Convento de Sta. Clara da Vila do Conde

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos

Convento de Sta. Clara da Vila do Conde

#19154 | Rodarte | 31 mar 2002 18:17

Caros amigos e colegas do Fórum,

Alguém poderia informar-me se há como tomar conhecimento do nome de todas as internas do convento de Sta. Clara da Vila do Conde em meados do século XVIII (c.1725)? Haveria um livro de registros com o nome delas? Onde encontrar?

Cordialmente,

Claus Rommel Rodarte
Brasília-DF-Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Convento de Sta. Clara da Vila do Conde

#19173 | Vasco Jácome | 01 abr 2002 12:59 | Em resposta a: #19154

Caro Claus Rommel Rodarte

Não sei se existe uma lista exaustiva das freiras de Stª Clara. Mas se procura alguém em concreto e colocar aqui, pode ser que alguém as conheça de alguma genealogia.

Cumprimentos,

Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Convento de Sta. Clara da Vila do Conde

#19264 | Rodarte | 04 abr 2002 05:58 | Em resposta a: #19173

Caríssimo Vasco Jácome,

A questão é problemática: não tenho nenhum nome em específico... Procuro apenas saber se, por acaso, encontraria alguma freira com o sobrenome Barbosa - palpite, ou talvez delírio, decorrente de um enigma genealógico que me está a incomodar...

Mui cordialmente,

Claus Rommel Rodarte
Brasília-DF-Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Convento de Sta. Clara da Vila do Conde

#19268 | jpcmt | 04 abr 2002 11:59 | Em resposta a: #19154

Caro Amigo:
Uma achega, provavelmente inútil:

T. Lino d'Assumpção, no seu livro "As Últimas Freiras", publicado em 1894, regista como abadessas do Convento de Santa Clara, as
seguintes freiras, eleitas para os triénios indicados, sendo as três irmãs carnais:

D. Antónia Maria de Athayde e Alcáçova (1697-1700)
D. Ângela de Athayde e Alcáçova (1701-03)
D. Bárbara Michaela de Athayde e Alcáçova (1704-07)
D. Antónia Maria de Athayde e Alcáçova (1708-11)
D. Ângela de Atahyde e Alcáçova (1711-12)

e acrescenta que eram "da Casa da Honra de Barbosa" (pg. 64).

Embora o período seja um pouco anterior ao que menciona, pode ser que encontre aqui alguma pista.
Cumprimentos,
J. de Castro e Mello Trovisqueira

Resposta

Link directo:

RE: Convento de Sta. Clara da Vila do Conde

#19274 | Rodarte | 04 abr 2002 15:00 | Em resposta a: #19268

Caro amigo,

Muito grato fico por sua manifestação... bem como curioso... pois esta informação parece jogar alguma luz sobre o mistério genealógico com que me deparei...

O autor menciona o que seria essa "Casa da Honra de Barbosa"? Menciona biografia dessas freiras (pelo menos dados sobre nascimento e morte)?

Mui cordialmente,

Claus Rommel Rodarte
Brasília-DF-Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Convento de Sta. Clara da Vila do Conde

#19275 | Rodarte | 04 abr 2002 15:11 | Em resposta a: #19268

Caro amigo,

Realizando uma busca na rede, encontrei as seguintes informações: D. António José de Ataíde, senhor da Honra de Barbosa, casado que foi com Ana Joaquina da Cunha e Menezes, pais de D. Bárbara Micaela de Ataíde e Cunha (* c. 1730), casada que foi com Luís Manuel de Azevedo Coutinho, 13º Senhor de São João de Rei, cs ... Pelas datas, deduzo que essa Bárbara fosse sobrinha da outra... Mas gostaria de saber onde ficava essa Casa da Honra de Barbosa - seria Penafiel?

Com meus cumprimentos,

Claus Rommel Rodarte
Brasília-DF-Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Convento de Sta. Clara da Vila do Conde

#19279 | jpcmt | 04 abr 2002 18:14 | Em resposta a: #19275

Caro amigo:
A Honra de Barbosa é, de facto, em Penafiel.
As três abadessas de que lhe falei eram quartas netas do célebre Bispo do Porto, D. João de Azevedo, q viveu no tempo de D. Manuel, e irmãs de D. Manuel de Azevedo e Athayde. Pode ver, por exemplo, Felgueiras Gayo, Título "Azevedos" parágr. 23.
Se precisar de mais informações e me quiser dar
o seu email, fico à sua disposição.
JPCMT
jpcmt@mail.telepac.pt

Resposta

Link directo:

RE: Convento de Sta. Clara da Vila do Conde

#19326 | Freire de Andrade | 05 abr 2002 17:27 | Em resposta a: #19275

Caro Claus

Boa dica esta sobre a origem das Abadessas do Convento de S.ta Clara de Vila do Conde...

Será desta feita que a ponta do véu se destapa e se desvenda o enigma que o "atormenta"?

Posto isto,lembro-lhe que, não obstante de quando se fala da «Honra de Barbosa» nos reportarmos imediatamente a Penafiel, perto de Barcelos (não muito longe de Vila do Conde) num lugar denominado Quintiães, existe uma Torre (creio que medieval) dos Barbosas (com a pedra de armas de Barbosas em pleno, a qual foi roubada há uns anos atrás).
Será que não poderá haver confusão quanto à proveniência destas abadessas? Recordo também que não muito longe da dita Torre se situa o Solar e Honra de Azevedo. Ora o 4º Avô (D. João de Azevedo, Bispo do Porto) das ditas abadessas era Azevedo...
Haverá ligação entre tudo isto que estou a referir, ou tudo não passará de mera coincidência?
Provavelmente haverá aqui no Forum alguém que perceba muito mais que eu e o possa melhor elucidar. Quiçá até estarei para aqui a dizer uma série de tolices....
Todavia independentemente dessas tolices achei por bem deixar esta prespectiva.

Um abraço

Luís Freire de Andrade

Resposta

Link directo:

RE: Convento de Sta. Clara da Vila do Conde

#19331 | Vasco Jácome | 05 abr 2002 19:35 | Em resposta a: #19326

Caro Luís Freire de Andrade

De facto, estamos a falar de duas Casas de Barbosas diferentes: a Honra de Barbosa, em Rans, Penafiel, Solar dos Barbosa, e o Paço de Aborim em Quintiães, Barcelos, ambos mencionados em www.monumentos.pt.

Segundo os nobiliários tradicionais, ambos tem origem comum nos Barbosa medievos. No entanto, parece-me que aqui haveria algumas considerações a fazer antes de aceitar isto de ânimo leve.

De notar também que os Azevedo e Ataíde aqui referidos, foram senhores da Honra de Barbosa por compra. Segundo Gayo, ttº de Azevedos §23 N19, D. Manuel de Azevedo (aqui em http://www.geneall.net/pessoas/pes_show.php?id=116583) foi bastante rico e comprou a propriedade. Portanto, nada tem de Barbosa estes Azevedo (pelo menos, por ligação próxima).

Cumprimentos,

Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Convento de Sta. Clara da Vila do Conde

#19347 | vbriteiros | 05 abr 2002 23:44 | Em resposta a: #19331

Meu Caro Vasco Jácome.
Tem toda a razão. É assim:
- D. Chamoa Martins de Aborim foi flha herdeira de Martim Rodrigues de Aborim e de sua mulher D. Alda Esteves , senhores da Torre de Aborim,na freguesia de S. Martinho de Aborim, concelho de Barcelos.
D. Chamoa herdou a Torre de Aborim e veio a casar com Pedro Fernandes de Barbosa, Senhor da Honra de Barbosa,(que andava na sua família desde 866), na freguesia de Rãs, concelhode Penafiel.
O filho deste casal, Gonçalo Fernandes Barbosa ,foi Senhor da Torre de Aborim e da Honra de Barbosa etc. Vendeu a Honra de Barbosa em 1420 aos Malafaias.
Casou e teve uma filha chamada Brites Barbosa, que originou uma escândalo na época (mais outra página para o LIvro Negro).
Na Torre de Aborim pernoitou D. JoãoII e desde aí passou a ser chamado Paço de Aborim.
Em 1742 o Paço de Aborim estava unido ao Morgado dos Lopes/Muro do Judeu em Braga,Padroado de Sta. Lucrécia de Aguiar e ao Morgado dos Briteiros.
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Convento de Sta. Clara da Vila do Conde

#19349 | vbriteiros | 06 abr 2002 00:06 | Em resposta a: #19347

Aditamento:
Porque não imaginar uma Abadessa proveniente da Casa de São Bento em Vila do Conde , com vínculo desde 25.6.1616 e que são Barbosas.

Resposta

Link directo:

RE: Convento de Sta. Clara da Vila do Conde

#19356 | magalp | 06 abr 2002 01:06 | Em resposta a: #19349

Caro Vasco Briteiros

Já estou careca de dizer q. o noso Vasco J. é realmente um "expert" em F. Gayo, mas não só...

Outro dia troquei os santos das ruas, queria dizer S. Vicente e não S. Victor. A m. mana de Brga já me ralhou... realmente com esta idade e cheio de maleitas, não deveria fazer confusões no Flos Sanctorum! Continuo a batalhar com os Borges de Castro, o q. me não dá tempo para mais nada. Mas tenho para aí umas muito promenorizadas notícias do dito Convento.
Entretanto, confirmem p.f. a notícia q. tenho sobre o Mosteiro de Moreira da Maia. Foi comprado pelo incansável tribuno e valentíssimo José Estevão Coelho de Magalhães, cerca de 1850. Nunca por lá habitou, mas deixou-o ao filho, Consº Luís de Magalhães e dos descendentes deste não mais saiu até hoje.
Ouvi por aí comentar q. um conhecido historiador, deu o dito Mosteiro como pertença dos Vieira de Castro...
M. Magalhães

Resposta

Link directo:

RE: Convento de Sta. Clara da Vila do Conde

#19367 | jpcmt | 06 abr 2002 10:35 | Em resposta a: #19349

Caro Confrade:
Já que a enigmática pergunta do nosso Colega de Brasília ainda não teve resposta, mas originou um interessante debate:
Na obra de Tomás Lino d'Assumpção que referi, não encontro nenhuma abadessa da Casa de S. Bento. Pelo caminho, anotei o que ele diz:

"Como o mosteiro era espacialmente destinado a donzelas nobres ou de familia nobilitada parece-me curioso dar uma pequena nota das casas fidalgas que deram abbadessa ao mosteiro, n'este seculo XVII:

- D. Catharina de Menezes, que se não sabe ao certo se era da familia dos Fundadores se era da casa de Penteeiros e da Barca;
- D. Isabel da Silva, dos Machados, de Barcellos;
- D. Brites de Souza, da casa de Fermedo;
- D. Antonia de Vilhena;
- D. Cecilia da Silva, irmã de D. Isabel e de outra abbadessa do
século XVI, D. Leonor da Silva Coutinho;
- D. Fillipa do Monte Olivete, da casa de D. Gastão Coutinho;
- D. Catharina de Lima, da casa Bretiandos;
- D. Maria de Menezes, da casa de Penteeiros
e da Barca;
- D. Fillipa de Souza, da casa de Fermedo;
- D. Brites de Menezes, da casa dos marquezes d'Arronches e Fontes;
- D. Briolanja de Castro, irmã de D. Fillipa Coutinho do Monte Olivete;
- D. Violante Coutinho, da casa de D. Gastão Coutinho;
- D. Joanna de Menezes, da casa da Barca;
- D. Isabel de Castro das Chagas, da casa de Linhares;
- D. Brites Baptista, da casa da honra de Barboza;
- D. Anna Pereira de Lima, da casa de Bretiandos;
- D. Maria Francisca dos Seraphins, da casa dos Corrêas e Mont'allegro,
do Porto;
- D. Anna de Santa Clara, irmã de D. Brites Baptista;
- D. Luiza de Távora, da casa dos Condes de S. Miguel; D. Branca da Silva, irmã de D. Brites Baptista;
- D. Marianna dos Anjos, irmã de D. Francisca dos Seraphins;
- D. Joanna de Noronha dos Seraphins, da casa de Penteeiros;
- D. Ignez EvangeIista, dos Ferrazes, de Ponte de Lima;
- D. Isabel de Castro e Silva, irmã de D. Brites Baptista;
- D. Antonia de Souza Souto Maior, da casa da Silva;
- D. Mariana de S. Paulo, natural d' Azurara, irmã de Luiz Corrêa;
- D. Antonia de Athaide e Alcaçova, da casa da honra de Barboza. "

E no século XVIII, sem indicar as sua proveniências:

- D. Antónia Maria de Athayde e Alcáçova (1697-1700)
- D. Ângela de Athayde e Alcáçova (1701-03)
- D. Bárbara Michaela de Athayde e Alcáçova (1704-07)
- D. Antónia Maria de Athayde e Alcáçova (1708-11)
- D. Ângela de Atahyde e Alcáçova (1711-12)
- D. Josefa Maria de Azevedo de Souza e Cyrne (1713-16)
- D. Joana do Deserto Amaral (1719-22)
- D. Micaela de Lima e Azevedo (1722-1725)
- D. Josefa Maria de Azevedo de Souza e Cyrne (1725- )
- D. Ana Josefa de Menezes (1728- )
- D. D. Filipa Rosa Henriques de Carvalho (1737-40)
- D. Teresa de Távora (1741-43)
- D. Helena Teresa do Sacramento (1743-46)
- D. Catarina Sotto Mayor e Moscoso (1753-55)
- D. Teresa de Távora 1755-58
- D. Mácia Manuel do Sacramento (1762-65)
- D. Maria Leonor Pamplona (1767-1770)
- D. Teresa Angélica de Jesus (1773-1775)

Pode ser que o nosso Confrade M. de Magalhães, com outra autoridade, encontre na sua "papelada" (como ele diz) algo bem
mais interessante.
Cumprimentos,
J. de Castro e Mello Trovisqueira

Resposta

Link directo:

RE: Convento de Sta. Clara da Vila do Conde

#19374 | vbriteiros | 06 abr 2002 14:31 | Em resposta a: #19356

Caro M. Magalhães.
Concordo consigo. A super rapidez com que me identificou a Torre de Gomariz foi sensacional.
Também me ajudou na identificação da descendência do Bento Félix através da obra do Vaz Osório da Nóbrega sobre as Pedras de Armas de Braga. Pelos vistos não é só expert no Gayo, mas neste autor heráldico. ( espero que tenha em atenção as falhas que V.O.N. de vez em quado tem)
Quanto ao Mosteiro de Moreira, sei que foi propriedade dos Vieira de Castro e destes é que passou aos Magalhães. No entanto vou confirmar com o meu cunhado que é o autor dos Cadernos do Mosteiro, saídos o ano passado. Por sinal bem interessantes, metem Luís Magalhães/Eça/Antero etc.
Vasco ( hoje sem fórmula enófila)

Resposta

Link directo:

RE: Convento de Sta. Clara da Vila do Conde

#19377 | artur41 | 06 abr 2002 15:06 | Em resposta a: #19367

Caríssimo J. de Castro e Mello Trovisqueira


Na relação que apresenta, consta D.Brites de Sousa, da casa de Fermedo; por acaso consegueme saber o nome dos ascendentes da dita senhora?


Um abraço

Artur João

Resposta

Link directo:

RE: Convento de Sta. Clara da Vila do Conde

#19378 | Rodarte | 06 abr 2002 15:08 | Em resposta a: #19367

Caríssimos,

Fico grandemente agradecido pelas elucidativas manifestações dos amigos e colegas do Fórum, que muito me têm feito pensar.

A situação que tenho é a seguinte:

1723 - Dr. João da Silva Rodarte, natural de Lisboa (mas cuja mãe era natural da Vila do Conde) e casado com D. Vicencia Maria de Souza Azere (cujo pai foi Tesoureiro-mor do Brasil), é nomeado Desembargador da Relação do Porto.

1725 - Um filho do Desembargador Rodarte (e afilhado de uma certa D. Maria de Lacerda, "abadessa de Sta. Clara"), andando fugido, casa sem o consentimento dos pais (desse casamento, é a primeira criança nascida dada em batismo a uma religiosa do Convento de Sta. Clara, de nome D. Josefa da Estrela Caetana).

1726 - Uma criança do sexo masculino é enjeitada à porta de Jacinto Álvares, no lugar de Terroso, Freguesia de Santa Eulália de Palmeira de Faro (couto do Convento de Santa Clara da Vila do Conde), Termo da Vila de Esposende, Relação do Porto; é batizado tendo somente uma madrinha: Justa Álvares.

1739 - Morre em Lisboa o Dr. Rodarte.

1748 - O enjeitado (que, curiosamente, tem um sobrenome: Barbosa), criou-se no lugar de Terroso e lá se casou (numa cerimônia em que cinco padres assinam como testemunhas), dando seu primogênito em batismo ao fidalgo Luis do Rego Barreto Maciel (avô do primeiro Visconde de Geraz de Lima), da Vila de Viana.

1765 - O filho do enjeitado, que estudou e se criou sobre as vistas do padrinho, na Vila de Viana, se envolve num escândalo amoroso e, por causa disso, é encaminhado para o Brasil. Aqui aporta com o nome Luis Antonio Barbosa Viana.

1773 - Quando da primeira vez que se casou, mandou Luis Antonio publicar seu nome nos Banhos como "Luis Antonio da Silva Rodarte". Suas supostas histórias de aventuras amorosas vêm à tona nas denúncias de impedimento que sofre, mas a Igreja apura e nada descobre, liberando-o para o casamento. Desde então, passa a ser conhecido como Rodarte, servindo à Justiça del-Rei até o fim da vida.

Minha pretensão é descobrir se existe relação entre este Luis Antonio da Silva Rodarte e a família Rodarte, bem como se existe uma conexão Porto-Vila do Conde-Palmeira de Faro-Viana do Castelo... Quaisquer contribuição e comentários são bem-vindos.

Mui cordialmente,

Claus Rommel Rodarte
Brasília-DF-Brasil

P.S.: Aliás, meu e-mail é
ruthardus@yahoo.com.br

Resposta

Link directo:

RE: Convento de Sta. Clara da Vila do Conde

#19379 | Rodarte | 06 abr 2002 15:09 | Em resposta a: #19378

Corrigindo o português errado: "sob as vistas do padrinho"...

Resposta

Link directo:

RE: Convento de Sta. Clara da Vila do Conde

#19380 | Rodarte | 06 abr 2002 15:13 | Em resposta a: #19378

Outra coisa: tanto o Dr. João da Silva Rodarte quanto o fidalgo Luis do Rego Barreto Maciel eram casados com gente ligada ao Brasil (Bahia, para ser mais específico)... mas nenhuma informação biográfica (salvo as genealógicas) tenho sobre o fidalgo de Viana de Castelo...

Resposta

Link directo:

RE: Convento de Sta. Clara da Vila do Conde

#19381 | artur41 | 06 abr 2002 15:31 | Em resposta a: #19377

Meu caro Confrade


consegue-me ( em vez de "consegueme")


Feita a devida correcção, vou-lhe localizar a época: D.Mariana de Sousa, filha do Dr. Sebastião Barbosa, desembargador do Paço, e de D.Briolanja da Nóbrega e Sousa, casou com Manoel Pereira da Silva, senhor de Fermedo e comendador de São João da Águalonga. Foi seu filho, Fernão Pereira da Silva, senhor de Fermedo, que casou com D.Maria da Silva e Noronha.


Reiterado abraço

Artur João

Resposta

Link directo:

RE: Convento de Sta. Clara da Vila do Conde

#19390 | jpcmt | 06 abr 2002 21:21 | Em resposta a: #19377

Meu Caro Artur:

De uma rápida busca nos meus alfarrábios, nada resultou. Se entretanto encontrar resposta -- o que é pouco provável -- voltarei a si. Pode também ser que algum dos nossos Confrades nos socorra. Aqui fica o apelo.
Um abraço,

Resposta

Link directo:

RE: Convento de Sta. Clara da Vila do Conde

#19392 | artur41 | 06 abr 2002 21:30 | Em resposta a: #19390

Caríssimo João


Veremos se algum dos nossos Confrades nos consegue socorrer. Se entretanto tiver alguma pista, comunique.


Grande abraço

Artur João

Resposta

Link directo:

RE: Convento de Sta. Clara da Vila do Conde

#19403 | jpcmt | 07 abr 2002 12:03 | Em resposta a: #19154

Caro Claus Rommel Rodarte:
Estou agora convicto que o sobrenome Barbosa dado ou assumido pela criança tem a ver com os
Barbosa Maciel, de Viana, tanto mais que o
padrinho do filho é desta família.
Envio para o seu e-mail mais alguns elementos.
Cumprimentos,
J. de Castro e Mello Trovisqueira

Resposta

Link directo:

RE: Convento de Sta. Clara da Vila do Conde

#19415 | Rodarte | 07 abr 2002 18:47 | Em resposta a: #19403

Caro João de Castro e Mello Trovisqueira,

Recebi seus elementos e respondi-lhe, em pvt. Segundo o Gayo, o referido padrinho, que era da família Rego Barreto, não pertencia à família Barbosa Maciel (embora não se exclua a possibilidade de laços de amizade e afinidade com alguém dela, visto que as duas famílias efetivamente se entrelaçaram alguns anos depois). Penso que só com a descoberta do testamento dele é que se possa jogar alguma luz sobre o caso...

Mui cordialmente,

Claus Rommel Rodarte

Resposta

Link directo:

RE: Convento de Sta. Clara da Vila do Conde

#19439 | Freire de Andrade | 08 abr 2002 14:57 | Em resposta a: #19331

Caro Vasco Jácome

Aquando da minha outra intervenção neste tópico encontrava-me no meu escritório e longe de poder confirmar fosse o que fosse sobre aquilo que me encontrava a dizer.
Estou agora de pleno acordo com tudo o que refere.
A ideia do Paço de Aborim (infelizmente muito abandonado)com a referência aos Barbosas ficou-me depois de uma visita à mesma depois de ter almoçado, vão já lá uns anos atrás, em casa dos meus amigos Novais Machado, também eles com as suas casas ali sitas em Quintiães (Barcelos).
Obrigado pela sua intertvenção esclarecedora e oportuna.
Com os meus cumprimentos

Luís Freire de Andrade

Resposta

Link directo:

RE: Convento de Sta. Clara da Vila do Conde

#19466 | vbriteiros | 09 abr 2002 00:27 | Em resposta a: #19439

Caro Luís Freire de Andrade
Já que visitou a Torre de Aborim pode esclarecer-me em que freguesia fica? Aborim ou Quintiães? Nas Nobres Casas vem eem Aborim e no site www.minhaterra.com.pt, ambas as freguesias a citam!
Obrigado desde já
Cumprimentos
Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Convento de Sta. Clara da Vila do Conde

#19557 | Vasco Jácome | 11 abr 2002 11:33 | Em resposta a: #19466

Caro Vasco Briteiros

Pelo que vejo em www.monumentos.pt o Paço de Aborim fica em Quintiães e o mesmo diz Vaz Osório da Nóbrega nas “Pedras de Armas”, onde pode encontrar um mapa com a sua localização.

Não o conheço, mas pelo que vejo nos mapas, tem de ficar nas proximidades da estrada Barcelos-Ponte de Lima. Se for nesse sentido, em Aborim terá de virar à esquerda e depois deve estar próximo da casa.

Cumprimentos,

Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Convento de Sta. Clara da Vila do Conde

#19581 | vbriteiros | 11 abr 2002 23:17 | Em resposta a: #19557

Caro Vasco Jácome.

Efectivamente www.monumentos.pt quando consultado em Quintiâes assinala como Património a Torre de Aborim, mas consultando em Aborim também assinala a mesma Torre.! No mesmo site vê-se que são freguesias pegadas. Será uma querela de limites de freguesia?
António Lambert Pereira da Silva nas "Nobres Casas de Portugal", vol IV, pág 35 diz que " .. o secular Paço e Torre de Aborim , na freguesia de São Martinho de Aborim,concelho de Barcelos .
Comprei esta obra quando se publicou em fascículos, porque um Tio meu conhecia o Autor e fazia-lhe grandes elogios, dizendo que os dados de que dispunha eram muito seguros e era muit minucioso nas investigações que fazia. Infelizmente não tive a oportunidade de o conhecer.
O meu scaner continua não operacional senão mandava-lhe uma cópia da página.
Como aínda não consegui ir visitar Gomariz, vou planearpara Maio/Junho uma "Volta das Torre" , isto é Aborim/Gomariz/Penegate e então esclarecerei a situação da primeira.
Sobre Penegateñão tenho dados genealógicos além de José Matoso-NM. Onde poderei consultar, as gerações seguintes? Agradeço desde já a ajuda que me puder dar.
Não me esqueci que tenho de lhe enviar a cópia do "Poema Dr. José Machado". Logo que possível segue.
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Convento de Sta. Clara da Vila do Conde

#19615 | Vasco Jácome | 12 abr 2002 23:10 | Em resposta a: #19581

Caro Vasco Briteiros

Como é sabido, a torre de Penegate foi mandada construir por Mem Rodrigues de Vasconcelos (Gayo ttº de Vasconcelos §1 N11), como pode ver em www.monumentos.pt, facto confirmado pelos autores actuais como José Pizarro na pg. 244 do vol. 2 das “Linhagens”.

Só que logo no séc. XIV aparece como Sr. dela e da vizinha freg. de Freiriz, Gil Barreto (Gayo ttº de Barretos §2 N16 e Sousa da Silva vol. I pg. 378). Uma descendente deste (provavelmente bisneta), Leonor Gomes Barreto cc João Nunes Cardoso. Seguem no Gayo no ttº de Gouveias §50 N8 até ao N 14 onde encontra as irmãs Jerónima c. CG extinta e Inês Antónia cc D. Álvaro Pereira Forjaz Coutinho. Este casal aparece no “Livro de Oiro”, pg. 516 do vol. I, como bisavós do 10º conde da Feira e aqui em http://www.geneall.net/pessoas/pes_show.php?id=51041.
Mas se quiser continuar no Gayo, então terá que ir ao ttº de Pereiras §4N23.
É o que lhe posso dizer sobre os Srs. de Penegate mais recentes.

Cumprimentos,

Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Convento de Sta. Clara da Vila do Conde

#19619 | vbriteiros | 12 abr 2002 23:43 | Em resposta a: #19615

Meu Caro Vasco Jácome.
Mais uma vez muito obrigado pelos dados que apreciei muito, pois não possuo o Gayo.
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 22 mai 2024, 11:24

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen