Procuro por certidão de nascimento de Philomena de LIma

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas

Procuro por certidão de nascimento de Philomena de LIma

#447830 | Edmir_Cardoso | 23 mai 2023 21:28

Procuro a certidão de batismo da minha avó paterna, as informações que eu tenho dela:
Nome: Philomena de Lima
Nascida em Paredes de Coura, Conselho de Valença (conforme certidão de casamento no Brasil)
Data do nascimento: 24/04/1902
Pai: Manoel de Lima
Mãe: Thereza Ribeiro (conforme certidão de Casamento)
Thereza de Jesus (conforme certidão de nascimento do meu Pai)

Casou no Brasil em 01/08/1931 com Joaquim Cardoso (também português) e o nome dela passou a ser Philomena de Lima Cardoso.

Faleceu no Brasil em 12/04/1983

No Registro de Estrangeiro dela diz que chegou no Brasil em 17/09/1919 pelo porto do Rio de Janeiro (não consegui achar nada a respeito disso)
Tenho o número do passaporte dela emitido pelo Consulado de Portugal em São Paulo, tentei entrar em contato com consulado, mas não tive nenhum retorno.

Agradeço qualquer ajuda.

Resposta

Link directo:

Procuro por certidão de nascimento de Philomena de LIma

#447840 | Jorge Resende | 24 mai 2023 12:53 | Em resposta a: #447830

na freguesia de Paredes de Couraa nada se encontra, porém, o concelho de Paredes de Coura tem muitas freguesias, se melhor informação encontrar para possibilitar pesquisa, agradeço que informe, talvez o assento de casamento acrescente mais alguma coisa...
jorge resende

Resposta

Link directo:

Procuro por certidão de nascimento de Philomena de LIma

#447844 | Edmir_Cardoso | 24 mai 2023 13:48 | Em resposta a: #447840

Bom dia Jorge.

Eu procurei em varias freguesias de Paredes de Coura e não consegui achar.

Casamento deles foi no Brasil.. tem a certidão deles no family search, segue o link, quem sabe voce veja algo diferente do que eu vi.

https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3Q9M-CSV8-5J8D?i=55&cat=2656247

Obrigado pela atenção.

Resposta

Link directo:

Procuro por certidão de nascimento de Philomena de LIma

#447846 | ADB | 24 mai 2023 16:23 | Em resposta a: #447844

Caros Edmir e Jorge

O casamento dela nada diz, nem sequer menciona Paredes de Coura. Mas isso também é secundário.

Há um irmão dela, Evaristo, que também foi para o Brasil e, nos documentos dele, aparece a freguesia, Padornelos. Aparece também referência a outros irmãos mais velhos na área de Portugal.

Segue o casamento dos pais e o batismo do Evaristo. https://digitarq.advct.arquivos.pt/viewer?id=1101238 5/6 tif. https://digitarq.advct.arquivos.pt/viewer?id=1102074 9/10 tif.

Há uns anos (1902 e próximos) em que não aparece ninguém em Padornelos. Assim, o mais provável é que alguns dos filhos tenham sido batizados noutra(s) freguesia(s), esperemos que do mesmo concelho, senão terá um grande problema em mãos.

Infelizmente não localizei o passaporte dela, lá deveria mencionar a freguesia onde ela foi batizada. Ela foi sozinha ou em companhia de alguém?

Cumprimentos,

Filipe

Resposta

Link directo:

Procuro por certidão de nascimento de Philomena de LIma

#447847 | Edmir_Cardoso | 24 mai 2023 17:13 | Em resposta a: #447846

Oi Filipe.

Não tem mais ninguém vivo para passar informações, falava-se que ela e meu avó vieram juntos de Portugal. No registro de estrangeiro dela diz que ela desembarcou no Rio de Janeiro em 17/09/1919 e que em 1950 ela foi com meu avó para Portugal com o passaporte do meu avo, passaporte emitido pelo Consulado de Portugal em São Paulo, para essa viagem consta o visto 661 do passaporte número 770.

Voce já conseguiu muito mais informações que eu tinha, vou dar uma pesquisada nesses dados que voce passou.

Muito obrigado.

Resposta

Link directo:

Procuro por certidão de nascimento de Philomena de LIma

#447849 | ADB | 24 mai 2023 18:16 | Em resposta a: #447847

Olá Edmir

O que está a dizer não me faz sentido. Se eles apenas casaram no Brasil, porque é que foram juntos? Já se conheciam e viajaram juntos? Dos passaportes que tenho visto, eram familiares ou criados que acompanhavam as pessoas. E ele era mais novo do que ela, em 1919 tinha apenas 11 anos!

O seu avô era de onde, já descobriu? E essa vinda a Portugal em 1950, sabe a data de regresso?

Cumprimentos,

Filipe

Resposta

Link directo:

Procuro por certidão de nascimento de Philomena de LIma

#447851 | Edmir_Cardoso | 24 mai 2023 19:00 | Em resposta a: #447849

Filipe.

Me desculpe, eu não vi que a certidão de casamento que consta no family search estava errada.

Eu solicitei a segunda via da certidão de casamento deles e nela consta a data de nascimento correta dele que é 05/02/1889.

Como eu disse, tem uma história na família que eles vieram juntos de Portugal, inclusive o meu avó era casado em Portugal, na certidão de casamento dele consta que ele era viúvo.

A certidão de nascimento dele foi localizada, ele é de da Freguesia Meãs do Campo, Montemor-o-Velho, a pagina do site do tombo esta dando erro.

Grato.

Resposta

Link directo:

Procuro por certidão de nascimento de Philomena de LIma

#447852 | ADB | 24 mai 2023 19:18 | Em resposta a: #447851

Edmir

Impressionante, os documentos brasileiros estão cheios de erros (já vi muitos outros ...).

Os seus avós eram naturais de localidades muito distantes, duvido que eles se conhecessem. Nem sempre as histórias que correm nas famílias são verdadeiras ...

Poderia colocar-se a possibilidade dela ser criada dele mas, ir para Coimbra? O seu avô ainda morava lá quando emigrou? Essa história não me convence ...

Continue a pesquisa em Paredes de Coura, esperemos que ela tenha sido batizada dentro do concelho. Será que a data dela está certa? Só tem visto nesse ano ou tem procurado noutros?

Consegue colocar aqui a certidão de casamento?

Filipe

Resposta

Link directo:

Procuro por certidão de nascimento de Philomena de LIma

#447853 | Edmir_Cardoso | 24 mai 2023 19:46 | Em resposta a: #447852

Filipe.

Tem muitos erros.

Na certidão de nascimento do meu pai esta que o nome da mãe do minha vó era Thereza de Jesus, em todos os outros documentos esta Thereza Ribeiro.

Isso de se conhecerem era história contada, pode ser que tenham se conhecido no navio, mas vai saber.

Não faço ideia de onde ele veio, não consegui achar o navio que ele veio para o Brasil.

Quanto a idade, em todos os documentos a data esta a mesma, eu pedi a microfilmagem dos documentos, se tiverem, referente ao casamento deles, mas ainda não ficou pronto.

Eu tenho a certidão de casamento deles em pdf, mas não sei como colocar aqui. Tem alguma forma de anexar documento?

Mas os documentos que voce achou dos pais e irmão dela, estão certo, são eles mesmo.

O endereço que consta do irmão Evaristo é da casa que eu morava, alguns anos antes. Não fazia ideia que minha vó tinha um irmão no Brasil.

Obrigado.

Resposta

Link directo:

Procuro por certidão de nascimento de Philomena de LIma

#447855 | ADB | 24 mai 2023 20:23 | Em resposta a: #447853

Edmir

Se eles se conheceram no navio já faz mais sentido.

Não sei como é que se colocam aqui documentos (os links é fácil). Tente copiar e colar, a ver se resulta. Se não, pode enviar para o meu e-mail?

Não há dúvidas que são eles. Mas a sua avó não foi batizada na mesma freguesia ou o assento não foi feito ne época mas sim mais tarde. O problema nesse caso é saber em que ano. Pode ser o da emigração (precisava de apresentar a certidão) ou antes.

É curioso como é que morou na casa desse parente! E ele pode até nem ser o único que emigrou, no Family Search aparece ele porque já foi indexado mas até pode haver outros, quem sabe?

Filipe

Resposta

Link directo:

Procuro por certidão de nascimento de Philomena de LIma

#447857 | Edmir_Cardoso | 24 mai 2023 21:24 | Em resposta a: #447855

Filipe.

É uma hipótese eles terem se conhecido no navio.

Mas é estranho ela não ter sido registrada logo, visto que irmão dela foi. Se tiver que procurar desse jeito, vai ser loucura.

Eu nem fazia ideia que ela tinha irmão, eu sei que tinha uns parentes em um bairro próximo, achava que era do meu avó, pelo jeito era o irmão dela. Vou tentar pesquisar mais sobre ele para ver se acho alguma coisa.

Colei abaixo, acho que fica muito ruim. Aqui não tem como mandar mensagem privada para trocar e-mail, não é?

JOAQUIM CARDOSO
PHILOMENA LIMA CARDOSO
NOMES
CPF
SEM INFORMAÇÃO
CPF
SEM INFORMAÇÃO
NOMES COMPLETOS DE SOLTEIRO, DATAS DE NASCIMENTO, NATURALIDADE, NACIONALIDADE E FILIAÇÃO DOS CÔNJUGES
ELE: JOAQUIM CARDOSO, NASCIDO NO DIA CINCO DE FEVEREIRO DE MIL OITOCENTOS E OITENTA E NOVE
(05/02/1889), EM MIANS, CONSELHO DE MONTE MOR EM PORTUGAL, NACIONALIDADE PORTUGUÊSA, ESTADO
CIVIL VIÚVO, FILHO DE JOSÉ CARDOSO E DE MARIA DA LUZ. *** ELA: PHILOMENA LIMA, NASCIDA NO DIA VINTE E
QUATRO DE ABRIL DE MIL NOVECENTOS E DOIS (24/04/1902), DE PAREDES DE COURA, CONSELHO DE VALENÇA
EM PORTUGAL, NACIONALIDADE PORTUGUÊSA, ESTADO CIVIL SOLTEIRA, FILHA DE MANOEL DE LIMA E DE
THEREZA RIBEIRO. ***
DATA DO REGISTRO DO CASAMENTO (POR
EXTENSO)
PRIMEIRO DE AGOSTO DE MIL NOVECENTOS E TRINTA E UM
DIA
01
MÊS
08
ANO
1931
REGIME DE BENS DO
CASAMENTO
COMUNHÃO DE BENS ***
NOME QUE CADA UM DOS CÔNJUGES PASSOU A UTILIZAR (QUANDO HOUVER ALTERAÇÃO)
JOAQUIM CARDOSO CONTINUA A USAR O MESMO NOME. *** PHILOMENA LIMA PASSOU A USAR O NOME DE PHILOMENA
LIMA CARDOSO. ***
AVERBAÇÕES / ANOTAÇÕES À ACRESCER
CASAMENTO REALIZADO EM CARTÓRIO, NA SALA DAS AUDIÊNCIAS, DESTE JUÍZO ÀS 17:30. A PRESENTE CERTIDÃO ENVOLVE
ELEMENTOS DE AVERBAÇÃO/ANOTAÇÃO. O CONTRAENTE FALECEU EM 06 DE AGOSTO DE 1967, NO SUBDISTRITO DE VILA MARIA,
CONFORME COMUNICAÇÃO RECEBIDA. SÃO PAULO, 25 DE AGOSTO DE 1967.

Resposta

Link directo:

Procuro por certidão de nascimento de Philomena de LIma

#447860 | ADB | 24 mai 2023 22:17 | Em resposta a: #447857

Edmir

O fato de vários irmãos terem assento de batismo e ela não, não é estranho. O que acontecia é que por vezes os Párocos se esqueciam de lançar os assentos nos livros. Mais tarde, quando a pessoa necessitava de apresentar o assento para casar, emigrar ou outra qualquer razão, era feito um processo de justificação de batismo e o assento era normalmente lançado nesse ano.

Sim, através do user é possível enviar uma mensagem. O que acho estranho no casamento é dizer "Paredes de Coura, concelho de Valença", o que não pode ser. Trata-se de 2 concelhos diferentes. Se houvesse alguma freguesia com esse nome em Valença, ainda poderia ser mas, não existe. E Padornelos nem limita com Valença.

Não deve adiantar enviar-me a certidão, será que é isso que consta no original? Pediu cópia do original? Os brasileiros têm o costume de usar as certidões narrativas (hoje também se usa cá mas, acho que somos mais cuidadosos nas transcrições) e por vezes há erros na transcrição do texto do original. As cópias de que falou são do processo de casamento ou dos proclamas? Pode ser que lá conste a freguesia dela ...

Filipe

Resposta

Link directo:

Procuro por certidão de nascimento de Philomena de LIma

#447861 | Edmir_Cardoso | 24 mai 2023 22:37 | Em resposta a: #447860

Filipe.

Entendi isso de ter sido feito depois, mas até 1911 eram utilizados os registros de batismo, certo? voce falou que pode ter sido no momento que ela foi viajar para o Brasil é que precisou acertar o registro dela, mas onde ficaria esse registro se os livros só existiram até 1911? ou não é bem assim que funciona.

Esta estranho o local de nascimento dela, tanto que entrei em todas as freguesias de Valença e de Paredes de Coura no ano de 1902 e algumas freguesias procurei até 1904.

Eu pedi a microfilmagem dos documentos que o cartório tem do casamento, mas isso é meio demorado, sábado vou no cartório para pedir uma certidão de inteiro teor do casamento, mas vai ser a digitada. A minha esperança é que tenha algo nessa microfilmagem.

Obrigado.

Resposta

Link directo:

Procuro por certidão de nascimento de Philomena de LIma

#447862 | Jorge Resende | 24 mai 2023 22:38 | Em resposta a: #447830

https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QS7-89DF-J39Y?i=480&cc=2140223&personaUrl=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3AQVSJ-MLTD

imagens 481 482

Resposta

Link directo:

Procuro por certidão de nascimento de Philomena de LIma

#447863 | Edmir_Cardoso | 24 mai 2023 22:41 | Em resposta a: #447862

Olá Jorge.

Esse cartão eu tenho.

Ele ajudou um pouco, mas falta a freguesia que ela nasceu.

Fala em um passaporte emitido pelo consulado, mas não consigo pegar informação sobre isso.

Obrigado.

Resposta

Link directo:

Procuro por certidão de nascimento de Philomena de LIma

#447864 | Jorge Resende | 24 mai 2023 23:12 | Em resposta a: #447830

Já tentou junto da Curia religiosado local onde se eu o casamento, solicitar processo de casamento onde talvez exista ali assento de batismo/nascimento?

Resposta

Link directo:

Procuro por certidão de nascimento de Philomena de LIma

#447866 | ADB | 25 mai 2023 00:08 | Em resposta a: #447864

Edmir

Sim, os paroquiais eram até março de 1911. A partir de abril passou a existir o Registo Civil (no Brasil criado bem mais cedo) e, se realmente foi feito um assento novo dela a partir de março de 1911, está na Conservatória do Registo Civil de Paredes de Coura.

Só procurou de 1902 para a frente? Normalmente, quando o ano está errado, é para trás. Portanto, convinha ver de 1902 até 1897 talvez.

Filipe

Resposta

Link directo:

Procuro por certidão de nascimento de Philomena de LIma

#447871 | Edmir_Cardoso | 25 mai 2023 14:52 | Em resposta a: #447863

Bom dia Jorge.

Acredito que não houve casamento religioso, eles só regularizaram a situação matrimonial deles em 1931.

A primeira filha deles é de 1923.

Mas vou ver se consigo descobrir algo sobre isso, não tem mais ninguém que eu conheça que possa informações.

Fiquei sabendo de um irmão dela que eu desconhecia, estou pesquisando sobre ele.

Obrigado.

Resposta

Link directo:

Procuro por certidão de nascimento de Philomena de LIma

#447872 | Edmir_Cardoso | 25 mai 2023 15:07 | Em resposta a: #447846

Filipe.

E para fazer pesquisa desses registros em Paredes de Coura?

Em Pardonelos pesquisei até 1904, mas não pesquisei para trás. Vou pesquisar.

Voce falou de mais irmão da minha vó, voce tem alguma informação deles além do Evaristo?

Obrigado.

Resposta

Link directo:

Procuro por certidão de nascimento de Philomena de LIma

#447907 | ADB | 28 mai 2023 01:27 | Em resposta a: #447872

Edmir

É só ir escolhendo as outras freguesias: https://tombo.pt/

Os irmãos de que encontrei referência mas não confirmei (pode fazer isso) são:

Júlia de Lima, setembro de 1890
Branca, 24.03.1891
Ermelinda de Lima, 30.04.1893
Maria de Lima, 07.10.1895.

Apesar de serem datas de batismo, acho muito curta a diferença entre Júlia e Branca, a não ser que Júlia tenha sido batizada muito tarde, coisa que normalmente não se usava em Portugal.

Boas pesquisas! Se localizar a sua avó ou alguma pista, diga.

Filipe

Resposta

Link directo:

Procuro por certidão de nascimento de Philomena de LIma

#447908 | ADB | 28 mai 2023 01:39 | Em resposta a: #447907

Edmir

Afinal, mais informações (nascimentos):

Júlia, 06.09
Branca, 22.03
Ermelinda,23.04
Maria, 02.10.

Não é possível, portanto, Júlia e Branca estarem corretas. Uma delas é de outro ano. Ou a 1ª é de 1889 ou a 2ª é de 1892.

Filipe

Resposta

Link directo:

Procuro por certidão de nascimento de Philomena de LIma

#447914 | Edmir_Cardoso | 28 mai 2023 16:01 | Em resposta a: #447908

Filipe.

Ontem estive no cartório para pedir a certidão de casamento dos meus avós e ver se tinham conseguido a microfilmagem dos documentos apresentados para o casamento. A pessoa que cuida do serviço da microfilmagem não estava, só amanhã saberei se tem algum documento que me ajude achar a certidão de batismo da minha vó.

Voce achou bastante coisa sobre os irmãos da minha avó, não sei se vou conseguir a minha cidadania, mas estou muito animado em saber um pouco sobre a história da minha família, vou pesquisar sobre os irmãos dela e concordo com voce, tem algo errado nas datas da Julia e da Branca.

Eu pesquisei Pardonelo de 1886 a 1911 e não achei nada da minha vó, vou partir para outras freguesias.

Voce falou do site do tombo.pt ... fui entrar na certidão do meu pai e esta dando erro, já tinha entrado no endereço e estava normal. Sabe se é normal acontecer isso ou eu devo informar para alguem o erro?

Ao entrar em qualquer imagem de Meãs do Campo da erro ... a pagina que estou acessando

https://pesquisa.auc.uc.pt/viewer?id=40213

Muito obrigado e um ótimo domingo para voce.

Resposta

Link directo:

Procuro por certidão de nascimento de Philomena de LIma

#447915 | ADB | 28 mai 2023 16:44 | Em resposta a: #447914

Edmir

Aguardemos, então, por esses documentos.

É sempre bom saber a história, no caso quantos irmãos eram, quando nasceram, casaram e morreram ... (se tiver alguma coisa - casamento e óbito - averbada à margem é mais fácil).

O site do Arquivo de Coimbra está com problemas, lá diz "serviço de pesquisa online temporariamente indisponível". Por vezes acontece, devido a manutenção ou qualquer problema.

Boas pesquisas e boa sorte! E um ótimo domingo para si também.

Filipe

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 15 mai 2024, 14:41

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen