Informação sobre o registo de baptismo de Manuel Rodrigues Namorado

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Eventos | Famílias | Pessoas

Informação sobre o registo de baptismo de Manuel Rodrigues Namorado

#448217 | JoanaA1991 | 16 jun 2023 13:45

Vinha perguntar se alguém terá no passado localizado o registo de baptismo de um Manuel Rodrigues Namorado (que casou com Cecília Rita de Amaral a 29 de Outubro de 1755, em São Saturnino, Fronteira). Deve ter nascido algures entre o final da década de 1730 ou início da de 1740, dado as datas do casamento dos pais (mencionada abaixo) e do próprio (uma vez que julgo que a idade mínima legal para contrair matrimónio na altura seria 14 anos para um indivíduo do sexo masculino)?
A naturalidade deste Manuel é mencionada como sendo São Saturnino, Fronteira, não só no registo de casamento mas nos registos de baptismo dos filhos e netos, mas nunca encontrei qualquer registo de baptismo em nenhuma das paróquias do concelho de Fronteira. (Existe, claro, a possibilidade que ele tenha nascido em São Saturnino, mas tenha sido baptizado noutro local.)

Através dos arquivos digitais, para além do registo de casamento do próprio, localizei também o registo de casamento dos pais deste Manuel, um outro Manuel Rodrigues Namorado e Maria Gomes (casados a 29 de Abril de 1737, também em São Saturnino), e registos de baptismos dos irmãos (João, baptizado a 9 de Outubro de 1740; Francisco, baptizado a 14 de Julho de 1743; Francisca, baptizada a 14 de Março de 1745; Francisca, baptizada a 16 de Abril de 1747; Joaquina, baptizada a 1 de Setembro de 1748; Francisco, baptizado a 17 de Março de 1751; Maria, baptizada a 14 de Novembro de 1752; Francisca, baptizada a 16 de Março de 1755; José, baptizado a 12 de Setembro de 1759), os 7 primeiros também baptizados em São Saturnino, e os 2 últimos na freguesia de Nossa Senhora da Atalaia do mesmo concelho.
Como especulei acima, é provável que este Manuel tenha sido baptizado noutro local, mas nesse caso, não tenho a certeza onde seria melhor começar a procurar?

Agradecia desde já a alguém que tivesse alguma informação (ou alguma pista sobre a possível localização deste registo de baptismo).

Resposta

Link directo:

Informação sobre o registo de baptismo de Manuel Rodrigues Namorado

#448221 | ADB | 16 jun 2023 17:10 | Em resposta a: #448217

Cara Joana

Em 1º lugar, gostaria de pedir que, futuramente, caso aceda novamente a este fórum, coloque aqui os links dos assentos a não apenas as datas.

Em 2º lugar, o seu caso resolve-se facilmente pela leitura do assento do irmão mais velho, João. De fato, nas linhas 12/13 do assento, lê-se " ...cognomes destes se podem ver no assento de Manuel, a fl. 77 deste mesmo".

Ora acontece que a imagem da fl. 77 está em falta, não tendo sido digitalizada por lapso ou, na pior das hipóteses, não existindo no livro. Ela deveria estar entre as imagens 76 e 77 (fl. 76 e 78), em que estão lançados assentos de 1738. Assim sendo, Manuel será o filho mais velho, nascendo 1 ano depois dos pais terem casado.

Assim, deverá entrar em contato com o Arquivo de Portalegre e alertar para a dita falha nas imagens. Caso o Arquivo não tenha possibilidade de retificar brevemente esse lapso, solicite uma cópia simples do batismo de Manuel.

Como vê, uma coisa que parece difícil é na verdade muito simples, bastando uma leitura atenta do batismo dos irmãos, uma vez que a mesmo texto aparece também no assento do Francisco. Talvez por uma questão de "poupança" de papel e tinta, os avós e suas naturalidades foram colocados apenas no assento do Manuel, remetendo assim o Pároco para esse assento.

Cumprimentos,

Filipe

Resposta

Link directo:

Informação sobre o registo de baptismo de Manuel Rodrigues Namorado

#448239 | JoanaA1991 | 17 jun 2023 15:25 | Em resposta a: #448221

Caro Filipe,

Muito obrigada pela rápida resposta.

Relativamente aos links, assim farei, e peço desde já desculpa pela falta dos mesmos neste primeiro tópico, não voltará a acontecer no futuro.

De facto, tem toda a razão, foi descuido meu não reparar que tinha informação suficiente para perceber que o registo de baptismo em causa estaria em falta. Irei contactar o arquivo distrital de Portalegre acerca do assunto, depois de verificar se haverá outros livros da paróquia de São Saturnino com páginas em falta—parece-me bem possível que possa ser o caso (e, como disse, há a possibilidade de que as ditas páginas ainda existam e só não tenham sido adicionadas por lapso).


Cumprimentos, e mais uma vez obrigada,
Joana

Resposta

Link directo:

Informação sobre o registo de baptismo de Manuel Rodrigues Namorado

#448241 | ADB | 17 jun 2023 16:10 | Em resposta a: #448239

Cara Joana

De nada.

De fato, as digitalizações têm de ser feitas com algum cuidado pois, é fácil passar-se uma página à frente. O trabalho que tem sido feito pelos Arquivos é excelente e de grande ajuda aos pesquisadores. No entanto, essas pequenas falhas podem levar-nos em erro porque pensaremos que determinado assento não existe quando, na verdade, a página onde ele está é que não foi digitalizada. Nem sempre nos lembramos de olhar para as numerações dos livros e reparar que há páginas em falta. Neste caso foi porque os assentos dos irmãos remetem especificamente para a fl. 77 e, ao procurá-la, vi que não está digitalizada. São lapsos quase insignificantes mas importantes para quem pesquisa. Infelizmente estes lapsos são recorrentes.

Cumprimentos,

Filipe

Resposta

Link directo:

Informação sobre o registo de baptismo de Manuel Rodrigues Namorado

#448378 | mmrsf | 21 jun 2023 22:54 | Em resposta a: #448217

Boa Noite,
Estou bastante interessada em Manuel Rodrigues Namorado, aliás nos vários Manuel Rodrigues Namorado que tenho como avoengos. Tenho nota de 3 ou 4, pai filho neto bisneto(?) e de 2 Maria Gomes com quem casaram. Tenho uma data de nascimento no M R N errado que me está a fazer confusão.
Caso esteja interessada em trocar informações, o meu endereço é madalenasfarrobalivepontocompontopt.

Cumprimentos
Madalena

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 abr 2024, 18:21

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen