, bastante barba, rosto, sobrancelhas regulares com destino a Rio Grande que apresenta despacho Joaquim .Olha esse registro de passaporte em 1817 e fiz os calculos como ele tinha 31 anos em 1817 entao deve ter nascido em 1786.

O registo de passaporte dele não existe e no CEPESE há alguns homónimos a ir para o mesmo local. Alguns podemos excluir pela diferente filiação mas, outros não referem a filiação, não se sabendo portanto se é ele ou não.
Olha nao estou desmerecendo suas informações mas estou mostrando acima que esse pode realmente ser registro do meu antepassado.
Por Favor nao estou insistindo somente estou montando quebra cabeças que veja nao seria chines e sim pesquisa mesmo.

Resposta

Link directo:

Procura de Antonio Alves da Silva natural de Porto,PT

#445671 | Celsoguimaraesfll. | 05 fev 2023 01:34 | Em resposta a: #445477

O link que voce me passou abaixo nao aparece nada somente uma capa isso é no Tombo e nao no Arquivo Distrital do Porto.
esse António faleceu pouco depois de ter nascido (8 meses), conforme pode ver aqui: https://pesquisa.adporto.arquivos.pt/viewer?id=502868 tif 12.

Resposta

Link directo:

Procura de Antonio Alves da Silva natural de Porto,PT

#445672 | ADB | 05 fev 2023 01:46 | Em resposta a: #445671

Caro Celso

A primeira imagem é da capa. A imagem onde está o óbito do dito António é a 12.tif. Esse António faleceu com 8 meses, não é o seu trisavô!!! Espero que agora finalmente perceba.

O tombo é um site que está ligado a todos os Arquivos portugueses. Aceder por lá ou pelo Arquivo Distrital do Porto é a mesma coisa. Só que pelo tombo é mais prático e rápido.

Filipe

Resposta

Link directo:

Procura de Antonio Alves da Silva natural de Porto,PT

#445675 | Celsoguimaraesfll. | 05 fev 2023 11:44 | Em resposta a: #445672

Filipe,

Agora eu vi melhor realmente esse Antonio Alves da Silva faleceu com 8 meses, mas foi unico que tinha a filiação mais proxima do meu trisavô. Mas continuo a buscar esse Antonio Alves da Silva e como passei acima os dados que eu estou pesquisando são veridicos pois a filiação dele é essa mesma.
O passaporte datado de 1817 diz que ele tinha 31 anos de idade e porisso que ainda vou localizar um Antonio Alves da Silva que nasceu perto de 1786.
Desculpe a insistencia mas sao os dados que tenho devido os portugueses quando entravam no Brasil em 1817 na epoca do Brasil Colonia de Portugal nao ter dados mais completos.
Se puderem me ajudar gostaria.

Resposta

Link directo:

Procura de Antonio Alves da Silva natural de Porto,PT

#445677 | RafaelMF | 05 fev 2023 12:52 | Em resposta a: #445675

Celso,

Não compreendeu que esse passaporte pode ser de qualquer António Alves da Silva?

Por que não seria deste outro António, contemporâneo do seu antepassado e casado com Francisca Maria de Freitas, morador em Porto Alegre?

https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:6NV6-LDT1

Veja bem, ele também era natural do Porto.

Mesmo se tratando do início do Século XIX, o Rio Grande do Sul não é uma pequena aldeia, com meia dúzia de famílias.

Cumprimentos,

RafaelMF

Resposta

Link directo:

Procura de Antonio Alves da Silva natural de Porto,PT

#445683 | ADB | 05 fev 2023 16:17 | Em resposta a: #445677

Celso

Finalmente, estava a ver que não se convencia de que era outra pessoa!

Viu o que disse o Rafael? Não há certeza de que esse passaporte seja do seu trisavô, há esse outro homónimo e também do Porto. Quem sabe o passaporte não é desse outro António e não do seu?

Não tenho mais nada a dizer, para além do que já disse. Tem de concentrar as pesquisas no Brasil, para localizar o casamento dele ou algum outro documento que mencione a freguesia. O óbito pode não ajudar muito mas, tente localizar. Poderá ter pelo menos a idade, mesmo que aproximada.

Filipe

Resposta

Link directo:

Procura de Antonio Alves da Silva natural de Porto,PT

#445694 | Celsoguimaraesfll. | 05 fev 2023 23:17 | Em resposta a: #445477

Rafael e Filipe,

Obrigado por voces indicarem esse outro Antonio Alves da Silva que nasceu em Porto Alegre e nao Porto Portugal como não corresponde ao meu trisavô.Vou repetir que li registros de batismos, casamentos dos filhos e netos do Antonio Alves da Silva que confirmam que os padres informam nos registros que o Antonio Alves da Silva é de Porto,Portugal e não de Porto Alegre,RS.Estive no Arquivo Historico do RS e eles nao possuem dados de passaportes desembarcando no RS porque o consul de Portugal em Porto Alegre autorizava listas de nomes diferente de outras nacionalidades que tinham mais exigencias e mais dados.
Eu contei que estou montando a historia desse meu trisavô que realmente ele era portugues de Porto.Nao consigo encontrar casamento e nem certidão de obito.Estou procurando nos registros paroquiais de Rio Grande principalmente porque ele chegou por Rio Grande e veio ficar conhecer a sua mulher Marcelina 10 anos depois de 1817 onde teve meu bisavô que nasceu em 1828.
Insisto com voces que a minha pesquisa na Biblioteca Nacional mostra que tem um Antonio Alves da Silva que desembarcou no Rio de Janeiro em 1817 no visto de passaporte aparece a idade de 31 anos.
Voces tem me ajudado mas tambem nao aceito que voces insistem em indicar outra pessoa que não é no perfil do meu trisavô.

Resposta

Link directo:

Procura de Antonio Alves da Silva natural de Porto,PT

#445695 | ADB | 05 fev 2023 23:49 | Em resposta a: #445694

Celso

Está a fazer confusão. Quem nasceu em Porto Alegre em 1824 foi o filho. O pai, com o mesmo nome, também nasceu no Porto, como se vê no assento de batismo do filho, no lado esquerdo do ecrã. Portanto, um homónimo do seu trisavô, e também do Porto.

Ninguém está a indicar nada, estamos apenas a fazê-lo ver que pode haver homónimos na mesma época e local, o que é o caso. Se não quer aceitar, como o fez com o óbito do outro de 8 meses, paciência ...

Filipe

Resposta

Link directo:

Procura de Antonio Alves da Silva natural de Porto,PT

#445699 | Celsoguimaraesfll. | 06 fev 2023 13:34 | Em resposta a: #445695

Filipe,

Nao estou desmerecendo sua pesquisa de hominimos de Antonio Alves da Silva e eu ja vi esse homonimo na regiao de Porto Alegre mas nao são da minha familia.
Como voce disse existem muitos nomes iguais mas estou procurando ainda ja que infelizmente esse Antonio Alves da Silva que morreu 8 meses depois em 1786.
Pergunto para voces confrades como voces descobrem os obitos dos nascimentos neste ano de 1786?
Outra pergunta que voce seu outro confrade RFM me in formaram que Porto nesta epoca de 1786 tinha Municipio, Distrito e Diocese e como posso saber esses nomes antigos.
Tenho que fazer um trabalho de pesquisa em todos as freguesias de Porto na site Tombo que seria unica forma de eu encontrar meu antepassado. Sabe voces me informaram para eu ver obitos e casamentos mas nao tenho como saber se realmente meu antepassado casou mesmo e obito eu ja fiz pesquisa na Arquidiocese de Rio Grande que aparece a cidade de Povo Novo que provalvelmente meu antepassado faleceu e que estou buscando e quem sabe irei pessoalmente no proximo mes de abril na regiao de Rio Grande.
Agradeço suas informações que é unica forma de montar quebra cabeças.

CELSO

Resposta

Link directo:

Procura de Antonio Alves da Silva natural de Porto,PT

#445707 | ADB | 06 fev 2023 20:40 | Em resposta a: #445699

Celso

Eu sei que não é da sua família. No entanto, isso prova que pode haver duas pessoas com o mesmo nome, e até da mesma zona de naturalidade, em determinado lugar.

Pela proximidade cronológica, a entrada de que tanto fala, em 1817, pode ser desse homónimo do seu trisavô. Assim, o que eu aconselho é que procure a entrada de outro António Alves da Silva. Se aparecer algum depois de 1824 (ano em que nasce o filho desse outro António), então esse terá mais probabilidade de ser o seu trisavô e não o de 1817.

Quanto a descobrir óbitos, é pela consulta dos livros. Quis fazê-lo na possibilidade desse António ter falecido criança e para provar que não era o seu trisavô nem esse outro que alguém tem erradamente como antepassado.

Município (concelho), Distrito e Diocese não são nomes antigos, mantêm-se atualmente. Relativamente à Diocese, é melhor esquecer. É uma vasta área (pode abranger vários distritos, alguns não na totalidade) gerida pelas entidades religiosas. Se vamos pensar que o seu trisavô nasceu na Diocese, a pesquisa quase não tem fim.

Concentre-se no Distrito, Concelho e freguesias. Siga pelo tombo.pt, é fácil. Tem lá todos os distritos portugueses, incluindo as ilhas (Madeira e Açores). Escolhendo Porto, aparecem os concelhos (municípios). E dentro de cada concelho, as freguesias. E é em cada freguesia, em todos os concelhos do Porto, que deverá fazer a pesquisa. Não o aconselho a fazê-la já mas só quando tiver a certeza (talvez nunca tenha) do ano aproximado do nascimento. Como disse, 1817 pode ser a entrada do outro António, tem de tentar esclarecer isso primeiro.

É o que lhe posso dizer de momento. Sei, por experiência própria (à distância, claro) que o Brasil não é um país fácil para se pesquisar. Mas tem de continuar a tentar e não desistir. Sem mais certezas é um risco procurar o seu trisavô.

Boa sorte.

Filipe

Resposta

Link directo:

Procura de Antonio Alves da Silva natural de Porto,PT

#445726 | Celsoguimaraesfll. | 07 fev 2023 12:52 | Em resposta a: #445707

Filipe,

Queria agradecer por responder a minha pesquisa do meu antepassado.
Sim eu vou pesquisar mas baseado na minha historia que tenho pelo passaporte realmente ser do meu antepassado chegando a Rio Grande em 1817.
Porque? Porque como falei ele desembarcou em Rio Grande em 1817 depois de 10 anos veio a conhecer a companheira Marcelina e em 1828 foi pai do meu bisavô Boaventura.
Entendo que existem outros Antonios mas esse tenho certeza que é meu antepassado. Como falei ja pesquisei no Arquivo Historico do RS e nao vi nenhum registro de passaporte pois o consul aprovava listas e nao achei meu antepassado nestas listas e nem outros antonimos.
Mas vou seguir suas dicas de ir procurando pelo Tombo. Mas tenho certeza que em 1817 existiam outras freguesias que depois foram se agrupando em Porto.
Mas obrigado,
Celso

Resposta

Link directo:

Procura de Antonio Alves da Silva natural de Porto,PT

#445727 | ADB | 07 fev 2023 16:34 | Em resposta a: #445726

Celso

Não tem que agradecer, uns pedem ajuda no Fórum outros procuram ajudar (e até estes pedem por vezes ajuda). Estamos todos uns para os outros.

Ainda não me explicou como é que tem a certeza de que esse desembarque é o do seu trisavô. Ele deixou algo escrito a contar isso? Porque não sendo assim, esse desembarque pode muito bem ser do que teve o filho em 1824. Não tenha tantas certezas ...

Quanto às freguesias do Porto em 1817 (ou 1786, se quiser, ou outro ano qualquer), não pode ter a certeza daquilo que não sabe. As freguesias que existiam na época são as que existem hoje. E há algumas freguesias mais recentes, criadas já no séc. XX.

Pode ter havido uma ou outra que foi anexada a outra e desapareceu mas, de resto, não houve freguesias que se agruparam no Porto. A diferença que temos hoje é que foi feita uma união de freguesias, juntando-se 2 ou 3. E com polémica pois, já há freguesias a quererem voltar a serem uma só e não unidas a outras.

A pesquisa é sua e a família também. Nós só queremos ajudá-lo a não entrar por um ramo que não é o seu, percebe? E é o que pode acontecer se continuar "preso" a esse desembarque de 1817, sem tentar confirmar se realmente é o dele ou não. E mesmo que seja, corre o risco de lhe acontecer o que aconteceu com esse António da freguesia de Madalena, que já estava convencido de que poderia ser o seu trisavô. Não pode, ao 1º António, filho daqueles pais, que encontre, dizer que é ele. Deve dar as voltas que eu dei, pesquisando inclusive os óbitos (atenção que havia Padres que não registavam óbitos de crianças), para poder ir eliminando hipóteses.

Boas pesquisas e boa sorte. E cuidado!

Filipe

Resposta

Link directo:

Procura de Antonio Alves da Silva natural de Porto,PT

#446040 | Celsoguimaraesfll. | 22 fev 2023 23:16 | Em resposta a: #445727

Filipe ou Confrades,

Vejo que insiste que o registro não seria do meu antepassado.Olha nao tenho dados para comprovar mas comparado com o outro Antonio Alves da Silva que tbm nao tem como comprovar que seria esse Antonio Alves que desembarcou em Rio Grande.
Olhei as datas que esse outro Antonio Alves da Silva poderia ter desembarcado no RS mas ele foi para Porto Alegre e as datas são mais recentes.
Estou tentando achar registros do Antonio Alves da Silva no Brasil como Casamento e Obito mas no Family Search nao achei os registros perto de 1817 somente tem em 1809.Obito esquece porque ja procurei e ja havia solicitado a Curia de Rio Grande mas nao achei isso em 2022. Devo solicitar novamente a Curia de Rio Grande pois tive dificuldades de que a pessoa pudesse me ajudar.
Tenho me baseado que esse Antonio Alves chegou em Rio Grande perto de 1817 e que seu primeiro filho Boaventura que nasceu em 1828 teria idade de 42 anos.O segundo filho que foi mulher de nome Josefa ,mas nao tenho registro ainda, mas nasceu perto de 1833.O terceiro filho outra mulher de nome Antonia nasceu em 1836 e o padre diz que ela nasceu em " risco de morte" e o Antonio Alves teria 50 anos.O quarto filho tenho tb registro visto no Family Search de Antonio que nasceu em Rio Grande em 1839 e o Antonio Alves da Silva teria 53 anos.O ultimo filho tb mulher de nome Joana nasceu em 1842 e o Antonio Alves da Silva tinha 58 anos.Esse Antonio Alves da Silva sempre aparece nos registros paroquiais como portugues de Porto, Portugal e a mulher Marcelina por ser parda nem sempre aparecia. Com relação as freguesias nao adianta descobrir nada por enquanto pois vou tentar ver pelo Brasil primeiro mas sei que nao esta sendo facil descobrir pois meu antepassado portugues nao aparece sempre com a mulher Marcelina por ser parda.Mas continuo a procurar por Portugal atraves do site de Tombo que é mais completo e pelo Brasil com pesquisas nas curias das cidades no RS e pelo Family Search.

Resposta

Link directo:

Procura de Antonio Alves da Silva natural de Porto,PT

#446064 | ADB | 23 fev 2023 15:26 | Em resposta a: #446040

Celso

Eu nunca disse que o registo "não" era do seu antepassado, disse que "poderia" não ser.

Pelo que verifiquei, Porto Alegre é a capital de Rio Grande do Sul. Porque é que o outro António não poderia desembarcar em Rio Grande do Sul e ter ido morar na capital? Pode garantir que não? Não pode!

E quando diz que esse António é de datas mais recentes, não é verdade, ele é mais antigo já que o filho nasce em 1824, ano mais próximo a 1817. Insisto, deve procurar a entrada de outro António Alves da Silva, de 1817 (ou antes) a 1828.

Filipe

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 20 abr 2024, 02:02

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen