Familia Vilarinho - Brasão de Armas

Este tópico está classificado nas salas: Heráldica

Familia Vilarinho - Brasão de Armas

#448294 | anacalheiros | 19 jun 2023 12:46

Boa tarde,
Já tinha andado aqui pelo forum há alguns anos, apesar de ser uma amante de História e curiosa, tenho andado afastada, o tempo é pouco. Contudo, ultimamente voltei às minhas pesquisas, e ao fazer um trabalho sobre a freguesia de Tangil, Concelho de Monção, deparei-me com uma dúvida para a qual ainda não encontrei resposta. Gostaria de saber se algum dos ilustres colegas aqui do forum me poderão ajudar.
Ao procurar na TT a carta de Brasão de Armas da Casa Senhorial do Pedral, constituído pelas famílias Vilarinho/Bacelar/Lobato/Castro, aparece a descrição do 1º quartel (Vilarinho) como sendo um leão negro?? Não encontro explicação pois pelo que sei o brasão dos Vilarinho nunca teve um leão negro!!?
Alguém me falou que poderia ser dos Silva, mas não é um leão negro, e para irem buscar Silva teriam de recuar bastante.
Não sei se coloquei bem a questão, se me poderem ajudar, agradeço. Se necessitarem de mais alguma informação, por favor, digam.
Fico a aguardar v/ melhores noticias.
Obrigada
anacalheiros

Resposta

Link directo:

Familia Vilarinho - Brasão de Armas

#448297 | JC | 19 jun 2023 15:52 | Em resposta a: #448294

Boa tarde Ana Calheiros,

Embora a descrição das armas de Vilarinho que aqui é referida no Geneall não corresponda à Pedra de Armas que refere, estas armas, na Casa do Pedral, representam: I Vilarinho (de Gil Simões), II Araújo, III Bacelar e IV Lobato, por diferença, uma brica carregada com um farpão e timbre de Vilarinho.

Segundo comentários na ´página de "A Arte da Herádica de Família" no Facebook, serão as armas concedidas a Manuel Rodrigues Vilarinho e Castro a 11 de maio de 1754, morador na freguesia de S. Salvador de Tangil, termo da vila de Valadares; filho de João Rodrigues Vilarinho, e de sua mulher Antónia de Castro e Araújo, neto paterno de outro João Rodrigues Vilarinho, e de sua mulher Isabel Rodrigues, neto materno de António de Castro Araújo, e de sua mulher Francisca Gomes Bacelar; o qual António de Castro Araújo foi irmão de Francisco Lobato de Araújo, filhos ambos de João Gomes de Araújo Bacelar, e de sua mulher Paula de Caldas Lobato, netos de João Gomes Besteiro, e de sua mulher Margarida Nunes de Azevedo, e de Gaspar Gomes Bacelar, e de sua mulher Melícia Borges de Sousa.
Aqui está a transcrição da CBA (na parte que interessa):
Hum Escudo esquartelado: no primeiro quartel as Armas dos Villarinhos, q são em campo de prata hum Leão negro gotado de ouro, firmado sobre hum monte de sua cor. No segundo quartel as dos Araújos q são em campo de prata hua aspa azul carregada de cínco Bezantes de ouro. No terceiro as dos Bacelares, q são em campo de ouro hum bacelo verde de duas vergonteas retorcidas com quatro cachos de purpura. E no quarto as dos Lobatos, q são em campo vermelho tres castelos de prata postos em roquete, com as portas e frestas de negro, orla de ouro carregada de outo lobos negros. Elmo de prata aberto guarnecido de ouro, Paquife dos metaes, e cores das Armas. Timbre o dos Villarinhos, q he o mesmo Leão das Armas, e por differença huã brica vermelha com hum farpão de ouro.

Cumprimentos,

José de Castro Canelas

Resposta

Link directo:

Familia Vilarinho - Brasão de Armas

#448310 | anacalheiros | 19 jun 2023 19:51 | Em resposta a: #448294

Boa tarde,
Agradeço a sua pronta resposta José Canelas, de facto a descrição que faz foi a que encontrei na TT, mas não percebi nem encontrei nada sobre essa ligação com esse Gil Simões Vilarinho, nem encontro esse brasão de armas em lado nenhum. Contudo, o seu esclarecimento veio reforçar o que encontrei nas minhas pesquisas, já estava a ficar com dúvidas se estava no caminho certo, mas parece que sim. Vou continuar a minha busca, talvez encontre mais alguma coisa sobre este tal Gil Simões Vilarinho.
Obrigada
ana calheiros

Resposta

Link directo:

Familia Vilarinho - Brasão de Armas

#448319 | JC | 20 jun 2023 09:02 | Em resposta a: #448310

Bom dia,

A descrição da atribuição de armas a Manuel Rodrigues Vilarinho e Castro que refere, pelo Rei de Armas : "no primeiro quartel as Armas dos Villarinhos, q são em campo de prata hum Leão negro gotado de ouro, firmado sobre hum monte de sua cor" é o suficiente para definir que as armas a este "Vilarinho" foram estas. Não sendo armas novas o Rei de Armas foi buscar esta descrição de Vilarinho aos registos anteriores. Eventualmente poderá não haver ligação ao referido Gil Simões.

Cumprimentos,

JC

Resposta

Link directo:

Familia Vilarinho - Brasão de Armas

#448320 | JC | 20 jun 2023 09:11 | Em resposta a: #448294

Estas armas foram dadas a este Gil Simões https://geneall.net/pt/nome/257283/gil-simoes/ que em segundas núpcias casou com Teresa "Valarinho", com descendência.

A Vicente e a Gil Simões Vilarinho, respectivamente escudeiro e cavaleiro da casa do Rei D. Duarte, deu este em 10 de Julho de 1438 carta de armas novas.

Armas
De prata, um leão de negro, gotado e lampassado de vermelho, sobre um monte de verde. Timbre: o leão do escudo.

JC

Resposta

Link directo:

Familia Vilarinho - Brasão de Armas

#448321 | JC | 20 jun 2023 09:25 | Em resposta a: #448294

Analisando a Genealogia, dos acima referidos, haverá uma confusão de registos pois estas armas foram atribuídas a Vicente Simões e a Gil Simões, escudeiro e cavaleiro do Rei D. Duarte, em que estas armas são as de Simões. confusão essa que será com seu neto homónimo Gil Simões Vilarinho (ou Valarinho) que levou a que estas armas fossem usadas pelos Vilarinho.

JC

Resposta

Link directo:

Familia Vilarinho - Brasão de Armas

#448335 | natercia7 | 20 jun 2023 18:25 | Em resposta a: #448321

Cara confreira,

Tenho nos meus antepassados uma 8a avo, Angela BARBOSA e TRANCOSA, nascida em 4/11/1618 que casou com um Cosme FERNANDES VILARINHO; Um filho deles casou com uma BACELAR; Viviam na Quinta de Santo Antao, em Messegaes, Monçao; cordialmente Natércia

Resposta

Link directo:

Familia Vilarinho - Brasão de Armas

#448339 | anacalheiros | 20 jun 2023 19:14 | Em resposta a: #448294

Boa tarde,
Agradeço os esclarecimentos adicionais, José Canelas, de facto também pensei que pudesse ter havido engano na transcrição do Brasão de Armas dos Villarinho. Mas a pedra de Armas que se encontra na Casa do Pedral em Tangil, tem o Leão, o que quer dizer que na altura o titular Manuel Rodrigues Vilarinho e Castro não contestou esta atribuição, ou porque não fosse fácil contestar ou porque talvez tivesse ligação. Ainda vou tentar perceber melhor. Um dos descendentes disse-me que chegou a ver o original dessa Carta de Brasão de Armas, que entretanto desapareceu (são muitos descendentes).

Em relação aos seus antepassados, Natércia, no meio das minhas pesquisas encontrei muitas ramificações entre estas famílias, desde Tangil, Ceivães, Messegães, Riba de Mouro, só para citar os mais próximos, enfim é uma dor de cabeça. Mas acabei por me concentrar mais nos de Tangil.

Cordialmente
ana calheiros

Resposta

Link directo:

Familia Vilarinho - Brasão de Armas

#453496 | Esgrimista | 12 abr 2024 22:12 | Em resposta a: #448294

Bom… Li com atenção quanto aqui escreveram e quero contribuir para aumentar a confusão:

O brasão atribuído por D. João I a Fernão Vallarinho pelos “feitos notáveis em Ceuta” foi um escudo cortado: 1º, em campo de prata, uma águia de negro, com as asas abertas, no 2º, em campo de ouro, um leão rampante, vermelho, com três besantes de negro, postos à direita do quartel, bem ordenados (dois e um). Este brasão foi usado, igualmente, por Gil Simões de Vallarinho, PROVEDOR E CONTADOR DAS OBRAS, TERÇAS, RESÍDUOS, CAPELAS, HOSPITAIS E ORFÃOS NO REINO DO ALGARVE (perdoem as maiúsculas, mas fiz copy/paste).

Temos, pois, que apesar de um leão em comum (que me chateia por razões clubistas, mas felizmente tem a águia por cima!), dificilmente o Gil Simões de que falam poderá ser o mesmo…

Resposta

Link directo:

Familia Vilarinho - Brasão de Armas

#453536 | badim | 14 abr 2024 19:14 | Em resposta a: #448297

Cara Ana

Este Brasão da casa do Pedral tem muitos erros, do lado paterno ou seja Rodrigues Vilarinho, tudo bem, o avô paterno era de Badim a avo de Podame, do lado materno temos erros no Antonio de Castro e Araujo que não era Português, nascera na freguesia de Ribarteme, Pontevedra, ja a esposa Francisca Gomes Bacelar ou Vilarinho era natural do lugar do Paço de Vila Boa, onde se encontrava o Solar dos Vilarinhos, ainda la se encontra o antigo brasão dos Vilarinhos.

Cumprimentos

Victor Gomes

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 27 abr 2024, 22:47

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen