Covilhã, Celorico, Pinhel e Foz-Côa

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Genética | Regiões

Covilhã, Celorico, Pinhel e Foz-Côa

#191691 | Filipe PC | 08 abr 2008 21:33

Caros Confrades

Estando numa fase de continuidade com a obra sobre XN de Bragança que publiquei em Dezembro seguem-se os diversos ramos de Campos dos quais muitos e nós descendemos como tal pedia a todos os confrades que se vão cruzando com apelidos como: Seixas, Pessoa, Pessoa de Amorim, Campos, Almeida Campos, Navarro, Paivão, Morão, Penha, Campos Melo, Mendes Pereira, Castro em zonas como Covilhã, Celorico, Pinhel, Foz-Côa, o favor de tomarem atenção e se possível facultarem-me essa informação.

Da minha parte disponham pois só assim entre todos e no espírito que este Fórum tem por base podemos chegar a resultados e conquistas conjuntas.

Agradece antecipadamente

Filipe Pinheiro de Campos

pinheirodecamposARROBAgmailPONTOcom

Resposta

Link directo:

RE: Covilhã, Celorico, Pinhel e Foz-Côa

#191693 | JAVSO | 08 abr 2008 21:51 | Em resposta a: #191691

Caro Filipe Pinheiro de Campos

Os meus parabéns pelos quatro volumes de Genealogias Brigantinas.

Está um excelente trabalho.

Não me aventurando pelas terras referidas, se "topar" com algum daqueles nomes dar-lhe-ei notícia.

Tenho, contudo, a ideia de um dia, em Torres Novas ter topada com uma casa que ostentava um brasão (pedra de armas) com a representação heráldica de "Pessoa" e "Amorim" (penso que partido em pala).

Boa sorte.

Com os meus melhores cumprimentos,

José Alfredo Soares de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Covilhã, Celorico, Pinhel e Foz-Côa

#191694 | Filipe PC | 08 abr 2008 21:59 | Em resposta a: #191693

Caro AMigo

Muito obrigado pelas simpáticas palavras. Chegou a folhear aobra? Espero que tenha gostado tanto quanto eu de a organizar.

Qualuqre coisa nas "minhas" zonas peço que disponha.

Um abraço

Filipe

Resposta

Link directo:

RE: Covilhã, Celorico, Pinhel e Foz-Côa

#191695 | JMSA | 08 abr 2008 22:03 | Em resposta a: #191691

Caro Filipe Pinheiro de Campos,
Aqui no Genea já tem muito desenvolvido o meu ramo Almeida Penha e todas as famílias aparentadas. Estou agora a começar a enviar fotografias, quadros e gravuras de pessoas a ela ligadas. Espero que lhe sejam úteis.
Se precisar de mais alguma informação fico ao seu dispor.
Um abraço
JMSA

Resposta

Link directo:

RE: Covilhã, Celorico, Pinhel e Foz-Côa

#191696 | Filipe PC | 08 abr 2008 22:07 | Em resposta a: #191695

Caro João

Gosto muito de saber de si. Se me puder emnviar algumas dessas imagens muito lhe agradeço.

Um abraço

Filipe

Resposta

Link directo:

RE: Covilhã, Celorico, Pinhel e Foz-Côa

#191701 | JAVSO | 08 abr 2008 22:25 | Em resposta a: #191694

Caro Filipe Pinheiro de Campos

Não só folheei. Já li várias "partes" da mesma, que se encontra (os 4 vol.) a menos de um metro deste computador.

Vejo-a como uma obra de referência.

Quanto ao auxílio para a sua "zona", talvez seja mais necessário do que pensava, pois que estou a tentar auxiliar um amigo quanto à ascendência de Francisco de Morais Coelho, capitão-mor e escrivão dos órfãos da Torre de D. Chama, pelos idos anos de 1666. Era c. c. Maria de Faria, de Vila Real, sendo pais de Agostinho Lobão.

Os meus melhores cumprimentos, esperando que tenha forças, vontade e sorte para continuar,

José Alfredo Soares de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Covilhã, Celorico, Pinhel e Foz-Côa

#191705 | Filipe PC | 08 abr 2008 22:32 | Em resposta a: #191701

Caro José Soares de Oliveira

Não só tenho fiquei contente como surpreso pois esse Lobão é dos meus pelo ramo de Vila Flor. Não sei se tenho muitas informações pois se não estou em erro o Gonçalo Calheiros também andava "à cata" deles! Se tiver mais alguma coisa pode ser que ossa dar uma ajuda.

Fico contente pelo valor que deu à obra o que muito me satisfaz e me dá alento para continuar agora com as Genealogias do Distrito de Bragança que espero seja algo que fique para memóia futura!

Um abraço

Filipe

Resposta

Link directo:

RE: Covilhã, Celorico, Pinhel e Foz-Côa

#191711 | vigo | 08 abr 2008 23:01 | Em resposta a: #191691

Caro Confrade,
Tenho na minha família um ramo Campos e Almeida Campos, que lhe vou tentar resumir, e eventualmente lhe possa servir de alguma coisa a pouca informação de que disponho para as suas investigações.
Gostaria de esclarecer que nem todos os dados de que disponho, neste momento, estão confirmados, pois tenho "andado" por outros ramos da família e este ramo de Pinhel ainda não foi suficientemente investigado por mim. De qualquer maneira mando os dados e peço desculpa por algum erro eventual, que mais tarde poderei corrigir.
Passo a expor os dados:
Dionísio de Almeida Campos, (meu tetravô), natural de Almofala, nascido em 1789, casou com Luiza Raquel de Campos, natural de Lisboa. Desse casamento nasceram 5 filhos (que eu conheça): Daniel, Dionísio(Jor.), João, Joaquim e José, todos de Almeida Campos.
O Daniel d´Almeida Campos nasceu em Almofala e casou em Pinhel, em 13.8.1843, com Maria do Carmo natural de Cedovim - V.N.Foz-Côa.
Tiveram 1 filho, António e 3 filhas, Violanta, Maria e Elisa.
A Elisa, minha bisavó, nasceu já em Pinhel em 19.1.1859, e casou com António da Silva, natural de Cinco Vilas - Almeida. Desse casamento nasce em 20.7.1889, também em Pinhel, Maria do Carmo, minha avó.
Possuo mais dados que eventualmente, se estiver interessado, lhe poderei enviar.
Mas como esta resposta já vai longa, fico por aqui, esperando a sua resposta, se fôr caso disso.
Melhores cumprimentos
Vitor Gouveia

Resposta

Link directo:

RE: Covilhã, Celorico, Pinhel e Foz-Côa

#191717 | JMSA | 08 abr 2008 23:14 | Em resposta a: #191711

Caro Confrade,
Não sei se já reparou que os seus antepassdos Dionísio de Almeida Campos e sua mulher já constam aqui no Genea com a ascendência bastante desenvolvida.
Cumprimentos
JMSA

Resposta

Link directo:

RE: Covilhã, Celorico, Pinhel e Foz-Côa

#191719 | Filipe PC | 08 abr 2008 23:20 | Em resposta a: #191711

Caro Vitor Gouveia

AGradeço imenso o seu mail e e caso de lhe ser possível facultar-me os dados que possua até à actualidade muito lhe agradecia.

Pois bem tenho aqui o JOaquim Cesário de Almeida Campos que nasceu em Almofala e casou na Covilhã com geração que lheposso enviar.

Um abraço muito grato

Filipe Pinheiro de Campos
pinheirodecampos@gmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Covilhã, Celorico, Pinhel e Foz-Côa

#191720 | vigo | 08 abr 2008 23:25 | Em resposta a: #191717

Caro confrade,
Muito obrigado pela sua informação.
Efectivamente já tinha tentado pesquisar mas só agora cheguei à conclusão que não soube fazê-lo.
Ignorância minha!
Mais uma vez muito obrigado pela mensagem.
Melhores cumprimentos.
VG

Resposta

Link directo:

RE: Covilhã, Celorico, Pinhel e Foz-Côa

#191724 | vigo | 08 abr 2008 23:48 | Em resposta a: #191719

Caro Filipe Pinheiro de Campos,
Deve ter visto que o Confrade JMSA me chamou a atenção de que existia informação no Genea relativa aos Campos que estamos a tratar; ora por ignorância minha nestas coisas do Geneall, e como principiante que sou, ainda não tinha visto essa informação.
Agora, e como calcula, estou a tentar "degluti-la".
E, uma das conclusões que tirei para já, é que existem certas discrepâncias entre os dados que possuo e alguns que constam aqui no GeneAll. Terei pois de esclarecer-me (a mim mesmo)!
Quanto aos outros dados que possuo, prometo-lhe que amanhã, sem falta, lhos enviarei.
Do que tiver e me quiser enviar, agradeço.
Até amanhã,
Um abraço
Vitor Gouveia
vjmgouveia@gmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Covilhã, Celorico, Pinhel e Foz-Côa

#191726 | MariaDavid | 09 abr 2008 00:30 | Em resposta a: #191691

Caro Filipe

Estou a escrever para aqui pois não sei se chegou a receber a minha mensagem na sua caixa de correio.

Agora que os confrades falam na sua obra, estou a ficar desorientada com o número de volumes a que fazem menção. Penso que se estão a referir a "Uma família de cristãos-novos em Bragança" - 2007.

Fui uma das subscritoras do seu trabalho, que tenho igualmente a dois palmos do meu PC e que folheio amiudadas vezes, com todo o prazer. Recebi a obra no correio, completamente selada. Contudo, os confrades falam em 4 volumes e eu apenas recebi 3:

Volume I: - pág.1/590, que termina com referência a António Augusto Rebordão e Cunha Navarro, seu casamento com Maria Virgínia Ramos Lima.

Volume II: - pág.597/1124, que termina com referência a Albano Maurício Moysés Jorge de Lima, datas de nascimento e óbito.

Volume III: - pág.1135/1719, finalizando com Bibliografia

A sua obra, afinal, tem 3 ou 4 volumes? Em caso de 4, houve falha da editora no envio e gostava que o Filipe lhe fizesse chegar este reparo, para que eu possa contar com a obra completa.

Voltando aos apelidos, reforço o que já lhe disse anteriormente, caro amigo: sempre que tiver mais dados, passarei para si, para que possa ver se entroncam. Como referi anteriormente, alguns dos nossos "comuns" carecem, da minha parte, de confirmação, via paroquiais, já que os processos que podem fazer alguma luz não chegam à leitura. Mas ainda não perdi as esperanças que se faça luz sobre os tais Matos e Pintos, que tanta dor de cabeça me têm provocado.

Abraço

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Covilhã, Celorico, Pinhel e Foz-Côa

#191732 | Filipe PC | 09 abr 2008 01:26 | Em resposta a: #191726

Ola Maria

São 3 volumes e não 4 e espero que tenha gostado de os folhear.

Acredito que me deram muito gosto escrever.

O que precisar peço que não hesite como tenho os paroquias de FC comigo (os mais antigos) é só pedir e eu vejo com muito gosto

Abraço

Filipe

Resposta

Link directo:

RE: Covilhã, Celorico, Pinhel e Foz-Côa

#191769 | JMSA | 09 abr 2008 12:50 | Em resposta a: #191720

Caro Confrade,
Tenho interesse em trocar informações consigo pois pela sua mensagem verifico que o seu antepassado era irmão do meu 4º Avô, António José de Almeida Campos.
Melhores cumprimentos
JMSA

Resposta

Link directo:

RE: Covilhã, Celorico, Pinhel e Foz-Côa

#191772 | vigo | 09 abr 2008 13:24 | Em resposta a: #191769

Com certeza e terei muito gosto. Neste momento estou a fazer um apanhado dos dados que possuo para enviar ao confrade Filipe P. Campos, conforme lhe prometi ontem.
Mas quando quiser contactar, ou pessoalmente ou para o Forum, esteja à vontade.
O meu mail:
vjmgouveia@gmail.com
Melhores cumprimentos
Vitor Gouveia

Resposta

Link directo:

RE: Covilhã, Celorico, Pinhel e Foz-Côa

#191847 | Nelita | 09 abr 2008 19:15 | Em resposta a: #191732

Caro Filipe Pinheiro de Campos:

Enviei duas mensagens, que penso não leu.

Uma, pelo menos, está no site "Almeidas/ Lemos /Azevedos de Castanheiro do Sul
Cumprimentos
Nelita

Resposta

Link directo:

RE: Covilhã, Celorico, Pinhel e Foz-Côa

#191891 | JAVSO | 10 abr 2008 00:11 | Em resposta a: #191847

Caros Confrades

Quando falei em 4 vol. englobei "Os Teixeiras de Bragança", de que foi publicado o 1º vol, tendo incluído tudo em "Genealogias Brigantinas".

Peço desculpa se induzi em erro.

Com os meus melhores cumprimentos,

José Alfredo Soares de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Covilhã, Celorico, Pinhel e Foz-Côa

#191910 | joão pombo | 10 abr 2008 09:15 | Em resposta a: #191691

Caro Filipe Pinheiro de Campos:

A família do meu avô paterno é da Covilhã (e eventualmente de outros concelhos limítrofes), de apelido Pombo, mas também Lopes e Cruz.
Uma vez que Pombo não é um apelido muito comum, pergunto-lhe se nas suas pesquisas já se cruzou com pessoas deste apelido, na região da Covilhã, eventualmente Guarda ou Castelo-Branco.

Os meus cumprimentos,
João Pombo

Resposta

Link directo:

RE: Covilhã, Celorico, Pinhel e Foz-Côa

#191936 | MariaDavid | 10 abr 2008 12:11 | Em resposta a: #191910

Caro João Pombo

Penso que já em tempos tivemos oportunidade de falar sobre os seus apelidos. Na realidade, confrontei-me, por diversas vezes, nos assentos da Covilhã e não só, com o nome "Pombo" mas porque nada tinha a ver comigo, nunca fiz registo algum. Depois que alertou aqui o Forun sobre isso, estou atenta e não me esqueço de si.

Em relação a "Lopes" e "Cruz", aí já está cheio de sorte, dado serem ambos os nomes correntes na minha ancestralidade.

Escreva-me e diga-me as ligações que pretende. Terei todo o gosto em partilhar o que houver.

Com os melhores cumprimentos

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Covilhã, Celorico, Pinhel e Foz-Côa

#191945 | MariaDavid | 10 abr 2008 12:41 | Em resposta a: #191695

À atenção de JMSA


Reparei que se refere aos apelidos Almeida Penha como parte da sua ancestralidade. Descobri um único Penha na minha, Francisco Nunes Penha, do qual não tenho qualquer dado em matéria de datas. Mas vou contextualizá-lo com outros dados, na esperança que me possa ajudar com qualquer informação e, quem sabe, possamos até ter antepassados comuns.

Meu 9º avô, Manuel Fernandes, de alcunha o "Faim", deve ter nascido cerca de 1623, dado ele ter dito que a sua idade era de 45 anos em declarações que prestou ao tribunal do SO em 1669. Sabemos, perfeitamente, que este tipo de informações nem sempre primam pelo rigor mas é uma simples referência.

Foi natural de Almeida, morador nas Freixedas, Pinhel, casado com Brites Rodrigues.
Seus pais, Fernão Nunes e Catarina Guterres;seus avós paternos Francisco Nunes Penha e Brites Fernandes, que ele afirma serem ambos naturais e moradores em Almeida.

Ao longo das suas confidências, diz não ter tido qualquer irmão ou irmã.

Estes são os poucos elementos que tenho sobre o único Penha encontrado até agora na lista dos meus avoengos. Estou com alguma esperança que me possa dar qualquer "empurrão" para que eu avance este ramo.

Com os meus melhores cumprimentos

Maria

PS: As minhas desculpas pela forma como me dirigi mas não sei se se trata de homem ou mulher

Resposta

Link directo:

RE: Almeida Penha

#192024 | JMSA | 10 abr 2008 19:51 | Em resposta a: #191945

Cara Maria David,
Penso que já não é a 1a vez que trocamos mensagens aqui no Forum.
Tudo o que sei sobre os meus Almeida Penha está aqui no Genea. O 1º Penha, da minha família, a vir para Portugal de Castela (usava de La Peña) foi em meados do sec.XVII e o apelido composto Almeida Penha, foi pela 1ª vez usado em meados do sec.XVIII. Pela próximidade das localidades que me refere e pela época, acredito que é muito possível estarmos a falar dos mesmos mas não tenho até ao momento meios para o provar. O documento mais antigo que consegui pesquisar é de uma neta que refere o avô como Francisco Roiz de La Peña , natural de Castela. Para trás nada mais existe, pelo menos que eu saiba e portanto torna-se bem mais difícil a pesquisa.
É tudo o que lhe posso acrescentar que infelizmente é bem pouco para a ajudar.
Melhores cumprimentos
JMSA

Resposta

Link directo:

RE: Covilhã, Celorico, Pinhel e Foz-Côa

#192025 | JMSA | 10 abr 2008 19:52 | Em resposta a: #191691

Caro Filipe,
Recebeu o mail que lhe enviei?
Um abraço
JMSA

Resposta

Link directo:

RE: Covilhã, Celorico, Pinhel e Foz-Côa

#192045 | Filipe PC | 10 abr 2008 21:30 | Em resposta a: #191910

Caro João Pombo

Não consultei livros da Covilhã coisa que conto fazer logo que possível mas o que me surgir deixarei regstado.

Com amizade

Filipe Pinheiro de Campos
Bragança

Resposta

Link directo:

RE: Almeida Penha

#192047 | MariaDavid | 10 abr 2008 21:39 | Em resposta a: #192024

JMSA

Muito obrigada pela sua resposta. Se da minha parte houver mais desenvolvimento deste Penha, entrarei em contacto consigo.

Com os meus cumprimentos

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Covilhã, Celorico, Pinhel e Foz-Côa

#192101 | joão pombo | 11 abr 2008 09:09 | Em resposta a: #191936

Cara Maria David:

Efectivamente, já falámos antes, como refere.
Vou tentar coligir o máximo de informação possível e logo que consiga o suficiente dar-lhe-ie a devida nota e desde já lhe agradeço a colaboração.

Cumprimentos,
João Pombo

Resposta

Link directo:

RE: Covilhã, Celorico, Pinhel e Foz-Côa

#192102 | joão pombo | 11 abr 2008 09:11 | Em resposta a: #192045

Caro Filipe Pinheiro de Campos:

Muito obrigado, fico então a aguardar com expectativa eventuais "descobertas".

Os meus cumprimentos,

João Pombo

Resposta

Link directo:

RE: Covilhã, Celorico, Pinhel e Foz-Côa

#192139 | Conde | 11 abr 2008 14:05 | Em resposta a: #192025

Caros Amigos e primos:
Lembro que há um importante ramo destes Campos,Henriques, Pereiras Mendes e Frois em Tomar onde ocuparam posições proeminentes no século XIX. Vale apen ver.
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Covilhã, Celorico, Pinhel e Foz-Côa

#192204 | Nelita | 11 abr 2008 23:26 | Em resposta a: #192045

Caro Filipe Pinheiro de Campos:


Henrique da Costa Pinto
(3/1/1831)

Registo Geral de Mercês, D. Pedro V, liv. 21, fl. 6

Apostila. Escrivão do Juízo de Paz do Distrito de Trevões em S. João da Pesqueira.

ANTT

Cumprimentos
Nelita

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 12:03

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen