Família Ferreira Pacheco

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Família Ferreira Pacheco

#19174 | PP | 01 abr 2002 13:12

Caros,
Estou interessado em trocar informações sobre as famílias Ferreira e Pacheco, pois estou a construiur a minha árvore genealógica.
Gostaria de contactar com pessoas que possuam estes apelidos para trocar algumas considerações.
Com os meus cumprimentos, Paulo Pacheco.

Resposta

Link directo:

RE: Família Ferreira Pacheco

#19195 | arezdasilva | 01 abr 2002 23:06 | Em resposta a: #19174

estou interessado nos figueiredo da cunha pacheco

Resposta

Link directo:

RE: Família Ferreira Pacheco

#19217 | FERREIRA764 | 02 abr 2002 23:14 | Em resposta a: #19174

Necessito de mais dados , pois a minha familia tabém é Ferreira.

Resposta

Link directo:

RE: Família Ferreira Pacheco

#19233 | PP | 03 abr 2002 11:47 | Em resposta a: #19174

Caro,
Tanto quanto sei a minha família é oriunda do concelho de Penafiel, mais propriamente de Novelas.
O meu bisavô é António Ferreira Pacheco.
Cumprimentos, PP

Resposta

Link directo:

RE: Família Ferreira Pacheco

#87006 | lutepachec | 27 mar 2005 12:26 | Em resposta a: #19174

Paulo,
Sou Pacheco e na minha árvore também há o sobrenome Ferreira. Resido no Brasil e descendo de Pachecos vindos de Ponte de lima (Viana do Castelo). Informe mais detalhes da sua família a fim de que possamos verificar da proximidade com os meus Pachecos/Ferreira.

Lutércio Pacheco

Resposta

Link directo:

RE: Família Ferreira Pacheco

#283745 | francandrade | 03 ago 2011 20:24 | Em resposta a: #19233

Bom dia,

só agora reparei nesta mensagem. É interessante aparecerem Pachecos em Novelas... Na verdade, a minha família Pacheco aparece nas freguesias do concelho de Paredes, primeiro em Beire e depois em Bitarães. Mas eu estou desconfiado de que apareceram em Beire mas talvez estejam ligados a outros Pachecos, talvez de Paços de Ferreira. Mas Novelas é bem perto de Bitarães. Tem elementos sobre os seus antepassados Pacheco em Novelas?

Com os meus cumprimentos
Francisco Pacheco de Andrade

Resposta

Link directo:

RE: Família Ferreira Pacheco

#283759 | PP | 03 ago 2011 22:32 | Em resposta a: #283745

Caro Francisco Andrade,

De facto esta mensagem já tem mais de 9 anos e eu ainda sabia muito pouco sobre a família.
Os Pacheco estão bem espalhados pelo concelhos de Penafiel, Paredes e Paços de Ferreira.
Tenho alguns Pacheco na freguesia de Novelas, Penafiel: Manuel José de Sousa Rocha e Ana Maria Pacheco deixaram por lá descendência...
De Paredes, sobre os Pacheco, não tenho nada. Penso que só em Sobrosa.
De Beire: Ana Rosa Pacheco c.c. António Gomes de Carvalho; Matilde Gomes Pacheco; Joaquim Gomes Pacheco...
A origem dos Pacheco que estudo são mesmo de Paços de Ferreira.
Se a origem do seu Pacheco for de Paços de Ferreira, pode ser interessante se conseguirmos trocar dados mais concretos.

Com os meus cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Família Ferreira Pacheco

#283814 | francandrade | 04 ago 2011 11:59 | Em resposta a: #283759

Caro Paulo Pacheco,

Não estou certo de que a origem dos meus Pachecos seja de Paços de Ferreira. Aquilo que sei é o que deixei escrito em mensagem sobre o tópico " Famílias «Brás/Dias/Pacheco» - paróquia de Ferreira, Paços de Ferreira". Esbarrei com um Domingos Pacheco, que terá nascido pela década de 40-50 do séc. XVII, e que casou em Beire com uma Maria Fernandes, de quem teve vários filhos durante a década de 1670-80. Sei que este Domingos Pacheco viveu no Lugar do Paço em Beire e aí acabou por falecer a 26/3/1713, 3 anos antes do nascimento do seu neto Manuel Rodrigues Pacheco, que iria casar em Bitarães com a herdeira das Casas de Cabovila e Portela. Na verdade, eu ando há bastanto tempo à procura do nascimento deste Domingos Pacheco, que poderá ter nascido em qualquer freguesia dos concelhos de Paços de Ferreira, Paredes, Lousada .... ou Penafiel ??

Se conseguir obter mais elementos, também direi...

Com os meus cumprimentos
Francisco Andrade

Resposta

Link directo:

RE: Família Ferreira Pacheco

#283818 | PP | 04 ago 2011 12:23 | Em resposta a: #283814

Caro Francisco Andrade,

Sobre Domingos Pacheco, nada tenho, excepto um que nasceu a 04.11.1877 em Milhundos, f.º de António Ferreira e Matilde Gomes Pacheco.
Se nasceu em Penafiel, darei notícias, pois já li quase todos os livros, faltam-me muito poucos...
Uma das hipóteses era ser filho de Domingos Ferreira e Verónica Pacheco da freguesia de Ferreira, Paços de Ferreira, que tiveram vários filhos, mas nenhum Domingos. Pelo menos não apareceu ainda...

Cumprimentos, PP

Resposta

Link directo:

RE: Família Ferreira Pacheco

#283825 | f4b2 | 04 ago 2011 13:30 | Em resposta a: #283818

Caro PP

Tenho estes nomes,PACHECO,que espero o possam ajudar:

- DOMINGOS CARNEIRO d' OLIVEIRA PACHECO - Delegado do Tribunal Judicial de Paredes em 1908

- JOÃO de SOUSA PACHECO - Padre em Bitarães(Paredes) - 1909,não sei se é o mesmo mas tenho em Novellas(Penafiel),no mesmo ano JOÃO de SOUSA PACHECO - Párocho

Tenho mais alguns nomes ,mas tenho que interromper por agora

Cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: Família Ferreira Pacheco

#283830 | francandrade | 04 ago 2011 14:15 | Em resposta a: #283825

Caro João Barroca

Os nomes que refere têm relação com a freguesia de Bitarães, Paredes.

Esse Domingos Carneiro de Oliveira Pacheco era irmão do meu Bisavô António Carneiro de Oliveira Pacheco ( http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=184713 ). Eram filhos de Domingos Carneiro de Oliveira (de Agrela, Santo Tirso) e Rosa Pacheco Carneiro de Oliveira (esta, da Casa da Portela, em Bitarães, Paredes) e netos de João Pacheco de Sousa e Silva (Senhor da Casa da Portela, em Bitarães, Paredes e que foi Presidente da Câmara de Paredes nos primórdios desse Concelho) e de Rosa de Oliveira Carneiro da Silveira (esta última de Agrela, Santo Tirso). Este Domingos Carneiro de Oliveira Pacheco nasceu em Agrela, Santo Tirso a 14 de Janeiro de 1866. Foi Magistrado do Ministério Público e Senhor da Casa de Agrelo, em Bitarães, Paredes, onde morreu (solteiro) a 10/2/1934 (conforme noticia o Jornal de Santo Thyrso de 15 de Fevereiro de 1934).

Quanto a esse Padre João de Sousa Pacheco poderá bem ser o mesmo que tem o seu nome nume rua da freguesia de Bitarães, Paredes ("Rua do Padre João Pacheco"). Mas não sei se tem alguma relação com os anteriores...


Com os meus cumprimentos
Francisco Carneiro Pacheco Andrade

Resposta

Link directo:

RE: Família Ferreira Pacheco

#283858 | f4b2 | 04 ago 2011 18:05 | Em resposta a: #283759

Caro PP

Dando continuidade aos nomes continuo a citar:

- JOAQUIM FERREIRA PACHECO - Proprietário em Eiriz(Paços de Ferreira),em 1908

- JOSÉ NUNES PACHECO - Regedor de Ferreira(Paços de Ferreira) em1909

- LUIZ d' OLIVEIRA PACHECO - Commerciante em Freamunde(Paços de Ferreira) 1908

- MANUEL d'OLIVEIRA PACHECO - Commerciante em Penafiel em 1908

- MIGUEL JOAQUIM PACHECO - Commerciante em Penafiel em 1908

Cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: Família Ferreira Pacheco

#284014 | PP | 06 ago 2011 00:32 | Em resposta a: #283858

Caro João Barroca,

Obrigado pela gentileza e pelas informações.

Para já não encaixa nenhum, mas fiquei curioso com Joaquim Ferreira Pacheco e José Nunes Pacheco, por serem de Paços de Ferreira. Principalmente José Nunes Pacheco, por ser de Ferreira...

Sabe alguma coisa sobre a ascendência deste último?

Cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Família Ferreira Pacheco

#299317 | PP | 09 mar 2012 17:11 | Em resposta a: #19174

Caros,

Renovo o pedido: estou interessado em trocar informações sobre ascendentes ou descendentes dos «Ferreira Pacheco» de Penafiel.

Cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Família Ferreira Pacheco

#324933 | Diogo Vivas | 07 mar 2013 17:59 | Em resposta a: #283858

Procuro informações sobre Joaquim Ferreira Pacheco, antigo arquivista da Superintendência dos Paços Nacionais.
Em 1913 encontrava-se como empregado adido na 3.ª Repartição da Direcção Geral da FAzenda Pública.

Obrigado
Diogo

Resposta

Link directo:

RE: Família Ferreira Pacheco

#324952 | PP | 07 mar 2013 20:57 | Em resposta a: #324933

Caro Diogo,

Sabe alguma coisa sobre quem eram os pais de Joaquim Ferreira Pacheco? De onde eram?

Cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Família Ferreira Pacheco

#324955 | Diogo Vivas | 07 mar 2013 21:45 | Em resposta a: #324952

Caro PP, boa noite.

Obrigado pela resposta.

De facto apenas disponho destes dados. Sei que se matriculou numa formação destinada a arquivistas e bibliotecários, designada de "Estágio de Arquivistas", criada em 1913 e destinada a funcionários do Estado que trabalhassem num seviço de Arquivo ou Biblioteca.
Matriculou-se na primeira edição do Estágio, no ano lectivo de 1913/1914 enquanto "antigo arquivista da extinta Superintendência dos Paços Nacionais" e, à epoca, empregado adido da 3.ª repartição da Direcção Geral da Fazenda Pública, em serviço no Arquivo do Paço da Necessidades. A matrícula não exigia outro tipo de registo de dados pelo que apenas disponho de uma assinatura, desconhecendo a filiação, data e local de nascimento e óbito cuja informação procuro.
Já efetuei pesquisas nos serviços competentes na tentativa de encontrar um livro de cadastro de funcionários ou documentação análoga que me permitisse coligir esses dados, mas sem sucesso.

Cumprimentos,
Diogo Vivas

Resposta

Link directo:

RE: Família Ferreira Pacheco

#334251 | PP | 23 ago 2013 10:46 | Em resposta a: #299317

Caros confrades,

Renovo o pedido: estou interessado em trocar informações sobre ascendentes ou descendentes dos «Ferreira Pacheco» de Penafiel.

Cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Família Ferreira Pacheco

#334255 | fraandrade | 23 ago 2013 12:24 | Em resposta a: #334251

Caro PP
O Confrade Carlos Leal Machado chamou-me a atenção para um assento de casamento em 1694, na freguesia de Carvalhosa, Paços de Ferreira, de um Domingos Pacheco com uma Maria Nunes. Este Domingos Pacheco era filho de outro Domingos Pacheco, mas referia Carlos Leal Machado que eram "ambos naturais da freguesia de Santa Eulália de Barrosas".

Ora, o Domingos Pacheco meu antepassado teve efectivamente um filho Domingos Pacheco, mas nascido em Beire por volta de 1670.

Será apenas coincidência de nomes? Ou no referido assento de Carvalhosa haverá um erro, atribuindo ao filho a naturalidade do pai?

Mas que as datas de nascimento de um e outro Domingos Pacheco encaixam nos meus Pachecos, isso é verdade....

Entretanto, deparei com um interessante Assento de Nascimento na freguesia de Santa Eulália de Barrosas:

https://mail-attachment.googleusercontent.com/attachment/u/0/?ui=2&ik=9f8905233d&view=att&th=13efcadc44a60487&attid=0.1&disp=inline&safe=1&zw&saduie=AG9B_P866WOrkv3J_sNjtnHHmoMR&sadet=1370078287637&sads=V3E4kbUE_eV2SFoYl3f7wfsfWH0

"Ao primeiro de Fevereiro de 1643..... Domingos, filho de Gonçalo Ribeiro da Costa e de Ana Pacheca, sendo padrinho Francisco Pacheco de Barrosas. "

Este Domingos, nascido em 1643, pode muito bem ser o meu antepassado Domingos Pacheco que se estabeleceu mais tarde em Beire... e que é antepassado comum dos Pachecos das Casas de Cabovila e da Portela, em Bitarães - Paredes.

Por outro lado, estive recentemente na Biblioteca Pública Municipal do Porto a consultar o livro " "Pachecos: subsídios para a sua genealogia", de Abílio Pacheco de Carvalho "
E encontrei o seguinte:
Um dos senhores da Casa de Ledesma foi Manuel Pacheco, Fidalgo da Casa do Infante D. Duarte, Duque de Guimarães (irmão dos Reis D. João III e Cardeal D. Henrique). Este Manuel Pacheco casou em 19.12.1575 com Clara Marinho. Deste casal há registo dos seguintes filhos:
Manuel Pacheco
Padre Domingos Pacheco
Inês Marinho Pacheco
Isabel Marinho Pacheco
Padre Paulo Pacheco

( cfr. págs. 195 / 196 do referido livro)

Entretanto, Inês Marinho Pacheco ( falecida a 3/5/1677) casou em Outubro de 1605, em Santo Estevão de Barrosas, com Domingos Gonçalves ( faleceu a 22/4/1633)

Este casal teve vários filhos:

Mariana Pacheco, baptizada a 9/12/1603 (ainda antes do casamento dos pais)
Isabel Marinho Pacheco
Ana, baptizada em dia de Santa Luzia de 1608 ( e que no livro aparece com a indicação s.m.n. ... )
Domingos Pacheco, baptizado a 17/11/1612 em Santo Estevão de Barrosas
Francisco Pacheco - que em 1/7/1643 aparece em escritura lavrada no Porto a dar quitação da herança paterna a sua Mãe...
Paulo

Este Francisco Pacheco, deve ser o mesmo Francisco Pacheco que aparece no Assento de Baptismo de 1 de Fevereiro de 1643 como padrinho do fiho de uma Ana Pacheco... Mas será essa Ana Pacheco irmã dele ?? Se assim fosse, o Assento não deveria dizer que o padrinho era irmão da Mãe e Tio do Baptizado?

Estes elementos encaixam todos... Mas sem que haja grande certeza...

Estamos face a algumas suposições de situações possíveis mas difíceis de comprovar:
O meu antepassado Domingos Pacheco será este Domingos Pacheco baptizado em Santo Estevão de Barrosas a 1 de Fevereiro de 1643 ? Pelas datas e local pode muito bem ser ...

A Ana Pacheco, sua Mãe, será a mesma Ana Pacheco irmã do padrinho Francisco Pacheco ? Pode ser ... mas ... ( o facto de aparecer no livro com a indicação s.m.n. não quer dizer que não possa ter casado e tido filhos..)

Os dois Domingos Pacheco (pai e filho) que aparecem no assento de casamento em 1694, na freguesia de Carvalhosa, Paços de Ferreira, de um Domingos Pacheco com uma Maria Nunes... serão os Domingos Pacheco (pai e filho) que viveram em Beire? E será o Domingos Pacheco (Pai) o mesmo que nasceu em Santo Estevão de Barrosas em 1643? O assento de casamento refere que eram naturais de Barrosas...

Estes elementos batem certo em termos de cronologia e locais. Se assim for, poderá estar encontrada a ligação entre os Pachecos de Barrosas, de Beire ( e posteriormente de Bitarães) e de Paços de Ferreira... Mas será assim?

Aguardo comentários,
Com os meus cumprimentos
Francisco Andrade

Resposta

Link directo:

RE: Família Ferreira Pacheco

#334307 | PP | 24 ago 2013 12:40 | Em resposta a: #334255

Caro Francisco Andrade,

Vou estudar com calma os dados que coloca para ver se encontro algum nome comum na minha base de dados.

Cordiais cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Família Ferreira Pacheco

#334309 | PP | 24 ago 2013 14:20 | Em resposta a: #334255

Caro confrade Francisco Andrade,

Veja as minhas considerações intercaladas, entre parêntesis rectos, no seu texto original. Julgo que assim é mais fácil...

"Caro PP
O Confrade Carlos Leal Machado chamou-me a atenção para um assento de casamento em 1694, na freguesia de Carvalhosa, Paços de Ferreira, de um Domingos Pacheco com uma Maria Nunes. Este Domingos Pacheco era filho de outro Domingos Pacheco, mas referia Carlos Leal Machado que eram "ambos naturais da freguesia de Santa Eulália de Barrosas".

Ora, o Domingos Pacheco meu antepassado teve efectivamente um filho Domingos Pacheco, mas nascido em Beire por volta de 1670.

Será apenas coincidência de nomes? Ou no referido assento de Carvalhosa haverá um erro, atribuindo ao filho a naturalidade do pai?

Mas que as datas de nascimento de um e outro Domingos Pacheco encaixam nos meus Pachecos, isso é verdade....


[Acho muito arriscado atribuir alguma coincidência atendendo aos parcos dados...]


Entretanto, deparei com um interessante Assento de Nascimento na freguesia de Santa Eulália de Barrosas:

https://mail-attachment.googleusercontent.com/attachment/u/0/?ui=2&ik=9f8905233d&view=att&th=13efcadc44a60487&attid=0.1&disp=inline&safe=1&zw&saduie=AG9B_P866WOrkv3J_sNjtnHHmoMR&sadet=1370078287637&sads=V3E4kbUE_eV2SFoYl3f7wfsfWH0


[A ligação não está correcta.]


"Ao primeiro de Fevereiro de 1643..... Domingos, filho de Gonçalo Ribeiro da Costa e de Ana Pacheca, sendo padrinho Francisco Pacheco de Barrosas. "

[Não consegue saber que é esta Ana Pacheco e o grau de parentesco com Francisco Pacheco?]


Este Domingos, nascido em 1643, pode muito bem ser o meu antepassado Domingos Pacheco que se estabeleceu mais tarde em Beire... e que é antepassado comum dos Pachecos das Casas de Cabovila e da Portela, em Bitarães - Paredes.

Por outro lado, estive recentemente na Biblioteca Pública Municipal do Porto a consultar o livro " "Pachecos: subsídios para a sua genealogia", de Abílio Pacheco de Carvalho "
E encontrei o seguinte:
Um dos senhores da Casa de Ledesma foi Manuel Pacheco, Fidalgo da Casa do Infante D. Duarte, Duque de Guimarães (irmão dos Reis D. João III e Cardeal D. Henrique). Este Manuel Pacheco casou em 19.12.1575 com Clara Marinho. Deste casal há registo dos seguintes filhos:
Manuel Pacheco
Padre Domingos Pacheco
Inês Marinho Pacheco
Isabel Marinho Pacheco
Padre Paulo Pacheco

( cfr. págs. 195 / 196 do referido livro)

Entretanto, Inês Marinho Pacheco ( falecida a 3/5/1677) casou em Outubro de 1605, em Santo Estevão de Barrosas, com Domingos Gonçalves ( faleceu a 22/4/1633)

Este casal teve vários filhos:

Mariana Pacheco, baptizada a 9/12/1603 (ainda antes do casamento dos pais)
Isabel Marinho Pacheco
Ana, baptizada em dia de Santa Luzia de 1608 ( e que no livro aparece com a indicação s.m.n. ... )
Domingos Pacheco, baptizado a 17/11/1612 em Santo Estevão de Barrosas
Francisco Pacheco - que em 1/7/1643 aparece em escritura lavrada no Porto a dar quitação da herança paterna a sua Mãe...
Paulo

Este Francisco Pacheco, deve ser o mesmo Francisco Pacheco que aparece no Assento de Baptismo de 1 de Fevereiro de 1643 como padrinho do fiho de uma Ana Pacheco... Mas será essa Ana Pacheco irmã dele ?? Se assim fosse, o Assento não deveria dizer que o padrinho era irmão da Mãe e Tio do Baptizado?

[Nem sempre dizem os assentos, se calhar, por vezes, era demasiado óbvio não colocar o grau de parentesco pois o pároco conhecia-os a todos bem... suposição minha...]

Estes elementos encaixam todos... Mas sem que haja grande certeza...

Estamos face a algumas suposições de situações possíveis mas difíceis de comprovar:
O meu antepassado Domingos Pacheco será este Domingos Pacheco baptizado em Santo Estevão de Barrosas a 1 de Fevereiro de 1643 ? Pelas datas e local pode muito bem ser ...

[Muito arriscado...]

A Ana Pacheco, sua Mãe, será a mesma Ana Pacheco irmã do padrinho Francisco Pacheco ? Pode ser ... mas ... ( o facto de aparecer no livro com a indicação s.m.n. não quer dizer que não possa ter casado e tido filhos..)

Os dois Domingos Pacheco (pai e filho) que aparecem no assento de casamento em 1694, na freguesia de Carvalhosa, Paços de Ferreira, de um Domingos Pacheco com uma Maria Nunes... serão os Domingos Pacheco (pai e filho) que viveram em Beire? E será o Domingos Pacheco (Pai) o mesmo que nasceu em Santo Estevão de Barrosas em 1643? O assento de casamento refere que eram naturais de Barrosas...

Estes elementos batem certo em termos de cronologia e locais. Se assim for, poderá estar encontrada a ligação entre os Pachecos de Barrosas, de Beire ( e posteriormente de Bitarães) e de Paços de Ferreira... Mas será assim?

Cordiais cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Família Ferreira Pacheco

#334310 | PP | 24 ago 2013 14:34 | Em resposta a: #334255

Caro confrade,

Já leu os assentos de Beire um a um?! Testemunhas e tudo?

Ás vezes, temos sorte.

O «pior» objectivo que estabeleci foi ler todos os casamentos do concelho de Santo Tirso, pois «só», acreditava eu, podiam as pessoas em causa ter casado nele. Em desespero, comecei por ordem alfabética e à 5.ª freguesia acertei em cheio. Só faltavam ler 19... ;) Mas o mais curioso, é que, abaixo do dito, estava outro importantíssimo que nunca tinha encontrado e que só ele me permitia evoluir na árvore... Só não dei cambalhotas, para não me internarem... Mas dei saltos! :)

Cordiais cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Família Ferreira Pacheco

#334336 | camac41 | 25 ago 2013 11:24 | Em resposta a: #334309

Caro Paulo Pacheco

Revendo os meus dados tenho o seguinte (é natural que num primeira versão tenha indicado ser natural de Carvalhosa pois seria o indicado nos assentos dos filhos ou netos)

1. Domingos Pacheco

Os pais de Domingos Pacheco são:

2. Domingos Pacheco nasceu antes 1645 em Baltares - Lustosa. Domingos Pacheco e Catarina Francisca casaram-se no dia 3 de Fevereiro de 1667 (M1 117v - Stª Eulália de Barrosas) em Stª Eulália de Barrosas.

3. Catarina Francisca nasceu antes 1645 em Casa Nova - Barrosas. Catarina Francisca e Domingos Pacheco casaram-se no dia 3 de Fevereiro de 1667 (M1 117v - Stª Eulália de Barrosas) em Stª Eulália de Barrosas.

Domingos Pacheco foi baptizado no dia 9 de Outubro de 1672 (M1 74v - Stª Eulália de Barrosas) em Casa Nova - Stª Eulália de Barrosas por Padrinhos: António Domingues, Recolhedor da Renda desta freg.ª pelos Padres da Costa e Maria filha de Pedro Duarte, das Portelas..

Domingos Pacheco e Maria Nunes (a filha de João António e de ? ?) casaram-se no dia 5 de Agosto de 1694 (M2 191v - Carvalhosa) em Carvalhosa (o assento só indica o nome do pai Domingos Pacheco de Barrosas e não indica o da mãe).

Filhos de Domingos Pacheco e Maria Nunes :

4. i. Manuel nasceu no dia 25 de Novembro de 1695 (B1 67 - Barrosas) em Rio - Barrosas. Manuel foi baptizado no dia 30 de Novembro de 1695 em Barrosas - Lousada.

5. ii. Teresa nasceu no dia 15 de Outubro de 1702 (B1 82v - Barrosas) em Casa Nova - Barrosas. Teresa foi baptizada no dia 19 de Outubro de 1702 em Barrosas - Lousada.

6. iii. Antónia nasceu no dia 19 de Março de 1705 (B1 87v - Barrosas) em Casa Nova - Barrosas. Antónia foi baptizada no dia 22 de Março de 1705 em Barrosas - Lousada.

7. iv. António Pacheco nasceu no dia 2 de Março de 1708 (B1 94 - Barrosas) em Barrosas - Lousada. António foi baptizado no dia 6 de Março de 1708 em Barrosas - Lousada. António e Benta Ferreira casaram-se no dia 19 de Fevereiro de 1738 (M4 307v/308 Lustosa) em Lustosa - Lousada.
_______________________________
Este Domingos Pacheco será possivelmente filho de
1. Domingos Pacheco

Os pais de Domingos Pacheco são:

2. Furtado Pacheco (ou Turcato Pacheco nos assentos onde aparece o nome pode ter as duas interpretações seria de confirmar nos óbitos) nasceu antes 1620 em Baltares - Lustosa.

3. Leonor Gonçalves nasceu antes 1620 em Baltares - Lustosa.

Domingos Pacheco nasceu antes 1645 em Baltares - Lustosa.

Domingos Pacheco e Catarina Francisca (a filha de Gonçalo João e de Maria Francisca) casaram-se no dia 3 de Fevereiro de 1667 (M1 117v - Stª Eulália de Barrosas) em Stª Eulália de Barrosas.

Filhos de Domingos Pacheco e Catarina Francisca :

4. i. Maria foi baptizada no dia 13 de Fevereiro de 1668 (M1 64 - Stª Eulália de Barrosas) em Casa Nova - Stª Eulália de Barrosas.

5. ii. Ana foi baptizada no dia 23 de Fevereiro de 1670 (M1 67v - Stª Eulália de Barrosas) em Casa Nova - Stª Eulália de Barrosas.

6. iii. Domingos Pacheco foi baptizado no dia 9 de Outubro de 1672 (M1 74v - Stª Eulália de Barrosas) em Casa Nova - Stª Eulália de Barrosas por Padrinhos: António Domingues, Recolhedor da Renda desta freg.ª pelos Padres da Costa e Maria filha de Pedro Duarte, das Portelas.. Domingos Pacheco e Maria Nunes casaram-se no dia 5 de Agosto de 1694 (M2 191v - Carvalhosa) em Carvalhosa.

7. iv. Maria foi baptizada no dia 26 de Dezembro de 1675 (M1 80 - Stª Eulália de Barrosas) em Casa Nova - Stª Eulália de Barrosas.
________________
Na mesma época aparece no entanto em Barosas outro Domingos Pacheco mas não encontrei filho com nome de Domingos (seria de confirmar pois posso não ter notado)
1. Domingos Pacheco

Domingos nasceu antes 1675 em Barrosas - Lousada.

Filhos de Domingos e Margarida Gonçalves :

2. i. Manuel foi baptizado no dia 6 de Novembro de 1697 (B1 71 - Barrosas) em Carreira Chã - Barrosas.

3. ii. Jerónimo Pacheco nasceu no dia 11 de Dezembro de 1701 (B1 81v - Barrosas) em Boa Vista - Barrosas. Jerónimo foi baptizado no dia 13 de Dezembro de 171 em Barrosas - Lousada. Jerónimo e Maria Martins casaram-se no dia 26 de Fevereiro de 1726 (M2 91 - Raimonda) em Raimonda.

4. iii. João nasceu no dia 9 de Janeiro de 1707 (B1 91v - Barrosas) em Boa Vista - Barrosas. João foi baptizado no dia 12 de Janeiro de 1707 em Barrosas - Lousada.
__________________________

Cordialmente

Carlos Leal Machado

Resposta

Link directo:

Família Ferreira Pacheco

#380493 | miledu | 29 abr 2017 23:11 | Em resposta a: #19174

Paulo,
Meu nome é Kamila Barbosa das Chagas Lopes, sou neta de Zilda Mendes Pacheco Barbosa e bisneta de José Ferreira Pacheco.
Nossa familia é oriunda de Penafiel e o que sei é que tinham plantações de uvas.
Estou em busca de mais informações também.

Resposta

Link directo:

Família Ferreira Pacheco

#380499 | PP | 30 abr 2017 09:55 | Em resposta a: #380493

Cara Kamila,

Gostaria, se possível, que me informasse sobre o nome da sua bisavó.
Por acaso tem mais dados sobre José Ferreira Pacheco? Ele era do concelho de Penafiel, ou era mesmo da cidade de Penafiel?

A razão de lhe perguntar é porque existem várias pessoas com o nome José Ferreira Pacheco.
Se tiver mais dados ou datas, poderei ver o que tenho e ajudá-la.

Cordiais cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

Família Ferreira Pacheco

#387779 | Fabiana1311 | 25 dez 2017 19:47 | Em resposta a: #380499

Caro Paulo,
Para acrescentar informações da Kamila bisneta do José, eu sou Fabiana Rodrigues Pacheco dos Santos, sou neta de José Ferreira Pacheco. O nome dos pais dele são: Simão Ferreira Pacheco e Ana Conceição Pacheco,meus bisavós, o que sabemos é que ele tinha um irmão com nome de Adão Ferreira Pacheco. Ele estudou em uma escola interna no Porto. Fizemos as contas mais ou menos e acreditamos que ele veio para o Brasil entre os anos de 1913 a 1915.

Resposta

Link directo:

Família Ferreira Pacheco

#388030 | liapacheco | 02 jan 2018 19:07 | Em resposta a: #19174

Olá! Eu também pertenço à família Pacheco. A minha família é da região de Paços de Ferreira, Figueiró. Eu gostaria de ter mais informações a respeito. O meu e-mail lyaengler@gmail.com
Obrigada

Resposta

Link directo:

Família Ferreira Pacheco

#388034 | camac41 | 02 jan 2018 22:49 | Em resposta a: #387779

Cara Kamila

Consultando a Base de dados da CEPSE
http://www.remessas.cepese.pt/remessas/mod/itsdatabase/view.php

Aparece lá um José Ferreira Pacheco filho de Simão Ferreira Pacheco, natural de Penafiel, estudante com a idade de 13 anos que foi para o Brasil. Não consta mais nada. Certamente foi com algum familiar. Aconselho a dirigir-se por mail a CEPESE e pedir ajuda pagando 10€ pela informação completa. Como alternativa pode consultar os registos dos passaportes nas datas que índice em
https://tombo.pt/d/porto#J-E/026

Cordialmente

Carlos Leal Machado

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 24 abr 2024, 05:24

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen