Qual o nome que normalmente deve prevalecer?

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas

Qual o nome que normalmente deve prevalecer?

#448396 | petsardine | 22 jun 2023 19:55

Boa noite a todos os confrades,
Tenho reparado ao longo destes meses de labuta em busca dos meus antepassados nos registos paroquiais, que muitas pessoas mudavam ou eram registadas, sobretudo nos casamentos e óbitos com nomes diferentes.
Quais devem prevalecer? Os primeiros nomes batem sempre certo, mas tenho muitos casos em que alcunhas, ou apadrinhamentos mudam tudo.
Ficam com os nomes do casamento ou de óbito?
Obrigado pela ajuda! Tiago Petinga

Resposta

Link directo:

Qual o nome que normalmente deve prevalecer?

#448398 | ADB | 22 jun 2023 20:34 | Em resposta a: #448396

Caro Tiago

Depende. Eu penso que o que deve prevalecer é o nome porque a pessoa ficou mais conhecida na sua vida, ou seja, o que aparece mais vezes nos assentos. Quando aparecem descriminados de formas diferentes, coloco os nomes menos usados entre parenteses. Não sei se está certo ou errado, é assim que eu faço. Fica-se a saber que a pessoa tinha determinado nome mas que também apareciam outros nomes próprios ou apelidos em um ou mais assentos.

Cumprimentos,

Filipe

Resposta

Link directo:

Qual o nome que normalmente deve prevalecer?

#448399 | petsardine | 22 jun 2023 21:47 | Em resposta a: #448398

Caro Filipe, obrigado pelo rápido esclarecimento!
Um forte abraço e obrigado!

Resposta

Link directo:

Qual o nome que normalmente deve prevalecer?

#448410 | Conde | 23 jun 2023 12:25 | Em resposta a: #448396

Não me parece haver uma regra definitiva, pelo que valerá o senso comum. Como a maior parte dos nomes chegam por via de assentos paroquiais em Portugal, o critério era o dos párocos e nem sempre o melhor. Já vi fidalgas da terra serem tratadas por "Dona Maria Francisca" em assentos e terem seguramente mais nomes, como provam outras fontes. Mas na paróquia não havia dúvidas de quem se tratava. Depende também da época e do local. Eu tenho uma antepassada que surge com dois nomes próprios apenas ou com um ou dois ou três apelidos de família. Qual escolher ? Eu fiei-me no nome que ela decidiu usar em documentos de dote ou testamento que é o nome completo. Para mim é mais importante referência do que a opinião do pároco. Vale o que vale. Mas é mais informativo declarar no texto que a pessoa era conhecida por vários nomes diferentes, como o faz a sugestão anterior.

Resposta

Link directo:

Qual o nome que normalmente deve prevalecer?

#448415 | JPedroBessa | 23 jun 2023 15:47 | Em resposta a: #448410

Nem sempre o critério, dos padres, era o melhor como exato o que permitia alterações. Tenho um antepassado que foi batizado com o apelido "BEÇA", casou e morreu com o apelido "BESSA".
Toda a família desde aí ficou com o apelido escrito com dois "ss"

Resposta

Link directo:

Qual o nome que normalmente deve prevalecer?

#448445 | petsardine | 24 jun 2023 23:51 | Em resposta a: #448396

Obrigado a todos os confrades que responderam, um forte abraço.
Tiago Petinga

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 27 abr 2024, 09:13

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen