Família de Felizardo Henriques do Azêvo, Pinhel

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas

Família de Felizardo Henriques do Azêvo, Pinhel

#447556 | hladeiro | 07 mai 2023 20:34

Caros primos,

Nas famílias Almeida Campos e Campos Henriques, a minha 4ª avó, Carolina Adelaide de Almeida Campos (1865-1942) (Covilhã), filha de Francisco José de Almeida Campos (1826-?)(Covilhã) e Maria Adelaide da Silva Campos (?-?)(Vila Nova de Foz Côa), casou-se com Felizardo Henriques do Azêvo, Pinhel.
Julgo que a Carolina e o Felizardo devem ser primos, mas não sei exatamente como.

No Assento de batismo de Felizardo Henriques (1857-?)(Azêvo, Pinhel) diz o seguinte:

"Felizardo Henriques que nasceu a vinte e nove de dezembro de mil oitocentos e cinquenta e sete filho legítimo de José Elias Henriques e de sua mulher Maria Antónia da Villa de Meda, nepto paterno de Bernardo Henriques e de Umbellina Joaquina desta freguesia, e materno de José de Almeida e Joaquina de Campos Melo".

No assento de casamento também diz que Felizardo é "filho legitimo de José Elias Henriques e de Maria Antónia naturaes da freguezia da Villa de Meda:"

Portanto a Maria Antónia terá nascido em Meda e era filha de José de Almeida e de Joaquina de Campos Melo, quem são estes?

Eu precisava de encontrar o Assento de batismo da Maria Antónia, mas ainda não consegui.

Na grande Árvore dos Campos está uma Mariana Joaquina de Campos Melo casada com um Francisco José da Silva (1764-1842). Os filhos que estão na árvore (não sei se estão todos) são:

- Ana Joaquina de Campos Melo (1783-1852)
- Maria de Campos da Silva Melo (1785-?)
- Leonor Belizanda Benevenuta da Silva Melo (1789-1853)
- Francisco ????? (1818-?)

A Carolina Adelaide de Almeida Campos descende da Leonor Belizanda Benevenuta da Silva Melo.
E o Felizardo? Com quase toda a certeza é primo dela pelo lado materno, mas de quem descende?

Será que me podem ajudar?

Muito obrigada,

Helena de Campos Ladeiro

Resposta

Link directo:

Família de Felizardo Henriques do Azêvo, Pinhel

#447559 | miguel monteiro | 07 mai 2023 21:29 | Em resposta a: #447556

Boa Noite

Possivelmente sabe, que Felizardo consta no Geneall ...


https://geneall.net/pt/nome/2180928/felizardo-henriques/

Cumprimentos
miguel monteiro

Resposta

Link directo:

Família de Felizardo Henriques do Azêvo, Pinhel

#447561 | hladeiro | 07 mai 2023 22:18 | Em resposta a: #447556

Encontrei dois assentos de batismo de dois irmãos de Felizardo Henriques, Manoel Joaquim (29 de Dezembro de 1855, Azêvo) e Maria da Luz (31 de Maio de 1863, Azêvo). A avó materna nestes dois assentos passou a chamar-se Joana Maria de Campos e o avô materno continua a chamar-se José de Almeida. No Assento do Manoel Joaquim diz que Joana Maria de Campos é da Freguesia de Meda. No da Maria da Luz não diz de onde é.

Portanto o nome da avó materna mudou. Já não aparece como Joaquina e também já não tem Melo. Mas pode ter e o vigário não ter escrito. Ele é que aparece sempre como José de Almeida.

Alguém sabe quem é este casal José de Almeida e Joana Maria de Campos da freguesia de Meda?
Poderão ter nascido em cerca de 1750?

Obrigada,
Helena de Campos Ladeiro

Resposta

Link directo:

Família de Felizardo Henriques do Azêvo, Pinhel

#447562 | hladeiro | 07 mai 2023 22:24 | Em resposta a: #447559

Olá boa noite,

Ei sei que consta, fui eu que enviei os dados dele. Pois tenho o assento de batismo e o de casamento. Não tenho o óbito. Mas o ramo dele não está muito desenvolvido, pois estou encalhada. Não consigo perceber quem são os pais da mãe dele. E também não tenho muitos elementos dos avós paternos.

Ele é com toda a certeza primo da Carolina, seja pela via Campos, que Henriques, mas não sei quais são os ramos.

Obrigada

Resposta

Link directo:

Família de Felizardo Henriques do Azêvo, Pinhel

#447563 | miguel monteiro | 07 mai 2023 22:35 | Em resposta a: #447562

Boa noite

Casamento de José Elias com Maria Antónia, na Mêda.
https://digitarq.adgrd.arquivos.pt/viewer?id=1202416 Tif 29

Resposta

Link directo:

Família de Felizardo Henriques do Azêvo, Pinhel

#447564 | miguel monteiro | 07 mai 2023 22:42 | Em resposta a: #447562

Batismo de Maria Antónia na Mêda.
https://digitarq.arquivos.pt/viewer?id=4823270 Tif 109

Se precisar de mais alguma pesquisa, diga.
Cumprimentos
miguel monteiro

Resposta

Link directo:

Família de Felizardo Henriques do Azêvo, Pinhel

#447574 | hladeiro | 08 mai 2023 02:08 | Em resposta a: #447564

Muito obrigada Miguel Monteiro!

Já li os dois assentos. Não consegui perceber de que terra é o José D'Almeida, pai e filho. Mas vou continuar a tentar.
Deu para confirmar que a mãe da Maria Antónia efetivamente chamava-se Joana Maria de Campos e é da Vila de Meda. E também deu para confirmar os pais do José Elias que são do Azêvo. Por isso, O José Elias e a Maria Antónia foram viver para o Azêvo. O Felizardo nasceu no Azêvo, e a Carolina era da Covilhã, mas foi viver para o Azêvo. Eu nunca fui a esta aldeia. Mas tenho fotografias da casa onde viveram e do lagar. Está tudo em ruínas, mas ainda tem uma placa a dizer Vinhos Especiais de Felizardo Henriques.

Estes "Campos" e "Henriques" de Meda ainda não constavam na minha árvore. Portanto, a Carolina e o Felizardo devem ser familiares, mas ainda não consigo perceber a rota de parentesco entre eles. Não consigo perceber qual é o antepassado comum. Mas vou continuar a trabalhar no assunto. Vou ler mais uns assentos da família "Campos" de Meda.
Mais uma vez muito obrigada pela sua preciosa ajuda.

Cumprimentos,
Helena Campos Ladeiro

Resposta

Link directo:

Família de Felizardo Henriques do Azêvo, Pinhel

#447584 | miguel monteiro | 08 mai 2023 22:27 | Em resposta a: #447574

Boa Noite Helena

Como sabe, estamos perante famílias de cristãos-novos, muito difíceis de "apanhar".
Por medo de perseguições ou por na maioria serem mercadores, estavam sempre a mudar de terra.
Outra característica, era de que, casavam sempre com familiares ou dentro de famílias de antigos judeus. Normal seria que então, Felizardo e Carolina fossem primos. Mas não me parece que seja o caso,ou então são-no muito afastados. Em compensação temos muito próximo, uma relação quase incestuosa: Francisco Joaquim de Almeida Campos (pai de Carolina) casou com sua sobrinha, Maria Adelaide de Almeida Campos.

Assentos que devem encerrar a pesquisa:
Casamento de José Almeida e Joana Maria, na Mêda: https://digitarq.arquivos.pt/viewer?id=4823272 Tif 73

Casamento de José de Almeida e Eugénia Henriques em Torre de Terrenho: TIF 26
https://digitarq.adgrd.arquivos.pt/viewer?id=1216418

Se visitar Azêvo, inclua uma ida ao cemitério. Há uma sepultura cuja cobertura é metade de um barril de vinho -em granito- que o tempo escureceu. Nunca vi igual.
Cumprimentos
miguel monteiro

Resposta

Link directo:

Família de Felizardo Henriques do Azêvo, Pinhel

#447609 | A-Ladeiro | 10 mai 2023 17:41 | Em resposta a: #447584

Olá Miguel Monteiro,

Mais uma vez agradeço a sua disponibilidade. Conseguiu encontrar mais algumas informações, que maravilha! Eu tentei, mas algumas caligrafias dos padres são tão terríveis que fico super cansada dos olhos e desisto.

Vou ver os links que me envia.

Efetivamente o casamento de Maria Adelaide com o irmão do José Flausino, o Francisco Joaquim de Almeida Campos, hoje seria um escândalo. Eu tenho um livro de genealogia oferecido por um primo, que se chama Manuel de Macedo Campos Costa, onde ele refere que a Maria Adelaide tinha 13 anos quando se casou com o tio. Refere também que ela ainda brincava com bonecas, e a "criada" quando o marido chegava a casa escondia as bonecas todas. Também refere que eles tinham uma diferença etária muito grande. Eu não sei exatamente, porque ainda não tenho o assento de casamento deles. Deve estar na Torre do Tombo em Lisboa, pois casaram em S. Pedro da Covilhã. Ainda não tive tempo de ver isso.
Mas estes hábitos passam dentro da família, porque a neta, Judith de Campos Henriques (minha bisavó) também casou com 13 anos, e o marido tinha 32 anos. Não era tio dela, mas hoje seria impossível. Nem namorar poderiam! Embora ela tenha sido registada como tendo 16 anos, porque como nasceu no Brasil, os pais (Carolina e Felizardo) registaram-na no dia do casamento dela com a idade de 16 anos. Mas eu tenho o registo de batismo dela no Pará, e tenho outros dados que atestam a idade verdadeira dela.
Enfim, descobre-se tudo! Eram outros tempos...

Mais uma vez muito obrigada,

Helena de Campos Ladeiro

Resposta

Link directo:

Família de Felizardo Henriques do Azêvo, Pinhel

#447614 | hladeiro | 10 mai 2023 20:40 | Em resposta a: #447609

Caro Miguel Monteiro,

Já analisei os links que gentilmente me facultou, e se consegui decifrar bem os nomes, no casamento de José de Almeida e Eugénia Henriques o José de Almeida tem também o apelido Nunes???? Inicialmente não me pareceu "Nunes", mas acho que deve ser, porque o pai Gabriel tem Nunnes.
É muito difícil ler estas caligrafias antigas, mesmo não sendo gatafunhos (muitas vezes é o que parece).
Só mesmo os genealogistas treinados é que conseguem descobrir tudo e ler os assentos.

Portanto se percebi bem, os pais de José de Almeida (Nunes?) são o Gabriel (Nunes?) e a Quiteria Josefa, ambos de Paredes da Beira.

Os Pais da Eugenia Henriques são o Fernando Fonseca e a Rita (qualquer coisa que eu não percebi).
Ambos de Torre do Terranho.
Mas a filha Eugenia Henriques é de outro lugar que eu também não consegui perceber porque é o meio do livro e fica cortado.

Se me puder ajudar a decifrar melhor estes dados, eu ficaria feliz, para poder colocar tudo o mais certo possível.

No casamento de José D' Almeida e Joana Maria de Campos descobre-se que a Antónia de Campos, mãe da Joana Maria de Campos é de Vila Nova de Foz Côa.

Penso que a rota de parentesco mais breve e plausível entre o Felizardo e a Carolina deve ser por via desta senhora de Foz Côa. Portanto, eles são aparentados, mas bem afastados.

E como parece que não há mais livros não dá para fazer a rota de parentesco. Mas é muito interessante perceber estas famílias de judeus fugidos de Espanha. A vida deles deve ter sido muito complicada.

Eu tenciono fazer um périplo por todos estes lugares, agora com muito mais consciência. Nunca fui ao Azêvo, e estou muito curiosa com essa sepultura que me refere. Que estranho, de quem será, espero que não seja do Felizardo?!!!

Mais uma vez obrigada pela sua generosidade.

Cumprimentos,
Helena Campos ladeiro

Resposta

Link directo:

Família de Felizardo Henriques do Azêvo, Pinhel

#447616 | miguel monteiro | 10 mai 2023 21:36 | Em resposta a: #447614

Cara Helena Ladeiro

Os judeus expulsos de Espanha, estabeleceram-se essencialmente nos distritos raianos de Bragança, Guarda e Castelo Branco. Não se misturavam com a população local, os casamentos eram feitos dentro da sua "tribo". Nasciam num local, casavam noutro (quase sempre na terra da esposa) e morriam noutro.. Muito escorregadios. Mas as suas ligações estão quase todas feitas, senão vejamos:

Consultando os dados do Geneall e começando pela sua antepassada, Carolina Adelaide de Almeida Campos: CAROLINA - Francisco - António - Rodrigo - DIOGO JOSÉ MORAIS DE ALMEIDA *1713
Agora, faça o caminho inverso: DIOGO - Francisco Morais - Manuel Campos - Daniel de Carvalho - Leonor Rosa - Maria Rosa - Maria Duarte - MARCELO REBELO DE SOUSA

Entretanto, se não se importar, vou enviar para os dados do GENEALL, os assentos que lhe mandei.
Talvez daqui a um mês, já estejam disponíveis.

Cumprimentos
miguel monteiro

Resposta

Link directo:

Família de Felizardo Henriques do Azêvo, Pinhel

#447617 | Jorge Resende | 10 mai 2023 22:00 | Em resposta a: #447556

https://digitarq.adctb.arquivos.pt/viewer?id=1039857 TIF 23 BATISMO DE VIRGINIA 1860

NO ASSENTO DESTE BATISMO, FILHA DE FRANCISCO JOAQUIM E ADELAIDE, ESTÁ INDICADO QUE OS PAIS CASARAM EM PINHEL, ASSIM, DE 1860 PARA TRÁS, TALVEZ ENCONTRE ESSE ASSENTO DE CASAMENTO, OU, NA FALTA DE LIVROS PAROQUIAIS DIGITALIZADOS ONLINE, DEVE SOLICITAR AO ARQUIVO DISTRITAL DA GUARDA PESQUISA NOS LIVROS OMITIDOS

CUMPRIMENTOS
JORGE RESENDE

Resposta

Link directo:

Família de Felizardo Henriques do Azêvo, Pinhel

#447618 | Jorge Resende | 10 mai 2023 22:08 | Em resposta a: #447556

NO FAMILY SEARCH SURGE UMA INFORMAÇÃO DE UM BATISMO DE mARIA, EM 1853 EM CORTES DO MEIO, COVILHÃ, EM 27.6 PORÉM LIVRO BATISMOS NÃO ONLINE, ASSIM, TUDO LEVA A CRER QUE O CASAMENTO EM PINHEL TENHA SIDO POR ESSA ALTURA...

Resposta

Link directo:

Família de Felizardo Henriques do Azêvo, Pinhel

#447619 | hladeiro | 10 mai 2023 23:52 | Em resposta a: #447616

Caro Miguel Monteiro,

Não acredito!!!!!
Já fui ver a rota de parentesco na Geneall. Não fazia ideia. Vou contar ao meu pai.

A Genealogia é fascinante, as coisas que se descobrem....

Claro que não me importo que forneça os dados à Geneall, pelo contrário fico muito feliz.
Mais uma vez muito obrigada pela sua gentileza.

Os meus cumprimentos,
Helena de Campos Ladeiro

Resposta

Link directo:

Família de Felizardo Henriques do Azêvo, Pinhel

#447621 | hladeiro | 11 mai 2023 00:21 | Em resposta a: #447617

Boa noite Jorge Resende,
A Virginia Laura de Almeida Campos é uma das irmãs da minha trisavó Carolina.
Obrigada pelo link do assento de batismo, não o tinha nem sabia as datas.

Também não tenho o casamento dos pais. Deve mesmo ter sido em Pinhel, porque eu sei que a Maria Adelaide vivia com o pai José Flausino em Pinhel.

Obrigada pelas informações,

Os meus cumprimentos,
Helena de Campos Ladeiro

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 13 mai 2024, 09:03

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen