Procuro assento de baptismo de Manoel Rodrigues (Armamar, Viseu)

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos

Procuro assento de baptismo de Manoel Rodrigues (Armamar, Viseu)

#445482 | rafaelalages | 29 jan 2023 16:31

Pessoal, não encontro de forma alguma o batismo português de meu bisavô Manoel.

Nome: Manoel Rodrigues (https://www.familysearch.org/tree/person/sources/LY35-31H)
Pai: José Rodrigues Lages (natural de Travanca)
Mãe: Maria Emilia Pereira (natural de Folgosa)
Nascimento: 1891-1893

Avós paternos: Antonio Rodrigues Bilro (Travanca) e Anna do Carmo (ela natural de São Romão)
Avós Maternos: Gabriel Ferreira e Emília Pereira (ambos naturais de Travanca)

Família morava em Armamar, lugar de Travanca.

Uma vez que seus pais registraram casamento na parochia de Armamar, Diocese de Lamego, Distrito de Viseu, e que todos os seus três irmãos também tiveram seus assentos de batismo encontrados lá, me parece muito estranho justamente ELE não aparecer em nenhum resultado de busca.

Depois de muitas pesquisas, levantei algumas possibilidades e queria muito a opinião dos senhores:

- Poderia Manoel ter sido adotado pelo casal José Rodrigues Lages e Maria Pereira? Isso era comum? Nesses casos, há algum caminho específico de investigação?

- Poderia ele ter sido o único filho do casal a não ser batizado, por um esquecimento do pároco em anotar no livro? Isso era muito usual ainda na década de 1890?

- Talvez tenha nascido antes do casamento dos pais em outra Freguesia? Eu tenho essa dúvida mas há alguns anos uma usuária do fórum me respondeu o seguinte: "Quanto a ele ter nascido antes do casamento não é provável porque se tivesse acontecido era referido no registo de casamento para que a criança fosse ligitimada." Essa informação que me foi fornecida procede?

- Considerando que ele realmente não tenha sido registrado em função de seu nascimento, anos depois, para emigrar ao Brasil, já sendo maior de idade, ele não necessariamente precisaria providenciar um registo tardio?

- Poderia ele ser, na verdade, um dos irmãos que eu encontrei e ter mudado de nome ao vir para o Brasil? Alguém já viu algum caso similar?

- Ele saiu de Portugal com destino ao Rio de Janeiro entre 1911-1913, nessa época ele teria conseguido deixar o País sem possuir nenhum documento que comprovasse sua identidade portuguesa?

- Seus pais casaram em 1890 e ele provavelmente nasceu entre 1891 e 1893 (já cogitei ter ele nascido antes de 1890, mas se assim o foi, não foi registrado na parochia de Armamar, Diocese de Lamego, já que pesquisei por seu assento durante a década de 1880 inteira e não localizei). Nos anos de 1894, 1895 e 1897 nasceram seus irmãos, então me parece mais razoável o período 1891-1893 como prováveis datas de seu nascimento mesmo.

- Pela experiência dos senhores - que com toda a certeza é muito maior que a minha - é possível que essa pessoa tenha nascido (década de 1890) e emigrado para outro país (1911-13) sem nenhum registro de sua existência em seu país de origem, Portugal? (aqui no Brasil há inúmeras comprovações de sua existência, inclusive documentos com fotos, em diferentes períodos, tudo localizado no Arquivo Nacional, mas não consigo provar que essa pessoa nasceu e saiu de Portugal).


* Minha última pergunta é porque sei que quem tem experiência com pesquisas genealógicas vai saber se isso era algo corriqueiro, ou não tão incomum.

Depois de dez anos buscando esse documento, as vezes tenho a sensação que ele não existe de fato e que tive o azar de exatamente ser ele o único filho a não ser registrado, além de ter viajado ao Brasil de forma clandestina, já que também não há pedido de passaporte em seu nome.

Resposta

Link directo:

Procuro assento de baptismo de Manoel Rodrigues (Armamar, Viseu)

#445483 | Jorge Resende | 29 jan 2023 17:38 | Em resposta a: #445482

https://digitarq.advis.arquivos.pt/viewer?id=1052727 tif 6, assento 13

Talvez conheça, casamento dos pais de Manuel

Resposta

Link directo:

Procuro assento de baptismo de Manoel Rodrigues (Armamar, Viseu)

#445489 | Jorge Resende | 29 jan 2023 23:44 | Em resposta a: #445482

Viu os assentos de batismos além de 1893????
Manuel casou no Brasil com quem, onde e em que data?
Tentou pesquisar na Curia da zona desse casamento, no pressuposto de ele ter casado pela igreja, se no processo de casamento existe o assento de batismo????
Palmira foi filha dele???? Nasceu em 1926...

Diga qualquer coisa
Cumprimentos
Jorge Resende

Resposta

Link directo:

Procuro assento de baptismo de Manoel Rodrigues (Armamar, Viseu)

#445490 | rafaelalages | 30 jan 2023 01:48 | Em resposta a: #445483

Oi, Jorge. Obrigada! É este o assento de casamento mesmo.

Resposta

Link directo:

Procuro assento de baptismo de Manoel Rodrigues (Armamar, Viseu)

#445491 | rafaelalages | 30 jan 2023 01:59 | Em resposta a: #445489

Jorge, Olhei os assentos após 1893 sim. E foi dessa forma que acabei descobrindo a existência de irmãos:

Joaquim (1894)

https://drive.google.com/file/d/0B8IToSZLnex5aWdJZTdDV2RpVW8/view?usp=sharing

Antonio (1895)

https://drive.google.com/file/d/0B8IToSZLnex5amRURDZsYWs3N2M/view?usp=sharing

José (1897)

https://drive.google.com/file/d/0B8IToSZLnex5VnFQVWhuWm9vU2s/view?usp=sharing

Achei esses irmãos, mas não achei Manoel, meu bisavô.

No casamento religioso aqui no Brasil, ele afirma ter sido baptizado na mesma freguesia que os irmãos (Armamar). Segue a certidão:

Página da esquerda, termo 16

https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:939F-R8BH-J?i=159&wc=M6ZR-HPD%3A131775101%2C132584101%2C132596501&cc=1719212


Essa Palmira eu desconheço. Ele teve 7 filhos no casamento com a minha bisavó Rosalina aqui no Brasil: Cacilda (minha avó que está viva), Maria Emilia, Alberto, Oswaldo, Carlo, José e Waldemiro.

Resposta

Link directo:

Procuro assento de baptismo de Manoel Rodrigues (Armamar, Viseu)

#445492 | rafaelalages | 30 jan 2023 02:32 | Em resposta a: #445489

Jorge, estou chocada. Depois que você comentou sobre essa Palmira, que eu nunca tinha ouvido falar, descobri que realmente ela é irmã da minha avó. Encontrei o registro no Family Search. Minha avó nasceu 11 anos depois de Palmira e nunca teve conhecimento dela. Não se sabe o que aconteceu com Palmira, pois pode ter falecido ainda pequena, mas nunca foi comentado esse assunto com minha avó. Ela agora aos 87 anos descobre sobre a existência dessa irmã.

Resposta

Link directo:

Procuro assento de baptismo de Manoel Rodrigues (Armamar, Viseu)

#445515 | rafaelalages | 31 jan 2023 14:06 | Em resposta a: #445482

Pessoal, se alguém que tenha conhecimento do assunto puder me responder, especialmente, esse questionamento aqui: "- Ele saiu de Portugal com destino ao Rio de Janeiro entre 1911-1913, nessa época ele teria conseguido deixar o País sem possuir nenhum documento que comprovasse sua identidade portuguesa?"

Eu vou ficar muito agradecida! Esse fórum aqui é uma das poucas esperanças que ainda tenho em obter ajuda e esclarecimentos. :(

Resposta

Link directo:

Procuro assento de baptismo de Manoel Rodrigues (Armamar, Viseu)

#445520 | ADB | 31 jan 2023 15:06 | Em resposta a: #445515

Boa tarde Rafaela

Se ele foi clandestino não há hipótese. Se não foi, para tirar o passaporte ele tinha de ter uma certidão de batismo, fosse ela feita na altura ou mais tarde (assento feito por justificação). Convinha saber em que data é que ele chegou ao Brasil, para se procurar o eventual passaporte.

Mas há ainda a hipótese dos pais, após casarem, terem de se deslocar para outra freguesia (mesmo noutro distrito), onde batizaram o filho.

Apesar do casamento católico dele dizer que foi batizado em Armamar, o fato é que o batismo não aparece. Assim, contate a Cúria e pergunte pelo processo de casamento. Pode ser que nele esteja anexada uma certidão de batismo.

Cumprimentos,

Filipe

Resposta

Link directo:

Procuro assento de baptismo de Manoel Rodrigues (Armamar, Viseu)

#445534 | rafaelalages | 31 jan 2023 20:09 | Em resposta a: #445520

Boa tarde, Filipe!

E sabe dizer se era muito comum viajarem ao Brasil clandestinamente à época?

Ele chegou ao Rio de Janeiro entre 1911-1913. Pelo menos foi o que ele declarou as autoridades brasileiras em documentos do Serviço de Registro de Estrangeiro. Seguem:

Aqui afirma que chegou em 1913 na embarcação Deseado:

https://drive.google.com/file/d/0B8IToSZLnex5Mk5tQlBuQ1RTYzg/view?resourcekey=0-71gXfz5mYbVSkOX9IlISTw


Aqui afirma que chegou em 1913, porém no vapor Eliziário:

https://drive.google.com/file/d/0B8IToSZLnex5bkNpdndpNFMxTjA/view?resourcekey=0-nbKehK10x30RMi24dEwDOg


E aqui, nessa certidão do Departamento Nacional de imigração, ele afirma ter chegado em 1911:

https://drive.google.com/file/d/0B8IToSZLnex5Y0l6bDhLUEluSE0/view?resourcekey=0-bGDG5f0KNPPph3gzDroO5Q


Também segui seu conselho e entrei em contato via telefone com o arquivo da Cúria. Quando informei se tratar de um registro da Paróquia Nossa Senhora de Copacabana, de 1923, eles me informaram que o documento ainda se encontra com a secretaria da própria Paróquia. Como hoje é considerado folga paroquial lá, eu vou ligar amanhã. O arquivista que me atendeu disse que eu deveria pedir também as proclamas do casamento, pois ali pode ter sido anexado algo.



Obrigada pela atenção e orientações.

Resposta

Link directo:

Procuro assento de baptismo de Manoel Rodrigues (Armamar, Viseu)

#445538 | ADB | 31 jan 2023 22:10 | Em resposta a: #445534

Boa noite Rafaela

Sim, era comum muitos irem clandestinos.

Nos primeiros 2 documentos a data é a mesma, só difere o navio. No 3º, a data é bem diferente. Não vejo porque é que isso aconteceu, talvez ele se tenha enganado ou, então, foi clandestino, e por qualquer motivo mentiu.

O ideal era encontrar mesmo o registo de entrada mas, a base de dados do Arquivo Nacional só vai até 1910 ...

Só falei no processo porque pensei que os proclamas estavam juntos. Esperemos que tenha lá a certidão de batismo e não seja uma declaração de testemunhas.

Depois diga qualquer coisa.

Filipe

Resposta

Link directo:

Procuro assento de baptismo de Manoel Rodrigues (Armamar, Viseu)

#445550 | rafaelalages | 01 fev 2023 14:04 | Em resposta a: #445538

Oi, Filipe.

Pois é. Eu vou até a paróquia solicitar as tais proclamas. Mas no próprio termo de casamento na igreja, eles alegam todas as afirmaçõe sobre suas respectivas origens com a presença de testemunhas. Então a chance de terem feito as proclamas também na presença de testemuhas é alta, não é mesmo? De qualquer forma eu vou, para verificar.

Resposta

Link directo:

Procuro assento de baptismo de Manoel Rodrigues (Armamar, Viseu)

#445552 | mila1000 | 01 fev 2023 15:02 | Em resposta a: #445482

José Rodrigues Lages chegou só em 11/01/1909 através do navio Thames. Embarcou el Lisboa dia 29/12/1908.

Sei que tem conhecimento do passaporte dele de 1908, pois, vi o que solicitou ao outro forum.

O nome dele consta como José Rodriguez Lago , na lista de passageiros com o numero 237.

Resposta

Link directo:

Procuro assento de baptismo de Manoel Rodrigues (Armamar, Viseu)

#445558 | rafaelalages | 01 fev 2023 19:26 | Em resposta a: #445552

@mila1000

que excelente pesquisa! Muito obrigada por trazer esses dados. Eu não sabia!


Já o Manoel afirma que chegou aqui em 1913. Pedi uma busca no arquivo de viseu e me retornaram com isso:

"informamos que, pesquisados os registos de passaporte do ano de 1911 não foi localizado o registo de passaporte de Manoel rodrigues.

Mais informamos que pesquisado o ano de 1913 foi localizado um registo de Manoel Rodrigues, natural da freguesia de Vale de Remigio, concelho de Mortágua, filho de José Rodrigues e Emilia Maria.


Caso seja este o processo de passaporte, poderemos remetê-lo por correio, devendo suportar para além do custo da reprodução, a tarifa de portes definida na tabela oficial dos CTT."

Você conseguiria mais informações, Mila? Apesar de nçao ser a freguesia e concelho ondevivia a família, nao custa nada conferir, por isso respondi que desejo o documento. Mas não sei quando o terei em mãos e se realmente se trata dele.

Resposta

Link directo:

Procuro assento de baptismo de Manoel Rodrigues (Armamar, Viseu)

#445759 | rafaelalages | 09 fev 2023 13:33 | Em resposta a: #445482

voltando aqui na esperança de que alguém ainda possa me ajudar.

E se alguém puder me responder especificamente essa pergunta que fiz:

- Considerando que ele realmente não tenha sido registrado em função de seu nascimento, anos depois, para emigrar ao Brasil, já sendo maior de idade, ele não necessariamente precisaria providenciar um registo tardio?


Serei imensamente grata

Resposta

Link directo:

Procuro assento de baptismo de Manoel Rodrigues (Armamar, Viseu)

#445764 | ADB | 09 fev 2023 15:54 | Em resposta a: #445759

Boa tarde Rafaela

Já lhe tinha respondido a essa questão:

"Se ele foi clandestino não há hipótese. Se não foi, para tirar o passaporte ele tinha de ter uma certidão de batismo, fosse ela feita na altura ou mais tarde (assento feito por justificação). Convinha saber em que data é que ele chegou ao Brasil, para se procurar o eventual passaporte."

Mas, se por acaso ele foi batizado noutro local, obviamente que não necessitava fazer um novo assento.

Filipe

Resposta

Link directo:

Procuro assento de baptismo de Manoel Rodrigues (Armamar, Viseu)

#445766 | mila1000 | 09 fev 2023 16:50 | Em resposta a: #445482

Rafaela,

No óbito em 1967 consta que a idade dele era de 62 anos, ano provável do nascimento 1905.

Já solicitou ao Arquivo a pesquisa entre 1903 e 1906 ?

Outra coisa, se era português deve ter emitido a carteira de estrangeiro RNE, ou seja, o arquivo de identificacao de estrangeiro está no Arquivo Nacional.

No casamento consta que nasceu em 8/9/1894...

Resposta

Link directo:

Procuro assento de baptismo de Manoel Rodrigues (Armamar, Viseu)

#445769 | rafaelalages | 09 fev 2023 17:29 | Em resposta a: #445764

Desculpe, Filipe. Não consegui entender muito bem quando você diz "se ele foi clandestino, não há hipótese".

Você quis dizer que essa hipótese não deve ser levada em consideração? Ou que não há forma/maneira dele ter vindo clandestino? Me perdoe, realmente o emprego da palavra hipótese na frase me causou essa confusão.

Eu estou terminando a busca que tô fazendo por todas as freguesias de Armamar antes de 1900 e quando acabar, não sei qual caminho de investigação seguir, por isso para mim era importante essa dúvida. Se a chance dele ter vindo clandestino é grande e se, porque por exemplo, é de conhecimento que naquela época isso era algo recorrente (vir para cá sem documento algum), então talvez não tenha sentido eu continuar com qualquer busca mesmo. É aceitar que eu e minha família tivemos esse azar mesmo.

Resposta

Link directo:

Procuro assento de baptismo de Manoel Rodrigues (Armamar, Viseu)

#445770 | rafaelalages | 09 fev 2023 17:51 | Em resposta a: #445766

Oi Mila!

Eu reparei isso. Vou até tentar pesquisar sim por essas datas pós 1900, mas me parece mais provável que a pessoa que declarou o óbito dele (que certamente foi um amigo/conhecido) não tivesse muita informação sobre o meu bisavô.

Ele abandonou a minha bisavó com os filhos na década de 40 e morreu cerca de 20 anos depois. Nem os filhos nem minha bisavó tinham contato com ele. Inclusive minha avó só ficou sabendo o ano da morte quando localizamos esse óbito no Family Search. Vc também pode notar que a pessoa que declarou o óbito fala que ele é casado mas que não tem mais informações sobre a esposa.

Resposta

Link directo:

Procuro assento de baptismo de Manoel Rodrigues (Armamar, Viseu)

#445771 | rafaelalages | 09 fev 2023 18:03 | Em resposta a: #445482

E Mila sobre o arquivo de identificação do estrangeiro, eu realmente consegui no Arquivo Nacional:

https://drive.google.com/file/d/0B8IToSZLnex5bF9qOW1lenF0NjA/view?resourcekey=0-rKvPJixpq_Zs53ap2qjK-A

Mas não consegui extrair nada daí que me ajudasse :(

Resposta

Link directo:

Procuro assento de baptismo de Manoel Rodrigues (Armamar, Viseu)

#445772 | rafaelalages | 09 fev 2023 18:05 | Em resposta a: #445771

tem esse aqui também que diz até o número da identidade:

https://drive.google.com/file/d/0B8IToSZLnex5Y0l6bDhLUEluSE0/view?resourcekey=0-bGDG5f0KNPPph3gzDroO5Q

Resposta

Link directo:

Procuro assento de baptismo de Manoel Rodrigues (Armamar, Viseu)

#445775 | ADB | 09 fev 2023 20:04 | Em resposta a: #445772

Olá Rafaela

Bom, o que eu quis dizer é que se ele foi clandestino (há essa hipótese mas não sabemos se assim foi) não necessitou da certidão de batismo para embarcar. Por isso, se ele não a tinha feito antes por ter necessidade dela para outros fins, não a fez na altura do embarque. Se foi esquecimento do Padre, provavelmente o assento nunca foi feito. Mas, como não há certeza de nada disso, acho que não deve desistir. O problema é se os pais se ausentaram para outro distrito, só por muita sorte é que se descobre onde foi. Por acaso há pouco tempo a Mila (não sei como), localizou um batismo no Porto de alguém que era de outro distrito.

Estive a ver no site do Arquivo de Viseu e, infelizmente, parece não haver passaportes de 1905 a 1914, o que inviabiliza qualquer pesquisa do passaporte. Acho estranho Viseu ter dito que pesquisou os passaportes, só se esses são estão descritos no site. Só sabemos que o pai foi sozinho em 1908.

Não sei mais que lhe diga. Ainda não tem notícias sobre o processo/proclamas do casamento?

Filipe

Resposta

Link directo:

Procuro assento de baptismo de Manoel Rodrigues (Armamar, Viseu)

#445779 | mila1000 | 10 fev 2023 08:28 | Em resposta a: #445482

Rafaela,

À respeito do tal numero de identidade DNI-5724, eu entendi que é o numero dadoao pedido de desembarque que o Manoel solicitou. Só então, daria entrada no seu pedido de identidade.

Sendo assim, deveria constar no arquivo de cartão de imigração do RJ.Nesse cartão é onde consta o numero da RNE.

Tente mais uma vez. Solicite o Registro de Identidade do Imigrante. Forneça o nome dele , o dos pais, e que era natural do Distrito Viseu.
No processo consta um questionário que ele deve ter respondido, cópia do local de trabalho,e, muitas vezes entregavam o passaporte para obter a identidade.

Se era português deve ter obtido a RNE. Já conversou com outros familiares?


Mila

Resposta

Link directo:

Procuro assento de baptismo de Manoel Rodrigues (Armamar, Viseu)

#445782 | rafaelalages | 10 fev 2023 13:40 | Em resposta a: #445779

Mila, sobre esse registro que o Filipe comentou que você achou de uma pessoa em outro distrito, como você chegou até o resultado?

E no caso dessa pessoa achada em distrito diferente da família, foi possível entender se eles se mudaram pra lá?

Eu não descarto ele ter sido batizado em outro concelho ou distrito, mas me parece estranho os pais
terem casado em 1890 em Armamar, aí ele nasceu entre 1891-93 e foi batizado em outro lugar e depois todos os outros filhos nos anos seguintes foram batizados em Armamar. Só se eles se mudaram e regressaram para Armamar, enfim, são muitas hipóteses, as vezes meu cerébro frita hehe.

Resposta

Link directo:

Procuro assento de baptismo de Manoel Rodrigues (Armamar, Viseu)

#445784 | rafaelalages | 10 fev 2023 13:47 | Em resposta a: #445779

Entendi!

Eu vou deixar aqui para você ver todos os documentos que eu recebi no Arquivo Nacional.

Resultados de um pedido de pesquisa feito em 2016. Será que se eu realizo outro pedido de pesquisa eles conseguem ainda mais resultados? De repente depende de quem pesquisou, ou das informações que eu tinha para busca na época x as que eu tenho agora? Com mais informações será que acham mais coisas? Vou tentar.

Segue abaixo o que me enviaram 6 anos atrás:

DOCUMENTOS DO MANOEL:

- 3 fichas do serviço de registro de estrangeiros preenchidas pelo meu bisavô Manoel Rodrigues na década de 40;

https://drive.google.com/file/d/0B8IToSZLnex5Mk5tQlBuQ1RTYzg/view?usp=sharing

https://drive.google.com/file/d/0B8IToSZLnex5bkNpdndpNFMxTjA/view?usp=sharing

https://drive.google.com/file/d/0B8IToSZLnex5amU5X1ZkODE2SWc/view?usp=sharing


- 2 solicitações de identidade de estrangeiro feitas por Manoel Rodrigues as autoridades brasileiras;

https://drive.google.com/file/d/0B8IToSZLnex5d2pZVGstdENadkk/view?usp=sharing

https://drive.google.com/file/d/0B8IToSZLnex5Y0l6bDhLUEluSE0/view?usp=sharing

- Pública forma do casamento de Manoel Rodrigues no civil;

https://drive.google.com/file/d/0B8IToSZLnex5ZFEzQ25XZHRpdTg/view?usp=sharing

- Autorização de atestado de identidade concedida a Manoel Rodrigues;

https://drive.google.com/file/d/0B8IToSZLnex5bF9qOW1lenF0NjA/view?usp=sharing

- Atestado de pobreza de Manoel Rodrigues;

https://drive.google.com/file/d/0B8IToSZLnex5eVNvZlplUVpMcHM/view?usp=sharing

- Atestado de permanência de Manoel Rodrigues;

https://drive.google.com/file/d/0B8IToSZLnex5R1hYVE55T3BXZzQ/view?usp=sharing

Resposta

Link directo:

Procuro assento de baptismo de Manoel Rodrigues (Armamar, Viseu)

#445785 | rafaelalages | 10 fev 2023 13:49 | Em resposta a: #445775

Oi Filipe! Entendi. Obrigada pelos esclarecimentos!

Eu ainda não tenho notícias pois a Cúria metropolitana me mandou entrar em contato com a Paróquia, pq como tem apenas 100 anos o casamento, isso é muito recente para estar na cúria. E a funcionária da secretaria da paróquia que pode me ajudar com isso está de férias até dia 12.

Mas semana que ve já estou ligando para lá novamente.

Resposta

Link directo:

Procuro assento de baptismo de Manoel Rodrigues (Armamar, Viseu)

#445786 | mila1000 | 10 fev 2023 14:14 | Em resposta a: #445482

Manoel casou em qual igreja ?


Drive google não tenho como abrir para ler os documentos...

Resposta

Link directo:

Procuro assento de baptismo de Manoel Rodrigues (Armamar, Viseu)

#445788 | mila1000 | 10 fev 2023 14:42 | Em resposta a: #445482

casamento 16 na N.Sra Copacabana 12/2/1923

a dispensa matrimonial deve estar na Curia .

Resposta

Link directo:

Procuro assento de baptismo de Manoel Rodrigues (Armamar, Viseu)

#445793 | rafaelalages | 10 fev 2023 15:32 | Em resposta a: #445788

isso mesmo, Mila.

O que é dispensa matrimonial? Será que vem com mais detalhes? Tomara que eles tenham isso lá mesmo. Estou ansiosa.

Resposta

Link directo:

Procuro assento de baptismo de Manoel Rodrigues (Armamar, Viseu)

#445811 | mila1000 | 11 fev 2023 15:34 | Em resposta a: #445482

Dispensa matrimonial documentos apresentados para o casamento religioso : registo nascimento, batismo

Habilitaçao matrimonial quando é no civil



Pedido passaporte José Ferreira, em 1880 ,do irmão de Maria Emilia
nascido em Dezembro 1859, freguesia Vilarouco
https://digitarq.advis.arquivos.pt/viewer?id=1420053



Existe no Cepese.pt
passaporte de acompanhante ID 10.171 Manoel Rodrigues 24 anos, filho de José Rodrigues passaporte ID 407571
Não há como saber se é o seu familiar, pois, ao tentar localizar o ID 407571, a exibição foi até 1000 nomes ...

Também há o ID 267844 de Maria do Carmo Ferreira, natural de Mangualde, 41 anos, casada, filha de Gabriel Ferreira e Emilia,
Não há como descobrir o ano desse passaporte ...

Resposta

Link directo:

Procuro assento de baptismo de Manoel Rodrigues (Armamar, Viseu)

#445839 | maria alexa | 12 fev 2023 16:11 | Em resposta a: #445782

Tudo perfeitamente possível. Minha mãe é de Cinfães, meu pai de santa marta de Penaguião, casaram em Lamego. Há filhos nascidos em Santa marta de Penaguião, em Cinfães e no Porto. Como vê... Ando a pesquisar parentes em Armamar, vou estar atenta.
Boa sorte.
Maria Alexandra Montenegro

Resposta

Link directo:

Procuro assento de baptismo de Manoel Rodrigues (Armamar, Viseu)

#445866 | rafaelalages | 14 fev 2023 13:58 | Em resposta a: #445811

Oi Mila.

Essa dispensa é diferente dos proclamas? Porque eu liguei para a pessoa da Paróquia e ela disse que essa dispensa era só em caso de haver algum impedimento pro casamento e meio que quis descartar que esse documento me ajudaria em algo e também me fez acreditar que ele não existe. Ela disse que ia pesquisar pelos proclamas e voltaria a entrar em contato.

Esse tio dele sendo de Vilarouco, seria até interessante eu pesquisar algo lá, mas não tem livro digitalizado de batismo no ADVIS referente ao período em que ele teria nascido.

Resposta

Link directo:

Procuro assento de baptismo de Manoel Rodrigues (Armamar, Viseu)

#445867 | rafaelalages | 14 fev 2023 14:00 | Em resposta a: #445811

nossa e realmente eles se movimentavam demais se existiu essa tia em Mangualde.
Pq não é tão perto assim né? Eu já tinha pesquisado pq a minha bisavó Rosalina, que casou com o Manoel aqui no Brasil, que era de Mangualde

Resposta

Link directo:

Procuro assento de baptismo de Manoel Rodrigues (Armamar, Viseu)

#445868 | rafaelalages | 14 fev 2023 14:01 | Em resposta a: #445839

realmente, Maria Alexa! Isso torna o meu universo de buscar muito grande :(

Resposta

Link directo:

Procuro assento de baptismo de Manoel Rodrigues (Armamar, Viseu)

#445869 | mila1000 | 14 fev 2023 14:28 | Em resposta a: #445482

Eu escrevi que a dispensa matrimonial estava na Curia !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


Curia não é paróquia !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


Vá até a Curia Metropolitana do RJ, diga que quer a dispensa do casamento de Manoel com rosalina, que foi na igreja ( diga o nome da igreja), no dia .............


Dispensa são os documentos apresentados pelos noivos, tinham que apresentar o certificado do batismo ou preencher um dizendo o nome da igreja e a data do acontecimento.


ENTENDEU ?????

Resposta

Link directo:

Procuro assento de baptismo de Manoel Rodrigues (Armamar, Viseu)

#445870 | rafaelalages | 14 fev 2023 14:39 | Em resposta a: #445869

Mas eu entrei em contato com a Cúria, assim como você recomendou. E eles me disseram que documentos de 1923 daquela Paróquia ainda não estão em posse da cúria e sim da própria Paróquia. Foi a Cúria que me deu essa negativa e me encaminhou para a Paróquia.

Resposta

Link directo:

Procuro assento de baptismo de Manoel Rodrigues (Armamar, Viseu)

#445871 | rafaelalages | 14 fev 2023 14:41 | Em resposta a: #445870

desculpa por qualquer coisa, Mila.

Já havia entendido sim o que você sugeriu. Tanto que segui os passos conforme sua orientação (primeiro contato: cúria e logo em seguida, paróquia após cúria alegar não ter os documentos consigo).

Resposta

Link directo:

Procuro assento de baptismo de Manoel Rodrigues (Armamar, Viseu)

#445897 | rafaelalages | 15 fev 2023 19:42 | Em resposta a: #445482

Peguei o processo de casamento hoje (habilitação matrimonial) e infelizmente nada de muito diferente.
Em vários momentos alega ter sido batizado na Paroquia de Armamar, Diocese de Lamego mesmo.

Me chamou a atenção que em apenas uma página está escrito diocese de Porto. Mas parece ter sido um erro de quem escreveu. O nome Porto não foi riscado/rasurado, mas não sei o que pensar. Se isso pode ser uma pista ou foi só um engano mesmo.

Subi o arquivo aqui: https://drive.google.com/file/d/1sUvbnl_wHpEGs_VBhDng_t_mWve58grJ/view?usp=sharing

Resposta

Link directo:

Procuro assento de baptismo de Manoel Rodrigues (Armamar, Viseu)

#445902 | ADB | 15 fev 2023 21:55 | Em resposta a: #445897

Olá Rafaela

Realmente, nada mais de relevante.

Estive a ver minuciosamente as imagens dos livros que estão online. Chamou-me a atenção os livros de 1891. No 2º, só vai até ao assento 36, de uma Beatriz. O 37, 38 e 39 estão em branco. Mas é estranho porque o da Beatriz é de Maio ... E os restantes meses?

Fui ver o livro anterior e, a seguir ao da Beatriz (imagem 118), tem mais alguns. No entanto, os meses estão salteados e parecem-me muito poucos assentos, comparando com outros anos. O 37 é de Julho, o 38 de Setembro, o 39 de Novembro e depois volta a ter 3 de Fevereiro e acaba. Estranho ... Na parte de cima do de Novembro, tem uma nota relativa a outro Manuel, lançado no ano de 1909. Será que o seu Manuel estaria aqui e o Padre não lançou? Nesse caso, poderá estar lançado mais tarde, como eu já tinha referido. É pena os livros posteriores a 1899 não estarem on-line para fazer a pesquisa.

Filipe

Resposta

Link directo:

Procuro assento de baptismo de Manoel Rodrigues (Armamar, Viseu)

#445904 | maria alexa | 15 fev 2023 23:51 | Em resposta a: #445902

Olá Rafaela
Estou tentando ajudar
Tem conhecimento deste documento ?

PEDIDO DE PASSAPORTE DE JOSÉ RODRIGUES LAGES

https://digitarq.advis.arquivos.pt/viewer?id=1279816

Maria Alexandra

Resposta

Link directo:

Procuro assento de baptismo de Manoel Rodrigues (Armamar, Viseu)

#445965 | rafaelalages | 20 fev 2023 18:02 | Em resposta a: #445902

Oi Filipe, muito obrigada por ainda estar dando atenção ao meu caso e tentando ajudar!

Não é a primeira vez que observo isso em livros de batismo (especialmente do concelho de Armamar), onde parece
que pularam alguns assentos, ou não digitalizaram tudo... não sei o que acontece.

Sobre essa nota relativa a outro Manuel que você comenta, é certo que se trata de outro Manuel mesmo? E eles só colocaram em 1909
essa nota no livro de 1891?

O problema é que como o intervalo de tempo entre o nascimento dele (a partir de 1891 provavelmente) e a vinda dele para o Brasil (1913)
é muito grande, eu não conseguiria nem pedir pelo civilonline para procurarem essa certidão pelo fato do intervalo de buscas ser muito
longo, né?

Resposta

Link directo:

Procuro assento de baptismo de Manoel Rodrigues (Armamar, Viseu)

#445966 | rafaelalages | 20 fev 2023 18:03 | Em resposta a: #445904

Oi Maria Alexa, muito obrigada pela disponibilidade em ajudar. Esse pedido de passaporte eu já tinha visto sim. Meu sonho era achar algo assim do filho do José Rodrigues Lages (Manoel, meu bisavô).

Resposta

Link directo:

Procuro assento de baptismo de Manoel Rodrigues (Armamar, Viseu)

#445968 | ADB | 20 fev 2023 18:39 | Em resposta a: #445966

Olá Rafaela

É um prazer tentar ajudar. Resolvi por começar a explorar melhor os assentos de Armamar, antes de admitir a hipótese do batismo noutra freguesia. Isto baseado nos documentos brasileiros, que dizem que ele foi batizado lá.

Sim, esse é outro Manuel, tem lá escrito na nota o nome do pai, que é outro.

Não há falhas na digitalização, exceto no 2º livro. Mas devem estar com certeza os assentos que estão no 1º. O que aconteceu é que deve ter havido lapsos do Pároco, talvez por ser muito idoso e já não fazer as coisas corretamente. É perfeitamente possível que o assento do seu bisavô seja nessa altura e o Padre não o tenha lançado no livro, tal como aconteceu com o outro Manuel e outros tantos, pois vê-se que faltam muitos assentos. Esse outro foi lançado apenas em 1909 porque devem ter dado por falta dele e lançaram nesse ano.

Claro que não dá para pedir pesquisa do seu bisavô nesse espaço temporal e também não é possível alguém ir lá fazer a pesquisa porque as Conservatórias não deixam. Resta esperar que os livros sejam incorporados no Arquivo e colocados on-line, o que pode demorar anos ... É uma pena!

Infelizmente, a lei que estabelece os prazos das incorporações não é cumprida pela maior parte das Conservatórias que, periodicamente, deveriam enviar para os Arquivos Distritais os livros de batismos/nascimentos com mais de 100 anos, casamentos 50 e óbitos 30. Se assim fosse, muitos mais estariam on-line e facilitariam as pesquisas de quem deles necessita.

Filipe

Resposta

Link directo:

Procuro assento de baptismo de Manoel Rodrigues (Armamar, Viseu)

#446118 | rafaelalages | 24 fev 2023 13:52 | Em resposta a: #445968

Filipe. Super entendi tudo.

Eu acho que eu cheguei naquele momento da pesquisa que não tem mais o que eu fazer, apenas aceitar que não tem como mais avançar (pelo menos por agora e sem previsão de quando). É uma pena. Queria muito obter a cidadania.

Obrigada pelas dicas e pela ajuda.

Resposta

Link directo:

Procuro assento de baptismo de Manoel Rodrigues (Armamar, Viseu)

#446119 | ADB | 24 fev 2023 15:58 | Em resposta a: #446118

Olá Rafaela

É realmente uma pena, talvez não consiga para já aquilo que pretende.

Ainda assim, acho que não seria mau tentar fazer um pedido de busca à Conservatória, logo verá a resposta que eles dão.

Peça a busca entre 1899 (o que está no Arquivo está incompleto) e 1913. Diga que no ano provável de nascimentos há falha de assentos e há inclusive uma referência a outro Manuel, lançado no ano de 1909. O assento dele pode ter sido feito por justificação. Pode ser que eles façam a busca, quem sabe?

Boa sorte,

Filipe

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 23 abr 2024, 22:51

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen