Filhos de João do Couto e Maria Rosa - em Lisboa, na 2.ª metade do séc. XVIII

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas

Filhos de João do Couto e Maria Rosa - em Lisboa, na 2.ª metade do séc. XVIII

#446459 | HRC | 11 mar 2023 19:35

Como falta o livro de baptismos da paróquia do Salvador, em Lisboa, de 1770 a 1775, perdido no incêndio do Edifício do Menino Deus (conforme referido no início do actual Livro B4 desta paróquia), e tenho estado com dificuldade em encontrar o assento de baptismo da minha antepassada GERTRUDES ROSA DE VITERBO, que se casou a 14.02.1791 na ig.ª de Santos-o-Velho, e estou com dificuldade em obter a referência ao local de casamento dos pais. Contava consegui-la procurando eventuais assentos de baptismo de irmãos dela. Estou a percorrer o livro anterior, o B3 1754 – 1770 da mesma paróquia do Salvador, ou São Salvador, mas ainda não encontrei nenhum filho deste casal. Caso alguém encontre assentos de baptismo de filhos deste casal em pesquisas nos assentos de outras paróquias de Lisboa na 2.ª metade do séc. XVIII, ou do assento de óbito de JOÃO DO COUTO, posterior a 20.10.1800, muito agradecerei.
No Geneall está inventariado um assento de casamento entre um João do Couto e uma Maria Mendes de Rosa. Contudo, tendo ocorrido a 14.01.1733, parece difícil que seja o mesmo casal a ter a minha antepassada acima citada Gertrudes Rosa de Viterbo a casar em idade fértil em 1791.
Desde já agradecendo,

Henrique Ramos da Costa

Resposta

Link directo:

Filhos de João do Couto e Maria Rosa - em Lisboa, na 2.ª metade do séc. XVIII

#446462 | ADB | 11 mar 2023 20:33 | Em resposta a: #446459

Caro Henrique

Quantos filhos teve Gertrudes e quando nasceu o mais novo? A partir daí poderá excluir ou não esse casal de 1733 como sendo ou não os pais dela.

Cumprimentos,

Filipe

Resposta

Link directo:

Filhos de João do Couto e Maria Rosa - em Lisboa, na 2.ª metade do séc. XVIII

#446464 | j.lilaia | 11 mar 2023 22:49 | Em resposta a: #446459

Caro Henrique Ramos da Costa,

Sendo Manuel Lopes de Morais de fora do Patriarcado de Lisboa, uma boa hipótese de conseguir dados que o ajudem será a consulta do Sumário Matrimonial prévio ao seu casamento com Gertrudes Rosa. Além de outros dados, deverão constar a idade da noiva e alguns dados dos pais.

Estes processos não estão online mas parece-me que o deles será um que está mal indexado pois o noivo consta como Manuel Lopes de Moniz. Digo que deverá ser este pois não encontro indexado no Nós Portugueses ou Geneall nenhum casamento em Lisboa de um Manuel Lopes de Moniz mas no índice de Sumários Matrimoniais da Torre do Tombo consta este nome com uma Genoveva Rosa e precisamente em 1791.

É o Processo nº4, Maço 1141, do ano de 1791. de Manuel Lopes de Moniz e Gertrudes Rosa.


Cumprimentos

João Clímaco Lilaia

Resposta

Link directo:

Filhos de João do Couto e Maria Rosa - em Lisboa, na 2.ª metade do séc. XVIII

#446469 | HRC | 12 mar 2023 00:15 | Em resposta a: #446462

Caro Filipe

Ainda não pesquisei os outros filhos da Gertrudes, à excepção do meu tetravô Francisco de Borja de Morais. Há uns dias estava a fazer outra pesquisa, quando encontrei um irmão mais velho uns 2 anos. E ficou a ideia de procurar os demais irmãos. Mas quero incluí-la no preenchimento de uma base de dados Excel de um ou dois livros da freg.ª de Santa Isabel. Demorará mais tempo, mas ficará um trabalho para todos os genealogistas.
Mas é uma boa ideia a que deu: procurar o último filho.
Entretanto, vou também pesquisar o processo matrimonial da Gertrudes, como de seguida sugeriu João Clímaco Lilaia.

Muito obrigado.

Cumprimentos,

Henrique Ramos da Costa

Resposta

Link directo:

Filhos de João do Couto e Maria Rosa - em Lisboa, na 2.ª metade do séc. XVIII

#446470 | HRC | 12 mar 2023 00:32 | Em resposta a: #446464

Prezado João Clímaco Lilaia

Muito obrigado pela sua rápida e assertiva resposta. Vou pesquisar nesse processo n.º 4, Maço 1141, do ano de 1791, dos Sumários Matrimoniais da Torre do Tombo. Não estando online, oxalá não seja impedido de pesquisar na própria Torre do Tombo.

Entretanto, nesta noite lembrei-me de pesquisar os assentos de óbito dos pais desta Gertrudes Rosa de Viterbo na freg.ª de Santos-o-Velho, por ser nesta que ela se tinha casado. E, de facto, acertei na freguesia: a mãe, Maria Rosa, faleceu a 32.01.1798 em casa do Ex.mo Visconde d’ Asseca, na rua Direita dos Marianos, na qual morava com o seu marido, freg.ª de Santos-o-Velho, e sepultada na ig.ª; e o pai, João do Couto, morador na Torre da Pólvora, onde faleceu a 29.08.1809, e sepultado na ig.ª de Santos-o-Velho.

Renovando o agradecimento,

Henrique Ramos da Costa

Resposta

Link directo:

Filhos de João do Couto e Maria Rosa - em Lisboa, na 2.ª metade do séc. XVIII

#446471 | HRC | 12 mar 2023 00:34 | Em resposta a: #446470

Estes assentos de óbito não indicam a idade de cada um deles.
Por isto, o sumário matrimonial adquire ainda mais importância.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 08 mai 2024, 22:43

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen