João Afonso das Grotas Fundas

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Bibliografia | Famílias | Pessoas

João Afonso das Grotas Fundas

#446473 | renansouza | 12 mar 2023 16:24

Boa tarde a todos,

Busco informações sobre João Afonso das Grotas Fundas (falecido em São Miguel) na obra Genealogias das quatro ilhas de Mendes e Forjaz. Sou brasileiro e não vivo na Europa, sendo assim não tenho acesso à essa obra, mesmo buscando-a na internet para aquisição.

Alguém teria esse capítulo sobre João Afonso e seus descendentes para me disponibilizar?

Com meus cumprimentos,

Prof. Renan Souza

Resposta

Link directo:

João Afonso das Grotas Fundas

#446510 | renansouza | 14 mar 2023 11:50 | Em resposta a: #446473

Existe já a comprovação que João Afonso seria Juan Afonso de Pimentel, filho do conde de Benavante?
Faço a pergunta, pois vi no livro na página 138 (https://books.google.com.ar/books?id=oZHeDwAAQBAJ&printsec=frontcover#v=onepage&q&f=false) que Alonso não teria seu Juan Afonso, mas um Juan Pimentel y Quiñonez, senhor de Allariz que casou com Juana de Castro.
Vi aqui no Geneall que há os dois "Juan" na linhagem, mas estou em busca de uma prova definitiva.
Alguém conseguiria me ajudar?

Grato desde já,

Prof. Renan Souza

Resposta

Link directo:

João Afonso das Grotas Fundas

#446732 | renansouza | 25 mar 2023 13:28 | Em resposta a: #446510

Sugiro que seja feita a correção no site: https://geneall.net/pt/nome/544603/joao-afonso-das-grotas-fundas/

João Afonso, o das Grotas Fundas, não é Juan Pimentel y Quiñonez e também não é outro filho do 3º Conde de Benavante chamado Juan como pretendem alguns.

Os nobiliários espanhóis não citam um filho "Juan Alfonso Pimentel" do terceiro conde de Benavante, Alonso Pimentel, que "se foi de Espanha e não se sabe onde passou".

A primeira fonte que afirma isto é um trabalho do Boletim do Instituto Histórico da ilha Terceira, vol. 44, de 1986, de Miguel de Figueiredo Côrte-Real, mas não mostra a fonte.

A segunda fonte que afirma isto é o trabalho de Rodrigo Rodrigues, "Genealogias das Ilhas de São Miguel e Santa Maria", mas provavelmente foi inspirado no trabalho de 1986.

Todos os nobiliários mostram "Juan Pimentel y Quiñones" que se casou com Juana de Castro e que tiveram descendência. Assim sendo, há uma confusão de achar que João Afonso, o das Grotas Fundas seja o mesmo Juan Pimentel y Quiñones.

Até que se encontre a prova e a ligação definitiva, tudo o que se diz são só especulações ou conjunturas.

Fontes:
• Testamento de João Afonso, das Grotas Fundas. Vila Franca, 1511. Arquivo dos Açores pág. 100-104.
• BOBADILLA. Cardenal Francisco de Mendoza y. El Tizón de la Nobleza de España. 1560. N.º 77.
• LOPEZ, Alonso. Nobiliario Genealogico de los reyes y titulos de España. Madrid, 1622. Livro III, pág. 133.
• ESPINOZA, D. Ignacio Berdum de. Derechos de los condes de Benavente a la Grandreza de primera classe. Madrid, 1753. Pág. 14-15v.
• TOZO, Don José Ledo del. Hitoria de la Nobilísima Villa de Benavente, con la antiguedad de su ducado, principio de su condado, sucesion y hazañas heróicas de sus condes. Zamora, 1853. Pág. 270-271.
• PIFERRER, D. Francisco. Nobiliario de los Reinos y Señoríos de España. Madrid, 1858. Tomo II, pág. 78.
• PIFERRER, D. Francisco. Nobiliario de los Reinos y Señoríos de España. Madrid, 1860. TomoVI, pág. 73.
• SALCEDO, Juan Miguel Soler. Nobleza Española. Grandezas Inmemoriales. Madrid, 2020. Pág. 137-150.

Resposta

Link directo:

João Afonso das Grotas Fundas

#446929 | renansouza | 02 abr 2023 12:58 | Em resposta a: #446473

Bom domingo a todos,

Gostaria de saber se algum genealogista profissional acredita que João Afonso, o das Grotas Fundas, é filho do 3º Conde de Benavente.

Pelo que tenho pesquisado e lido, não é bem assim, em nenhum nobiliário há essa ligação, mas por estar escrito no verso de um testamento de um neto, acreditam que seria desse ramo, mas até o momento quase ninguém teve acesso à esse testamento do João Afonso, o Moço do Faial da Terra e também não se tem mais nada.

Novamente, peço um esclarecimento sobre o assunto, pois também que vi que o colocam como filho de Alonso Pimentel aqui no Geneall.

Grato desde já,

Prof. Renan Souza

Resposta

Link directo:

João Afonso das Grotas Fundas

#446961 | renansouza | 04 abr 2023 17:24 | Em resposta a: #446929

Exmo. Senhor
António Francisco Arruda Cota

Sugiro que seja feita a correção no site: https://geneall.net/pt/nome/544603/joao-afonso-das-grotas-fundas/

João Afonso, o das Grotas Fundas, não é Juan Pimentel y Quiñonez e também não é outro filho do 3º Conde de Benavante chamado Juan como pretendem alguns.

Os nobiliários espanhóis não citam um filho "Juan Alfonso Pimentel" do terceiro conde de Benavante, Alonso Pimentel, que "se foi de Espanha e não se sabe onde passou".

A primeira fonte que afirma isto é um trabalho do Boletim do Instituto Histórico da ilha Terceira, vol. 44, de 1986, de Miguel de Figueiredo Côrte-Real, mas não mostra a fonte.

A segunda fonte que afirma isto é o trabalho de Rodrigo Rodrigues, "Genealogias das Ilhas de São Miguel e Santa Maria", mas provavelmente foi inspirado no trabalho de 1986.

Todos os nobiliários mostram "Juan Pimentel y Quiñones" que se casou com Juana de Castro e que tiveram descendência. Assim sendo, há uma confusão de achar que João Afonso, o das Grotas Fundas seja o mesmo Juan Pimentel y Quiñones.

Até que se encontre a prova e a ligação definitiva, tudo o que se diz são só especulações ou conjunturas.
Portanto, acredito não haver dúvidas que a ligação não tem prova cabal alguma.

Fontes:
• Testamento de João Afonso, das Grotas Fundas. Vila Franca, 1511. Arquivo dos Açores pág. 100-104.
• BOBADILLA. Cardenal Francisco de Mendoza y. El Tizón de la Nobleza de España. 1560. N.º 77.
• LOPEZ, Alonso. Nobiliario Genealogico de los reyes y titulos de España. Madrid, 1622. Livro III, pág. 133.
• ESPINOZA, D. Ignacio Berdum de. Derechos de los condes de Benavente a la Grandreza de primera classe. Madrid, 1753. Pág. 14-15v.
• TOZO, Don José Ledo del. Hitoria de la Nobilísima Villa de Benavente, con la antiguedad de su ducado, principio de su condado, sucesion y hazañas heróicas de sus condes. Zamora, 1853. Pág. 270-271.
• PIFERRER, D. Francisco. Nobiliario de los Reinos y Señoríos de España. Madrid, 1858. Tomo II, pág. 78.
• PIFERRER, D. Francisco. Nobiliario de los Reinos y Señoríos de España. Madrid, 1860. TomoVI, pág. 73.
• SALCEDO, Juan Miguel Soler. Nobleza Española. Grandezas Inmemoriales. Madrid, 2020. Pág. 137-150.


Com meus cumprimentos,

Prof. Renan Souza

Resposta

Link directo:

João Afonso das Grotas Fundas

#446997 | itmefranca | 08 abr 2023 15:05 | Em resposta a: #446473

Caro confrade,

Publiquei há uns anos na revista Insulana, editada pelo Instituto Cultural de Ponta Delgada, um artigo sobre este tema. Nele concluo que João Afonso, das Grotas Fundas, não pode ser filho do 3.° conde de Benavente. Nem ele nem o seu filho João Afonso, o Velho eram Pimentel. Alguns descendentes seus casam numa família Pimentel, sem ligação à família condal, transmitindo o sobrenome Pimentel até à actualidade.
Trata-se de um erro, que foi repetido, acriticamente, por vários autores.

Espero ter sido útil. Desejo-lhe uma Santa Páscoa.
Igor Espínola de França

Resposta

Link directo:

João Afonso das Grotas Fundas

#447008 | renansouza | 09 abr 2023 21:45 | Em resposta a: #446997

Caro confrade.

Era o que estava propondo também, pois há quem insista no equívoco, mas não apresenta nenhuma prova de facto.
Estou num embate diário no Family Search com os que o colocam como filho de Alonso Pimentel, o 3º Conde de Benavente, pois busquei em todos os nobiliários a que tive acesso desde o século XV e não li nada que comprove, além de serem apenas insinuações ou suposições.

Teria como enviar-me o material ou onde eu poderia adquiri-lo?

Grato pela atenção dada.

Com meus melhores cumprimentos,

Prof. Renan Souza

Resposta

Link directo:

João Afonso das Grotas Fundas

#447010 | itmefranca | 09 abr 2023 23:08 | Em resposta a: #447008

Caro confrade penso que o ICPD ainda terá a revista em causa, mas também lhe poderei enviar o pdf do artigo.

Cordialmente, Igor Espínola de França.

Resposta

Link directo:

João Afonso das Grotas Fundas

#447016 | renansouza | 10 abr 2023 01:37 | Em resposta a: #447010

Caro confrade,

Agradeço o auxílio. Verifiquei a revista pela internet, mas os números estão disponíveis até 2009 somente. Se puder enviar-me o pdf por email, serei eternamente grato.
Segue meu email: rcardenuto@protonmail.ch

Espero que tenha tido uma excelente Páscoa, e lhe desejo uma excepcional semana!

Com meus cumprimentos,

Prof. Renan Souza

Resposta

Link directo:

João Afonso das Grotas Fundas

#447165 | renansouza | 18 abr 2023 18:00 | Em resposta a: #446473

Boa tarde caros confrades,

Gostaria de saber como poderia avisar os administradores de uma filiação incorreta?

No caso, não há até o momento prova de que João Afonso, o das Grotas Fundas, seja filho do 3º Conde de Benavente Alonso Pimentel.

São apenas conjunturas ou suposições e não há documento que comprove isto.

Desde já agradeço,

Prof. Renan Souza

Resposta

Link directo:

João Afonso das Grotas Fundas

#448195 | renansouza | 14 jun 2023 12:19 | Em resposta a: #446473

Bom dia caros confrades,

Como poderia avisar aos administradores sobre erro e confusão no parentesco entre João Afonso, o das Grotas Fundas (https://geneall.net/pt/nome/544603/joao-afonso-das-grotas-fundas/) com o Conde Alonso de Pimentel (https://geneall.net/pt/nome/91961/alfonso-pimentel-3-conde-de-benavente/). Eles não são parentes. Não há provas que confirmem tal ligação. Ao contrário do afirmam, os nobiliários não citam um Juan Alfonso que se foi de Espanha e não se sabe onde andou. O trabalho do sr. Miguel não apresenta as fontes e onde encontrá-las. São apenas suposições. A genealogia trabalha com confirmações.

Agradeço novamente a atenção.

Com meus cumprimentos,

Prof. Renan Souza

Resposta

Link directo:

João Afonso das Grotas Fundas

#449562 | acota | 19 ago 2023 00:28 | Em resposta a: #446961

Caro confrade,

Só vi agora mesmo este tópico e peço imensa desculpa. Também não creio que João Afonso seja filho do Conde de Benavente e o artigo do arquitecto Igor Espínola de França será bastante útil.

Vamos esperar que o erro seja corrigido.

Com os melhores cumprimentos,

António Cota

Resposta

Link directo:

João Afonso das Grotas Fundas

#449603 | acota | 20 ago 2023 01:44 | Em resposta a: #446961

Caro confrade,

Não compreendo porque fui mencionado sobre a filiação de João Afonso. Efectivamente, há anos atrás deparei-me com várias obras em que mencionavam essa filiação, mas felizmente fui logo elucidado para o facto de João Afonso não ser descendente do Conde de Benavente. Recentemente, colocaram-no como filho do referido titular e como escrevi anteriormente, vamos esperar pela rectificação.

Com os melhores cumprimentos,

António Cota

Resposta

Link directo:

João Afonso das Grotas Fundas

#449678 | renansouza | 25 ago 2023 16:28 | Em resposta a: #449603

Caro confrade,

Agradeço a atenção dada à este tema. Fiz intensas pesquisas e não encontrei evidência alguma dessa filiação de facto. Vi hoje a biografia de João Afonso, o das Grotas Fundas e já fizeram a retificação.

Fico feliz em poder ajudar no projeto da melhor maneira.

Hoje estou só na espera de algumas informações enviadas. Não sei se é possível fazer parte do projeto, não intento nenhum lucro, apenas em agilizar e ajudar de alguma outra maneira.

Enviei informações sobre a família Carotenuto (que é italiana e que na migração teve modificação para Cardenuto, em alguns casos), os brasões, a origem, mas não arrumaram ainda.

Com os melhores cumprimentos,

Prof. Renan Souza Cardenuto

Resposta

Link directo:

João Afonso das Grotas Fundas

#449704 | renansouza | 27 ago 2023 19:47 | Em resposta a: #449603

Boa tarde, caro confrade,

Gostaria de saber se os administradores do site também utilizam as árvores feitas pelos usuários, as que têm fontes, como base e estudo para inserir os dados nas biografias.

Com os melhores cumprimentos,

Prof. Renan Souza Cardenuto

Resposta

Link directo:

João Afonso das Grotas Fundas

#452120 | ebrael | 20 jan 2024 02:47 | Em resposta a: #446473

Fico me perguntando: por que, mesmo entendendo a importância dos nobiliários, os registros dos mesmos, produzidos séculos após a vida dos retratados e, não raro, com dados quase copiados uns dos outros (não me digam que seus autores pesquisam todos os personagens, um a um), são sempre preferidos, quase de forma automática, aos testemunhos de parentes, ao testamento do morto (no caso, João Afonso das "Grotas Fundas"), às citações de quem lhe sucedeu em pouco no tempo.

Por que o sujeito, enfiado em um fim-de-mundo, que era a Ribeira Quente do século XVI, local isolado, sem recursos, ele mesmo desprovido de riquezas, iria redigir um testamento dizendo que era filho rejeitado de um conde de Benavente? Poxa, era óbvio que nem ele ganhou, nem quaisquer dos seus receberia por isso.

Por que contemporâneos se preocupariam em alimentar um factoide como esse, que nem era animado em detalhes, nem dizia respeito a qualquer rei, príncipe ou magnata da época? Era o equivalente a dizer que um bando de gente inventaram uma fofoca que não daria mais do que uma nota rápida em um jornal de bairro.

A maioria dos nobiliários não cita Juan Alonso Pimentel, filho de Alonso Pimentel y Enriquez e irmão de Rodrigo Alonso Pimentel mais do que por notas discrepantes (o que mostra que eles não são muito coerentes e parecem não ter certeza de coisa alguma e dando margem para que suspeitemos de que muito do que descrevem é enfeitado ou, senão mesmo, falsificado, não diferindo apenas por estilo).

Em um, diz-se que Juan Alonso Pimentel não teve filhos, antes de seu irmão Pedro, que se tornou padre. Em outro, diz-se que não viveu muitos anos (e só). Em um terceiro, fala-se de um Juan Pimentel (sem o patronímico). E, sim, sei que estou a falar do mesmo personagem, o mesmo citado acima, com o mesmo parentesco, filho do mesmo 3º Conde de Benavente, só que em nobiliários diferentes (facilmente encontrados no site archive,org).

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 28 abr 2024, 14:51

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen