Sobre o sobrenome Barros

Este tópico está classificado nas salas: Genética | Pessoas

Sobre o sobrenome Barros

#448384 | DdaBarros | 22 jun 2023 03:43

Caros senhores! saudações cordiais e boa noite! Meu nome é Edilmar de Barros e sou neto de Manoel Maria de Barros, nascido em Vila Nova de Cerveira em 2/3/1896. Já consegui muitas e esclarecedoras informações sobre a genealogia de meu avô e família (grato ao senhor Casimiro Puga!), mas existe uma dúvida: é sobre a possiblidade de descendência sefardita desta família, os Barros. Os senhores poderiam auxiliar-me nesta questão? Agradeço a vossa ajuda!

Edilmar de Barros

Resposta

Link directo:

Sobre o sobrenome Barros

#448401 | mariafaia | 22 jun 2023 22:24 | Em resposta a: #448384

Desde D. Manuel que não há nem consta ter havido judeus, sinagogas e sefarditas, conheço bem o concelho pois de lá sou natural. Safardanas têm existido bastantes ao longo dos anos.

Resposta

Link directo:

Sobre o sobrenome Barros

#448411 | Conde | 23 jun 2023 12:30 | Em resposta a: #448384

Os Barros não são judeus, mas há linhas de Barros cruzadas com cristãos-novos. Sugiro que veja "Um caderno de Cristãos-novos de Barcelos" da autoria do erudito Luiz de Bivar Guerra, bem como o seu índice da Inquisição de Coimbra, editado há muito tempo pela Fundação Calouste Gulbenkian.

Resposta

Link directo:

Sobre o sobrenome Barros

#450171 | DdaBarros | 24 set 2023 02:21 | Em resposta a: #448401

Grato pelas informações, mas não entendi a colocação da palavra 'safardanas' na discussão, que têm um significado pejorativo e sem nenhum propósito.

Resposta

Link directo:

Sobre o sobrenome Barros

#450172 | DdaBarros | 24 set 2023 02:23 | Em resposta a: #448411

Grato pelas informações!

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 27 abr 2024, 07:04

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen