Conversão da Moeda 1709 para 2023

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos

Conversão da Moeda 1709 para 2023

#446196 | PTM16022000 | 27 fev 2023 10:59

Caros Confrades,
Desde que comecei as minhas pesquisas genealógicas (1991) que me tenho deparado com vários documentos, designadamente inventários de menores de antepassados e gostaria, por mera curiosidade, de saber qual o valor dessas propriedades, utensílios, roupas, etc. atualmente. Estive a consultar um de 1709, do qual transcrevo uma pequena parte, por curiosidade, e peço que alguém que saiba me informe de qual seria o respetivo valor atual. Muito obrigado.
Pedro Teixeira de Morais (PTM)
Rol de inventa(rio) que dá Marianna Machado por falecimento de seu marido Joao Alvares Escudeiro morador que foi na Rua do Vau
· Primeiramente: hua vinha com huma leira dentro, com duas cazas terras com São Roque avaliadas em trezentos mil reis com lagar e coatro pipas
· Mais hua deveza, e duas leiras na freguesia de Vilarelho onde chamaõ a Veiga e hum pello na Junqueira avaliado tudo em trinta e cinco mil reis
· Mais hua deveza na mesma freguesia de Vilarelho aonde chamaõ o Morro avaliada em trinta mil reis
· Mais huas cazas sobradas na Rua do Vao aonde abita avaliada em cem mil reis
· Mais hum quintal na Rua da Retorta avaliado em coatro mil reis
· Mias dois assignados de Baltazar Alvarez da freguesia de Seixas de três alqueires de milho e hum de centeyo a retro, que importaõ
· Mais hum asignado de Anna Fernandes viúva que ficou de Pedro Alvarez da freguesia de Venade de dois alqueires de milho e três mil reis
(...)

Resposta

Link directo:

Conversão da Moeda 1709 para 2023

#446205 | saintclair | 27 fev 2023 16:21 | Em resposta a: #446196

-
Caro Confrade;
... talvez na ordem dos 500 Euros.
Cumprimentos
Sc.

Resposta

Link directo:

Conversão da Moeda 1709 para 2023

#446207 | mariafaia | 27 fev 2023 17:10 | Em resposta a: #446196

Confrade Morais
Só uma nota
nesse tempo o fisco já existia e as avaliações tal como hoje eram bastante abaixo do valor real, o que torna ainda mais complexo saber os valores reais, também os prédios rurais estavam nesse tempo bem mais valorizados que hoje, (não havia Continentes nem Lidls ou Mercadonas e Pingo Doce), convém também não confundir com terrenos susceptíveis de construção,nos dias de hoje.
Quanto a mim a avaliação mais próxima do real e que menos oscilações têm é o valor do ouro, mas mesmo com esse padrão os preços variam.
Por exemplo esse terreno de "pêlo" na Junqueira do Rio Coura hoje não teria qualquer valor, ninguém vai ao junco nem lá se pastoreia gado como pelo menos há 50 anos atrás.
Cumprimentos

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 13 jun 2024, 03:37

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen