Ausenda - Maria da Conceição

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas

Ausenda - Maria da Conceição

#446822 | Gilberto Fernandes | 29 mar 2023 14:32

Obrigado por me aceitarem nesta sala.
Gostaria de saber se o nome feminino Ausenda poderia ser utilizado, alternativamente, por uma pessoa que foi batizada como Maria da Conceição? Se ajuda, o local seria o Distrito de Viana do Castelo, entre os anos 1870 a 1910.
Obrigado

Resposta

Link directo:

Ausenda - Maria da Conceição

#446851 | ADB | 29 mar 2023 21:25 | Em resposta a: #446822

Prezado Gilberto

Tem de explicar bem o caso e dar nomes e datas. Não é fornecendo um nome e um espaço temporal de 40 anos que chega a algum lado ...

Cumprimentos,

Filipe

Resposta

Link directo:

Ausenda - Maria da Conceição

#446871 | Gilberto Fernandes | 30 mar 2023 11:45 | Em resposta a: #446851

Prezado Filipe,

Agradeço sua vontade em ajudar.

Há pessoas que, embora sejam conhecidas - entre seus familiares - por um determinado nome, podem ter sido batizadas com outro nome. Um exemplo, no Brasil: Nalva, pode ser o nome de Ednalva ou mesma Maria Ednalva; Cida, pode ser Maria Aparecida. E assim por diante. São costumes, e como costumes podem variar de região para região, de época para época.

Por eu não ser de Portugal, achei prudente informar a área geográfica e limitar o tempo de busca, tendo em vista que costumes, como disse acima, mudam conforme a região e conforme a época. Não me parece, à primeira vista, que o nome Maria da Conceição pudesse ser usado no seio familiar como Ausenda, mas acredito que somente nativos poderiam me dar uma resposta adequada.

Na família do meu bisavô, os nomes e sobrenomes aparecem em centenas de casos de homonímia, o que tem dificultado a busca que já perdura mais de uma década. Pelo que vi, Ausenda não é um nome comum e, caso se confirmar que era um nome familiarmente usado para Maria da Conceição, então ela poderia ser a irmã do meu bisavô.

Resposta

Link directo:

Ausenda - Maria da Conceição

#446880 | ADB | 30 mar 2023 20:52 | Em resposta a: #446871

Prezado Gilberto

Os exemplos que dá são de nomes (em alguns casos diminutivos) porque as pessoas são conhecidas, muitas vezes para facilitar o contato entre elas. Há muitos exemplos, como por exemplo Xana (de Alexandra).

Ausenda é um nome próprio e nada se relaciona com Maria da Conceição, são nomes diferentes.

Cumprimentos,

Filipe

Resposta

Link directo:

Ausenda - Maria da Conceição

#446884 | Gilberto Fernandes | 30 mar 2023 21:42 | Em resposta a: #446880

Prezado Filipe,

Agradeço sua resposta.

Cumprimentos
Gilberto Fernandes

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 07 jun 2024, 08:22

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen