Um brasão desconhecido

Este tópico está classificado nas salas: Heráldica

Um brasão desconhecido

#19171 | doria_gen | 01 abr 2002 11:00

Ontem, no almoço de Páscoa da família, uma senhora minha contraparenta mostrou-me um sinete de cristal lavrado com umas armas, pedindo-me que as identificasse. Não o consegui.

Trata-se de um sinete oval, de cerca de 1, 5 cm na maior direção, com a imagem gravada em cristal. Mostra as seguintes armas:

- um escudo oval. De negro [o reticulado é nítido e preciso] com uma colméia de abelhas? um monte aberto? de prata ? [não há esmalte indicado], acompanhado em chefe de duas estrelas de seis pontas de ... [prata?] e em ponta de três plumas? folhas? moventes do extremo do escudo.

Paquife, etc., e escudo timbrado de um chapéu [como nas armas dos Velhos] com três plumas.

Não é português; já conferi no _Brasonário de Portugal_, e lá não está. Pelo que sei da ascendência imediata da senhora, pode ser espanhol.

Alguma idéia?

Grato, Francisco Antonio Doria

Resposta

Link directo:

RE: Um brasão desconhecido

#22395 | Avintes | 05 jun 2002 17:31 | Em resposta a: #19171

Caro Francisco Doria,

Não sei se já conseguiu identificar as armas, no entanto, pela suas descrição, parecem-me mais italianas do que espanholas.

Resposta

Link directo:

RE: Um brasão desconhecido

#22397 | doria_gen | 05 jun 2002 18:25 | Em resposta a: #22395

Agradeço-lhe a observação, mas - por que? Pelo escudo oval? Pelos móveis?

Permita-me discordar. Nas armas italianas, os ornatos exteriores são muito característicos. Por exemplo, uma família onde existam príncipes terá o escudo timbrado do correspondente coronel, talvez uma coroa à antiga, e sobre este primeiro timbre um elmo, com seu paquife, com um virol ou círculo de ferro, se o armigerado for apenas ``nobre da casa...'' ou cavaleiro.

A peça não é muito antiga; terá no máximo século e meio.

Por que sua intuição de que seriam armas italianas? O desenho pareceu-me as armas dos Abelhos/Abellos, com esmaltes mudados e com esse misterioso chapéu sobre o escudo...

Grato pela observação, fa

Resposta

Link directo:

RE: Um brasão desconhecido

#22400 | Avintes | 05 jun 2002 18:46 | Em resposta a: #22397

Principalmente pelos móveis, mas o escudo oval é mais carateristico de armas italianas do que espanholas.

Mas desconheço as armas dos Abellos, pelo que provavelmente tem razão! Se as armas são espanholas, será o chapéu alusivo a San Tiago?

Resposta

Link directo:

RE: Um brasão desconhecido

#22402 | doria_gen | 05 jun 2002 19:07 | Em resposta a: #22400

Essa referência a San Thiago é uma boa pista. Vou procurar. Boa idéia, obrigado!

Grato, fa

Resposta

Link directo:

RE: Um brasão desconhecido

#22518 | joaquimreis | 07 jun 2002 23:44 | Em resposta a: #19171

possivelmente será de tanger ou de lagoa (algarve) pois já vi uma cena assim num jazigo de lagoa com a inscrição "tanger de frio" no meio de outras que se não percebem

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 15 mai 2024, 19:11

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen