Francisco Mendes da Mota - Século XVI

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Cargos | Direito | Famílias | Hispânia

Francisco Mendes da Mota - Século XVI

#448958 | joaobriantigeneall | 13 jul 2023 22:11

Francisco Mendes da Mota, letrado, filho de Francisco da Veiga, cidadão da Cidade de Coimbra, e de Petronília da Mota. É citado em: https://pesquisa.auc.uc.pt/details?id=236397&ht=francisco+da+veiga&detailsType=Description

Foi irmão da minha antepassada Ana da Mota, casada com Diogo de Araújo, Feitor e Recebedor da Alfândega de Aveiro, filho de Manuel de Araújo, referido como "letrado" e natural de Guimarães.

Ana da Mota e Diogo de Araújo foram pais de: Antónia da Veiga (minha antepassada, casada com António de Torres, de Talhadas, pais de Isabel da Veiga, casada com Diogo João dos Santos, processado por impedir o ministério do Santo Ofício, ao assumir as funções de familiar sem o ser); Potência da Veiga (processada pelo Santo Ofício por proposições heréticas); Martinho de Araújo; Jerónimo da Veiga ("Feitor do Rei", casado com Brites Nunes, cristã-nova processada por judaísmo); e Manuel de Araújo, doutor em Cânones, Prior de Talhadas. A família esteve bem ligada à Alfândega de Aveiro. O meu ramo, porém, foi para Talhadas, onde alguns serviram como Almotacé, Escrivão das Décimas, Juiz Ordinário e Juiz da Igreja. Depois, eles entroncam com o ramo do Visconde da Aguieira. O herdeiro dele, Guilherme Teles de Araújo Pacheco, pertencia a essa família.

Os nomes me são sugestivos que esses Araújos pudessem vir dos Senhores de Milmenda, talvez do Diogo de Araújo, genro de Martinho dos Guimarães, que teve um irmão chamado Manuel de Araújo, letrado (creio não se trate do que foi para Aveiro). Contudo, nada está certo acerca de tal ascendência, apenas suspeitas provindas da localidade, cronologia, similaridades nos nomes e do fato de ambos os casos serem de famílias com muitos "letrados". Talvez alguém possa conhecer a ligação entre ambos.

Busco saber se alguém tem informações referentes a Francisco Mendes da Mota. Os processos informam que ele era "casado e morador na 'Arredinha'", mas não sei onde ficaria essa "Arredinha". Talvez tenha deixado sucessão. Não sei se teve mais irmãos.

Agradeço por qualquer ajuda.

Atenciosamente,

João Brianti

Resposta

Link directo:

Francisco Mendes da Mota - Século XVI

#448960 | saintclair | 14 jul 2023 00:01 | Em resposta a: #448958

-
https://pt.wikipedia.org/wiki/Redinha

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 30 abr 2024, 00:12

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen