Que nome deve prevalecer.

Este tópico está classificado nas salas: Formação

Que nome deve prevalecer.

#448345 | petsardine | 20 jun 2023 21:12

Boa noite a todos os confrades,
Tenho reparado ao longo destes meses de labuta em busca dos meus antepassados nos registos paroquiais, que muitas pessoas mudavam ou eram registadas, sobretudo nos casamentos e óbitos com nomes diferentes.
Quais devem prevalecer? Os primeiros nomes batem sempre certo, mas tenho muitos casos em que alcunhas, ou apadrinhamentos mudam tudo.
Ficam com os nomes do casamento ou de óbito?
Obrigado pela ajuda! Tiago Petinga

Resposta

Link directo:

Que nome deve prevalecer.

#449762 | mariafaia | 31 ago 2023 08:55 | Em resposta a: #448345

Os nomes eram escolhidos pelo próprio e á vontade do freguês e exceptuando o primeiro nome; o dos apelidos dependia da escolha de cada um. Tenho vários casos na família em que alteravam os apelidos em consequência de zangas familiares normalmente provocadas pela partilha de bens. Felizmente nesses tempos não estavam cadastrados pelos registos civis nem possuiam cartões de cidadão com fotografia, havia liberdade em escolher nomes e apelidos.

Resposta

Link directo:

Que nome deve prevalecer.

#450650 | petsardine | 20 out 2023 19:37 | Em resposta a: #449762

obrigado pela sua resposta, só a li hoje, fruto de algum absentismo por estas bandas!

Resposta

Link directo:

Que nome deve prevalecer.

#450721 | JCC | 24 out 2023 15:52 | Em resposta a: #450650

Complementando a resposta anterior e porque, como já notou, a composição do nome frequentemente não se mantem ao longo da vida, deveremos registar todas as variações que encontramos. Só desta forma será possivel, em investigações posteriores, vir a concluir quem é quem,

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

Que nome deve prevalecer.

#450725 | petsardine | 24 out 2023 16:31 | Em resposta a: #450721

Obrigado caro João!

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 abr 2024, 14:13

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen