Pessanha ou Peçonha?

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Pessanha ou Peçonha?

#446529 | Marisa 81 | 15 mar 2023 15:13

Caros,
Ando a rever uns apontamentos antigos e dei conta de que um antepassado meu se chamava Francisco Rodrigues Pesanha (no registo aparece assim escrito), filho de Manuel Rodrigues Pesanha e de Maria Henriques, sendo todos, supostamente, naturais de Benavente, sendo que o Francisco terá nascido por volta de 1680.
Ora, um filho, um neto,...., deste Francisco, aparecem como "Pesonha" ou "Peçonha".
Estarei a ler mal?
Mando-vos links para melhor esclarecimento:
Casamento pais de Francisco: https://digitarq.arquivos.pt/viewer?id=7231281 (v da fls 70 do livro original e registo 79 online)
Bisneta de Francisco de nome Jerónima: https://digitarq.adptg.arquivos.pt/viewer?id=1013015 ( v da fls 170 do livro original e registo 173 online )
Não sei como nunca tinha reparado nisto, são apontamentos com mais de 10 anos, e estou super curiosa. Não conheço o apelido "Peçonha", já "Pessanha"...
Cordiais cumprimentos

Resposta

Link directo:

Pessanha ou Peçonha?

#446536 | saintclair | 15 mar 2023 17:16 | Em resposta a: #446529

....Qual será?
Sc.

Resposta

Link directo:

Pessanha ou Peçonha?

#446546 | ADB | 15 mar 2023 21:11 | Em resposta a: #446536

Cara Marisa

Não tenho certeza de que o casamento diga Peçanha. A letra está tremida e não dá para ver bem mas, até pode ser Peçonha. Será que esse apelido existe? Será Peçanha e estará sempre mal escrito? Não lhe sei responder.

Cumprimentos,

Filipe

Resposta

Link directo:

Pessanha ou Peçonha?

#446562 | Marisa 81 | 16 mar 2023 17:59 | Em resposta a: #446529

Obrigada por terem despendido o vosso tempo.
Não sei o que pensar... O único arquivo onde aparece Peçonha como apelido é no de Portalegre, com um descendente deste m/ antepassado Francisco. Contudo esse mesmo descendente aparece como testemunha de uma escritura de compra como Peçanha, sendo este registo do Arquivo de Évora.
Online existem registos de "Rodrigues Pessanha", mas não consigo fazer a ligação.
Vou continuar a procurar parentes, pode ser que se faça luz.
Cordiais cumprimentos,

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 08 mai 2024, 00:34

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen