Onde procurar testamento de ancestral?

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Formação | Pessoas | Regiões

Onde procurar testamento de ancestral?

#448855 | tosousa | 09 jul 2023 11:35

Bons dias.

No assento de óbito de um ancestral meu, ocorrido a 7/12/1879 em vide, seia. foi referido que deixou filhos ( até netos já havia..) e fez testamento.

No arquivo distrital da Guarda aparentemente não encontro nada sobre testamentos..

Fiquei curioso por ler esse dito testamento, mas não sei onde pesquisar..

Onde poderei consultar esse testamento?

Resposta

Link directo:

Onde procurar testamento de ancestral?

#448860 | ADB | 09 jul 2023 15:14 | Em resposta a: #448855

Boa tarde

Em primeiro lugar, é necessário saber se se trata de um testamento paroquial ou notarial. Os paroquiais eram lançados em livros próprios mas, por razões que desconheço, a maior parte deles terão desaparecido. Alguns párocos até dizem "fez testamento que vai lançado no livro deles a fls. ...".

Se for notarial, é um tiro no escuro. Seria necessário saber quando e onde foi feito. Alguns eram feitos perto da morte da pessoa mas, outros, eram-no muitos anos antes. E é preciso saber em que concelho e tabelião (havia vários em cada concelho) o mesmo foi feito. Sim, porque não são poucos os casos de pessoas que faziam o testamento fora da sua terra, inclusive noutro distrito. Se isto acontecer, é como procurar uma agulha num palheiro.

Se no seu caso o testamento for notarial, teria de deslocar-se ao Arquivo da Guarda (este tipo de documentação não está on-line) e procurar, da morte para trás e nos diversos tabeliães do concelho, o dito testamento.

Cumprimentos,

Filipe

Resposta

Link directo:

Onde procurar testamento de ancestral?

#448866 | tosousa | 09 jul 2023 17:58 | Em resposta a: #448860

Geralmente aqui os testamentos eram essencialmente paroquiais, era dizer número missas, e outras coisas..

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 abr 2024, 08:36

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen