Pedido de colaboração sobre Barbeitos (Ceivães, Monção).

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Regiões

Pedido de colaboração sobre Barbeitos (Ceivães, Monção).

#446908 | PP | 01 abr 2023 17:28

Caros confrades,

Agradecia a partilha de dados sobre a ascendência de Francisco António Barbeitos, casado com Maria Pereira de Queirós, que foram moradores no Lugar de Cima de Vila. freg.ª de Ceivães, Monção.

Devem ter vivido no dito lugar no último quartel do século XVIII.

Agradeço antecipadamente a colaboração, PP.

Resposta

Link directo:

Pedido de colaboração sobre Barbeitos (Ceivães, Monção).

#446913 | ADB | 01 abr 2023 20:38 | Em resposta a: #446908

Caro PP

Tem de dar mais dados ... "Devem" ter vivido no último quartel ...

Quando casaram e onde? Quando e onde nasceram os filhos? Por favor, coloque aqui links dos assentos. Por estes assentos já deve ter a ascendência deles mas, se não os tem, tem de os procurar, certo?

Cumprimentos,

Filipe

Resposta

Link directo:

Pedido de colaboração sobre Barbeitos (Ceivães, Monção).

#446914 | saintclair | 01 abr 2023 21:14 | Em resposta a: #446908

Caro Confrade;
...no seu nickname não há nenhuma anomalia?
Cumprimentos
Sc.
-

Resposta

Link directo:

Pedido de colaboração sobre Barbeitos (Ceivães, Monção).

#446915 | PP | 01 abr 2023 21:24 | Em resposta a: #446913

Caro Filipe,

Como certamente compreenderá, poderão haver confrades que também se dediquem a este apelido/freguesia e já, eventualmente, poderão ter referenciado o dito casal... e, assim, poupa-se tempo (embora não seja aqui o caso).

Se eu tivesse respostas para as suas perguntas, não viria pedir ajuda. Note, por exemplo, que não estão publicados «on-line» os assentos de batismo e casamentos da freguesia de Ceivães, Monção, no período que necessito.

Daí eu ter perguntado, pois outros poderão, eventualmente, ter algo sobre as pessoas em causa. Exemplo: há aqui confrades que estiveram a pesquisar no Arquivo Municipal de Monção, onde estão (ou estiveram) alguns livros paroquiais ainda por publicar.

Sim, "Devem": pois eles, em 1798, são dados como do Lugar de Cima de Vila, na freguesia de Ceivães. No entanto, pode referir-se, como bem sabemos, tanto à naturalidade como apenas à morada... ou ambas.

De qualquer forma, muito obrigado pela sua colaboração.

Cordiais cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

Pedido de colaboração sobre Barbeitos (Ceivães, Monção).

#446916 | ADB | 01 abr 2023 21:45 | Em resposta a: #446915

Caro PP

Sim, tem razão, o Arquivo Distrital (e não Municipal) ainda não publicou os livros anteriores ao séc. 19. Portanto, depreendo que terá alguma cópia que alguém obteve, de 1798, para dar essa informação, certo?

Por curiosidade, pode colocar aqui esse documento? Não é com certeza o batismo de um filho pois, nesse caso, teria referência aos avós. Será o casamento de algum filho?

Cumprimentos,

Filipe

Resposta

Link directo:

Pedido de colaboração sobre Barbeitos (Ceivães, Monção).

#446918 | PP | 01 abr 2023 22:04 | Em resposta a: #446916

Caro Filipe,

Presumo que ainda não publicaram no arquivo distrital, dado que, segundo depreendo de uma mensagem colocada aqui no fórum, alguns dos livros estão (ou estavam) no Arquivo Municipal de Monção. Todavia, não sei se tal ainda se verifica.

Quanto à sua questão, Manuel José de Barbeitos c. c. Isabel da Costa, em 23.04.1798, na Igreja de São Salvador, freg.ª de Barbeita, Monção; sendo que ele é neto paterno de Francisco de Barbeitos e de Maria Fernández, dados como da freguesia de Vide, Pontevedra, Galiza.

Cordiais cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

Pedido de colaboração sobre Barbeitos (Ceivães, Monção).

#446923 | ADB | 02 abr 2023 00:23 | Em resposta a: #446918

Caro PP

Não me parece que seja por esse motivo mas sim porque o A.D. Viana é um Arquivo com muito poucos recursos humanos, não tendo disponibilidade como os outros para a célere colocação das imagens on-line. Eu mesmo me deparo com o mesmo problema (apesar de serem menos livros) em Ponte de Lima.

Quanto a estarem no Arquivo Municipal, não me parece, a não ser que seja algum "perdido". Não há, pelo que vi, falhas na cronologia, e os livros estão descritos (mas sem imagens associadas) pelo Arquivo Distrital. De salientar que, antes de para lá irem, os livros estiveram no A.D. Braga até 1985, uma vez que Viana não tinha um Arquivo Distrital.

Já vi o casamento do filho, em 1798, pelo que alguma coisa relativa aos pais terá de ser anterior a 1778, mais coisa menos coisa, calculando que o filho tivesse à volta de 20 anos (podiam ser 30, 40 ...).

Quanto ao batismo do pai, apesar de poder ser em Ceivães, o mais certo é ser na Galiza.

Espero que alguém tenha estudado este ramo e o possa ajudar, uma vez que é difícil prever quando é que as imagens ficarão disponíveis.

Cumprimentos,

Filipe

Resposta

Link directo:

Pedido de colaboração sobre Barbeitos (Ceivães, Monção).

#446965 | Vínculo | 04 abr 2023 18:53 | Em resposta a: #446908

Caros Confrades,
Boa tarde.

A propósito deste tópico lembrei-me de que em tempos tentei investigar o Pe Gregório Dias de Amorim, natural de Ceivães, Monção.
Teve (?) filhos de Maria de Abreu/Maria Vaz e foi paroquiar em Arcossó, Anelhe, Chaves em finais do séc. XVII. Em inquirições posteriores põe-se a hipótese de serem "sobrinhos" (???).
Na ocasião as Inquirições de Genere estavam disponíveis no ADB mas nada descobri.
Se houver alguma notícia agradeço.

Cumprimentos,

Amiel Bragança

Resposta

Link directo:

Pedido de colaboração sobre Barbeitos (Ceivães, Monção).

#446967 | ADB | 04 abr 2023 23:47 | Em resposta a: #446965

Caro Amiel

Quem estava a paroquiar a freguesia de Arcossó era o Pe. Gregório Alvares de Amorim. Ora, aliado a isto, no seu assento de óbito é citada uma irmã do mesmo, chamada Francisca "Dias" de Amorim. É portanto, com certeza, a pessoa que procura. https://digitarq.advrl.arquivos.pt/viewer?id=1041843 45/46 tif.

No site do Arquivo Distrital de Braga há a posse da dita Igreja a favor deste padre. No entanto, ao contrário do que diz, o documento informa que o mesmo era natural da freguesia de São Pedro de Agostém. http://pesquisa.adb.uminho.pt/viewer?id=1413654&FileID=1173638 325.tif

Infelizmente, não existe Inquirição de Genere do dito padre.

Quais são as Inquirições dos supostos sobrinhos e que falam do tio?

Cumprimentos,

Filipe

Resposta

Link directo:

Pedido de colaboração sobre Barbeitos (Ceivães, Monção).

#446974 | Vínculo | 06 abr 2023 08:47 | Em resposta a: #446967

Confrade Filipe,

Agradeço a informação.
Neste momento não tenho comigo os elementos.
Logo que tenha acesso informo.
Estará a Inquirição de Genere noutro arquivo?
Cumprimentos e Votos de Santa Páscoa,

Amiel Bragança

Resposta

Link directo:

Pedido de colaboração sobre Barbeitos (Ceivães, Monção).

#446980 | ADB | 06 abr 2023 15:11 | Em resposta a: #446974

Caro Amiel

Não, as Inquirições do Arcebispado de Braga estão todas em Braga (pode haver algumas perdidas, em mãos de particulares). O que acontece é que a Inquirição desse Padre deve ser mais recuada no tempo (ele faleceu em 1711) e, por motivos que desconheço, há muito poucas Inquirições de anos recuados. Se ele faleceu com 70 anos, nasceu em 1640, sendo a Inquirição de 1660, isto fazendo contas por alto. Poucas há desta época, infelizmente.

Cumprimentos e Votos de uma Santa e Feliz Páscoa.

Filipe

Resposta

Link directo:

Pedido de colaboração sobre Barbeitos (Ceivães, Monção).

#446996 | Vínculo | 08 abr 2023 13:24 | Em resposta a: #446980

Agradeço a informação.

Logo que chegue a casa vou tentar descobrir os elementos para enviar.
Votos de Santa Páscoa.

Cumprimentos,
Amiel Bragança

Resposta

Link directo:

Pedido de colaboração sobre Barbeitos (Ceivães, Monção).

#447034 | Vínculo | 11 abr 2023 13:09 | Em resposta a: #446980

Caro Filipe,
Boa tarde.
Nas Inquirições de António Álvares Teixeira, 8 de Outubro de 1722, Pasta 196, Pº4171, declara-se que é filho de Álvaro Afonso Teixeira e de Maria Vaz ( ou de Abreu ou de Amorim), filha de Pedro Martins e de Maria Vaz de Abreu e neta do Pe Gregório Dias de Amorim e de Maria Vaz de Abreu.
O Pe Gregório deslocou-se para Anelhe com 2 filhos ou sobrinhos (''').

Cumprimentos,

Amiel Bragança

Resposta

Link directo:

Pedido de colaboração sobre Barbeitos (Ceivães, Monção).

#447037 | ADB | 11 abr 2023 19:09 | Em resposta a: #447034

Caro Amiel,
Boa tarde.

Realmente, a inquirição desse bisneto fala do Padre, natural de Ceivães, que terá levado a filha com ele quando foi paroquiar Anelhe.

Ora, o Pe. Gregório morreu em Anelhe em 1667, freguesia que já paroquiava em 1644.https://digitarq.advrl.arquivos.pt/viewer?id=1041704 11.tif. Ficou seu herdeiro e testamenteiro seu sobrinho José Vaz. Seria interessante consultar o seu testamento, o que poderá não ser fácil pois não se sabe o nome do tabelião e o ano aproximado (pode ser próximo à morte ou não, nunca se sabe).

Assim, o Padre Gregório Alvares de Amorim, que paroquiava Arcossó, onde faleceu em 1711, é afinal seu neto, como digo abaixo.

Relativamente à filha, ela casou em Anelhe (talvez um 1º casamento e que deve ter já visto) com um Miguel Alvares, de São Pedro de Agostém. Ora, sendo o outro Pe. Gregório natural de São Pedro de Agostém, e "Alvares", ele era neto do "seu" Gregório! https://digitarq.advrl.arquivos.pt/viewer?id=1041763 12/13 tif. O casamento diz que ela era filha de Maria Vaz de Abreu e de Gregório Dias, vigário de Anelhe!

Afinal, do neto existe Inquirição, com o nome de Gregório Alvares, como sendo da freguesia de Samaiões. É de 29/11/1684, Pasta 142, Proc. 3054, sendo que os avós paternos moravam em São Pedro de Agostém.

É o que lhe posso dizer sobre o assunto. Aconselha-se uma leitura cuidada da Inquirição do neto.

Cumprimentos,

Filipe

Resposta

Link directo:

Pedido de colaboração sobre Barbeitos (Ceivães, Monção).

#447039 | Vínculo | 11 abr 2023 20:27 | Em resposta a: #447037

Caro Filipe,
Agradeço a rápida resposta.

Irei analisar melhor o assunto com os elementos que me forneceu.
Já agora agradeço que me informe como estão as informações online do ADB que entretanto desapareceram.
Descobri muita informação na internet, consultei os processos no ADB e pedi fotocópias.
Se eu der um a "instituição de um vínculo de capela" haverá alguém que faça a leitura? A cópia que tenho é fraca.
ADB/UM. Igrejário: Obrigação à fábrica da capela de Nª Sª da Piedade, 1744, liv.162, fl.202v.
Há elementos no livro "As Freguesias do Distrito de Vila Real nas Memórias Paroquiais de 1758" que me parecem não estar correctos. Interessa-me por estar ligado a um antepassado meu Caetano Teixeira (de Bragança) que foi administrador desse vínculo.
Se for possível agradeço que me sejam indicados os custos.

Desde já o meu muito obrigado.

Cumprimentos,

Amiel Bragança

Resposta

Link directo:

Pedido de colaboração sobre Barbeitos (Ceivães, Monção).

#447042 | ADB | 11 abr 2023 22:04 | Em resposta a: #447039

Caro Amiel,

Faltou dizer que, por ser anterior a 1644, não existiam ainda as Inquirições mas sim as Matrículas de Ordens. No entanto, lamento informar que há um enorme hiato nas matrículas: 1588 a 1643. Ainda há deste último ano e só por muita sorte é que a matrícula do Gregório se encontra aí, até porque não se sabe quando é que ele tomou posse da paróquia de Anelhe. Mas deve ter sido bastante (ou pelo menos algum) tempo antes, pois ele faleceu em 1667. A não ser que tenha falecido novo ...

O que quer dizer com informações que desapareceram? Relativas a quê?

Sim, o Arquivo faz transcrição de documentos. O pedido deve ser feito ao Arquivo, que lhe fornecerá um orçamento.

Cumprimentos,

Filipe

Resposta

Link directo:

Pedido de colaboração sobre Barbeitos (Ceivães, Monção).

#447046 | Vínculo | 12 abr 2023 11:36 | Em resposta a: #447042

Caro Filipe,
Bom dia.
Agradeço a informação.
Quando me referi a desapareceram queria dizer que no início conseguia pesquisar e imprimir listas por apelidos, por datas, por concelhos,...
Essa possibilidade desapareceu e não mais consegui aceder..

Cumprimentos,

Amiel Bragança

Resposta

Link directo:

Pedido de colaboração sobre Barbeitos (Ceivães, Monção).

#447051 | ADB | 12 abr 2023 21:57 | Em resposta a: #447046

Caro Amiel

É relativo às Inquirições, certo? Realmente, há muitos anos, um informático colocou no site um motor de pesquisa que permitia fazer pesquisa especificamente pelos nomes do próprio, dos pais, freguesia etc. mas, acabou por ser retirado. Hoje em dia a pesquisa é pelo Archeevo, tal como nos demais Arquivos.

Não sei se sabe mas, encontra as imagens das Inquirições no site dos Mórmons, Family Search.

Cumprimentos,

Filipe

Resposta

Link directo:

Pedido de colaboração sobre Barbeitos (Ceivães, Monção).

#447054 | Vínculo | 13 abr 2023 10:18 | Em resposta a: #447051

Caro Filipe,

Bom dia.

Agradeço a informação.
Referia-me às Inquirições.
Cumprimentos,
Amiel Bragança

Resposta

Link directo:

Pedido de colaboração sobre Barbeitos (Ceivães, Monção).

#449867 | jbarbeitos | 08 set 2023 11:08 | Em resposta a: #446908

Caro PP,
Conseguiu fazer algum progresso na sua investigação sobre os Barbeitos en Ceivães, Monção.

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

Pedido de colaboração sobre Barbeitos (Ceivães, Monção).

#449886 | PP | 08 set 2023 23:50 | Em resposta a: #449867

Caro confrade JBarbeitos,

Apenas consegui saber o nome dos pais de Francisco António de Barbeitos e Maria Pereira de Queirós, que julgo que já conhece.

Para continuar esta investigação, só se me deslocar a Pontevedra, Espanha, o que não me é oportuno.

Cordiais cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 abr 2024, 13:03

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen